Gilette mandando barbeadores para mulheres e não é nem a Cláudia Ohana

Em propaganda vive-se um dilema: é proporcionalmente mais barato atingir indiscriminadamente um monte de gente, mas com isso você imediatamente desperdiça seu dinheiro com gente fora do target. Se eu anunciar um produto para homens em um veículo misto, 50% de meu dinheiro terá sido jogado fora. 

Se aumentarmos a segmentação, o problema ainda continua. Se meu produto é para homens entre 14 e 25 anos e eu anuncio em uma mídia que atinge homens como um todo, falarei com gente que não consome meu produto.

Segmentar a mídia é o ideal, mas é caro. O sonho dourado claro é chegar ao nível do indivíduo. Quando você consegue se torna um case, como a revista Reason, que em 2004 publicou uma matéria de capa sobre privacidade, mas com um “plus a mais” como diria um conhecido meu.

Cada uma das 40 mil capas de assinantes foi produzida com o nome do sujeito no título e uma foto da casa do assinante assinalada.

Esse tipo de ação é cara demais para ser feita sempre, mas quando a verba permite o resultado costuma ser ótimo. Por isso a Gilette seguiu essa linha em uma campanha para tentar diminuir a queda de vendas causada pela concorrência de empresas que vendem lâminas chinesas, e também provavelmente pelos hipsters que não se barbeiam mais.

Eles selecionaram jovens que acabaram de completar 18 anos e enviaram um kit personalizado, celebrando seu ingresso na vida adulta, dando parabéns por terem se tornado homenzinhos.

O plano seria perfeito se a Gilette não tivesse enviado o kit para várias mulheres.

(sim Tumblr eu sei que não são só homens que se barbeiam e não, Tumblr, maionese não é gênero)

Algumas até brincaram, mas aceitaram o brinde na boa, afinal É um produto de qualidade, caro e a diferença entre um barbeador feminino e um masculino é basicamente a cor. Outras não acharam tanta graça.

Dois dados despontaram disso tudo: a maioria das mulheres tinha nomes neutros, como “Kodi”, e várias já tinham feito 18 anos faz tempo.

Quem trabalha com TI já está rindo pois deduziu o que aconteceu: base velha. Dados obsoletos e incompletos, provavelmente rodaram um algoritmo pra deduzir o gênero com base no nome da pessoa, e ninguém conferiu os ambíguos.

Com a inércia corporativa de empresas grandes, a ação deve ter levado alguns meses entre uma mesa e outra, e quando deram o ok vários aniversários já tinham caducado.

Agora a Gilette está sendo zoada nas redes sociais, mas tem o mérito de ter aceitado as brincadeiras numa boa.

A lição aqui é bem simples: GIGO — Garbage In, Garbage Out. Se seus dados não são devidamente filtrados e criticados, o processamento não pode fazer mágica. Não confie em automatização para indivíduos, e confira antes de liberar. A dica vale também para a assessoria que me mandou um email começando com “Olá, <nome do jornalista>, como vai?”

Fonte: Business Insider.

Relacionados: , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar
  • Felipe Torrezini

    Mas os bancos de dados consultados não tinham o campo “séquiço”?

    • Gustavo Luizon

      Verdade, mas agora com tantas opções como trans, transtransversalcontrário, alienporó, NDA, acho que é mais fácil se basear pelo nome e tentar acertar o alvo.

    • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

      Ter com certeza tinham, mas em tempos que presumir o sexo de alguém praticamente dá processo, quem garante que o cara preencheu o formulário com o sexo correto?

    • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

      Tinham, e estavam preenchidos com “Não faz”… tudo peluda…..

    • Tiago Antunes De Souza

      nome
      nascimento
      possui cromossomo Y?
      cidade de nascimento
      nome da avó materna

  • Atrollando Natuacara

    É só usar para raspar as axilas para virar mulher maravilha, o que pode dar errado?

    https://uploads.disquscdn.com/images/c392bda9c1b3c54a7d9f3ae080a7f7f11a0230e69b16b492d35af5bf4ff3a9ad.jpg

    • Dou uma e se for bom dou mais

      Mas estão certos, se ela é praticamente invulnerável como o Azulão, como que ela consegue ficar lisinha daquele jeito? Depilação com Cera das orelhas de Zeus?

      • Zaaboo

        Usando as próprias unhas. Acho que o Clark fez isso na série Lois e Clark.

        • Dou uma e se for bom dou mais

          Nos “gibis” ele usa um espelho pra “queimar” a barba com sua visão de calor.

          • PugOfWar

            na série animada era assim também, então nem esquenta

        • Josias Luiz

          Hancock (Will Smith) fez isso no filme, se não me engano.

          • Zaaboo

            Pode ser que eu tenha confundido. Mas não deixa de ser uma solução.

      • Vagner Da Silva

        Ela não foi esculpida em barro? A mãe dela não era detalhista. (Ps: não aceito retcon, ou novas origens criadas após mega-séries de origem duvidosa)

        • Dou uma e se for bom dou mais

          Acontece que além da vida os Deuses do Olimpo deram a Diana como presente suas melhores capacidades. Dentre elas o poder de Zeus e a resistência de Hefestos (que também lhe deu o laço e os braceletes).

  • Carlos Wagner

    Que engraçado, não? Ontem mesmo eu descobri que os preços das cargas do mach 3 no Aliexpress são absurdamente mais baratais que aqui no Brasil. Ai vem o Cardoso com essa matéria. Essa Matrix deve estar bugada….

    • SignaPoenae

      Assim que acabar as minhas, vou trocar para as Bozzano. Me parecem melhores que as mach3 e são mais baratas.

      E sim, eu ainda não tenho culhões para me barbear com navalha. Provavelmente sairia do banheiro sem uma orelha e um pedaço do nariz, haha!

      • alexandre

        Uma vez fiz a barba com um barbeador antigão, perdi uns dois litros de sangue

      • Jean

        Já testei Bozzano, não prestou também. Infelizmente, boa igual a Mach3 não tem.

        • ElGloriosoRangerRojo™

          Eu uso aquelas Prestobarba de 3 lâminas. Acho boa. Não dura tanto quando as Mach 3, mas em 3 Prestobarba completas eu pago menos do que em duas Mach 3 sem cabo… =P

          Negócio é fazer o esquema de afiar na calça jeans. Eu já testei e até que dá uma sobrevida…

          • Alberto Prado

            E dá mesmo. Mas eu larguei de mão e investi em um barbeador elétrico de qualidade. Já paguei o investimento comparado com os Mach 3.

          • ElGloriosoRangerRojo™

            Ah, já usei esses barbeadores elétricos. Mas não dá certo com quem tem pouca barba.

            Pra mim fazer a barba 2 vezes por semana já tá bom. Tem vezes que esqueço e passo mais de uma semana sem me barbear até…

          • Lucas Timm

            Minha birra com os elétricos é que a bateria seca bem rápido

          • Cássio Amaral

            Problema são as lâminas giratórias de reposicão, que custam absurdo e são difíceis de encontrar.

          • Cássio Amaral

            Eu tive um barbeador elétrico, o Philips Aquatouch AT751, que pode ser usado molhado. Uma semana pós a garantia acabar, o infeliz parou de funcionar. Eu abri o aparelho para investigar, e vi que estava todo oxidado por dentro, desde os pontos de solda até a carcaça do motor elétrico, quase tudo estava enferrujado. Basicamente o sistema de vedação não funcionou e infiltrou água dentro, joguei 139 reais no lixo 🙁

          • Alberto Prado

            Eu pesquisei pra caramba sobre eles antes de compra. A Philips até que faz alguns bons. Mas são mais caros e se for comparar com a qualidade do concorrente, ele leva a pior ainda assim.
            Os melhores são da Braun. Já tenho a 4 anos e ele ainda continua afiado e a bateria faz uns 4 barbear antes de pedir carga.

    • Charles Bambineti

      Comprei uma vez essa da Aliexpress para testar, uma bela de uma porcaria..

    • O (ex)Datilógrafo da AEB

      Sendo falso, é 3x mais barato até no camelô da esquina.

      • Carlos Wagner

        Não é falso, é “cópia do original”.

  • Cocainum
  • Sobre lâminas de barbear, só digo, infelizmente por experiência própria, que evitem comprar da marca conhecida por fabricar canetas. Cada um com sua expertise vai por mim.

    • Jean

      Vc tb tem rosto sensível igual bunda de neném?
      Aqui só Gillette, outra marca da alergia…frescura demais.

      • Vamos dizer que a primeira usada dessa tal marca de canetas ai me deixou parecendo um dos crazy 88 depois de lutar com a Uma Thurman.

        Depois que eu peguei a manha ai só ficava com o rosto irritado mesmo.

        • Jean

          Não chego a me cortar, mas fico com o rosto igual do André Sanches e coçando pra caramba.
          Quando fiquei no internato do Exército levei só 2 lâminas Bic, daquela verde. Sem poder sair para comprar, tendo que fazer barba todo dia. Só lembro que até para comer era tortura, só de mexer a boca já abria ferida.
          O que fico mais puto é que eu sou indio, tenho a barba rala, não posso deixar crescer e também não posso ficar 2 dias sem fazer que fico com cara de maloqueiro.

    • Henrik Chaves

      Há uns 20 anos, quando minha barba (assim como as lojas de R$1,99) estava despontando, resolvi comprar em uma das referidas lojas um pacotaço com 20 aparelhos chineses de barbear. Na época o pacote saiu mais ou menos o preço de um da Gilette.

      Ao terminar a barba feita com ele meu rosto parecia ter sido atacado por gato alucinado de pó. Detalhe: os pêlos continuavam lá. Uma inspeção mais atenta mostrou que, de tão vagabundo o aparelho, as lâminas não eram paralelas. Elas paraticamente formavam um X.

      O pacote foi inteiro para o lixo. Nunca comprei lâminas tão caras em toda a minha vida…..

  • Dandalo Gabrielli

    Um problema que eles têm é os clubes com fábricas próprias, com lâminas de bem melhor qualidade
    https://try.dollarshaveclub.com

  • achsanos

    Cresci numa casa cheia de mulheres e aprendi o prejuízo que é esquecer aparelho de barbear por mais de cinco segundos no box do banheiro. Adoraria que eles tivessem feito essa campanha nos meus dezoito anos. Com erro e tudo.

    • cloverfield

      Voce ja viu um desenho da Nichelodeon chamado The loud house?
      Deve ser bem o que voce viveu.
      Rsrsrs.

  • Vagner Da Silva

    Eu tenho a opinião que pais que colocam nomes neutros em crianças tinham que ser multados por irresponsabilidade, abuso psicológico e incentivo ao bullying… pra fazer um trocadilho infame: “nomes neutros tem carma negativo”. Claro que essa é apenas minha opinião, um cara que já teve alguns problemas em documentos e repartições públicas por ter o nome com um V no lugar do W e o nome do meio escrito sem um H mudo, ambos sem erro.

    • Edmilson_Junior

      Trabalho com atendimento e as vezes também fico na dúvida, deixo de usar “o senhor já recebeu x informação?” para “já lhe informei que x?” Tudo neutro para garantir.

      • Cocainum

        Sem gerúndio?

    • Dou uma e se for bom dou mais

      Tenho dois primos. Um se chama Alcione e o outro Irani… Pensa na merda.

      • ElGloriosoRangerRojo™

        Darci também causa problemas…

        • Vagner Da Silva

          Darci alem de soar totalmente feminino ainda parece nome de velha.

      • Vagner Da Silva

        Conheci um Alcione na adolescência, mas era o sobrenome… nunca soube do nome e estudei mais de um ano com ele, obviamente uns sacanas chamavam de marrom. Tem pai que merece ir pra cadeia.

    • AHSOliveira

      Meu primeiro trabalho foi como estagiário do Detran do meu estado, chega uma criatura chamada Francimar e devido ao saliente bigode, camisa polo e cabelo curto, eu disse ao terminar de prestar atendimento: “O senhor pode esperar sentado ali!” a criatura era a “Dona Francimar”, sorte que terminou só com um sorriso amarelo de minha parte, se fosse hoje seria complicado.

  • Theuer

    Só queria ter uma opção de Gillette sem custo NeymarMessiKaká.

  • Sr. Luiz

    A dica vale também para a assessoria que me mandou um email começando com “Olá, &ltnome do jornalista&gt, como vai?”

    Deve ser porque eles estavam se referindo a jornalistas de verdade, não blogueiros.

  • Leon Rocha

    Como é ter barba? Deve ser tão legal….. 🙁

    • Dou uma e se for bom dou mais

      Tou nos 4.x e também não sei.

      • Fabio_Galdino

        Minha frustração nº 145….

    • Lucas Timm

      Na adolescência eu só tinha um bigodinho infame de carroceiro.
      Aí precisei trabalhar num lugar que não permitia nenhum pêlo na cara. Por consequência eu passava o aparelho de barbear todo dia (porque, né, nem tinha nada). Saí daquele emprego, e dois dias depois, percebi que minha barba tava quase completa. Nasceu “do nada”.

    • Manoel Jorge Ribeiro Neto

      Sobre ter barba: Apesar de não gostar de me barbear, eu me barbeio uma vez por semana, pelo menos. No entanto, se eu não me barbear, fico igual ao Dom Pedro II 😛 ! Eu já brinquei de deixar a barba crescer mais, o que ficou interessante no começo, mas depois passou a incomodar, pois você tem que ficar aparando para não ficar com cara de mendigo. É mais fácil passar a gilete e raspar logo tudo!

    • Cássio Amaral

      Você diz barba fechada? Eu só acho legal até um certo tamanho, depois começa esquentar e pinicar, principalmente no pescoço. Mas quando o. bigode cresce e encontra a barba, eu acho legal.

    • É legal, exceto que você fica parecendo um mendigo se não der um trato de vez em quando.

  • Salles Magalhaes

    Isso me lembra os deputados, que sempre nos enviam cartas desejando feliz aniversario…

  • Isso me lembra: “Um instante (tec tec tec) já localizei seu cadastro… Vejo aqui que você já é nosso cliente… Agora, se deseja… Tecle…”
    Aí, muito tempo depois, quando o primeiro humano atende a ligação, a primeira pergunta é: “Qual seu nome?”

    • Bruno Aveiro

      “Meu sistema não puxou os dados de cadastro, por gentileza com quem eu falo?”

      Esse é o greeting do pessoal da NET já.

  • Fabio_Galdino

    “Se seus dados não são devidamente filtrados e criticados, o processamento não pode fazer mágica”. É o que eu sempre tento dizer, mas sempre ouço: “Este processamento está errado”, não o processamento não está errado. Pode ter acontecido vários problemas: resposta errada, pergunta mal feita e etc.
    No fundo sempre ouço isso qdo o processamento está certo, mas o resultado não é o que o cliente quer.

  • ElGloriosoRangerRojo™

    Aqui no Brasil também mandaram isso. Mas acho que o limite de idade era até 25 anos.

    Duas vezes apareceu pra mim no Facebook. As duas vezes pedi e recebi um Mach 3.

    Barbeador é caro pra cacete. Quando vem de graça é lucro!

    • Bruno Aveiro

      Meu irmão também recebeu 2 vezes.
      Mach 3 é um puta barbeador, mas esse Gillete Fusion ProGlide é foda demais!

    • Lucas Timm

      Barbeador é caro pra cacete. Quando vem de graça é lucro!

      De fato. Esse é um dos motivos que eu nao faço a barba, desde antes dos hipsters virarem mainstream…
      Aliás, esses dias dei um de presente pra um guri que a recém fez seus 19 anos, e ele adorou. (Na verdade dei aquele kit da Gilette, que vem numa necessaire com um Mach 3 e um par de cartuchos. É relativamente barato e um ótimo presente).

      • Tiago Alves

        Hipster Lucas, shaving his beard before it Was cool

  • Lucas Ambrosio

    Nossa, mulheres receberam barbeadores!!!!

    FUJAM PARA AS COLINAS O MUNDO VAI ACABAR

  • Lucas Timm

    O plano seria perfeito se a Gilette não tivesse enviado o kit para várias mulheres.

    Estou rindo igual uma hiena desde que li isso

  • Julio Verner

    Desespero faz coisas. Assim como as matérias que pagam pra falar que barba é feio e transmite DST… hahaahha Boa sorte tentando retomar o padrão “homem barbado é vagabundo”. 😀

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis