Pew Pew Pew!

james_t_kirk_with_phaser_rifle

O Laser foi criado, enquanto conceito por Einstein em 1917 mas somente em 1960 Charles Hard Townes e Arthur Leonard Schawlow. Isso rendeu um prêmio Nobel e a gratidão de incontáveis fãs de ficção científica, que sempre sonharam com seus Raios da Morte.

Originalmente lasers custavam uma fortuna e levavam anos pra ser construídos, sorte de quem tinha as duas coisas. Quando, muito depois, foram criados os lasers de estado sólido o preço caiu assustadoramente, abrindo espaço para produtos de consumo como CD Players.

Eu não lembro com quantos anos vi meu primeiro laser de verdade, mas eu jamais acreditaria em minha infância que venderiam lasers em camelôs, é tão improvável quando vender plutônio em farmácias.

Hoje eu jogo lasers fora, de ficar com preguiça de remover o diodo antes de mandar drives de DVD pro lixo. No campo industrial, lasers servem pra tudo, principalmente para produzir laser Pr0n, como este delicioso vídeo de um laser removendo camada de oxidação em peças industriais:


P-Laser — Laser Cleaning: HIGH POWER 1000W!

Uma área onde os lasers não conseguiram ainda cumprir as expectativas das crianças de antigamente é no campo da Defesa. Assim como Ruby lasers não escalam, é MUITO complicado fazer lasers realmente poderosos. Durante o projeto Guerra nas Estrelas, nos anos 80 um dos lasers orbitais que derrubaria ICBMs russos seria energizado por uma explosão nuclear.

Por isso temos lasers úteis ocupando caminhões inteiros, mas não armas-lasers manuais.

Essa lacuna pode ser preenchida, ao menos na mente dos fãs de armas que fazem pew pew pew, pelo laser manual de corte da TWI. É um equipamento de 5 kW, ligado a um trambolho mas operado como se fosse uma clássica arma-laser de filme de ficção dos anos 60.

O laser em questão está sendo vendo como ferramenta para desmonte de material de usinas nucleares ou que tenha sofrido contaminação. O procedimento normal nesses casos é colocar todas as peças em barris lacrados, mas muitos componentes são grandes demais. Cortar com maçaricos e serras é complicado, demorado e expõe mais os trabalhadores. O laser resolve isso.

Vocês eu não sei mas eu quero muito um desses, e se não der pra comprar com o Bônus de Natal do MeioBit, eu trabalho de graça pra TWI só pra passar o dia todo laserando!


TWI Ltd — Hand-operated laser cutting for nuclear decommissioning

Relacionados: , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples