Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Hasselblad H4D-60 e H4D-50: foco verdadeiro

Hasselblad H4D-60 e H4D-50: foco verdadeiro

14 anos e meio atrás

A Hasselblad acabou de anunciar mais duas câmeras de médio formato que estão chegando ao mercado. Para quem precisa de alta definição para ampliações gigantescas, ou apenas qualidade absurda, esse é o caminho a ser seguido. A H4D-60 possui 60 megapixels de resolução máxima e a H4D-50 fica em “apenas” 50 megapixels de resolução máxima em sensores de médio formato full frame. Mas, a novidade aqui não é a resolução gigante do equipamento e sim o sistema que a Hasselblad vem chamando de True Focus ou sistema APL (Absolute Position Lock).

Nas diversas câmeras SLR que conhecemos, geralmente a maioria dos pontos de autofocus ficam no centro do visor (mesmo as que possuem dezenas de pontos de foco). Quando queremos compor uma imagem onde o objeto principal não está no centro da imagem (usando a regra dos terços, por exemplo), temos que marcar o foco no objeto principal e depois mover a câmera para o lado para compor novamente a cena. Embora seja um truque que funcione bem, encontramos alguns problemas de nitidez na imagem, já que o plano de nitidez segue o movimento da câmera. O que o sistema APL faz é calcular a rotação da câmera nesses casos e configurar o foco para compensar a perda de nitidez. Essa correção é feita tanto para movimentos na horizontal quanto na vertical. Segundo os engenheiros da Hasselblad, essa primeira versão do sistema corrige apenas a rotação da câmera e não a mudança de posicionamento. Mas, já é uma grande evolução.

A Hasselblad H4D-60 vai estar disponível em novembro de 2009 e vai custar 28,995 €. Já a Hasselblad H4D-50 vai chegar ao mercado apenas em 2010 e deve custar 19,995 €.

hasselblad_h4d-60

Fonte: Photography Blog.

relacionados


Comentários