Reino Unido vai forçar o registro de todos os drones do país junto ao governo

No Brasil o uso de drones é bem controlado e restrito. Além dos preços não serem nada camaradas a ANAC exige que os operadores tenham no mínimo 18 anos e os equipamentos sejam registrados, ainda que nem todos os voos precisem de licença (os drones Classe 3, de 250 g até 25 kg que voem até 400 m de altura ficam isentos; acima disso precisa registrar). Nos EUA até pouco tempo atrás era tudo liberado, mas a FAA entrou em ação e passou a regular o uso dos drones até uma corte federal derrubar a necessidade para voos não-comerciais.

Agora o Reino Unido pretende organizar a bagunça, e quer que todo mundo registre seus drones junto ao governo.

O ministro da Aviação Martin Callanan declarou que apesar de reconhecer a utilidade dos drones “como toda tecnologia eles podem ser mal utilizados; ao registra-los, introduzir testes de segurança e educar os usuários nós reduziremos as invasões a espaços aéreos restritos de modo a proteger o público”. A preocupação é legítima, tem gente que acha muito divertido pilotar seus drones perto de aeroportos e não estamos falando da Airbus, que sabe o que está fazendo com os quadricópteros.

Em abril último dois drones foram pegos voando próximo de um A320 e o medo geral é de um equipamento mesmo pequeno causar danos severos a aeronaves e colocar em risco a segurança dos passageiros, tripulação e de quem estiver em solo. Um drone de 400 g já é suficiente para causar estragos consideráveis em equipamentos e mesmo em outras pessoas, já teve gente se machucando feio e não tivemos o primeiro caso de morte acidental por colisão com drones por pura sorte. Porém, sendo pragmático isso não deve demorar a acontecer.


HumorNorge — A drone crashes and almost kills Marcel Hirscher

O governo britânico pretende registrar todo e qualquer drone a partir de 250 g junto ao Departamento de Transportes e os pilotos serão forçados a passar por um testes de segurança, de modo a provar que ele entende as leis e regulações e não pretende fazer besteira por aí. Em suma, o cidadão inglês vai ter que tirar carteira de habilitação de drones.

Não há detalhes sobre quando as novas regras serão implementadas, mas fabricantes como a DJI apóiam a medida. Callanan defendeu que a medida é necessária para garantir a segurança de todos e que não pretende com a nova lei “tirar a diversão do público”, mas também não é tão sábio deixar as coisas completamente sem regulação.

Fonte: Gov.UK.

Relacionados: , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Por isso que aqui temos um exército de DJI!

  • Estão certos. Eu que sou bonzinho consigo imaginar 10.292.012.394 maneiras de usar um drone para fins de terrorismo.

    • – O terrorista provavelmente não vai registrar o drone dele.
      – É possível fazer um drone com uma granada embarcada e peso total abaixo de 250g – o que dispensaria o registro.
      Então no fim das contas a lei não contribui para prevenir o terrorismo.

      • OverlordBR

        Para prevenir o terrorismo, não.

        Assim como as leis que impedem a venda de explosivos para qualquer um, também não impedem que um terrorista consiga explosivos…

        Mas para o idiota comum, aquele que compra a porcaria de um drone e sai fazendo merda por aí, já ajuda.

      • Concordo, mas ajuda a restringir. É como uma arma de fogo, há um registro que dá para rastrear, se a numeração está raspada, se foi roubada é outra coisa.

      • Rafael Rodrigues

        Leia o texto original em inglês. A lei não se propõe a ser um mecanismo antiterrorista.

  • Sami Haua

    Faz sentido, Inglaterra é um pais socialista, nada pode ficar fora do Estado Deus.

    • Gesonel o Mestre dos Disfarces

      Isso não é Socialismo, cara. Ação do estado não tem relação com o modo de produção. A inglaterra é BEM capitalista, viu?

      • Gink Labrev

        Isso é uma definição possível de socialismo … Entretanto, alguns estendem o conceito para quando o Estado busca controlar cada aspecto da vida dos indivíduos.

        Qual a utilidade desse registro ? Impedirá terrorismo ? Não. Estes não registrarão os seus mesmo.
        Se é impedir acidentes como o da foto, quem garante que o Estado o fará melhor que os organizadores do evento ?
        E mesmo se o piloto do drone estiver fora do evento, já há legislação para punir quem fere outra pessoa acidentalmente ? Ou tb precisamos de uma lei específica como: “Atirar pedra em outro implica em 3 anos de reclusão.” ?

        A percepção de muita gente sensata é que o único objetivo dessa lei é aumentar o olho do Big Brother.

        • tuneman

          a regulamentação de uso de drones pelos USA torna-os um regime socialista?

          • Ivan

            É um passo a mais.

        • Ivan

          Se fizer tão bem quanto o governo socialista do Maduro onde conseguiram deixar faltar gasolina sendo um grande exportador de petroleo.

        • Gesonel o Mestre dos Disfarces

          Ignorando sem maldade o segundo parágrafo em diante, com os quais concordo em boa parte e abre um leque de diálogos bem interessantes, vamos nos focar no primeiro, ok?

          Essa extensão do conceito é meio absurda. é que nem dizer que feminismo é lesbianismo, ou que querer direitos trabalhistas seja ser comunista. esses desvios deturpam o conceito, e isso tem que ser corrigido.

      • Ivan

        No socialismo o Estado só controla o modo de produção?

        • Gesonel o Mestre dos Disfarces

          Não. Dá uma googlada e estude um pouquinho. 🙂

          • Ivan

            Desculpe, entendi o seu comentario errado, pareceu que vc tinha falado que era só na parte economica.

    • tuneman
    • Rafael Rodrigues

      Sim, sim. Um dos maiores núcleos financeiros do planeta é socialista. Tá difícil esse povo que acompanha política desde 2013 bostejando pela rede afora…

      • Sami Haua

        Só umas perguntas:
        A Inglaterra censura a internet?
        A Inglaterra cobra imposto para ver TV aberta?
        A Inglaterra tem os maiores impostos do mundo civilizado?
        A Inglaterra proibe armas?
        A Inglaterra tem lista de pessoas que acessam sites ditos perigosos?
        A BBC tem 19mil funcionários públicos?
        O estado inglês controla tudo? Ou não?

        Parece socialismo para vocês ou não?

    • Diego Marco Trindade

      https://uploads.disquscdn.com/images/4b9a9a0d28699ef5e314ccc728fa9b6904c564db002709570236b5504ecd106f.jpg São coisas muito diferentes jovem… Tá na hora de fazer o teste de Diagrama de Nolan.

    • Bruno Santos

      A terra da Dama de Ferro e Churchill é socialista, poxa! Todo dia aprendo uma coisa nova na internet.

    • Mirai Densetsu

      O G1 vai bem?

  • Eu não entendo porque os legisladores insistem no “registro” dos drones em vez de limitar apenas ao “comportamento” deles.

    Porque essa necessidade de saber quem tem drone e quem não tem? Porque não podem simplesmente instituir que drones são proibidos de voar acima de X metros ou em regiões previamente definidas? É mais simples e mais barato do que manter um processo burocrático de registro.

    • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

      Rastreabilidade. Já é proibido na maioria dos países (aqui no Brasil também) voar acima de X metros ou em regiões previamente definidas, mas como a gente sabe que tem indivíduos que pensam que leis foram feitas pra serem quebradas em nome de views no Youtube, é viável ter um modo de identificar e culpar o engraçadinho quando der alguma zebra.

      • tuneman

        [Ignorante mode ON]
        Não! Isso é mais uma tentativa marxista de controlar a vida do cidadão! O Reino Unido foi influenciado por comunistas como Obama e Hillary Clinton!

        • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

          Eu particularmente sou contra o Estado enfiando a mão em cada aspecto da vida do cidadão, mas nesse caso aí é necessário. O cara que é contra isso só por puro fisiologismo ideológico está sendo conivente com a morte de vários inocentes, o Estado deve ser mínimo, não inexistente.

          • Diego Marco Trindade

            É que nem como há pouco tempo que queriam liberar as 50cc. Podem causar acidentes, pessoas podem se ferir, etc…

            Não que para drones precise de brevê, mas pelo menos um certificado online de boas práticas, ou algo assim, qq coisa para evitar que aconteçam acidentes.

          • Tem algum caso confirmado de acidente com aeronaves tripuladas envolvendo drones?

          • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

            Ainda não, mas é questão de estatística. Logo logo aparece o primeiro, e aí ninguém vai aguentar a mídia sensacionalista.

    • OverlordBR

      Porque essa necessidade de saber quem tem drone e quem não tem? Porque
      não podem simplesmente instituir que drones são proibidos de voar acima
      de X metros ou em regiões previamente definidas?

      Simplesmente porque sem a informação de quem é o donoresponsável pelo drone, ele não tem como aplicar punições caso o infeliz resolva voar acima de X metros ou em regiões previamente definidas.

      • Mas se o infeliz pretende quebrar a lei, porque razão ele iria identificar o drone dele?

    • Rafael Rodrigues

      Se apenas o “comportamento” dos carros fosse controlado, você poderia ser atropelado e não seria possível chegar ao dono do veículo se ele se evadisse. Como disseram abaixo, rastreabilidade.

      Quando acontecer de um treco desse derrubar um avião com 300 almas a bordo, ter o cadastro de quem tem o modelo de drone encontrado nos destroços ajudará em alguma coisa.

      • Eu acho difícil sobrar alguma coisa de um drone que bateu num avião full scale… mas você pode estar certo. O argumento é válido.

        • Rafael Rodrigues

          Pois é. Se acompanha o Lito, sabe que investigação de acidente aéreo é uma coisa simplesmente insana. Eles catam cada migalha e rastreiam a origem de cada cisco.

    • Mirai Densetsu

      Porque se der alguma merida, a polícia saberá pelo drone quem será responsabilizado pela Hagada.

  • jairo

    Sou a favor do registro a partir de 250 g de Drones é a obrigatoriedade dos usuários efetuarem um curso de ” boas práticas”

  • Que absurdo! Só faltam agora exigir registro dos carros e motos! Onde já se viu tamanho desrespeito com as liberdades!

  • Vagner Da Silva

    Alguém sabe como funciona (se existe) a homologação de drones customizados ou diy aqui no Brasil?

  • Neto

    Só lembrando aos navegantes que o espaço aéreo é tratado com mais complexidade e severidade que espaço terrestre em todo o mundo, então, não se pode compara-los pois fisicamente são totalmente diferentes assim como suas normas e riscos.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis