Japão apresenta o mais japonês dos drones espaciais

japafofo

Saber o que os astronautas estão fazendo é importante, mas ficar enchendo o saco dos caras o tempo todo não é bom, vide o motim do Skylab. Câmeras são úteis mas nem sempre estão bem-posicionadas, e usar outro astronauta para filmar é um recurso muito caro. Mesmo assim eles passam pelo menos 10% do tempo filmando e fotografando coisas. Uma solução para isso é usar robôs.

A NASA vem testando tem uns 10 anos um robô do tamanho de uma bola de futebol que parece aquele droide de treinamento que o Luke usou em Guerra nas Estrelas. O Japão também tem o seu, chamado de Int-Ball, mas como tudo que é japonês, ele é… fofinho.

Ele utiliza tecnologia de drones, como sensores, giroscópios, LIDARs e outros para se posicionar e locomover dentro da estação, evitando obstáculos e navegando de forma autônoma. Marcadores especiais indicam os locais, e o Int-Ball usa essa informação para a locomoção.

Vídeos e fotos podem ser acompanhados de terra em tempo real.

Por enquanto ele se movimenta usando simples ventoinhas, por isso não dá para ser usado no espaço, mas o pessoal da JAXA está projetando versões mais avançadas que terão jatos de manobra.


国際宇宙ステーション・きぼう船内ドローン「Int-Ball(イントボール)」の映像初公開(フルバージョン)

Fonte: JAXA.

Relacionados: , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz e Calcinhas no Espaço.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis