Meio Bit » Arquivo » Áudio e vídeo » YouTube imita sites pr0n e introduz previews animados nos thumbnails

YouTube imita sites pr0n e introduz previews animados nos thumbnails

Pr0n sempre na vanguarda: o YouTube incorpora recurso de thumbnails animados em seus vídeos, funcionalidade que sites como o PornHub já utilizam há anos; medida pode ajudar a combater golpes nas capas dos vídeos.

7 anos atrás

youtube

O Google vive introduzindo novas funções em seus produtos, e o YouTube não é exceção. A plataforma de hoje em nada se compara com o player de vídeos que a empresa adquiriu em 2006, hoje ele não só roda em praticamente qualquer coisa como evoluiu para um serviço de streaming ao vivo, inclusive através de dispositivos móveis.

Claro que nem sempre todas as ideias são originais, como qualquer empresa o Google fica de olho em soluções de seus concorrentes e incorpora aquilo que considera uma adição a seu produto, como é o caso das animações nos thumbnails. Desde fevereiro o YouTube introduz previews dos conteúdos de seus vídeos naqueles com duração maior que 30 segundos, com duração de três segundos de modo a oferecer ao espectador uma ideia do que ele irá encontrar em cada link.

O recurso estava em fase de testes de forma bastante limitada desde fevereiro, como é de praxe com novos recursos vindos do Google e só agora o YouTube está liberando a novidade de forma paulatina para todos os usuários, apenas para a versão de desktop e em quase todas as instâncias do site, exceto nas páginas dos canais. Basta passar o cursor por cima e conferir a animação, que é basicamente um GIF.


9to5Google — Live preview thumbnails in YouTube

Claro que o movimento do YouTube chamou a atenção pois tal recurso não é nenhuma novidade, ainda mais por ser utilizado por diversos sites pr0n. O PornHub por exemplo utiliza as animações nos thumbnails há muito tempo, sendo muito provavelmente o primeiro a fazê-lo e outros como Xvideos, xHamster e cia. limitada seguiram o exemplo. No entanto para o YouTube é uma adição conveniente, principalmente porque as animações podem acabar com os golpistas de thumbnails.

Por quê? Simples, a animação é gerada por um algoritmo do YouTube de forma automática, selecionando um trecho na primeira metade do vídeo que o serviço julga como o mais relevante. O criador não tem controle sobre o que o GIF irá exibir, nem tem como prever qual trecho será selecionado e dessa forma, os produtores de conteúdo que gostam de ilustrar as capas de seus vídeos com uma imagem chamativa que não está presente no vídeo vão todos sair perdendo, com o usuário não mais precisando clicar para ter uma ideia e consequentemente, não gerando cliques para os malandros.

De certa forma é mais uma ferramenta que o YouTube implementa para estimular a criação de conteúdos de melhor qualidade, visto que perdeu muito dinheiro com a fuga de anunciantes e tenta de toda forma recuperar o prejuízo, mesmo que isso signifique queimar muita gente no processo. E claro, com uma ajudinha da indústria pr0n mais uma vez, esta sempre na vanguarda.

Fonte: YouTube Help Forum.

relacionados


Comentários