Apple não vai se safar de processo por desabilitar o FaceTime em iGadgets antigos

E parece que hoje é dia de falar da Apple, mas desta vez ela definitivamente é a errada da história: a empresa não conseguiu encerrar um processo movido contra ela nos Estados Unidos em que é acusada de deliberadamente desativar o recurso FaceTime em alguns dispositivos iOS mais antigos, especificamente os iPhones 4 e 4S como forma de forçar a obsolescência programada e estimular seus usuários a comprar novos gadgets.

A prática empregada pela Apple teria sido posta em prática para economizar dinheiro e evitar rotear as chamadas em vídeo através dos servidores da Akamai Technologies. Em 2012 a maçã perdeu um processo para a VirnetX Holding Corp sob a acusação de que o FaceTime violava suas patentes. No ano passado, um testemunho referente a esse julgamento revelou que a Apple teria pago US$ 50 milhões à Akamai em um período de seis meses para rotear as chamadas.

Pois bem: os autores da atual ação dizem que a Apple posteriormente desenvolveu uma alternativa mais barata para o iOS no que tange à transmissão de chamadas de vídeo, e de modo a evitar maiores gastos com a Akamai e ao mesmo tempo forçar os usuários a migrarem para aparelhos mais novos começou a desativar o recurso nos aparelhos que rodam o iOS 6 e versões anteriores, como os referidos iPhones.

Segundo a juíza Lucy Koh do distrito de San Jose, Califórnia, que cuida do caso os reclamantes tiveram uma redução significativa do valor de revenda de seus aparelhos já que o FaceTime é vendido pela Apple como um dos principais recursos dos iPhones e iPads, e que a atitude da Apple representava uma transgressão aos direitos do consumidor por retirar uma funcionalidade por motivos torpes (economia de custos e estimulação artificial da venda de seus produtos mais recentes).

A Apple, como sempre tentou encerrar o processo argumentando que como o FaceTime é um recurso “gratuito” (mentira), a desativação do serviço não poderia representar depreciação do valor dos aparelhos e por isso, não teria causado nenhum tipo de prejuízo. Só que Koh, que já está vacinada contra lorotas (a juíza cuida dos principais casos envolvendo as brigas entre Apple, Samsung e cia. ltda. há vários anos) mandou a maçã pastar e não aceitou o argumento, logo o processo continua. Para a magistrada “o FaceTime é mais um dos componentes que fazem do iPhone um iPhone, como a própria Apple o anuncia” e por isso, “é uma característica e componente do preço de custo do aparelho”.

Assim, a determinação da juíza permite que os reclamantes continuem com a ação coletiva contra a Apple por “quebrar” intencionalmente o FaceTime, que independente do motivo não são considerados plausíveis e causaram prejuízos aos usuários de iPhones mais velhos. Procurada, a Apple não comentou o caso.

Fonte: Ars Technica.

Relacionados: , , , , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

    Pessoal da Apple sabe incorporar bem o espírito do Jobs depois de morto, mesquinho e pouco se fodendo pros usuários…

  • EmuManíaco

    Me lembra A sony desabilitando Linux no Ps3. Sofreu alguns processos mas nada lá muito caro. Tinha que ter sido obrigada a pagar bem mais do que pagou.

    • Lucas Timm

      Mas ninguém usava Linux seriamente no PS3. Quem usava para fins realmente científicos não rodava jogos, aí não precisava atualizar…

      Eu até rodei Linux num PS3, mas como ele saiu só com 256MB Ram, era bem pouco já para os padrões da época. Então o Linux servia mais para curiosidade, não pra fins práticos.

      • EmuManíaco

        Mas aí que tá. Não interessa se usavam ou não… era alardeado inclusive como um dos “pros” pela sony. Lembrando que em 2006 não era tão pouco assim 256/512 de ram. Muitos PCs/mac tinham essa configuração. Eu usava pra rodar emuladores apenas. Se o problema fosse apenas não entrar online pra jogar ok, mas ela obrigava a ter firmware superior pra rodar games. por mim ela deveria pagar ao menos 150 dolares por unidade comprada até o fim do otheros.

      • major505

        Bem por ai. Mas me serviu bme uma época que meu PC queimou e eu precisava de algo enquanto a fonte e a placa de video nova não chegavam.

      • Abraão Caldas

        “Quem usava para fins realmente científicos não rodava jogos, aí não precisava atualizar…”
        Mas se um Ps3 precisar ser substituido ou reparado?

        • Danilo

          Sentava na gracha.

          Por isso que a Sony deveria ter sido punida melhor

      • Inquisidor

        eu mesmo deixei de pegar um ps3 pela noticia do fim do suporte.

    • major505

      Tinha que ter sido obrigada a continuar o suporte isso sim.
      Muita gente comprou o ps3 só por causa disso.

    • Dandalo Gabrielli

      Ela anunciava isso? Ou alguém que percebeu? A Apple vendia FaceTime como um Plus no telefone, como ainda é. Contudo devido a briga de patentes, ele esta virando um passivo complicado. Manter algo que um dia, pode vir a te dar um abocanhada feia.

      • kenji

        Anunciava E dava suporte, era um dos meios de popularizar o cell para computação, não necessariamente pessoal. Mas como o cell como processador não decolou e descobriram a brecha de pirataria no ps3, a sony deve ter dado um agrado qualquer aos parceiros do cell e fechado o console.

  • Gustavo Luizon

    Venho ver publicações sobre a Apple só pelos comentários religiosos, favor fazerem sua parte e popular os comentários com if then else android

  • major505

    Acho justo, embora eu não use o Facetime porque quase nenhum dos meus amigos ou familia tem iphone. Então para mim, é um recurso morto.

    • Dou uma e se for bom dou mais

      Só que nos EUA onde um iphone é o preço de qualquer outro smart muita gente tem, então lá Facetime é um recurso essencial.

  • jairo

    Tudo dependerá da garantia de suporte que a Apple promete para seus gadgets , se expirou já era.

    • Gaius Baltar

      Não expirou. Dos iPhones creio que só o Original e o 3G são considerados vintage.

      • Zalla

        velhos…

      • Vintage kkkkkkkkk, obrigado por me dar um motivo pra rir no caminho do trabalho.

        • Gaius Baltar

          Ria da Apple, pois ela divide seus aparelhos em:
          Suportados – quando há suporte total em hardware e software.
          Vintage – Quando o produto já deixou de ser fabricado entre 5 e 7 anos e tem suporte parcial (algumas peças já não existem e o software só recebe patches de segurança)
          Obsoleto: deixou de ser fabricado há mais de 7 anos, e não tem mais suporte.
          A denominação hipster brega é dela. 😄
          Edit: Eu tinha trocado a ordem de Vintage e Obsoleto, mas de resto é tudo igual.

          • Eu não rio da Apple, que eu respeito como empresa, mesmo sem endeusá-la. Estou rindo de você chamando um produto velho, defasado de vintage. Vintage é um termo criado para o vinho, pois ele quanto mais velho melhor fica, segundo o gosto dos enólogos. O termo vintage posteriormente foi utilizado por quem cria produtos novos com designers antigos. Falar que algo antigo, velho é vintage é aceitavel pra um vendedor que quer valorizar o produto, mas tirando isso é so puxar saco mesmo.

          • Gaius Baltar

            Cara, a denominação vintage é da Apple, não minha. Tenho bem noção o que vintage. Mas embora bem hipster brega, é assim que a Apple chama os produtos aos quais ela dá suporte parcial, sendo que alguns não recebem suporte nenhum. Não sei colocar o link sem bugar o Disqus, mas uma googleada em “Apple vintage suporte”, mostra a página onde eles falam isso. Não culpe o mensageiro, culpe o emissor. Como sei que vc é gente boa, não vou levar a mal. 😄

  • Next step: Usar o mesmo processo contra o Skype do Windows Phone, Windows RT e Windows 10 PC/Mobile (PRIMEIRA VERSÃO) que foi deliberadamente encerrado pela MS, mesmo sendo de versões tao recentes de software

    • Não digo que a Apple está certa, mas sempre são dois pesos e duas medidas. Se bem que, como é no Windows Phone / RT, não houve usuário para se sentir prejudicado né?

      • Houve sim… Eu sou um deles kkkk Perdi Skype no cel e no Surface no mesmo dia. Fiquei so com o pc

        • Eu me solidarizo. Tambei usei Windows Phone por um tempo. Na verdade ainda tenho um Lumia 930 atualizado para o Windows 10 Creators Update Insider que uso como segundo celular. Mas nunca usei o Skype nele, então, não senti falta.

  • Ivan

    Então pode processar desenvolvedoras que fecham server de jogos?

    • gfg

      Processar pode processar quase tudo/todos, agora ganhar a causa é outros 500.

      • Ivan

        Seria um motivo semelhante a esse do facetime não?

        • Não. A premissa do jogo é entretenimento e o fato de se poder jogar em rede não é o objetivo principal de muitos jogos, mas sim um adendo “gratuito”.

          • Ivan

            Não em um MMORPG ou um jogo que precisa de conexão pra poder rodar mesmo em singleplayer.

    • tuneman

      talvez não….se está escrito algo sobre isso na EULA do jogo…..

  • HALTO

    Não tem nada a ver com a matéria, mas alguém conhece uma smartband barata que tenha monitor cardíaco e monitore sono ?

    • Mi Band 1S, Mi Band 2

    • Rafael Rodrigues

      Mi Band 2 é a melhor relação custo/beneficio. Se tiver saco de esperar e comprar na china, sai por umas 4 cervejas…

  • Não é só uma questão de atualizar o Facetime do iOS 6 para uma que consiga rotear pelos servidores novos?
    “Ah, mas o suporte ao iPhone 4 já acabou”… Po! Me parece mais barato lançar um Patchzinho esperto do que toda essa batalha judicial. Com o bônus de manter os clientes satisfeitos.

    • Mas eles não querem usuários satisfeitos, querem usuários comprando sempre o último modelo.

  • Roberto

    Acho que há um prazo legal para se oferecer estes serviços… normalmente 12 meses (aqui no Brasil) e não sei lá nos EUA..
    agora se a Apple deixou subentendido que o serviço era forever, se fo deu.

  • Don Scopel

    Uma pergunta ao usuários do Facetime: pq não Skype?

    • Gaius Baltar

      Pergunte aos usuários de Teslas: Por que não Pálios?

      • Zalla

        como os isheeps adoram fazer comparações absurdas…comparam gols com ferraris etc, como se o produto nas mãos deles fosse algo realmente diferenciado..não só uma fantasia na mente deles

        • Gaius Baltar

          Comparar o FaceTime ou (o Duo para não ficarmos só no ambiente Apple) com o Skype é tão díspar quanto comparar um Tesla com um Palio. Claro que o Duo exige muito do hardware e nem todo Android aguenta, mas são serviços de primeiro nível, ao contrário do Skype que só piora dia após dia. Claro que para saber disso há que usar várias plataformas e serviços, para formar uma opinião baseada em fatos e não em preconceitos.
          PS: argumente com fatos e não atacando os colegas. Sua ideia passará com maior clareza e o ambiente fica mais bacana.

  • Gaius Baltar

    Se o recurso vem com o aparelho não tem lógica descontinuar. Se fosse uma evolução seria aceitável, mas desligar uma função nativa não tem lógica legal, embora tenha lógica financeira. Como diz o ditado: “quem pariu Mateus que o crie.”

  • Isso me lembra as smartphone TV ‘s que perdem suporte a aplicativos de pouca importância, tipo YouTube e Netflix em suas atualizações.

  • Houmar Passarelli

    Mano, o que mais se vê em comentário é cidadão defendendo essa empresa que como já disseram por aqui, incorporou o espirito do JOBS. Se a juíza já é especializada em tratar com essas empresas falou que tá errado, tá errado… ao menos que você, defensor da “coitada” da Apple seja jurista e entenda, vamos parar de ser fã boy, a humanidade agradece…

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis