Meio Bit » Games » O jogador tetraplégico que tem feito sucesso no PlayerUnknown’s Battlegrounds

O jogador tetraplégico que tem feito sucesso no PlayerUnknown’s Battlegrounds

Conheça Rocky “NoHands” Stoutenburgh um sujeito que ficou tetraplégico após um acidente e que mesmo assim se tornou um competitivo jogador de PlayerUnknown’s Battlegrounds.

7 anos atrás

rocky-stoutenburgh

Se um dia você se deparar com um sujeito conhecido como Rocky NoHands no PlayerUnknown’s Battlegrounds, é bem provável que ele passe despercebido, que o considere apenas mais um dos milhões de jogadores que tem se divertido na criação de Brendan Greene. Porém, existe um detalhe importante que o diferencia dos demais: ele é tetraplégico.

Após sofrer uma queda quando tinha apenas 19 anos, Rocky Stoutenburgh fraturou duas vértebras da coluna e devido a uma lesão na medula, perdeu todos os movimentos do pescoço para baixo. A situação fez com que o rapaz se visse obrigado a abandonar os games, mas devido a insistência do seu irmão, ele resolveu dar uma chance a um controle desenvolvido para pessoas com deficiências.

Durante algum tempo Rocky utilizou aquele acessório para jogar títulos como Halo e Call of Duty, mas devido a fragilidade do controle, acabou desistindo. O cenário mudou quando ele foi apresentado ao QuadStick, um dispositivo para ser operado com a boca e que após passar por uma campanha de financiamento coletivo, começou a ser produzido em 2014.

Existem três buracos nele e você pode sorver ou soprá-los,” explicou o jogador. “Ou você pode sorver em dois buracos ao mesmo tempo, ou em todos os três ao mesmo tempo. Existe todo tipo de diferentes combinações; você apenas precisa escolher qual botão quer naquele momento em particular. E então existe um botão na parte de baixo que você pode pressionar com os lábios.

Disponível em três versões, o QuadStick utilizado por Rocky NoHands é aquele voltado para FPSs, que além de contar com sensores adicionais ainda acompanha um joystick mais rígido. O controle também acompanha um software que permite que comandos do jogo sejam mapeados da maneira que o usuário preferir. Assim a pessoa pode por exemplo assoprar no bico da direita para em um determinado game dar um golpe, mas em outro usar um item de cura.

quadstick

De acordo com Rocky, devido ao ritmo mais cadenciado títulos como os adventures ou RPGs por turno são aqueles mais indicados para tetraplégicos, mas isso não tem o impedido de encarar frenéticas partidas multiplayer no PlayerUnknown’s Battlegrounds. Só para termos uma ideia do quão complexo é o jogo, ele levou três dias só para criar o layout para o controle e mesmo assim existem coisas que é limitado de fazer, como por exemplo trocar de assento nos veículos.

Para me abaixar, sopro nos buracos da esquerda e do meio. Existe um tubo ao lado disso que raramente uso para alguma coisa e sopro nele para deitar. Para atirar, eu apenas sopro no buraco do centro. Esse é o botão mais rápido a ser usado, então o utilizo para atirar,” explicou Rocky, dizendo ainda que a utilização do QuadStick não é difícil, apenas que é preciso memorizar os comandos e adaptá-lo para cada jogo.

Então, para tentar mostrar às pessoas que deficientes podem se divertir e até serem competitivos nos games, em janeiro deste ano Rocky NoHands começou a transmitir suas partidas pelo Twitch, com os melhores momentos indo parar na sua conta no YouTube. Assim ele também encontrou algo para fazer durante os seus dias e percebeu que seria possível criar amizades pela internet. Sem dúvida mais um belíssimo exemplo de que os games podem servir para muito mais do que apenas entreter.


Rocky NoHands — Two headshots no hands

Fonte: PCGamer.

relacionados


Comentários