Nikon D750 — 3º recall para o mesmo problema

A coisa não anda boa para a Nikon. Muita gente anda se perguntando como funciona o controle de qualidade da empresa, já que muitos equipamentos estão saindo com defeito da fábrica. O caso do sensor sujo da D600 já é um clássico. A empresa demorou para admitir o problema e os consumidores não perdoaram. A internet foi invadida de pessoas mostrando o problema em tempo real e intimando a Nikon a reconhecer e resolver o defeito.

Depois disso tivemos a zica com o obturador da D750. Várias pessoas começaram a relatar uma faixa preta na parte superior das fotos quando algum efeito de flare era registrado na imagem. Provavelmente algum problema de sincronização entre as cortinas do obturador. Nesse caso a Nikon foi rápida ao admitir o problema e propor um recall para o lote de câmeras afetadas. Mas, a história está um pouco mais complicada do que pensamos.

Em dezembro de 2014 a Nikon começou a retirar as D750 das prateleiras e emitiu um anuncio de reparo gratuito para os equipamentos.  Segundo a empresa as câmeras afetadas pelo problema foram fabricadas entre outubro e dezembro de 2014. Porém, no começo de 2016 a Nikon emitiu nova chamada de recall para as câmeras fabricadas entre dezembro de 2014 e junho de 2015. Ou seja, câmeras fabricadas depois de o problema ser identificado e, supostamente, corrigido estavam apresentando a mesma falha. Como fica a competência da linha de produção da Nikon em uma situação dessas?

E agora, para piorar tudo, a Nikon está lançando uma terceira chamada de recall do obturador da D750 pelo mesmo defeito. Desta vez a empresa está convocando os consumidores que compraram a câmera entre julho de 2015 e setembro de 2016. Ou seja, se você comprou uma D750 desde o seu lançamento existe a possibilidade de ela apresentar esse defeito.

O site da Nikon no Brasil já publicou um chamado para os consumidores que estão dentro do grupo de manutenção. Você deve ler o comunicado e digitar o número de série de sua câmera na página para descobrir se o seu equipamento precisa passar por manutenção. A correção do problema é gratuita, mesmo que a garantia já tenha acabado, e envolve você enviar sua câmera para a rede de manutenção da Nikon no Brasil.

 

Relacionados: , , , , ,

Autor: Gilson Lorenti

Geógrafo de formação e fotógrafo de coração, comecei a fotografar com 18 anos de idade (antes disso nunca tinha pegado uma câmera na mão). Depois de muito estudo veio a carreira profissional que passou por várias modalidades da fotografia até realmente descobrir o que gosto de fazer. Hoje me dedico ao ensino de fotografia, fotografia Fine Art e Books Fotográficos (gestante, moda, sensual). Tomando emprestado as famosas palavras de Ansel Adams "Quando as fotografias não forem mais suficientes, me contentarei com o silêncio".

Compartilhar
  • Que fase hein Nikon!
    Imagino a cara dos acionistas vendo todos esses problemas.

  • Wendell Favacho

    Caramba a minha está na lista 🙁
    vamos ver no que dá
    Obrigado por esse aviso, sem ele não ficaria sabendo tão cedo

  • Carlos F Paula Neto

    Bem, sempre tive Nikon, umas 4 desde a F2. Abandonei o produto embarcando nas Leicas e na Fuji X pro. Sem arrependimento. Câmeras leves, discretas, e lentes top de linha no mundo.

  • Macaquinho feio do bananal

    tenho uma tekpix nunca tive problemas.

  • Wendell Favacho

    Olha o atendimento da Nikon Brasil…

    Prezado Sr. Wendell,

    Recebemos sua solicitação para correção do obturador da câmera D-SLR D750 conforme o Aviso de Serviço divulgado em nosso site, entretanto, no momento estamos aguardando o recebimento de peças para realização do serviço.

    Dessa forma, informamos que seu nome será inserido em uma fila de espera, para posteriormente realizarmos um novo contato solicitando o envio da câmera quando as peças estiverem disponíveis.

    Para que possamos completar seus dados cadastrais, solicitamos as seguintes informações:

    1 – Local e data de compra do seu equipamento;
    2 – Endereço completo e telefones para contato com DDD;
    3 – CPF e data de nascimento.

    Aguardamos seu retorno.

    Quaisquer dúvidas, estamos inteiramente à disposição.

    Atenciosamente,

    Lidiane Moreira
    Nikon do Brasil

    • Alice Woodstock

      “…e envolve você enviar sua câmera para a rede de manutenção da Nikon no Brasil” eu já estava imaginando a dor de cabeça de quem possui tal câmera quando li essa parte do texto. Tenho medo de ter que mandar qualquer equipamento para garantia, se fazer as contas do stress as vezes é mais barato comprar um novo.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis