China diz que não vai bloquear VPNs, mas evidências contam outra história

china

O informe de que a China se prepara para blindar completamente a internet do país banindo por completo todas as VPNs não foi muito bem digerido pelo governo local. Os oficiais basicamente acusam a rede Bloomberg de “fake news”, mas evidências recentes apontam sim para um endurecimento no acesso à informação externa por parte dos cidadãos chineses.

Em nota através do site de notícias estatal The Paper (com tradução do The Shanghaiist), o Ministério de Indústria e Tecnologia da Informação afirma que a investigação conduzida pelo grupo Bloomberg, que teria coletado informações de diversas fontes próximas às futuras mudanças é “falsa” e que o governo está se movendo para bloquear apenas serviços de acesso “não autorizados”, utilizados para a condução de negócios ilegais. Muito provavelmente o ministério se refere ao procedimento empregado por diversas companhias instaladas na China, que se valem de VPNs para manter conexões com suas matrizes fora do país ao invés de fazer o que o governo julga correto, que é solicitar formalmente o acesso à internet junto aos representantes do Partido Comunista chinês.

A questão aqui é o que a China entende como “VPNs ilegais”, visto que alguns dos serviços que estavam fortemente estabelecidos no país e eram utilizados por parte da população para acessar sites e serviços como Google, Facebook e etc. estão sendo bloqueados. O GreenVPN, uma dos mais populares encerrou suas operações no último dia 1º após segundo a empresa “ser notificado pelos departamentos de regulação”. No mesmo dia uma série de outros serviços oferecidos para iOS e Android desapareceram das lojas de apps.

Segundo o ministério, apenas operadoras de internet via cabo e VPNs homologadas por Pequim terão autorização para fornecer seus serviços na China, novamente apenas para clientes corporativos que comprovarem a necessidade de acesso irrestrito à internet. O fato é que nada muda na afirmação de que o governo irá não só bloquear totalmente o acesso do usuário comum à rede externa, como irá determinar quais parceiros comerciais terão acesso garantido e obviamente, ficarão de olho no que eles acessam.

A verdade é que a partir de 2018 o acesso à internet global na China, que já era bem restrito ficará ainda mais complicado com o fortalecimento das defesas do Escudo Dourado, através dessas novas alterações regulatórias.

Fonte: The Paper (em chinês).

Relacionados: , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • O que a China tanto teme?

    • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

      Liberdade de expressão e pensamento.

      • major505

        O que leva a liberdade economica, que basicamente leva ao fim do comunismo.

        • Luiz

          Mas isto já esta acontecendo, começando pela nova elite economica. Mal sabem eles que a caixa de pandora não pode ser fechada.

          Por mais que matem pessoas e “fechem” VPNs, é inevitavel que alguem vai usar outra forma de burlar.

          • major505

            Nenhuma tirania é eterna.

            Já dizia Maquiavel. Todo homem oprimido tende a se rebelar.

    • Que as pessoas consigam diferentes receitas de pastel e isso influencia o PIB do país.

      Brincadeiras à parte, acredito que seja uma forma de manter o povo debaixo de rédeas, afinal de contas é difícil manter mais de um bilhão de pessoas seguindo uma mesmo ideologia.

    • major505

      Gente que educada com acesso a informação não aceita ter todo aspector da sua vida dominado por um partido unico que te diz o que fazer, o que comer, o que vestir, o que assistir, o que ler….

      Basicamente democracia.

    • Rafael Rodrigues

      Q a população descubra q o comunismo tá morto e não funciona, é façam textao no Facebook e memes no Twitter

      • Diego

        A China hoje é um grande capitalismo de compadrio, aos moldes do fascismo do Mussolini. Você pode encher os bolsos, desde que de joelhos para o governo.
        Não tanto quanto em um país livre, mas isso permite certo nível de fartura, até (o PIB per capita da China passou o do Brasil). Cuba talvez seguisse por esse caminho, caso o Trump não tivesse revisto o acordo.

        • Ivan

          Governo chines gasta muito por isso o PIB lá é tão alto, constroem cidades inteiras onde não mora ninguem, rodovias ligando nada a lugar nenhum tudo pra mover a economia, mas como sempre Keynesianismo não é sustentavel e China logo irá cair.

          • Evandro Oliveira

            Vai demorar pra caramba. Basicamente a gente precisa que a fonte seque. A fonte não seca porque eles fornecem mão-de-obra barata a uma qualidade questionável mas que passa nos testes das agencias reguladoras do mundo todo. Se algum país conseguir batê-los ou em preço ou em qualidade, aí começa a derrocada.

          • Ivan

            Questão não é a mão de obra são os gastos governamentais que na China são absurdos, mas que agora estão diminuindo.

      • Oberaldo Gilmentoo

        Em 1990 a China produziu mais ou menos 3% da produção industrial global.
        Em 2015, mais ou menos um quarto da produção industrial era da China (dados da The Economist).
        O comunismo da China “tá morto e não funciona”?

        • Ivan

          Sim, está morto e não funciona, questão que implatantaram um tipo de capitalismo, a economia lá não tem nada de comunista.

    • Oque toda ditadura teme, que o povo descubra que o estado não é perfeito, que é preciso mudança, e que o povo esta sendo explorado.

      • Acho que bloquear vpn e porn é a prova de que estão sendo explorados.

    • Kirk

      Eles bloqueiam os chineses para não causar lentidão na internet. =)

  • CtbaBr©

    A ditadura dissimulada é pior que a ditadura explicita.
    No Brasil essa dissimulação é uma constante depois do regime militar,
    A suspensão na emissão de passaportes foi o mais recente exemplo disso!

    • Neto

      Não sei, essa do passaporte acho muito conspiratório para ser algo desse tipo. Para mim foi corte de gastos e pronto, como tem vários setores públicos que não tem papel para criar documentos, ou que não fazem seu serviço pois houve corte de gastos.

      • CtbaBr©

        Pode até ser… Mas no primeiro trimestre desse ano, houve um aumento de 50% nos gastos de brasileiros no exterior, em Abril subiu mais 23%, em Maio mais 34%, e então veio isso…
        Coincidência? Talvez, se fosse em outro país, mas aqui? Sei não…

      • Evandro Oliveira

        Se eu fizesse um passaporte em casa não gastaria o que eles cobram pela emissão de um passaporte. As taxas pagam com folga.

    • ElGloriosoRangerRojo™

      Ma que ditadura cara? Tu sai com as teta pra fora na rua, faz marcha das vadias, fala quanta merda tu quiser na Internet e não rola nenhum problema. Cadê a repressão? Cadê a perseguição à democracia?

      E quanto ao problemas dos passaportes, eu aprendi que nunca se deve atribuir à malícia ou conspiracionismo fatos que podem ser facilmente explicados pela incompetência…

      • CtbaBr©

        Dissimulado:“Diz-se de quem possui uma tendência para dissimular, para ocultar suas reais intenções; fingido, falso, hipócrita.”

        O que você descreveu (nesse vocabulário de baixo calão) foi a nossa atual inversão de valores, onde o “poste tem mijado no cachorro”!

      • Josué Silveira dos Santos

        Mas se tu falar mal nas redes sociais sobre determinados políticos ou juízes, pode ser processado ou até preso hoje em dia no Brasil. Não somos tão diferentes da China.

  • Oberaldo Gilmentoo

    Fonte: The Paper (em chinês)
    Ronaldo, v. tá de gozação, ou leu isso em chinês mesmo? 😉

    • Evandro Oliveira

      “Em nota através do site de notícias estatal The Paper (com tradução do The Shanghaiist)…”

  • Ivan

    E ainda tem gente que cai no conto do comunismo e liberdade.

    • CtbaBr©

      O Comunismo foi o sistema mais opressor e genocida da historia humana!

  • alvaro lordelo

    @gogoni @ronaldo gogó你whatever
    Não sei a quem reclamar, mas alguns serviços que uso já estão sendo bloqueados, como o aplicativo kugou e alguns outros de rádio… Não estou gostando nem um pouco dessa história de bloqueio, eu costumo acessar serviços e aplicativos da China e agora só tá mostrando mensagens de proibido pra acesso de fora da China

  • Luiz

    Como poderei me beneficiar dos maravilhosos trabalhos de engenheria reversa feitos na terra da “liberdade” de “propriedade intelectual”, eles copiam mesmo, foda-se MPAA .

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis