Austrália prepara lei para forçar empresas a quebrar criptografia de mensagens

Fato: governos odeiam criptografia. Desde que o recurso de proteger os dados dos usuários se tornou padrão no iOS e no Android, e com cada vez mais apps de mensagens instantâneas aderindo à proteção total autoridades vêm fazendo de tudo para recuperar o acesso, inclusive responsabilizando diretamente as companhias (e a internet) pelos ataques terroristas.

Como as empresas obram e se locomovem para ajudar os federais mesmo em casos sérios e prioritários, há um movimento atual para força-las a entrarem na linha na base da canetada: o FBI estuda meios de recuperar o acesso perdido, o Brasil pode banir o WhatsApp muito em breve (e tal decisão pode servir para todos os apps de mensagens que operam aqui) e sendo mais radical, a China aprovou uma lei que obriga as companhias a quebrar a segurança dos dados quando solicitado pelo governo.

O Reino Unido fez algo semelhante, ao aprovar em 2016 uma nova lei que obriga as companhias a fornecerem dados às autoridades quando solicitados, da mesma forma que as operadoras telefônicas são forçadas a cederem gravações de chamadas e conteúdos de mensagens SMS. A lei prevê também a obrigatoriedade do armazenamento de dados de navegação pelas operadoras de internet e companhias por um ano (isso vale para todos os cidadãos), a permissão que agentes estatais possam hackear qualquer sistema sem represálias e a obrigatoriedade de decriptar dados de suspeitos quando exigido por basicamente qualquer autoridade britânica. Basicamente é o mesmo que instalar backdoors permanentes, que embora não seja a intenção (segundo as autoridades cada pedido seria único) dá na mesma, a segurança da criptografia ponta a ponta é colocada em cheque do mesmo jeito.

Agora a Austrália segue o mesmo caminho, e apresentou um projeto de lei próprio que semelhante ao britânico, obriga empresas de tecnologia instaladas no país a quebrarem a segurança de usuários suspeitos de atos terroristas ou de outros delitos, caso tal procedimento seja solicitado por agentes de inteligência. A intenção é forçar empresas como Google, Facebook, Apple e outras a seguirem as mesmas regras já impostas às companhias de telefonia.

Segundo o procurador-geral da Austrália George Brandis, as autoridades terão acesso aos dados “sem comprometer a segurança” mas isso é balela. A lei britânica já gera um tremendo problema pela obrigatoriedade de armazenamento de dados localmente, o que torna o país um alvo suculento para nações inimigas (como a Melhor Coreia) e hackers independentes, em busca de caos e/ou lucro. Ao mesmo tempo a confiança nesses serviços fica minada, sabendo que o governo está sempre a um passo de distância. A Austrália importar a solução do Reino Unido é um retrocesso, e não há provas de que tais medidas de fato ajudem a solucionar crimes ou impedir ataques terroristas, já que muitos preferem utilizar meios menos modernos.

No fim todos saem perdendo, menos aqueles que deveriam ser de fato os alvos das autoridades.

Fonte: Bloomberg.

Relacionados: , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Whirlpool

    Crypto-Bashing Prime Minister Argues The Laws Of Mathematics Don’t Apply In Australia

    https://science.slashdot.org/story/17/07/16/2336209/crypto-bashing-prime-minister-argues-the-laws-of-mathematics-dont-apply-in-australia

    An anonymous reader quotes the Independent:

    Australian Prime Minister Malcolm Turnbull has said the laws of mathematics come second to the law of the land in a row over privacy and encryption… When challenged by a technology journalist over whether it was possible to tackle the problem of criminals using encryption — given that platform providers claim they are currently unable to break into the messages even if required to do so by law — the Prime Minister raised eyebrows as he made his reply. “Well the laws of Australia prevail in Australia, I can assure you of that. The laws of mathematics are very commendable, but the only law that applies in Australia is the law of Australia,” he said… “The important thing is to recognise the challenge and call on the companies for assistance. I am sure they know morally they should… They have to face up to their responsibility.”

    Facebook has already issued a statement saying that they “appreciate the important work law enforcement does, and we understand the need to carry out investigations. That’s why we already have a protocol in place to respond to any requests we can.

    “At the same time, weakening encrypted systems for them would mean weakening it for everyone.”

    • PugOfWar

      esperava isso do Trump, não de um Primeiro Ministro Australiano

  • Quero ver no dia que tiver um aplicativo de mensagens que não use servidores para transitar mensagens, tipo um P2P das mensagens, onde o servidor apenas diz o IP de cada ponta na comunicação e não faz nenhum outro tipo de intermediação. Vão fazer como?!

    • Estou enganado ou as chamadas no Telegram já são P2P?

    • Luiz

      Vão proibir o uso de computação de proposito generico.

      Neste dia que isto ocorrer, eu entro na resistencia, pouco me importo que vou ser um criminoso por quebrar uso restrito de algoritimos e hardware, vai ser só mais uma lei idiota para ser quebrada.

      • Zé Carioca

        Neste dia eu te chamo pra entrar pro grupo que vai meter chumbo nos responsáveis, tenho certeza que irá aceitar com um sorriso de orelha a orelha!

  • E enquanto isso todo mundo continua usando linhas telefônicas comuns, grampeáveis, sem nenhum tipo de criptografia para tratar desde fofocas até acordos escusos que mudam o destino de um país e não estão nem aí.

    • Luiz

      Justamente porque eles estão tão preocupados com a internet criptografada.
      Isto pode ser só medo do desconhecido, eles tem medo pois não sabem o que as pessoas pensão.

      Tem que usar criptografia mesmo sendo ilegal, eles não podem proibir o uso de matematica mesmo.

      • eles não podem proibir o uso de matematica mesmo

        https://en.wikipedia.org/wiki/Illegal_number

        ¯_(ツ)_/¯

  • Diogo

    Interessante. Com linhas telefônicas, há a possibilidade da polícia/justiça solicitar o grampo telefônico quando há suspeita de alguém, e nem por isso há esse mimimi todo. E quantos de nós tem acesso a um telefone com ligações criptografadas?

    Não estou defendendo que a criptografia seja enfraquecida para todos, mas ao menos que algo similar ao grampo telefônico pudesse ser pensado para apps de mensagens.

    Enquanto isso, os bandidos agradecem ao Markinho o fato de eles se “isentarem” da responsabilidade dos apps criptografados, ao mesmo tempo que essa polêmica rola sem uma solução próxima.

    https://charges.uol.com.br/2016/07/20/chefes-do-trafico-cantam-funk-do-markao/

    • Bruno

      E qual a vantagem de usar uma criptografia que pode ser quebrada?

      Infelizmente esse mundo é binário, ou tem criptografia ou não tem.

      • Diogo

        Pois é, acho que nesse caso não tem muita alternativa mesmo não.

      • Lincoln

        Tem a vantagem de que em menos casos você pode estar sendo espionado. No geral estaria protegido.

    • Luiz

      Porque eles não tem todas as linhas telefonicas grampeadas 100% do tempo, não é possivel fazer isto de uma forma tão simples quanto a internet.
      Mas um aplicativo de mensagem centralizado poderia decriptografar a mensagem no servidor a um custo infimo.
      O que leva ao ponto que a precisamos de uma Internet publica mais segura, senão não teremos Internet alguma quando governos fecharem as bordas.
      Perceba que o governo é o inimigo da internet, Internet é um sistema distribuido sem governo central algum, e que funciona, é o oposto de todos os governos.
      Obvio que eles vão tentar controlar a Internet.
      É só isto, Não tem a ver com realmente escutar as pessoas, mas sim com poder e controle.

      • Diogo

        Então o custo da segurança e da liberdade é admitir que os bandidos possam utilizar das mesmas ferramentas sem correrem risco de serem pegos?

        • Petrus Augusto

          Sim. Infelizmente, sim.
          Não tem como prever quem será o bandido de amanhã. (Yes… Minority Report não é real)

          E outro ponto: O que impede que o estado ‘baba’ não mude de ideia e amanhã fique contra você (por motivo que seja)? Ou você acredita que governos sempre serão iguais?

          • Diego

            Exatamente o que disse o Tom Scott num vídeo dele no YouTube (“Why The Government Shouldn’t Break WhatsApp”).
            Embora ele não seja contra o governo ter acesso às mensagens HOJE, quem garante que amanhã não entrará um protoditador louco para calar opositores?
            “Quem não deve não teme” é um lema que só é válido enquanto você e as autoridades compartilham dos mesmos valores.

          • Diogo

            Não digo nem prever. Digo monitorar atividades de pessoas que já são suspeitas de algum crime (ou que já são criminosas). Da mesma forma como é feito atualmente com grampos telefônicos.

            E sobre o estado-babá, de fato, tenho que concordar com você…

      • Paulo Bernardi

        Na verdade eles podem grampear todas as linhas, porque não poderiam?

  • Luiz

    ” segurança de usuários suspeitos de atos terroristas ” basicamente todo cidadão com motivo politico contra o status quo do governo.

  • Gink Labrev

    isso só é possível na Austrália, pq a leis da Matemática não se aplicam por lá, segundo os nobres políticos.

    P.S.: Criptografia é matematicamente inviolável. Não existe backdoor para elas. Caso contrário, não haveria nem banco por internet.

    P.S.2: A única forma de quebrar criptografia é por computação quântica … algo só teórico, por enquanto

    https://uploads.disquscdn.com/images/f8171957c631e9710e6a74cfd758d5319feccea28d961433f7d25234e4459c47.png

    • DumbSloth87

      computação quântica algo teórico?? tax tolo? vives nos anos 90? A D-Wave até ganha dinheiro com isso!

      • Gink Labrev

        Pelo que pesquisei, as aplicações do D-Wave 2x ainda são campo de pesquisa (wikipedia).
        Diz aí quais problemas de ordem prática a computação quântica já consegue resolver.

        • DumbSloth87

          https://www.dwavesys.com/quantum-computing/applications

    • Rodrigo de Melo

      Me lembra os Simpsons, quando a Lisa descobre um moto-perpétuo e o Homer destroi dizendo que na casa deles eles respeitam as leis da termodinâmica.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis