Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Help Portrait: por uma participação social

Help Portrait: por uma participação social

14 anos e meio atrás

Quem acompanha os meus textos no Meio Bit sabe que sempre tive uma preocupação com a contextualização da fotografia. Tentar trazer a arte fotográfica para o campo da participação social é uma de minhas grandes preocupações. Por isso que não poderia deixar de apoiar a iniciativa criada por Jeremy Cowart denominada Help Portrait.

A idéia é bem simples. No dia 12 de dezembro, grupos de fotógrafos organizados por todo mundo vão executar retratos daqueles que não tem acesso a esse tipo de produto.  Mães solteiras, pessoas doentes, moradores de asilos, orfanatos, moradores de rua, enfim, todos aqueles que nunca tiveram a oportunidade de ter um retrato seu ou da família feito com qualidade. Segundo Jeremy Cowart, o que vale aqui é a organização e o ato fotográfico, nem é necessário mostrar as fotos depois, pois o importante não é isso, e sim usar o que sabemos fazer melhor por um grupo que necessita de atenção.

O retrato de família seria um lance muito interessante, pelo menos aqui no interior de São Paulo. A prática já foi muito famosa até algumas décadas atrás, mas hoje está um pouco banalizada. Pela facilidade da fotografia digital estamos nos esquecendo daquele momento mágico familiar do retrato. Como minha pequena contribuição para o movimento, e para colocar Presidente Prudente nesse gigantesco mapa fotográfico, vou organizar por aqui um grande mutirão fotográfico para levar a pessoas carentes um pouco de alegria.

Mas, o evento não é fechado. Não é necessário ser fotógrafo profissional, é necessário estar disposto a dar um pouquinho do seu tempo para essa grande atividade. Para participar é só visitar o site do Help Portrait para saber um pouco mais sobre o que vai acontecer e depois se cadastrar para poder ter acesso aos diversos grupos que estão se formando pelo planeta e se juntar a eles, ou mesmo formar seu próprio grupo na sua cidade. Só lembrando que a atividade é aberta a todas as formas de intervenção que usem a imagem. Muitos estão planejando fazer vídeos e outros tipos de intervenção.

Veja abaixo um vídeo explicativo para entender um pouco mais do projeto.

Encontre mais informaçõe no Twitter e no Facebook. Essa é uma ação que está tendo um enorme apoio no mundo toto e seria muito bacana os leitores que possuem afinidade com a fotografia participarem desse projeto.

relacionados


Comentários