Half-Life 3 não seria um desfecho para a série

Sempre que falamos sobre o Half-Life 3 as pessoas costumam pensar — mesmo que inconscientemente — que este seria o tão aguardado desfecho para uma das séries mais fantásticas da indústria. Isso se deve muito pela frustração de o próprio jogo nunca ter sido lançado, com o fim do Half-Life 2: Episode Two tendo deixado uma enorme interrogação acerca do futuro de Gordon Freeman e por isso não acho que tal esperança fosse infundada.

No entanto, é muito provável que se o jogo fosse lançado, ele não funcionasse como o ponto final da saga do cientista salvador da humanidade e quem falou sobre isso foi Marc Laidlaw, ex-roteirista da Valve. Ao ser questionado numa entrevista ao site Arcade Attack se um dia veremos o lançamento do HL3, ele disse:

Não tenho ideia e não tenho interesse em voltar. Tive ideias para o Episode 3. Todas elas deveriam levar a série a um ponto onde me afastaria e a deixaria para a próxima geração [de roteiristas]. Eu esperava por uma reinicialização entre o HL2 e o HL3 que fosse tão dramática quanto a mudança entre o HL1 e o HL2. Eu honestamente não sei se alguém compartilhava este objetivo, mas parecia importante para mim dar liberdade a qualquer um que herdasse a série, com meu conjunto pessoal de pontas soltas estando atadas a minha satisfação. Infelizmente não fui capaz de fazer isso, mas nunca pensei muito além do HL3, a menos que você diga que o HL3 e o Episode 3 são a mesma coisa. Eu diria que esperava que cada parte terminasse sem resolução, para sempre… houve alguns rumores circulando de que o EP3 e o HL3 poderiam concluir a história de Gordon Freeman e acho que eles não eram precisos. A minha intenção era de que o Ep3 simplesmente amarrasse os pontos da história que eram particulares ao HL2, mas ele ainda terminaria como o HL1 e o HL2, com o Gordon num espaço indeterminado, esperando pelo próximo jogo começar. Portanto, com um cliffhanger após o outro.

Essa ideia de Laidlaw faz todo o sentido, principalmente se pensarmos que a Valve dificilmente gostaria de ver seus roteiristas encerrarem a história de uma das suas franquias mais fortes, podendo assim continuar explorando-a infinitamente.

O problema aqui é que há muito tempo a dona do Steam vem se preocupando muito mais em lucrar com as vendas em sua loja e com as microtransações nos jogos que distribui gratuitamente. Porém, mesmo se soubéssemos o que aconteceu com o Borealis, muito provavelmente a sensação a seguir não seria muito diferente, já que apenas ficaríamos pedindo por um HL4, depois por um HL5 e assim por diante.

Ou seja, por mais duro que seja fazer isso, o jeito é aceitarmos que a saga de Gordon Freeman dificilmente teria um fim.

Relacionados: ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • LV

    Comprei na Promoção de verão da Steam a saga e suas expansões.
    Tirando um ou outro detalhe (personagens repetidos) percebo que o gráfico eh o que menos importa para uma boa diversão.

    • Lembrando que na época do HL2 ele tinha sim OS GRÁFICOS que importavam.
      A diferença é que ele não era só gráfico.

      • Marco Gesteira

        Sim, no ano de lançamento ele era um jogo lindo com uma engine leve e com uma inteligência sensacional! Não é à toa que o considero o melhor jogo já lançado pra PC, superando até o meu favorito, Starcraft.

        • Diego Berlezi Ramos

          Rodava na minha GeForce 4 MX440 64 MB que era uma beleza, usando um Athlon 750 se eu não me engano. Devia ter o quê de memória? Acho que 1 GB de RAM (não chegava a tanto) Bons idos dos anos 2004/5…

      • Zalla

        até hoje lembro do boss que vc tinha que se mover em silencio e vc jogava granadas para ele ir para o outro lado dar a porrada…jogabilidade boa demais

        • Rômulo Catão

          esse boss era do 1

    • Paulo de Tarcio Santos Freiri

      Personagens repetidos?
      Poxa tem os NPC’s que sempre aparecem mas tem bastante variedade (ou variações) nos jogos sim.

      • LV

        NPC tudo igual!!!¡!!!

        • Quando todo mundo virou um prisioneiro de um campo de concentração mundial, todo mundo parece um pouco igual mesmo.

  • Cocainum

    Petulantes. Nem aprenderam ainda a contar até 3, já estão achando que podem chegar ao 4…

  • Nessas horas eu gostaria muito que alguma produtora comprasse a franquia da Valve e desse um possível desfecho. Agora, qual seria competente o bastante? Ou se isso seria viável?

    • Gustavo B.

      Acho que ninguém tem o capital para uma empreitada dessas.

      A valve não precisa de dinheiro.

      • Ter até tem, o questão é o “driver” que controla a Steam, esse sujeito não vai querer.

        • Gustavo B.

          Acho que estamos encarando esse problema de uma perspectiva diferente.

          Qual o valor que Gabe Newell colocaria no produto mascote e que mudou a vida de sua empresa? Pense que a valve já é muito bem sucedida financeiramente, e que lucra mais de 10x mais o valor de venda de um título AAA por ano com a plataforma steam.

          Tudo está a venda, é só uma discussão de preço.

          Não sei se tem alguém, no mundo, disposto a dispor centenas de milhões, pelos direitos da franquia e, ainda depois, financiar o desenvolvimento de um título AAA para ter o retorno do investimento. *isso se ele não quiser vender os direitos por mais de bilhão…

          Acho que ajustando os riscos e os valores envolvidos, não sei quem é esse pool de compradores, se é que ele existe.

          • Paulo de Tarcio Santos Freiri

            Isso se ainda não quiser royalties pelas vendas.

  • Meu deus do céu, mas ninguém pede pelo fim da franquia.
    Pede pela finalização do arco.

    Eu não me importo nem um pouco se no fim o Gordon for posto em hiatus outra vez assim como foi no primeiro.
    O primeiro fechava a história de um jeito aceitável, você via que tinha o gancho, mas nada ficava faltando dentro da história do personagem (você matou o chefão que estava no comando da invasão atual).

    “Bola pra frente e torcer pra ter mais coisa.”
    É essa sensação que eu quero e só. Eu quero que ele mostre o que aconteceu com a invasão que fez ele ser tirado de seja lá onde ele estivesse pra lutar.

    Cacete até o EP1/2 poderia ter sido suficiente pra fechar HL2, mas eles quiseram continuar esticando.

    • Bruno Martins

      Obrigado por dar palavras ao que venho sentindo desde o hl2 ep2 😕
      Eu queria um fim nesse arco, não na personagem.. Mas acho que todos os fãs do hl sentem exactamente o mesmo

  • Rafael Fernando

    Alguma empresa grande tinha que comprar a Valve, essa é a verdade, aquele gordo lá é péssimo como gestor, ele caga para seus produtos. Tanto HL, CS, Dota, TF e outros jogos poderiam ser muitíssimos melhores se tivesse alguém que não fosse tão mão de vaca, ele segura muito a criatividade dos desenvolvedores e contrata poucas pessoas para melhorar as equipes. No CS:GO por exemplo, basicamente os mesmos desenvolvedores, estão envolvidos também em todos os outros projetos da empresa, eles não tem equipes separadas para cada projeto, é uma zona. Dá pra ver que todo cara que deixa a Valve, cita coisas semelhantes, deve ser horrível trabalhar lá. Eles precisavam desmembrar tudo, separar o desenvolvimento de jogos, hardware, software, eSports (Dota 2, CS:GO e TF) e a loja, potencial todo os produtos tem.

    • O problema nisso, é que são poucas empresas que tem bala na agulha para comprar a Valve e todo seu portfólio, incluindo a Steam. Sem falar nas consequências pro mercado de jogos pra PC, que já não é como antes.
      Uma vez me disseram que a Sony poderia fazer tal feito, atrelar os serviços da Valve ao PlayStation, continuar as franquias esquecidas pelas mãos da Guerrilla e da Naughty Dog. No entanto, isso seria quase fatal pra PC Master Race. E aí?
      Claro, isso se o gordinho quisesse fazer isso, algo praticamente impossível de acontecer, Steam é $$$

    • Cocainum

      A Valve não é mais uma desenvolvedora de games. Ela é uma distribuidora de games que ainda dá suporte aos jogos que criou antes.

    • Enquanto isso, o dinheiro continua entrando abundantemente nos cofres da empresa. Imagina então se eles soubessem o que estão fazendo.

    • Erik Morelli

      >ele caga para seus produtos
      >DotA
      Não. Eles podem cagar pra N jogos, mas DotA 2 não é um deles.

  • Nunca joguei a série, mas obviamente conheço a fama e os fãs apaixonados.
    Então, sério, não é uma provocação, apenas curiosidade: em algum momento é explicado porque o protagonista, vivendo num futuro cheio de armaduras tecnológicas e tal, ainda utiliza esses óculos do nono?

    • Well Dias

      Ele é hipster.

    • Diego Berlezi Ramos

      Ele tem uma identidade secreta e precisa protegê-la. Notou que isso tem dado certo desde os anos 1930 e adotou este método. 😀

      • Huahuahuahua! Ah, bom, certo que esses óculos ajudam a alterar a percepção da realidade em volta dele… Vou até olhar a imagem de novo e procurar um cão vestindo uma capa vermelha que deve estar ao lado do dono.

        • Vitor Cavalcanti

          Ah, e no limbo ele cortou o rabinho de cavalo também.

    • Gustave Dupré

      Não lembro ao certo, mas os acontecimentos do primeiro jogo – Black Mesa – foram na década de 80/90, no final do jogo ele meio que fica no limbo e o começo do hl2 já se passaram 20 anos aproximadamente, só que para ele o tempo não passou, porque de certa forma ele viajou no tempo. Então sim, explica.

    • Cocainum

      Pelo que me lembro, ele não fazia parte desse futuro, ele foi mantido em hibernação ou transportado no tempo pelo G-Man, da época de HL1 para HL2, que se passa em um futuro não muito distante.

  • Bambino VJ

    “Good morning and welcome to the Black Mesa Transit System (…)”

    O início de tudo. Saudades…

  • EmuManíaco

    Valve descobriu a mina de ouro. ganhar dinheiro e não fazer nada.
    Enquanto isso haters odeiam origin, uplay, windows store e etc…

    Sempre ficam do lado de quem não produz nada, coloca a culpa nos outros e só enrola… aonde sera que vi isso heim?

    • Dou uma e se for bom dou mais

      Cara essa de molequinho de 10 anos de idade com um teclado na mão e o piupiu na outra sempre vai ter. Smartphone é tudo a mesma merda, só mudam os softwares e mesmo assim o povo fica discutindo. Sistema operacional é tudo a mesma merda, só mudam os softwares e mesmo assim o povo fica discutindo. Loja de jogo é tudo a mesma merda, só mudam os softwares… Por quê ser diferente?

      • EmuManíaco

        O pessoal acha absurdo a EA e M$ colocarem seus jogos exclusivamente em suas proprias lojas e fica de hate fazendo lobby pro steam. Qual a vantagem de ter uma loja unica? Zero. Preferem ficar sem os jogos. da pena dessas mentes infantis.

        • Dou uma e se for bom dou mais

          Eu gosto de ter várias lojas, apesar de usar apenas GOG e Steam, a disputa é legal, exclusivos de primeira são lançados e no fim quem ganha é o consumidor. MAS um pequeno porém é ter um monte de “downloaders” pra poder usar tudo que é loja (acho que por isso no final prefiro GOG).

          • EmuManíaco

            Cara tu tem um monte de seviços, programas e etc… que nem sabe da existencia dentro de seu sistema operacional. Qual o problema de instalar mais um? é só não deixar iniciando junto com a maquina. Fora que a windows Store já vem junto com sistema.

          • Dou uma e se for bom dou mais

            Agora porque eu não sei o que tem instalado vou ficar enfiando em cima mais um monte de coisa por vontade própria? Não seria a mesma coisa que imaginar que eu possa ter câncer então vou ficar comendo salame feito louco? (explicando: salame tem nitratos e nitritos com as proteínas da carne podem formar nitrosaminas que são produtos carcinogênicos).

          • EmuManíaco

            Nossa 500mb a mais pra instalar todas as lojas que absurdo de espaço.

          • Dou uma e se for bom dou mais

            Hummmm, é, reli meu texto e não vi nada escrito sobre espaço…
            Por sinal, quem usa SSD não tem espaço sobrando depois de instalar 60G de windows, 30G de adobe, 15G de msoffice, 8G de swap, digo, arquivo de troca, 8G de hibernação…

  • João Galdino

    É ler a matéria e ficar com vontade de jogar novamente. :/ Jogaço! Na minha opinião, melhor FPS já produzido.

  • Julio Verner

    Ainda tão falando da Lenda? Tudo pela monetização… Ninguém mais lembra de HL…

  • OverlordBR

    Se estão falando em Half Life 3… é porque o Half Life 4 FOI CONFIRMADO!

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis