O jogador tetraplégico que tem feito sucesso no PlayerUnknown’s Battlegrounds

rocky-stoutenburgh

Se um dia você se deparar com um sujeito conhecido como Rocky NoHands no PlayerUnknown’s Battlegrounds, é bem provável que ele passe despercebido, que o considere apenas mais um dos milhões de jogadores que tem se divertido na criação de Brendan Greene. Porém, existe um detalhe importante que o diferencia dos demais: ele é tetraplégico.

Após sofrer uma queda quando tinha apenas 19 anos, Rocky Stoutenburgh fraturou duas vértebras da coluna e devido a uma lesão na medula, perdeu todos os movimentos do pescoço para baixo. A situação fez com que o rapaz se visse obrigado a abandonar os games, mas devido a insistência do seu irmão, ele resolveu dar uma chance a um controle desenvolvido para pessoas com deficiências.

Durante algum tempo Rocky utilizou aquele acessório para jogar títulos como Halo e Call of Duty, mas devido a fragilidade do controle, acabou desistindo. O cenário mudou quando ele foi apresentado ao QuadStick, um dispositivo para ser operado com a boca e que após passar por uma campanha de financiamento coletivo, começou a ser produzido em 2014.

Existem três buracos nele e você pode sorver ou soprá-los,” explicou o jogador. “Ou você pode sorver em dois buracos ao mesmo tempo, ou em todos os três ao mesmo tempo. Existe todo tipo de diferentes combinações; você apenas precisa escolher qual botão quer naquele momento em particular. E então existe um botão na parte de baixo que você pode pressionar com os lábios.

Disponível em três versões, o QuadStick utilizado por Rocky NoHands é aquele voltado para FPSs, que além de contar com sensores adicionais ainda acompanha um joystick mais rígido. O controle também acompanha um software que permite que comandos do jogo sejam mapeados da maneira que o usuário preferir. Assim a pessoa pode por exemplo assoprar no bico da direita para em um determinado game dar um golpe, mas em outro usar um item de cura.

quadstick

De acordo com Rocky, devido ao ritmo mais cadenciado títulos como os adventures ou RPGs por turno são aqueles mais indicados para tetraplégicos, mas isso não tem o impedido de encarar frenéticas partidas multiplayer no PlayerUnknown’s Battlegrounds. Só para termos uma ideia do quão complexo é o jogo, ele levou três dias só para criar o layout para o controle e mesmo assim existem coisas que é limitado de fazer, como por exemplo trocar de assento nos veículos.

Para me abaixar, sopro nos buracos da esquerda e do meio. Existe um tubo ao lado disso que raramente uso para alguma coisa e sopro nele para deitar. Para atirar, eu apenas sopro no buraco do centro. Esse é o botão mais rápido a ser usado, então o utilizo para atirar,” explicou Rocky, dizendo ainda que a utilização do QuadStick não é difícil, apenas que é preciso memorizar os comandos e adaptá-lo para cada jogo.

Então, para tentar mostrar às pessoas que deficientes podem se divertir e até serem competitivos nos games, em janeiro deste ano Rocky NoHands começou a transmitir suas partidas pelo Twitch, com os melhores momentos indo parar na sua conta no YouTube. Assim ele também encontrou algo para fazer durante os seus dias e percebeu que seria possível criar amizades pela internet. Sem dúvida mais um belíssimo exemplo de que os games podem servir para muito mais do que apenas entreter.


Rocky NoHands — Two headshots no hands

Fonte: PCGamer.

Relacionados: , , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • Pedron

    Putz, parabéns… Incrível…
    E o cara é bom mesmo, me matava fácil…

  • EmuManíaco

    É pra isso que a ciência existe. Enquanto isso uns lixos aí tentam impedir outros de serem felizes.

    • Você se esforçou muito pra não dizer “impedir fazer amor pelo bumbum” né

      • EmuManíaco

        na verdade estava falando de aborto.

        • Jorge Dondeo

          WTF!!!!

  • Zalla

    nossa….legal..incrivel mesmo….

  • Dou uma e se for bom dou mais

    Podem jogar e se divertir como qualquer pessoa normal. Quanto a ser competitivo… vai depender MUITO da cadência de jogo. Em PUB pode até ser porque o tamanho do mapa permite até que um jogador fique escondido do começo ao fim da partida e ganhar. Em CS competitivo ele com certeza viraria alfineteiro.

    • A não ser que criem Paraolimpíadas Gamers, nos mesmos moldes das paraolimpíadas tradicionais

  • Victor Vasco

    Muito legal a matéria. Não sei nem como descrever como é revigorante ver alguém nas condições dele conseguir se divertir dessa maneira.

  • Xultz

    Ele provavelmente joga muito melhor que eu…

  • Erivelton Muniz

    Eu lecionei acessibilidade em jogos esse período na faculdade, e no Brasil isso ainda é algo alienígena, pouco se estuda ou se fala sobre assunto, algo que descobrir que toda a literatura indica para o curso era completamente ineficaz no caso de jogos digitais. O site includification é um ótimo ponto de partida para o assunto. Ha, existe gente no Brasil usando o quadstick, o rapaz também tem um canal no YouTube, mas não lembro o link de cabeça 😛

  • O cara está jogando de igual pra igual com os caras de teclado e mouse! Essa é a função da tecnologia!
    Exemplo como esse merecia atingir um publico bem maior.

  • Nícolas Wildner

    Chego a sentir vergonha por desconhecer que este tipo de dispositivo que gera inclusão no mundo dos Games existe.

    Ótima matéria, com aquela sensação de fé na humanidade restaurada.

  • André Freitas

    Os jogos acabam sendo um passatempo muito bom para pessoas com esse tipo de lesão. Tive um amigo que fazia algo parecido mas mexia o mouse com o queixo e usando um palito para clicar nas teclas do notebook. Ele chegou a fazer algum dinheiro montando personagens para gente que tinha preguiça de subir de level. Acho que desenvolver ferramentas assim é algo muito nobre.

  • Grade, Tardigrade

    Isso é pra mostrar pra mulecada que o jogo não é difícil e tentar vender mais!

    Boa estratégia!

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis