Para a Mozilla o inimigo do meu inimigo é meu amigo mesmo sendo a Microsoft

Embora no nível dos desenvolvedores haja amizade, lá no alto, no nível dos Carecas do Mal o bicho costuma pegar, na Guerra dos Browsers. Por muito tempo a Microsoft sequer tomou conhecimento da existência do Firefox, mas como ao contrário do Linux o negócio dela é dinheiro e não religião, hoje a raposa de fogo tem prioridade em Redmond, tudo 2.0 da Microsoft sai garantido com versão pro FF.

Já o resto, bem… digamos que Steve Ballmer chamou o Chrome e o Safari de “margem de erro”, e dadas suas proporções linuxianas nas estatísticas de acesso, pode até ser verdade.

Agora para complicar o Google soltou um plugin do Internet Explorer que cria uma aberração, monstruosidade do Internet Explorer com as entranhas do Chrome. O “Chrome Frame” foi duramente atacado. Em uma declaração a Microsoft disse:

“Dados os problemas de segurança com plugins em geral e com o Google Chrome em particular, o Chrome Frame rodando como plugin duplicou a área de ataque para malware e scripts maliciosos. Não é um risco que recomendamos a nossos amigos e familiares.”

Antes que alguém chame de FUD (se bem que o Register já chamou) entra mais um na história:

Mike Shaver, VP de desenvolvimento da Mozilla metralha, dizendo que isso só complica o modelo de segurança. Proteções embutidas no Internet Explorer deixarão de funcionar, gerenciamentos de riscos e controles de passwords por exemplo, quem assume? Estamos usando o Explorer OU o Chrome?

Esse tipo de modelo é o Pior de Dois Mundos, como achar uma sereia na banheira, onde a metade de baixo é peixe e a de cima também.

A postura do Firefox é a mais correta. Navegadores devem vencer por seus próprios méritos, como o Internet Explorer venceu, no seu tempo (chupa netscape) e o Firefox vem vencendo atualmente (chup-digo, morra, IE6) e o Opera vence na Europa (chupa competição, qualidade e mérito próprio).

Enfiar um plugin no Explorer para rodar o Chrome por baixo dos panos é algo bem próximo da má-fé. E não, não considero a extensão IETab do Firefox a mesma coisa.

Fonte: The Register

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples