Relembrando: Clock Tower : The First Fear

Quando você joga seu jogo de terror favorito, e de repente surge aquela criatura para te matar, o que você faz? Dá um tiro na cabeça dela? Usa sua faca para cortar-lhe a cabeça? Bem, e quando você não tem nenhuma arma a disposição?

Clock Tower: The First Fear foi lançado pela Human Entertainment em 1995 para o Super Nintendo, somente no Japão, com o título de Clock Tower, mas devido ao lançamento de outra versão para Playstation, o jogo foi apelidado de “The First Fear”.

Este game conta a história de uma garota chamada Jennifer Simpson, órfã desde pequena, foi adotada junto com as amigas Laura, Lotte e Ann pela família Barrows, que vive em uma mansão com uma torre de relógio (daí o nome do jogo). Após estranhos acontecimentos, Jennifer acaba sozinha, sendo perseguida por uma estranha criatura que usa um par de tesouras gigante como arma. Esse maníaco é conhecido apenas por “Scissorman”.

clocktower_ale

O objetivo do jogo é bem simples: O jogador utiliza o direcional para mover uma seta semelhante a um mouse pelo cenário, e clicar para interagir com os objetos. Assim, o mesmo podia reunir itens que podiam ser utilizados para resolver quebra-cabeças.

Mas algo que chama a atenção nesse jogo é o fato da personagem não possuir nada para se defender do Scissorman. Nenhuma arma, nenhum golpe e nem super-poderes. Então, o que fazer quando estiver sendo caçado? Simples, esconda-se. Jennifer pode se esconder nos mais variados locais, como no banheiro, embaixo da cama, e, eventualmente utilizar alguns itens para arremessar no assassino. Existe também o “botão de pânico”: Se não houver saída, o jogador precisa enfrentar o monstro em um combate corpo-a-corpo. Para isso, é necessário clicar sem parar quando a seta começar a brilhar. Se conseguir, pode nocautear o monstro e fugir, perdendo um pouco de energia. Caso contrário, é morto com uma tesourada (Ou nocauteado).

Scissorman não aparece do nada nesse jogo. Para ele começar a te seguir você precisa clicar em determinado lugar. Por exemplo, você clica em uma caixa, e ao abrir, ele sai de dentro e começa a perseguição. Vale lembrar que o jogo possui 9 finais diferentes, sendo um deles secreto. Para realizar todos, é necessário muito tempo explorando a mansão em busca de itens e pistas.

Para relembrar o jogo, ou conhece-lo se for o caso, fica o vídeo abaixo. Melhor assistir logo, acho que ouvi uns barulhos de tesouras se aproximando…

Autor: Alexandre h

Compartilhar
  • Rafael Vasconcelos

    Que Resident Evil que nada, isso sim era terror de verdade!
    Depois de Clock Tower o único jogo que conseguiu me fazer sentir medo foi o Silent Hill.

    ______________________________________________________________

    Você é livre pra acreditar no que quiser, eu sou livre pra achar o que você acredita um monte de besteira.

    • thE Masterkey Blaster

      E RE era jogo de terror?
      Os sustos que eu tomava no RE era quando alguém entrava no quarto e ficava parado do meu lado. Eu não percebeia por causa do volume. Quando olhava pro lado, tava lá a pessoa igual a um espantalho(a)! ahuahuah

      ________________________________________<- isso aqui é uma linha =) Caminhando pelas sombras... literalmente.

  • felipels

    Esse é o um dos poucos jogos que levam ao pé da letra a designação “Survival Horror”.

    Altamente recomendado aos fãs de terror! }:)

  • MM

    MEDO! Muito MEDO!!!

    Além desse jogo só fiquei meio “cabreiro” com Slient Hill e Fatal Frame…

    PS: Vai aqui um conselho, se voce tiver problema no coração não jogue Clock Tower de madrugada, no sitio do seu colega, quando tudo está escuro e todo mundo ta dormindo e só voce e um amigo estão acordados escutando aquela trilha sonora tenebrosa e nada mais!!!
    Nossa, passei por isso, dava uns pulos que voces não tem noção! Ataque cardíaco na certa!
    :jawdrop:

    • Aqueles gritos também ficam na cabeça!!! É assustador! E eu como sou medroso no meu quarto eu fico vendo o ScissorMan, eu saio correndo!! Heh

  • Tenho que reconhecer, este eu não joguei 🙁

    ____________________
    Vida de Gamer | A vida como ela é (ou deveria ser)! | @dori_prata

    • É Dori… nem eu… O que pelo visto é uma pena para nós, pelo que estão comentando aí acima. 🙁
      ________
      Blog de Humor?
      A Rapadura Dura

      • Alexandre h

        Eu recomendo que joguem a versão original de Super Nintendo, mas caso não consigam, tem um remake fiel para Playstation 1.

        ___________________________
        Gosta de Super Smash Bros.?

        Smash Club

        • Ah, não sabia que o do PSOne era um remake, esse eu joguei e inclusive fiz um relembrando.

          ____________________
          Vida de Gamer | A vida como ela é (ou deveria ser)! | @dori_prata

          • Alexandre h

            Não não. Esse Clock Tower não é um remake, é a continuação. O remake se chama “Clock Tower : The First Fear”.

            Esse que você citou é conhecido apenas por “Clock Tower”, já que foi o primeiro a ser lançado no ocidente. The First Fear foi lançado para SNES somente no Japão, enquanto a versão para PSX foi lançada na América. Por isso existe essa confusão com nomes. 😉
            ____________________________
            Gosta de Super Smash Bros.?

            Smash Club

  • Paulo Quinan

    Poxa, nunca tinha ouvido falar nesse jogo. Parece realmente muito interessante, dá até vontade de baixar um emulador pra joga-lo, só falta o tempo.

    Agora, vendo vídeos das duas versões, sou só eu ou vocês também preferem o jogo nos gráficos do SNES?

    Paulo Quinan

  • Ótimo review, Alexandre h! Parabéns!

    Caramba, esse jogo é de SNES e de 1995? Nunca tinha ouvido falar, mas me surpreendi é muito bem feito! Acho bacana esses jogos de estilos diferentes.

    Um jogo de SNES que me dava medo era o Alien 3 na tela de Game Over! (preciso pegar esse também!)

    _______________________________________

    Frank Castle Blog
    http://frankcastiglione.wordpress.com/

  • delta2kbr

    Clock Tower para o PS foi o ÚNICO jogo que me fez ficar com medo. Nem Resident Evil, nem mesmo o Silent Hill, nem mesmo o Silent Hill 4 sozinho no escuro me fez ficar com medo. Mas quando eu via o cara com um par de tesouras gigante me perseguindo, eu ficava MUITO aflito.

  • ana_c_felizardo

    gte…conheci esse jogo esses dias..
    CARA, pensa num jogo q vc leva suto d verdade..mas isso eu digo na versão para snes..q tem um gráfico excelente para a época…naum consigo jogar sozinha, vejo o cara c a tesoura fiko DESESPERADA!!aconselho pra quem gosta de levar susto

  • Nossa, na versão PlayStation 1 tem uns bônus que dão medo. Tem um que você examina um certo armário e aparece uma múmia VIVA!!! Eu chorei naquela parte, tem outro que você vai no banheiro (aquele que aparece Laura pendurada) na pia, ela espirra SANGUE!!!

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Adidas, Cupom de desconto Submarino, Cupom de desconto Americanas, Cupom de desconto Casas Bahia