Você sabia? Ônibus no Rio usam reconhecimento facial para evitar fraudes

mtkvpzw4-1406819043

Sejamos honestos: aqui vale a Lei de Gérson. Já trabalhei em lugares onde pessoas colocavam filho do vizinho no plano de saúde. Conheci uma mulher que emprestava a carteirinha da Golden Cross pra vizinhança inteira. Se houver um mínimo jeito de fraudar algum serviço, o brasileiro vai conseguir, e é por isso que não podemos ter coisas legais.

Quando saiu a Lei de gratuidade em transporte público para idosos vários casos envolveram até polícia, quando aposentados espertões iam para aeroportos e exigiam direito de viajar de graça em aviões. Pior, muita gente concordou.

Outra marmotagem comum é pegar o cartão da avó e viajar de ônibus de graça. As empresas não gostam disso, o governo não gosta disso e uma forma de fiscalizar isso é… eletrônica.

2016-906117425-201604291733158265_20160429

Testado inicialmente em 2015 em 20 ônibus da Viação Pendotiba, em Nichteroy, o resultado foi assustador. 23% dos usos eram indevidos. Gente abusando de gratuidade a que não tinha direito.

O sistema usa Machine Learning para comparar as fotos dos passageiros armazenadas nos bancos de dados com a imagem captada em tempo real pelas câmeras. Não há nenhum ED-209 no fundão pronto para detonar o espertão, ele passa mas o dono do cartão depois é chamado para prestar esclarecimentos.

Quando há alguma dúvida, uma conferência manual é feita. A central conta com 30 funcionários, e provavelmente esses dados são usados para aprimorar o sistema. Hoje são 48 empresas de ônibus utilizando a tecnologia, com sete mil câmeras, 6 milhões de transações e 49 mil fraudes confirmadas, 24 mil de cartões de idosos. 22 mil cartões foram cancelados. Um raro caso onde os espertos se deram mal.

Fonte: RioCard.

Relacionados: , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz e Calcinhas no Espaço.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis