PS4 dourado surra Xbox One e Nintendo Switch (nos EUA, em junho)

Laguna_Gold_PS4_slim

No dia 9 de junho, começo do final de semana pré E3 2017, a Sony lançou um PS4 slim dourado por apenas US$ 250 nos Estados Unidos. Uma edição especial do console líder da oitava geração por um preço bem interessante. Qual o resultado?

Simples, a família PlayStation 4 teve seu melhor mês de junho de todos os tempos. Junto com o Switch, Xbox One e o software, o console da Sony ajudou bastante no crescimento de 7% da arrecadação total do varejo norte-americano de games em relação ao mesmo período em 2016.

Quanto aos concorrentes da geração, bem, o Xbox One S teve um belo desconto de 50 dólares durante toda a semana da E3 2017: de 11 a 17 de junho, o console da Microsoft foi vendido por 250 dólares. Do ponto de vista corporativo, é uma bela queda na receita de um console com recurso premium como o Blu-ray 4K, mas ao menos a divisão Xbox não precisa sustentar o resto da empresa.

E mesmo que o fizesse, está bem saudável: no quarto trimestre fiscal, correspondente aos meses de abril a junho de 2017, a divisão de consoles e jogos Microsoft gerou receita bruta de US$ 1,657 bilhão. O Xbox One pode não ser o líder da oitava geração, mas ao menos tem tido saúde financeira invejável, lucrando mais por jogador que as concorrentes japonesas.

Falando na japonesa mais quente do momento, a Nintendo continua com problemas em suprir a demanda norte-americana. Podemos sim dizer que o principal motivo de o Switch não ter vencido em junho foi falta de estoque: toda a produção de 216 mil unidades foi vendida nos EUA. Um analista do NPD Group, Mat Piscatella, diz que boa parte do crescimento de vendas em hardware no mês de junho em relação ao mesmo mês ano passado foi culpa do console híbrido. E a novidade da Big N tem incentivado a compra de novos consoles, mesmo que indiretamente por conta dos descontos (e marketing) mais agressivos dos concorrentes Sony e Microsoft.

Fontes: IGN US e Venture Beat.

Leia também:

Relacionados: , , , , , , , , , , , ,

Autor: Emanuel Laguna

O “tio Laguna” nasceu no Siará em meio à Fortaleza de 1984. Sempre gostou de brincar de médico com os aparelhos eletrônicos e entender como um hardware dedicado a jogos funciona, mas pretende formar-se como Engenheiro Eletricista qualquer dia. Antes apaixonado pelos processadores gráficos desktop, vê nos smartphones, tablets e outras geringonças mobile o futuro da computação.

Compartilhar
  • EmuManíaco

    Essa geração pra mim ta decepcionante independente da plataforma.

    • O mercado se fragmentou muito, consoles deixaram de ser práticos…

  • Will

    É bizarramente feio esse PS4 dourado. Em compensação o Branco me conquistou e estou mais pobre esse mês

    • Yskar

      Se tivesse um prateado ou aquele piano black lustroso igual aos primeiros PS3 eu preferiria

      • Julio Verner

        Piano Black? É, tem louco pra tudo mesmo.

      • Will

        Piano Black aqui em casa não dá, é bonito só nas primeiras semanas

    • Ciro Tavares

      Haha eu comprei ele , estou completamente apaixonado

  • HE MAN

    grande coisa , superou em vendas …. mas o melhor sem duvida é o xbox …

    • EmuManíaco

      Tudo depende da variavel. Se eu nao tivesse pc hoje compraria um one devido a retrocompatibilidade e serviços. Ja o ps4 só no final da geracao pra jogar os single player, zerar e vender. O switch comprei, não gostei da qualidade do acabamento e revendi. vou comprar quando sair alguma revisão e tiver bastante titulo.

      • Por favor, preciso de um aconselhamento (desde que seja gratuito!).
        Tenho um XBox 360 e sou um jogador desses de fim de semana. Uma vez que irei atualizar minha TV neste ano, pretendo adquirir uma 4K, penso que está na hora de atualizar o console.
        Posto isto, minha dúvida: devo adquirir um One S ou aguardar a próxima geração (Scorpion, não?)?

        • mr_rune

          Esquece 4k, pesquisa um bom modelo fullhd. Aguarde a próxima geração ou esquece a tv e o console e investe num pc parrudo.

          • Marco Antonio

            O cara comentou que é um jogador de final de semana, logo a TV é muito mais o principal do que o sistema que ele vai usar para jogar em si.

          • mr_rune

            Pensando como jogador de fim de semana, quanto menos aparelho e menos dinheiro melhor. Minha sugestão seria centralizar tudo num PC, o que seria mais barato que uma tv 4k e um scorpio.

        • Magnosama

          Samael,
          já que vai investir em uma boa TV, acho que vale a pena esperar pelo One S, ou partir pro PS4 pro.

        • EmuManíaco

          Eu iria de Scorpio sem duvida. Alem do jogos rodarem a 4k varios games vão se beneficiar com melhorias de performance sejam de one, 360 e talvez xbox original.

        • Christian Oliveira

          Guarda a grana e espera o Xbox One X, se for só pelo 4K, já chegou mas só daqui uns 6 meses a 1 ano que isso fará muita diferença.

        • Alice Woodstock

          Bom jogador de fim de semana vai depender bastante. O PC se vc quiser uma variedade maior de jogos (o preço dos games sai bem mais em conta) e se for fazer alguma coisa além de jogar, Ex.: as vezes o crunchyroll cisma de só conseguir rodar o vídeo pelo PC (internet lenta), tb pode ser interessante se for baixar algum vídeo em 4k ligar o pc na TV, é bem mais fácil aumentar o disco de um PC do que um console ou gravar num hd externo.

          Se não for investir num PC eu recomendo esperar o One X (scorpio), o PS 4 não tem retrocompatibilidade e vai ser interessante aproveitar os jogos que você já tem (não sei quanto a você, mas em mim quando bate a saudade procuro minha biblioteca de jogos antigos no PC pra me divertir de novo)

  • Maom

    Tá impossível de comprar o Switch. Uma pena. Queria ver os números reais dele se a oferta desse conta da demanda. Estou aqui nos EUA e levei 2 semanas caçando q nem louco em tudo quanto é loja pra achar somente num bundle limitado milagroso da target e online. Ta parecendo iphone nos meses de lançamento antigamente. No ebay e amazon a média é de uns 100 dólares pros atravessadores.

  • Kirk

    Interessante o lucro bruto da MS e sua posição no mercado. Se quisesse poderia vender a divisão toda (como fez com outras) sem maiores problemas, mas aparentemente é algo estratégico a médio prazo.

    • Uriel Dos Santos Souza

      Longo

  • Julio Verner

    BD 4k… Juram que isso faria vender… Igual o super necessário Kinect… Baixa o preço ou fica a míngua…

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis