Qual o melhor RPG de todos os tempos?

Sim, a pergunta que está no título deste post é muito difícil (talvez até impossível) de ser respondida, mas sempre que um novo grande título do gênero é lançado, ela volta a ser feita. A bola da vez é o Persona 5, jogo que tem sido extremamente elogiado e apontado por muitos não só como um dos melhores jogos do ano, mas como um dos melhores da última década e para saber se a recepção por parte do pública era mesmo tão boa, a revista Famitsu resolveu fazer uma pesquisa.

Então, entre os dias 22 e 28 de junho o periódico recolheu votos de 2.295 pessoas, sendo que destas 9% seriam adolescentes, 36% teriam entre 20 e 30 anos, 37% estariam na faixa entre 30 e 40 anos, 16% entre 40 e 50 anos e apenas 1% não declararam sua idade.

Com os dados em mãos, o resultado foi o seguinte:

  1. Persona 5 (PS4 / PS3) – 256 pontos
  2. Dragon Quest III (NES / SNES / GBC / MOBI / iOS / Android) – 218 pontos
  3. Chrono Trigger (SNES / PS / DS / MOBI / iOS / Android) – 194 pontos
  4. NieR: Automata (PS4 / PS) – 177 pontos
  5. Final Fantasy VII (PS / PS4 / PC / iOS / Android) – 169 pontos
  6. Dragon Quest V (DS / SNES / PS2 / iOS / Android) – 165 pontos
  7. Genso Suikoden II (PS) – 155 pontos
  8. NieR: Replicant (PS3) – 151 pontos
  9. Persona 3 (PS2 / PSP) – 131 pontos
  10. Final Fantasy XV (PS4 / XBO) – 110 pontos
  11. Xenoblade (Wii / 3DS) – 58 pontos
  12. Final Fantasy X (PS2 / PS3 / PS4 / Vita / PC) – 100 pontos
  13. Xenogears (PS) – 91 pontos
  14. Persona 4 Golden (Vita) – 90 pontos
  15. Dragon Quest IV (NES / PS / DS / iOS / Android) – 82 pontos
  16. Final Fantasy VI (SNES / PS / GBA / iOS / Android) – 81 pontos
  17. EarthBound (SNES) – 78 pontos
  18. Final Fantasy IX (PS / PC / iOS / Android) – 75 pontos
  19. Final Fantasy VIII (PS / PC) – 74 pontos
  20. The Witcher 3: Wild Hunt (PS4 / XBO / PC) – 72 pontos

Ver o Persona 5 encabeçando a lista nem chega a ser uma grande surpresa, afinal é natural um jogo recente estar mais vívido na memória das pessoas. Também não posso dizer que fiquei espantado ao ver diversos capítulos da série Final Fantasy serem lembrados, dado a enorme paixão dos japoneses por ela, mas existem alguns títulos que merecem ser destacados.

O primeiro deles é o NieR: Replicant, jogo que nem de longe foi tão bem recebido por aqui e também poderia citar o Xenogears. É verdade que o enredo deste ainda é defendido por alguns como um dos melhores de todos os tempos, mas lá se vão quase 20 anos desde o seu lançamento e confesso que achava que ele tinha se tornado apenas uma espécie de clássico cult. Porém, o que realmente me deixou de queixo caído foi ver o The Witcher 3: Wild Hunt. Para mim, um jogo como este nunca seria apontado pelo público japonês, o que considero só reforçar o quão fantástica é a criação da CD Projekt RED.

Bom, e só para não ficar em cima do muro, se tivesse que escolher aquele que considero o melhor RPG que já joguei, acho que diria o Chrono Trigger e sem dúvida não deixaria o Final Fantasy VI numa tão longínqua 16ª colocação.

Fonte: Persona Central.

Relacionados: , , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis