Índia entra em modo Full Aldo Rebelo e diz que não permitirá carros autônomos

120109024832-india-singh-story-top

O economista Edmar Bacha criou o termo Belíndia para definir o Brasil. Seria um país que teria a capacidade econômica da Bélgica, com impostos e Leis de Primeiro Mundo, mas com uma realidade social da Índia. O tempo fez a comparação perder o sentido, visto que a Índia se tornou uma potência econômica e tecnológica, mas uma vez turma do fundão sempre turma do fundão.

A Índia ainda é Terceiro Mundo, e tem muito em comum com a gente. Como por exemplo, Aldo Rebelo, o político comunista que já foi nosso digníssimo ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Entre outras pérolas, como criar uma Lei proibindo uso de estrangeirismos (computador deveria ser “ordenador”), em 1994 o excelentíssimo deputado e futuro ministro da INOVAÇÃO apresentou um Projeto de Lei que levou 11 anos para ser derrubado, onde tentava proibir… INOVAÇÃO TECNOLÓGICA.

documento

O argumento é o mesmo de John Ludd quando tentava sabotar os teares mecânicos no princípio da Revolução Industrial: inovação vai acabar com empregos, blá blá blá. Aldo Rebelo não deveria sequer ter usado um computador para escrever o tal Projeto, afinal estaria tirando emprego de datilógrafos. Se nosso Programa Espacial não tivesse prioridade, ele provavelmente teria solicitado o profissional.

Agora a Índia vai pelo mesmo caminho.

Enquanto o mundo todo se prepara para a inevitável chegada dos carros autônomos (e a UERJ para a ainda evitada chegada dos elevadores sem ascensorista) o ministro dos Transportes daquele país foi taxativo:

Não vamos permitir carros autônomos na Índia, eu estou sendo bem claro quanto a isso. Não vamos permitir qualquer tecnologia que tire empregos. Em um país onde há desemprego, você não pode permitir uma tecnologia que tire emprego das pessoas”.

Eu entendo que o ministro Nitin Gadkari está bem intencionado, mas é o tipo de pensamento que não tira ninguém das cavernas. Cavalos demandam muito mais mão de obra do que carros, e se você usar tração humana, emprega mais gente ainda, embora eu tenha minhas dúvidas se o plano de carreiras daquela roda do Conan era atraente.

16

O benefício do carro autônomo não é só a ausência do motorista, é a disponibilidade. Um caminhão autônomo não tem que parar pra descansar, comer, matar prostitutas, dormir, comprar drogas, ver jogo de futebol. Um táxi autônomo não está dirigindo às 05:00 cheio de anfetamina nas idéias correndo risco de bater.

Sua avó que não dirige e não tem dinheiro para pagar motorista ganha autonomia como nunca sonhou. Você saiu para beber, exagerou na xiboquinha, não precisa mais arriscar a vida sua e dos outros tentando dirigir. Se jogue no banco de trás, mande o carro passar pela rua da ex praquela stalkeada básica, e depois ir pra casa, onde você acordará no dia seguinte vivo. Dormiu na garagem, mas vivo.

O benefício social do carro autônomo é imenso, mesmo que ele não gerasse um único emprego. O que não é o caso. Toda uma indústria de componentes e técnicos treinados é necessária. Mais produtividade significará mais postos de trabalho em ambas as pontas do trajeto.

Claro, um simples ministro dos Transportes pelo visto é incapaz de enxergar as coisas a longo prazo. Aldo Rebelo está em boa companhia.

Fonte: Engadget.

Relacionados: , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar
  • Cocainum

    De certa forma, eu concordo com ele, mas por outras razões. Acho que pelo menos nos próximos 100 anos não teremos IA capaz de lidar com isso:

    https://www.youtube.com/watch?v=KnPiP9PkLAs

    • Mércurie

      Se uma IA funcionar no trânsito indiano, funciona em qualquer lugar do mundo

      • Samuel

        Se colocar combustível de foguete faz baliza entre duas rochas no cinturão de Kuiper

      • Cocainum

        Pois é. O problema é chegar lá.

      • Cesar

        Será que funciona em Goiânia?

      • Luiz

        este é o problema com as pessoas e software, elas não querem mudar a maneira errada delas de fazer as coisas, o software é que tem que ser inteligente e se adaptar, enquanto os humanos ficam empacados como “burros”, mas temo que até burros são mais moveis que algumas pessoas

        • Cocainum

          Mudar uma linha de código leva poucos segundos. Mudar a cabeça de uma pessoa pode levar anos, e nem funcionar.

          Lei do menor esforço.

    • DanielBastos

      Cara, marromenos.

      IA é um problema. O trânsito da Índia é um problema. Mas o que ele tá fazendo é abortar uma ideia que nem nasceu.

      Fora que esse tipo de ideia gera outro problema.

      Se não me engano, foi Aldo Rebelo tb o responsável por ser obrigatório frentista em posto. A desculpa é a mesma. Preservar empregos.

      Pois bem. Isso vai chegar aqui. Cedo oi tarde. Mas quando chegar tarde, vc vai ter mais frentistas do que antes. Vc vai desempregar mais pessoas de uma única vez.

      Essas medidas geram tb uma falsa espectativa de uma profissão que não irá ser encerrada em jovens que estão iniciando no mercado.

      Quando essas pessoas estiverem em risco de perder essa falsa estabilidade, evidentemente serão corporativistas e tentaram defender. Problema com sindicatos e etc.

      Não vejo como pode dar certo em longo prazo.

      Apesar de ser bem raso, acho que dá pra passar o mundo ponto. Isso acaba virando uma bola de neve.

      • Cocainum

        Você entende que eu estava fazendo uma piada, certo?

        • DanielBastos

          Vc sabe que ninguém entendo sarcasmo na internet, certo?
          🙂

          • Cocainum

            Tudo aquilo é sarcasmo? Acho que preciso recalibrar meu detector.

          • DanielBastos

            Não cara. Isso aí em cima foi um pedido de desculpas por não ter entendido o primeiro.

            “Ninguém entendO sarcasmo”…

          • Cocainum

            Hahaha. Estamos quites então, pois não reparei no detalhe. Ufa! Ainda bem! Você não faz ideia do preço de um detector de sarcasmo ultimamente.

          • DanielBastos

            Mas é por isso que eu não tenho 1 ue … hauahuauhau

    • Reinaldo Matos

      Vi uma reportagem em um canal qualquer sobre o transito na Índia, e um indiano dizia para o repórter como atravessar…

      “Atravesse com confiança…”

      • Cocainum

        “Atravesse recitando os 1000 nomes de Shiva que ele te protege…”

    • Lucas Timm

      Uno, Sandero, Logan, Fiesta… Só carro pra país de terceiro mundo.

      Não, pera

  • Hemeterio

    Lembrando a máxima: a Idade da Pedra ñ acabou por falta de seixos.

  • gfg

    Cada povo tem o governo ministro que merece.

  • Samuel

    Em época de carro automático, no Brasil motorista de ônibus autômato demitido vai virar trocador. Pressão do sindicato.

    • Vagner Da Silva

      Aqui onde moro a profissão trocador já morreu e foi uma ideia que realmente causou economia, mas não pras empresas… O sistema BRT daqui colocou linhas alimentadoras sem trocador que levam até a estação e nesse sistema os ônibus andam mais carregados e o motorista não consegue vigiar quem entrou pela porta traseira e viagens entre o bairro e a estação que antes eram pagas, pois os trocadores vigiavam, agora são feitas de graça… e ainda criou a função do fiscal que vigia quem pagou ou não nos horários de pico.

      • Samuel

        Europa não usa trocador. Mas na Itália sempre aparece aleatoriamente o fiscal. Como é aleatório, sempre é bom andar na linha para não ser multado. O número de fiscais é infinitamente menor que de mão de obra de trocadores caso estes fossem usados para fiscalizar. Só falta o ônibus autômato para ficarem só os passageiros msm

        • Em países aonde as pessoas tem vergonha de roubar e quase todos tem condições de estudar e oportunidades de empregos melhores, não faz sentido ter trocadores, nem mesmo maquinistas no metrô. O brasil precisa evoluir muito antes de colocar atendimento automático, eu se fosse empresario não confiaria que o usuário iria pagar se tivesse a menor chance de burlar o sistema.

          • Ivan

            Aqui com catraca até daria pra ter onibus automatico que só aceita cartão, mas dai tem o problema de quem não tem o cartão…

          • Você precisaria de uma catraca para entrar no ônibus, senão teria 200 passageiros na porta da frente e dois atrás. E não adianta falar que o motorista obrigaria essas 200 pessoas sozinhas a pagar passagem, que ele não vai arriscar apanhar sozinho. E outra catraca que permitisse as pessoas apenas sair do ônibus. Mas antes disso teria que ser extremamente simples recarregar o cartão de ônibus, igual é pra fazer recarga de celular, algo que acho que se quisessem já teria sido feito.

          • Samuel

            Oq rola é isso msm: vergonha de roubar

          • Oque acontece no brasil e que somo roubados todos os dias, sejam assaltos, sejam os políticos, comerciantes desonestos. Então uma parte da população acredita na frase, ladrão que rouba ladrão tem 100 anos de perdão e começam a roubar TV a cabo, gato de luz, água, pirataria, comprar radio de carro roubado pra colocar no lugar do radio que foi roubado, pular a roleta do ônibus, etc. Pra quebrar esse circulo vicioso o mais eficiente era o exemplo vir de cima pra baixo. Mas duvido muito que isso vai acontecer, exceto que tenha uma terceira guerra mundial e o brasil seja anexado a um país melhor, ou quando existir colonias em vários planetas, e termos um governo mundial que fiscalizaria o governo brasileiro.

      • Rafael Vasconcelos

        Aqui em Tallinn o trânsporte público é grátis pra moradores da cidade.
        Outras pessoas usam um smart card que é recarregado com créditos em quiosques. É só apróximar o cartão de um leitor RFID pra pagar a viagem, e o motorista não perde tempo vendo quem pagou ou não, as pessoas simplesmente pagam por consciência mesmo.

        • Vagner Da Silva

          Sabe que aqui onde moro, Santa Luzia na grande BH, os gênios da administração implantaram os os cartões, mas não colocaram postos de recarga nos bairros e não é possível fazer recarga pela internet. Também não criaram tarifas diferenciadas para curtas distâncias, mas devo admitir que a tarifa integrada permite percorrer uma distância muito maior pagando uma única tarifa. Infelizmente é na burocracia que mostram como são realmente incompetentes, os cartões tem uma data de validade misteriosa e quando vencem você tem que ir no setor responsável que fica em BH para reaver seus créditos e só quem tem muito crédito faz isso, pelo tempo e para não ter que gastar passagens no processo.

      • Lucas Timm

        Goiânia?

  • alvaro lordelo

    E eu pensando aqui em quantos passos (tecnologias) serão necessárias pra construir aquela mesa diagnóstico operatória de Elísios, onde a pessoa se deita e sofre um scanner completo identificando as doenças e realizando o tratamento.
    Médicos gonna hate such idea.
    Ou o ajudante pessoal do filme, eu robô.

    • Macedo

      AI já identifica doenças melhor que médico, AI já desenvolve melhor que programador, AI já dirige melhor que a média nas ruas no dia a dia, AI já dirige melhor que qualquer piloto em pista fechada…. quais profissões estão a salvo? hehe

      • José Marcelo

        Acho que só os advogados, já que a lei tem pontos subjetivos e cada um interpreta da maneira que achar melhor….rsrsrsrsr.

        • Cocainum

          Ultimamente, essa regra é usada cada vez mais…

        • Macedo

          cara, advogados só protegeriam a profissão por feudo, porque a deles é a mais simples de virar AI, são regras, já pensou um sistema de justiça em que você não precisa nem entrar com processo e que REALMENTE TODOS são julgados iguais perante a lei?!!!!

          • José Marcelo

            Em um mundo utópico quem sabe, já no mundo real é outra história.

          • Ivan

            http://exame.abril.com.br/revista-exame/deixa-que-o-robo-resolve/

          • José Marcelo

            A reportagem é bacana mostra como o software tem ajudado os advogados, mesmo assim grande questão é se alguém vai querer se julgado ou defendido por uma máquina? Usar o software para ajudar a relacionar documentos para fazer acordos, prepara-se para um julgamento é uma coisa, outra coisa é termos uma IA para atuar como advogado ou mesmo como juiz.

    • Cocainum

      Uma máquina que faça um scan completo e identifique sozinha a maioria das doenças não está longe. É a evolução dos nossos equipamentos de diagnóstico por imagem de hoje. Agora, curar qualquer coisa em poucos minutos? Aí vai loooooooge ainda.

      EDIT: No filme, esse recurso foi usado como motivador da ação. As pessoas da Terra não queriam ir para a estação espacial para terem mordomias. Elas queriam só ser curadas. Já as pessoas da estação espacial não se contentavam em ter todas as mordomias, elas queriam ter a cura instantânea também só pra elas.

    • Em um cenário desse você teria apenas médicos pesquisadores para aprimorar o robô. Diminuiria muito o numero de médicos, mas daria pra levar saúde para todas as pessoas. Então ser contra um projeto assim seria de um egoismo enorme.

      • alvaro lordelo

        Essa é a ideia, colocar a humanidade pra se dedicar a tarefas desafiadoras, Mars I’m looking to you!

      • Ivan

        Pior que saiu uma reportagem ontem no jornal hoje, em que centros medicos não tinham medicos e o paciente era atendido a distancia, até oftalmologista era assim.

        • Tratamento a distancia também é uma ótima solução pra muitos problemas. Existem muitas regiões que os médicos realmente não querem morar por falta de infraestrutura, distancia da família na capital. Atendimento a distancia evita do paciente ir pra capital, geralmente em estado grave, pra tratar algo que seria mais fácil de tratar no começo. Vamos torcer pra essa alternativa se expandir.

  • Sinceridade

    Nem um AI em computador quantico consegue lidar com a barberagem (nada de choradeira de politicamente correto…) dos indianos no volante….

  • Cesar

    Tem uma lei que proíbe que os postos de gasolina sejam por auto-atendimento exatamente para não tirar os empregos dos frentistas.

    • Luiz

      quero ver quando a Tesla vir, vai ter um frentista na tua garagem para plugar a tomada?

      • Joao Godoy

        Não é o Tesla que tem uma tomada “auto plugante”?

        • Zaaboo

          Você quis dizer tentáculo? Hahaha. Ela mesmo.

          • Ivan

            Esse com tentaculo só no modelo Japonês.

          • Vc quis dizer “jiromba”?

      • mr_rune

        A Tesla não vai vir.

    • MAAS, como usuário de “auto-atendimento” nos postos aqui na Europa, te digo que auto-abastecer é em muitos casos bem mais demorado que a presença de um frentista. Não parei para fazer as contas mas acredito que leve o dobro do tempo para um carro entrar, abastecer e sair sem um frentista. Talvez no fim PODE SER que compense a presença desse profissional sim.

      • Ivanney Pessôa Moreira Martins

        Eh sempre uma facilidade vc ter alguem q faca o trabalho, se for realmente algo q faca vc ir a um posto umas quadras mais longe, o dono do posto talvez empregue alguem para isso

        • Zalla

          Na boa, abastecer é algo tão tranquilo de fazer, frentista é dispensável, banheiro limpo é mais importante

      • Compensa pra você não pro dono do posto.

        • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

          Pra ele também não compensa, já que o custo do frentista sairá do aumento no preço do combustível.

          • Não se iluda que vai ter desconto no preço do combustível se demitir os frentistas, pelo menos não no brasil.

          • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

            Ninguém falou em Brasil, até onde sei o @gato_viajante:disqus disse que está na Europa. Não se iluda pensando que o dono do posto lá vai absorver o custo do funcionário e não repassar.

          • Mirai Densetsu

            Liberais discordam de você.

          • Ivan

            Em mercados fechados e extremamente regulados isso não irá acontecer mesmo.

      • ricms

        Uma coisa que no início eu estranhei nos EUA foi ter que pagar por TUDO. Até os famosos 25 cents para usar um binóculo nos mirantes, ou os folders ao entrar em um parque nacional. Mas depois de uns dias, eu vi que vc só paga pelo que vc usa, e isso te dá a liberdade de NÃO usar. Diferente do nosso BR, aonde tudo é de “graça”, mas que na verdade está incluso no preço, e quem não quer usar acaba pagando. Vejo o frentista hj como uma facilidade, caso vc queira a comodidade, pague a mais por isso. Obs: sou de esquerda, acredito em políticas sociais e uma intervenção maior do governo na economia, mas não sou retardado.

        • Pena que o povo não entende que a pessoa pode ser de esquerda no social e ser liberal na economia. Não acredito em tudo que o liberalismo e politica do estado minimo fala, mas não da pra negar que nosso estado esta inchando, porém esta inchando de burocracia e benefícios para o legislativo, judiciairio e apadrinhados cargos de confiança, e já temos estado minimo em segurança, saúde , educaçãoe infraestrutura, aonde eu acho que o estado deveria ser maior.

          • ricms

            Esse é o custo da governabilidade aqui no BR. Podemos desregular toda a economia, diminuir os impostos que esse problema q vc citou continuará. É um problema político, não econômico. Com relação à economia de um país, acredito que ele deve ter um poder maior para evitar os excessos e desvios do capitalismo, pq querendo ou não o povo sempre acaba pagando a conta (vide proer e Goldman Sachs).

          • Ivan

            Se abre a economia, deixa ela mais liberal, sem governo interferindo vc pode trocar de presidente todo dia que a economia não será afetada, agora do jeito que tá ninguem quer investir aqui justamente pq é um mercado fechado, extremamente regulado e burocratico.

          • Ivan

            Não adianta o Estado deixar de investir em uma area e falar que é Estado minimo nisso, é um pouco desonestidade, ou o Estado age ou deixa outro agir. enquanto for proibido de um privado agir não vai ser Estado Minimo.

          • Mirai Densetsu

            O nome disso é anarquia, não estado mínimo.

          • Mirai Densetsu

            Não entende porque essa pessoa que é liberal à brasileira (que são pró-patrão e não exatamente liberais) defende os interesses justamente da classe opressora. E aí meio que cai em contradição com o que defende no social.

            É quase a mesma coisa daquele cara que é liberal na economia e conservador na sociedade. Uma hora ele se contradiz.

        • Ivan

          Um esquerdista libertario? Uau

          • Você sabia que o partido democrata nos USA é de centro esquerda ( Comunista se perguntar pros seguidores do Trump ) e é liberalista. Uma pessoa não é obrigada a ter a mesma visão no âmbito social e no âmbito econômico. Liberalismo econômico nos USA é uma ideal da esquerda, enquanto o maior controle do estado sobre a economia é considerado um ideal da direita. Considerando que esses conceitos nasceram fora do brasil, podemos dizer que o brasil que esta errado por fazer essa mistureba.

          • Ivan

            Liberal no EUA tem uma conotação diferente, por la liberal é de esquerda, não sei se é disso que está falando.

            E pelos autores liberais que vi nenhum era de esquerda bem o contraio, até onde sei a Esquerda que quer controlar a economia, regular o maximo possivel

            Le o comentario do cara foi um pouco contraditorio.

          • Mas você tem que concordar, se o liberalismo é abraçado pela esquerda nos USA, e pela direita no brasil, o errado somos nós, já que eles inventaram o conceito. Quanto a dizer que nenhum autor liberal era de esquerda, talvez você esteja misturando ser de esquerda com comunista, afinal um dos principais preceitos da esquerda clássica é a maior liberdade. Controle maior do estado é um preceito de direita e de regimes totalitários, oque muitos governos comunistas acabam virando no dia que proíbem partido de oposição.

          • Ivan

            Maior liberdade sociais e não economicas,

          • Acho que se você ver as ações protecionistas e contra a globalização de partidos de direita , como o partido republicano, talvez você possa desassociar liberalismo econômico da direita.

          • Ivan

            Por isso que sempre falo que liberalismo não é de direita nem de esquerda, questões que direita quer regular mais a vida privada das pessoas que a economica, já a esquerda quer regular mais o mercado do que a vida privada.

          • Mirai Densetsu

            Pra ele, direita=liberais amiguinhos e a esquerda é o restante das pessoas.

          • Ivan

            Sempre falo que liberalismo não é de direita nem de esquerda, dai vc me aparece com espantalho e ad hominem parabens.

          • Mirai Densetsu

            Considerando que você sempre se esquiva quando questionado sobre o que é direita, a opinião que expressei parece bem fiel à realidade.

            Se fosse falar do diagrama de Nolan, por exemplo, você estaria certo em falar isso. Mas todo e qualquer estadismo é classificado por você como coisa de esquerda, sendo que o liberalismo está no mesmo vetor que o estadismo. E isso meio que mata o seu argumento.

          • Mirai Densetsu

            Anarquia defende o fim de estruturas opressivas. O que inclui principalmente o Estado. E anarquia é uma ideologia de extrema-esquerda.

          • Eduardo RFS

            Liberais nos EUA não são liberais

          • Eduardo RFS

            Eles deturparam o termo e não é um termo americano, liberais nos EUA São vulgarmente socialista

          • Mirai Densetsu

            O que prova que você sabe de porra nenhuma.

          • Ivan

            Uau, me diz um autor liberal de esquerda.

          • Mirai Densetsu

            Todos antes de Marx.

            Ainda não sabe? Google it.

            De qualquer forma, esse post sozinho prova que sim, você é de direita e o seu liberalismo é de direita. Mesmo você não fazendo ideia do que seja direita política.

          • Ivan

            ta serto

        • Evandro Oliveira

          Diagrama de Nolan ou Compasso político ampliou a orientação esquerda-direita em uma segunda dimensão: autoritário-libertário. No fim das contas, venhamos e convenhamos que é impossível se aplicar políticas assistencialistas num estado mínimo.

          Meio que pra colocar em termos práticos:
          Esquerda-liberal: A favor da petrobrás, contra a ANP.
          Esquerda-autoritario: A favor da petrobrás, a favor da ANP.
          Direita-liberal: Contra a petrobrás e ANP, A favor da Vivo/TIM e contra a Anatel.
          Direita-autoritário: A favor da Vivo/TIM e favor da Anatel.

      • Zalla

        levando em conta que não tem fila atrás o tempo que vc leva é irrelevante para o dono do posto,, ou para o faturamento, agora ele não ter uma penca de funcionários faz toda a diferença

        • De fato, nunca vi fila pra abastecer carro por aqui enquanto em Brasília, mesmo com um mutirão de frentistas, direto eu tinha que esperar minha vez para ser abastecido.

          • Mirai Densetsu

            Não mais. Depois do aumento decretado pelo cartel, as filhas pra abastecer sumiram em Brasília.

    • Evandro Oliveira

      O autor da lei é o próprio Aldo Rebelo citado no artigo.

    • Cocainum

      E a gente perdendo toda essa diversão…

      https://www.youtube.com/watch?v=TfDO5u7K9og

  • Aldo Rebelo foi uma espécie de homem multi-mico. Ainda ontem, por coincidência, vi uma entrevista dele no Roda Viva em que ele, fantasiado de gemada, estava “perplexo” com a ignorância de jornalistas que não entendiam que as Arenas da Copa, mesmo nos locais onde nunca houve grande time de futebol, iam gerar muitos frutos mesmo após o evento…
    Na vida real, NEM O MARACANÃ está sendo utilizado porque senão dá prejuízo para quem MANDA o jogo ali!

    • Pediram para ele listar os benefícios que aquele elefante branco chamado Arena da Amazônia trouxe para Manaus?

      • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

        Traz como benefício 700 mil reais mensais, em módulo.

      • Cutucaram ele sobre essa e outras Arenas em cidades sem grandes times (era época antes da Copa). O que mais revolta é a arrogância do cidadão na resposta, dizendo algo como “…que pensamento PEQUENO…”.
        Se for assistir, recomendo um ENGOV antes e outro depois.

      • Provavelmente ele não pode falar dos benefícios, senão seria preso. Com certeza esses benefícios estão rendendo muitos juros na suíça.

    • EmuManíaco

      Um clássico. Alguns colegas falavam o mesmo. Como se ter estádio fosse acabar com a falta de times pra bancar as reformas necessarias mensalmente.

      • Joao Godoy

        Acho que o Aldo Rebelo assistiu muito Campo dos Sonhos

      • E quanto mais perto da Copa, mais você era taxado de “vira-lata” caso contestasse alguma coisa.
        Aqui em Porto Alegre o Inter reclamava muito que não queria pagar as obras do – esqueci o nome -, mas era um espaço específico no entorno do Estádio. No fim, parece que conseguiu empurrar o custo para a Prefeitura – leia-se – “para nós, contribuintes”.
        Aí, fui assistir a um jogo da Alemanha e entendi o que era o tal espaço do entorno: FIFA FEST!
        Basicamente, a torcida alemã chegou nos voos que já tinham sido contratados da FIFA, foram pro hotel que já tinha sido reservado pela FIFA, pegaram as vans que a FIFA já tinha alugado, foram pagar dez pilas por um cachorro-quente Padrão FIFA dentro do Estádio onde entraram, obviamente, com ingressos FIFA. Ainda, no pós jogo, tinha um ESPAÇO FIFA FEST para celebrar, bebendo cerveja FIFA e tal… Dali, era de volta ao hotel e partir para outra cidade conhecer as Maravilhas-FIFA.
        Que tungada! Nós ficamos com o 7 x 1, com as “Arenas Elefante Branco”, e com a esperança que algum dia terminem as “Obras da Copa” que ainda estão em andamento.

        • Felipe Braz

          Eu trabalho perto da critóvão, não vejo gente trabalhando naquele tunel maldito a tempos, e o transito fica uma bosta no horário de pico por causa dos desvios. Acho que não fica pronto nem pra copa de 2018 =T

    • Mirai Densetsu

      Até onde sei, o Mané Garrincha tá firme e forte dando prejuízo. Mesmo quando tem jogo do flamengo.

      • Por coincidência, acabou de sair na imprensa uma notícia de que, graças a uma sucessão de erros, a conta de água do Mané Garrincha deu um prejuízo milionário.

        Aqui:

        A fatura de água de junho do estádio Mané Garrincha, no valor astronômico de R$ 2,26 milhões, foi resultado de uma sucessão de erros. A comissão criada pelo governo do Distrito Federal para
        apurar o caso apontou pelo menos quatro fatores que contribuíram para o
        aumento de 5.959% na conta, na comparação com a média:
        A ligação entre a tubulação que recebe água da Caesb e os reservatórios que armazenam água da chuva não deveria existir;
        O registro de interligação entre os sistemas não deveria ter sido acionado;
        As faturas de água em fevereiro, março, abril e maio foram calculadas pela média do consumo;
        Os reservatórios da água de reuso não eram vistoriados.

        Pobre, Mané Garrincha… Por isso que sou contra essas “homenagens” que fazem no Brasil. Melhor chamar o estádio por algum nome genérico (Propinão, C2, algo assim) do que insultar brasileiros ilustres.

  • cesar m

    Todo mundo já ouviu, que se começa a entender/participar de política se identificando com a esquerda, sendo esquerdista, mas, vai ficando mais inteligente e sábio com a idade e vai para o centro-direita ou conservador. Aí eu pergunto, já se tocaram porque o Aldo Rebebo que era um dos únicos deputados do PC do B (quase extinto) em 1990 lutou e conseguiu aprovar o voto para os adolescentes de 16 a 18 anos ? Ele vendeu a ideia de que estava “ampliando” a democracia coisa é tal, mas, na verdade ele estava ampliando era o número de eleitores da esquerda, jovens, imaturos, incautos, e com isso ele deu uma sobrevida ao patético PC do B que permanece até hoje sugando o sangue das criancinhas kkkkkk, não tem 1 escola de 1º grau nesse país que o PC do B não arregimente a turminha do grêmio estudantil para ganhar uns votos impúberes.

    • ricms

      tenho 36 anos, nível superior (não na área de humanas) e ainda sou de esquerda. (na verdade social democrata). Acho que vc errou feio, errou rude, primeiro por generalizar, virar de direita não significa amadurecer. E acho que vc deve voltar dos anos 70, pq é só tu ver a geração de bolsominion que está surgindo entre os pré adolescentes, com visão retrógrada de fazer o partido republicano passar vergonha. Adolescente não quer ser de esquerda, quer ser do contra. Quem se criou com a esquerda no poder veio direita forte, ao contrário de quem cresceu sob a tutela da ditadura e os governos de Collor e FHC. Então para um pouco de passar vergonha na internet, ok?

      • Magnosama

        FHC é de esquerda, vc sabe né?

        • Evandro

          Ele se diz de esquerda mas as ações de seu governo guinaram para o outro lado. ¯_(ツ)_/¯

        • ricms

          Uauuuu apareceu o cientista político aqui. Ele só é de esquerda se vc for um Bolsominion. No mais só lembrar os partidos que o apoiavam, e suas políticas econômicas durante seu governo.

          • Cocainum

            FHC é tão de esquerda quanto o PSDB é social democrata.

          • Sempre existe como o partido se declara e como ele realmente é. Se os partidos no brasil se declarassem da forma como agem, estariam brigando na justiça pelo nome PCC.

          • Cocainum

            Nesse caso, sou mais o PHODEMOS. Não, pera…

      • Ivan

        Não sei se vc percebeu mas quem criou o Bolsonaro foi a esquerda fazendo idiotice, Bolsonaro veio como o oposto e angariou seguidores que não gostavam das idiotices da esquerda.

        Tem muito jovem querendo ser de esquerda, só ver o tanto que tem em colegios e faculdade galera de esquerda, vão diminuir já que a fonte do dinheiro secou.

        • ricms

          Sim. quem é de esquerda é tudo hippie vagabundo que só quer mamar no estado, sobrecarregando o pobre empresário que leva o país nas costas com orgulho de produtor. E idiotas existem dos dois lados, parece que vc está em um deles.

          • Ivan

            Infelizmente é a esquerda que aparece, é a esquerda que impede os outros de irem trabalhar e amaeçam quem esta com comercio aberto em dia de “greve geral”, é aquela que esta no maior escandalo de corrupção, é a esquerda que caga na foto dos outros e diz que é protesto, enfim são varias as idiotices que a esquerda faz, infelizmente apareceu um pra falar as verdades da esquerda, e ganhou fama por isso.

          • ricms

            Verdades da esquerda? ou de um grupo? pra mim perde discussão quem generaliza, e vc está fazendo isso. Dou risada quando falam que quem é de esquerda que é manipulado, mas esquecem os idiotas de verde e amarelo na sombra daquele pato, que agora parecem que não conseguem mais enxergar corrupção e até mesmo os aumentos de impostos, que foi a bandeira da FIESP. Como falei, existe idiota de esquerda e direita, Bolsonaro, MBL Mamãefalei estão de um lado, Catracalivre e Brasil247 de outro. mas deixa eu parar de rir aqui dizendo que a culpa do bolsonaro aparecer foi da esquerda, sendo que ele está na política a mais de 20 anos auauahau. Antes q eu esqueça, volta pro G1, oferenda.

          • Ivan

            Verdade foram idiotas em pedir saida da Dilma, afinal estava tudo uma maravilha.

            Claro todo mundo conhecia o Bolsonaro, ele sempre foi candidato a presidencia, sempre foi chamado de Mito, sempre teve fans pelo Brasil, ok, tinha esquecido desse detalhe, ele sempre foi famoso pelo Brasil inteiro.

          • Bolsonaro já se destacava nas manchetes pelas suas declarações preconceituosas, por ser o deputado que menos apareceu pra trabalhar. A esquerda não criou o Bolsonaro, ele tem feito um trabalho de se destacar e procurar gente igual a ele para se promover tem muitos anos.

          • ricms

            isso aí, mesmo não sendo do Rio vejo ele desde os anos 90 criando polêmica em programas de qualidade duvidosa na TV.

          • Ivan

            Sim, mas sem a esquerda bolsonaro seria apenas mais um politico com ideias controversas, não seria nem 10% do que é hoje.

          • ricms

            Se o governo está bom ou ruim, se respeita o rito democrático. A Dilma só saiu pq perdeu seu apoio no congresso e consequentemente sua governabilidade. Bom ou ruim, ela não teria condição nenhuma de melhorar ou piorar seu governo. Quem vestiu verde e amarelo e pediu sua saida fez isso pq política virou futebol e se sentiram magoados por seu candidato ter perdido e não por qualquer outro motivo. Se mau governo é motivo de ir para as ruas, cade o MBL convocando os protestos contra Temer? e com relação ao Bolsonaro, todo idiota precisa de um lider para pensar por ele, Seja a Esquerda com o Lula, ou a Direita com o Bolsonaro. E chega de bostejar na internet. Tá feio.

          • Mirai Densetsu

            Libertard e bolsominion? Esse Ivan tá cada dia pior.

          • Ivan

            Bolsominion? eu? tirou isso da onde? Agora falar do bolsonaro é ser bolsominion?

          • Mirai Densetsu

            Falando dele nesses termos, impossível não dizer que você seja. E o seu intelecto é igualzinho também.

            Não há porque duvidar.

          • Ivan

            Explicar que é bom nada, mas se falou que sou de direita então eu sou direita bolsominio, serto…

          • Mirai Densetsu

            Se não é, leva jeito pra bolsominion. Muito jeito.

          • Ivan

            Sério cara, onde que falei algo que minimamente pareça que sou fan dele….

          • Ivan

            Essa historia que vc disse é 100% verdade, sonho de todo esquerdita é mamar no governo e se faltar dinheiro é só cobrar mais imposto, é Genial, com G mesmo.

            Brasil é contra empresas, tem um sistema tributario complexo, alta burocracia.

          • ricms

            Falou o Allan Grespan do Disquis. Não discuto com idiotas generalistas. volta pro G1 e faça um bem para as boas discussões que aparecem por aqui. Obrigado.

          • Ivan

            serto. flw.

      • cesar m

        Com certeza você só confirma a tese “companheiro”, “amadurecer e virar de direita” não é pra todos, só para os que foram ignorantes por imaturos, os natos não tem remédio.

  • Thomas Miranda

    Não sei nunca se pode julgar facilmente . Não vejo nenhum motorista nos comentários ou escrevendo matérias positivas sobre cartéis autônomos. É muito fácil apoiar essas coisas quando não é o emprego da gente e se fosse seu sustento você estaria apoiando tanto assim? O autor da matéria foi muito superficial só apontou benefícios mas e os malefícios cadê? Não foi uma matéria imparcial.

    • Acendedores de Lampiões eram 100% contra a iluminação elétrica… e foram todos desempregados. Você vai quebrar todas as suas lâmpadas por isso?

    • Macedo

      fui desenvolvedor por muitos anos (ainda atuo volta e meia com isso) e sempre soube que mais dia ou menos dia meu trabalho seria feito por um computador com AI com uma qualidade no mínimo igual à minha, e nem por isso sou contra a evolução do trabalho, quem é contra é egoísta demais do ponto de vista da humanidade, o benefício de todos sobrepõe de longe, de muito longe, o benefício de poucos…. exatamente por isso que nunca parei (nem pretendo) parar de estudar e aprender….

    • William Alves da Silva

      Quem era datilografo teve que evoluir e mudar de profissão meu caro, a vida é assim, evolução.. Hoje quase ninguém usa os serviços de alfaiate, só para ajuste de roupas, quase ninguém usa os serviços de um sapateiro, enfim a evolução é inevitável..

    • Ivan

      Isso ai, vamos ser contra as lampadas já que tirou emprego dos fabricantes de velas, vamos ser contra carros pq tirou emprego dos charreteiros e dos donos de cavalos, vai da certo sim cara…

    • Nos bancos tinha um Zé Ruela só para atualizar os dados da sua caderneta de poupança, usando formul´[arios contínuos impressos de madrugada. Que tal vc parar de usar internet banking, app de celular e caixa eletrônico?

      Ah, sim! E ficando 2h na fila para sacar 50 reais

    • Reinaldo Matos

      O nome disso é evolução… Ou você se prepara, vou perde o emprego…

      O mundo não é aquele campo verde e com creminho gostoso que passava em Teletubbies…

      Todo trabalho que é feito de forma mecânica, é passivo de ser automatizado.

    • cesar m

      Existe este lado que você levanta, e isso é e deve ser levado em conta, com uma implantação gradual e também com políticas públicas de recolocação com cursos e tal, mas, o fato colocado na matéria é o da política marrenta, inflexível, que simplesmente ACHA que pode conter a evolução tecnológica (economica) na base da canetada. O fato é que a evolução é sempre econômica, e felizmente, não tem quem segura por muito tempo, o problema é que enquanto você segura você divide o prejuízo com toda a sociedade. Cada vez que ha um avanço tecnológico logo a concorrência faz chegar a valores irrisórios e toda a sociedade se beneficia, trabalhos braçais, apertar botões, vão sendo substituídos mais rapidamente, as pessoas têm que se conscientizar que devem estudar, se qualificar, e correr atrás, e deixar de ver o Estado e a sociedade como o responsável quando o seu grupo é prejudicado por algum avanço tecnológico, pois sabemos que quando o grupo é presenteado e ganha muito com algum avanço tecnológico ninguém lembra da “sociedade”.

  • Magnosama

    A esquerda brasileira (e todos são), sempre nos enchendo de orgulho.

  • Fernando Vieira

    Longe, muito longe de defender o ministro ou o Aldo Rebelo, mas eu acho um desafio e tanto carro autônomo funcionar no Brasil, imagina na Índia? Mas claro, a limitação que eu vejo é tecnológica e burrice humana, não uma proibição por lei.
    Ah, será que vai ter tuk-tuk autônomo também?

    • Ivan

      Deixa testar e se não funcionar não deixa funcionar, proibir por antecipação é burrice.

      • Acho a discussão muito antecipada, deixa o carro funcionar primeiro em ambiente ideal ( estradas do primeiro mundo, povo educado que respeita as leis de transito, ruas bem sinalizadas). E depois vamos ver em quantos anos vai ser possível utilizar no transito caótico da índia, china e brasil. Eu arrisco que a skynet vem antes de funcionar no terceiro mundo.

  • Didi Moco Sonrisal Colesterol

    Isso é muita burrice! E mais grave ainda partindo de um ministro!
    Teve um estudo no reino unido que mostrou que a tecnologia criou mais empregos do que as vagas fechadas.
    Existem verdades que não podem ser contestadas… A água é molhada, o sol esquenta e o progresso é inevitável, querendo ou não ele chegará até a Índia, ou Brasil, e quando isso ocorrer só restará se adaptar à realidade.
    Não fujam da realidade, aceitem-na!

    • Esse é problema de colocar políticos no lugar de técnicos. Nenhum ministro deveria sequer ser indicação politica, mas deveria passar por avaliação técnica para o cargo e o mais qualificado deveria assumir.

  • Zalla

    Conhecia a sigla Engana…Impostos de England e serviços de Gana

  • Alvaro Carneiro

    Novamente o Cardoso demonstra uma certa ingenuidade…

    Você acha mesmo que o ministro do Brasil ou da India não sabem dos benefícios? Claro que eles sabem.

    Mas eles sabem também que é bem melhor deixar como está, porque só assim entra um “faz-me-rir” das empresas do setor. Há interesses para o carro elétrico e carro autonomo não dominarem o mercado. E quando há este tipo de interesse, há dinheiro.

    Cardoso, eu também já pensei assim como você, achava que estes caras eram todos burros. Depois acordei, vi que eu continuo pobre e eles estão ricos – o burro aqui sou eu. Já fui ingenuo de pensar que eles não sabem tomar decisões. Sabem sim, mas o dinheiro sempre fala mais alto.

    • Ivan

      Não cara, politicos são sim burros, sabem fazer leis para ganhar dinheiro, sabem cobrar propina mas sabem muito bem como criar leis idiotas, no Brasil é o que não falta exemplos, o mais novo é agora proibição das montadoras mudarem modelo dos carros se não for alguma vantagem mecanica e afins.

  • Duas coisas:
    a) Não tem ninguém pra linchar no caso de atropelamento.
    b) Políticos acostumados com máquinas de 20 anos atrás NUNCA confiariam em uma dirigindo um carro.

  • Andre

    Olha, não sou entendido, mas pelo que eu sei sobre o trânsito da Índia a tecnologia tem que evoluir muito, mas tipo, bagarai pra conseguir funcionar no trânsito sem regras de lá.

  • Não dá pra esperar muito de um país com problemas de engarrafamentos quilometricos e espera resolver instalando… pirâmides
    https://ceticismo.net/2010/07/20/para-resolver-problemas-no-transito-indianos-usam-piramides/

  • Washington Guedes

    É absolutamente notável o intuito de quem dispõe a tecnologia, tornar-se rico as custas do anseio do consumo tolo e estúpido. É preciso equilibrar relaçoes humanas vs máquinas …a concentração de riquezas em poder de uma minoria torna o planeta um refúgio de miseráveis sem poder de consumo , consequentemente aumenta a fome, o desemprego e ineficiente receita de impostos de vendas de produtos e serviços ..resultando numa crise avassaladora….
    mais empregos seus animais, mais distribuição de renda, mais consumo, mais produção, mais cirulação da Moeda que é “Crucial” este que os donos dos autonomos querem sequestrar! Parabéns ao Governo Indiano…~ao contrário desse beócio que escreveu esse texto…

  • Lei inútil, não vai mudar nada. Pelo simples fato de que ainda não nasceu alguém capaz de criar uma tecnologia que consiga dirigir algo em meio a bilhões de pessoas (e vacas). Carro autônomo precisa de um mínimo de ordem no trânsito, o que não existe na maior parte do sudeste asiático.

  • Maicon de Quadros

    Tu já viu como é o trânsito na Índia? Os carros autônomos não iam dar certo lá de qualquer forma…:-D

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis