10 discos para ouvir no Dia Mundial do Rock — 2017

E chegamos no dia 13 de julho, conhecido como Dia Mundial do Rock. Acho que a história todo mundo conhece. O dia foi escolhido para homenagear o estilo de música que tanto amamos por conta do festival Live Aid que aconteceu em 1985 (acho que até vale um post posteriormente).

Assim como no ano passado decidi fazer uma lista sobre os discos para ouvir no Dia do Rock. Só lembrando que, como todo lista, ela não deve ser levado a sério. É uma lista retardada. Reflete apenas a minha opinião. Cada um é livre para criar sua própria lista nos comentários deste post.

Então vamos começar?

01 – Iron Maiden – Powerslave (1984)

Esse é considerado por muitos como ápice da carreira da Donzela de Ferro. Tudo o que veio depois foi uma variação do que já havia sido feito. Powerslave é uma pedrada do começo ao fim e trouxe os temas egípcios para a discografia da banda (com a música principal falando da agonia de um Faraó ao descobrir que vai morrer). Deu origem aos clipes de Aces High e 2 Minutes to Midnigh, além de possuir a épica Rime of the Ancient Mariner que foi baseada no poema de Samuel Taylor Coleridge. Disco praticamente perfeito que fez parte da adolescência de muita gente (incluindo a minha). Esse é para ouvir dentro do seu sarcófago.

02 – Grave Digger – Excalibur (1999)

Conhecido como o terceiro disco da trilogia conceitual da banda (o primeiro foi Tunes of War e o segundo knights of the Cross) esse Excalibur conta a história da corte do Rei Arthur e seus personagens. Heavy Metal Germânico da melhor qualidade. Porém, o Grave Digger não é para qualquer um. Poucos se acostumam com a voz de urso com garganta inflamada de Chris Boltendahl. Excalibur é rápido, pesado e certeiro. Destaques para Pedragon, Tristan’s Fate e Avalon. Para ouvir sentado em sua mesa redonda.

03 – Dream Theater – Awake (1994)

Desacelerando um pouco vamos para uma das mais conhecidas bandas de Heavy Metal Progressivo, o Dream Theater. Esse Awake é um disco muito bacana. Possui as viagens características da banda e muita técnica nos instrumentos. E, ao contrário do que possa parecer, as músicas são muito legais. Gaught in a Web chega a ser grudenta de tão melódica e Voices impressiona com sua qualidade e seus 9 minutos de duração. Silent Man é a baladinha melacueca que todos gostamos e o disco fecha bravamente com Space Dye Vest. Para ouvir enquanto você testa sua velocidade com escalas pentatônicas.

04 – Savatage – Hall of the Mountain King (1987)

Meu primeiro contato com o Savatage foi ainda moleque. Fiquei muito impressionado ao ver o clipe da música Hall of the Montain King no antigo Fúria Metal da MTV (sim, sou velho). O disco é datado. Você sente o cheiro dos anos 80 ao ouvir ele. Guitarra estridente, vocais exagerados, bateria abafada e solos bem zoneados. Mas, as músicas são muito legais. Destaque para Hall of the Mountain King (assista o clipe), The Price You Pay e a ótima Devastation. Para ouvir em sua caverna de tesouros.

05 – Rage – Trapped (1991)

Todo fã de música pesada deveria conhecer o Rage, principalmente a primeira fase da banda. O Trapped é um disco que deveria figurar na discoteca de qualquer pessoa. Músicas rápidas, muita melodia e o vocal rasgado característico de Peter “Peavy” Wagner. Ao contrário de outros discos da banda, aqui não tem nenhum instrumento clássico. É pancada do começo ao fim. Músicas rasgadas como Enough is Enough, Take me to the Water, Beyond the Wall of Sleep e a magafodastica Baby I’m your Nightmare. Para ouvir com medo do que há debaixo da cama.

06 – Stratovarius – Visons (1997)

Não podia faltar a versão mais açucarada do rock pesado. O Stratovarius é uma banda com muitos anos de estrada, mas atingiu o estrelato com dois discos. Visions e Episode (1996). Depois disso todos os discos foram cópias destes dois. Música certinha, sem ruido, vocal limpo e muita melodia. Os refrões grudam na mente e, se você ouvir muito, acaba pegando nojo. Então ouça em doses homeopáticas. Destaque para The Kiss of Judas, Forever Free, Legions e Black Diamond. Para ouvir com a caixa de Dramim ao lado.

07 – Pink Floyd – Dark Side of the Moon (1973)

Esse é unanimidade. Todo mundo que gosta de rock já ouviu Pink Floyd, mesmo que seja The Wall. Esse Dark Side of The Moon é o melhor disco da banda é foi uma homenagem ao primeiro vocalista da banda, Syd Barrett, que desenvolveu problemas mentais algum tempo depois de sair da banda. O disco é de um primor técnico absurdo, músicas cativantes e sua audição promove uma experiência quase única no mundo da música. O disco está há décadas na lista dos álbuns mais vendidos e seria uma grande injustiça destacar qualquer uma das composições. Para ouvir no escuro.

08 – In this Moment – Beautfull Tragedy (2007)

Um dos raros momentos onde apostei em uma banda nova e me dei bem. A gente vai ficando velho e vai torcendo o nariz para tudo o que aparece de novo. Gostei da capa do disco e comprei. Sonoridade moderninha e uma vocalista linda (Maria Brink) que canta como o demônio. Mistura de melodia com pancadaria. Ouçam Prayers e me digam o que acham. Destaques para Daddy’s Falling Angel, Beautiful Tragedy e He Said Eternity. Para ouvir batendo cabeça.

09 – Nightwish – Endless Forms Most Beautiful (2015)

O Nightwish provou que ainda é uma banda relevante ao lançar esse disco absolutamente fantástico. A espinha dorsal do álbum é o livro O Maior Espetáculo da Terra de Richard Dawkins (inclusive com a participação dele em uma das músicas). Composições fortes com muita melodia e o incrível vocal de Floor Jansen. Destaques para Shudder Before the Beautiful, Élan, My Walden e a incrível The Greatest Show on Earth (e seus 24 minutos de duração). Para ouvir lendo Darwin.

10 – Blind Guardian – Nightfall in Middle-Earth (1998)

Hansi Kürsch, vocalista do Blind Guardian, é louco pela saga O Senhor dos Anéis. Várias músicas da banda possuem a Terra Média como tema e um dia eles resolveram fazer um disco inteiro sobre a história de O Silmarillion. Eu sempre digo que esse disco é o melhor da banda e todas as músicas possuem uma estrutura que foge totalmente do Heavy Metal tradicional. Músicas como Into the Storm, Time Stands Still (At the Iron Hill), Thorn, Noldor (Dead Winter Reigns) e Mirror Mirror merecem ser do conhecimento de todos. Para ouvir junto com seu amigo elfo.

Agora é só juntar seus melhores discos e comemorar esse dia com muita diversão.

Relacionados: , , , , ,

Autor: Gilson Lorenti

Geógrafo de formação e fotógrafo de coração, comecei a fotografar com 18 anos de idade (antes disso nunca tinha pegado uma câmera na mão). Depois de muito estudo veio a carreira profissional que passou por várias modalidades da fotografia até realmente descobrir o que gosto de fazer. Hoje me dedico ao ensino de fotografia, fotografia Fine Art e Books Fotográficos (gestante, moda, sensual). Tomando emprestado as famosas palavras de Ansel Adams “Quando as fotografias não forem mais suficientes, me contentarei com o silêncio”.

Compartilhar
  • Luiz Claudio Eudes Corrêa

    Bem que poderia ter colocado as músicas desses álbuns numa playlist do Spotify e incorporado ao texto (ou um link)

    • Douglas

      spotify:user:douglasdallagnol:playlist:0CiKdDhfSUAncbSPXKNWsU

      Ta na mão… com algumas variações mas mantendo a essência.

      • Daniel Belini

        Não me faça assinar o Spotify novamente, eu cancelei por causa do Deezer do Tim Beta, mas acho esse uma porcaria.

  • Sami Haua

    Boa Seleção, não se vê pessoas como bom gosto hoje em dia, parabéns.

  • RôShrek

    Rapaz, detesto listas em geral, mas a sua é bem honesta e abrangente. Bom gosto da primeira a última.

  • Vinicius Vasques

    Pessoalmente não sou muito fã de nenhuma dessas bandas (leve simpatia pelo Pink Floyd), mas a proposta é válida, viva a diferença! Minha lista ficaria mais voltada para o Grunge, Southern Rock e umas coisas mais recentes, que considero achados dentro da falta de boas bandas que sofremos hoje.

    Minha lista de 10 discos para se escutar no Dia Mundial do Rock:

    Gish 1991 do Smashing Pumpkins
    White Album 1968 dos Beatles
    El Camino 2011 do Black Keys
    We’re an American Band 1973 do Grand Funk Railroad
    Physical Graffiti 2015 do Led Zeppelin
    Second Helping 1974 do Lynyrd Skynyrd
    Chasing Yesterday de 2015 do Noel Gallagher’s High Flying Birds
    Pablo Honey 1998 do Radiohead
    Down the Upside 1996 do Soundgarden
    Tiny Music … Songs from Vatican Giftshop 1996 do Stone Temple Pilots

    • Só uma pequena correção: o Pablo Honey é de 1993, não 1998.

  • Já que é pra ser retardado, vai minha lista:
    1. Animals (77)
    2. The dark side of the moon (73)
    3. The wall (79)
    4. Wish you were here (75)
    5. A momentary lapse of reason (87)
    6. The division bell (94)
    7. Ummagumma (69)
    8. Meddle (71)
    9. Atom heart mother (70)
    10. Delicate sound of thunder (88)

    • Gilson Lorenti Fotografia

      🙂

    • Gustavo Romero

      “Meddle” estar abaixo de “A momentary lapse of reason” e de “The Division Bell” é, a meu ver, a unica falha na sua lista…

      • Tenho essa pequena falha de caráter… 🙂
        Na verdade só coloquei na lista por Echoes.

        • Gustavo Romero

          E que Echoes é tão boa, mas tão boa mesmo, que vale pelo álbum inteiro! 😉

    • Julio Verner

      1. Saucerful of Secrets seguindo ao 11 😛

    • SacoCheio

      Pink Floyd eu só curto (e curto MUITO) do prisma pra frente.
      Também achei que vc colocou o lapse of reason muito alto na lista. Cadê o final cut?? your possible pasts 🙂

      • Realmente gosto de Lapse of reason. Acho o Final cut muito parecido com The wall, e deixei de fora por acha-lo cansativo, mas olhando como sequencia de The wall, posso reavaliar e coloca-lo nessa posição.

    • Paulo Roberto Pereira Dos Sant

      SUA LISTA E MUITO BOA , ( ESCUTO TODOS SEMPRE) MAS COMO O TITULO SÃO OS 10 DISCO PARA ESCUTAR NO DIA DE HOJE VOU DAR UMA VARIADA , VAI AI A MINHA LISTA .

      1- IS THERE ANYBODY OUT THERE (WALL LIVE) – PINK FLOYD
      2 – THE LAMB LIES DOWN ON BROADWAY – GENESIS
      3 – LED ZEPPELIN 2 – LED ZEPPELIN
      4 – LIVE IN JAPAN 2002 – PFM (PREMIATA FORNERIA MARCONI)
      5 – STREET RAT – HUMBLE PIE
      6 – RELAYER – YES
      7- IN THE COURT OF THE CRIMSON KING – KING CRIMSON
      8 – ONE MORE CAR -ONE MORE RIDER -ERIC CLAPTON
      9 – ABOUT FACE – DAVID GILMOUR
      10 – AQUALUNG – JETHRO TULL

  • CtbaBr©

    Legal… Hoje, dessa lista só me identifico com Pink Floyd, fui voltando no tempo e acabei parando nos anos 60.
    Iron Maiden marcou época, inclusive algumas dessas outras bandas tem a mesma “batida” deles.

  • Alexandre

    As listas são boas, mas pra mim, nenhum grupo representa o Rock tão bem como os Stones.

  • Felipe Braz

    E eu aqui ouvindo metal folclore =P
    /watch?v=2Dn3iGEe7OU

  • kleber peters

    Vamos aumentar o nível de retardamento então:
    1 – Heaven and Hell – Live from Radio City Music Hall
    2 – Ramones – Mondo Bizarro
    3 – Bad Company – Bad Company
    4 – Fleetwood Mac – The Dance (pra ouvir com a patroa,
    melhor que Bon Jovi)
    5 – Rush – 2112
    6 – Iron Maiden – Iron Maiden
    7 – Sepultura – Roots
    8 – AC/DC – Back in Black
    9 – Deep Purple – Nobody’s Perfect
    10 – Rolling Stones – Voodoo Lounge (sim, gosto, e me lembra um amigo que faleceu)

    Mas tem um monte ainda pra citar… Judas Priest, Ozzy, Guns… putz… Long live to Rock N’ Roll… m/

    • Gilson Lorenti Fotografia

      esse do Fleetwood Mac é muito bacana

    • Vinícius

      Rumours, do Mac, é excelente também.

  • Fabrício Cabral

    Nada contra a lista, mas nota-se que ela é bem puxada para o Heavy Metal. Falar de rock sem falar de Beatles, Stones, Ramones, Elvis… acho meio complicado. Pelo menos teve Pink Floyd, né? 🙂

    • EmuManíaco

      Beatles a banda mais overrated de todos os tempos. Pra mim é como um capital inicial que compunha as próprias musicas. Gosto de algumas letras mas musicalmente pra mim é muito ruim.

      • jacob

        Sério que musicalmente você acha ruim? O instrumental pode não ser de primeira, mas junto com ABBA e Queen os Beatles possuem as harmonias vocais mais afinadas do rock.

        • Cocainum

          Aeeee!! Alguém pelo menos mencionou o Queen.

          • Gilson Lorenti Fotografia

            Ano passado teve Queen. Não queria repetir 🙂

          • Cocainum

            Ahhh! Minha memória não é tão boa assim… 😀

          • kleber peters

            A questão do Queen é que todos os álbuns tem músicas ame/odeie. Não consigo citar nenhum, fora os Greatest Hits, que eu consiga ouvir inteiro, sem pular nenhuma música.

          • tuneman

            Demorou né? Queen é uma das minhas bandas favoritas

      • Daniel Belini

        Não sou músico e não entendo po**a nenhuma de música, só sei ouvir, mas falar que musicalmente Beatles era ruim é exagero.

  • Eu acho o Nightfall… uma obra prima. O ápice do Blind Guardian que vi ao vivo no Aramaçan, em Santo André. Sensacional!

    Não vou citar dez discos pq não tenho paciência pra tanta lista. Mas eu recomendo, das bandas mais atuais:

    – Graveyard
    – Baroness, principalmente o álbum Purple, embora sejam bem inconstantes

    E como estavmos falando de homenagem, bora citar uns covers interessantes:
    – Corey Taylor, Rainbow in the dark
    – Dream Theater, Perfect Strangers
    – Disturbed, Sound Of Silence
    – Sabbath Bloody Sabbath, Bruce Dickinson
    – Mr. Crowley, Moonspell
    – Blue Monday, Orgy

    (Isso pq não tinha paciência pra lista, vai entender…

    • Daniel Belini

      Você esteve naquele show épico?
      Eu vi ele do palco, estava cansado, sentei lá e lá fiquei o show todo.

      • Estava. Descobri que um vizinho meu abriu o show, inclusive.

        • Daniel Belini

          O Tuatha de Danann ou o Symbols?

          • Sei lá. Duas bandas que deixei de acompanhar. Diego Santiago o nome dele.

    • E os do Judas!

      Aqueles CDs com os tributos….

  • SacoCheio

    Não sei se o dia do rock é só pra rock roots, tipo acabou em 1979… Eu particularmente não acredito nisso.
    O negócio é contribuir! A seleção dos comentários tá muito boa, várias coisas que não conheço e vou garimpar.
    Não vou justificar nada, rock de várias vertentes in & out of States, sem ordem de preferência. NÃO É TOP 10
    1. Pearl Jam – Ten 1991
    2. The Smiths – Hatful of Hollow 1984
    3. The Cure –
    4. Rita Lee e Tutti Frutti – Fruto Proibido 1975
    5. Living Colour – Time’s Up 1990
    6. Rage Against The Machine 1992
    7. Red Hot Chili Peppers – Blood Sugar Sex Magik 1991
    8. The Cult – Electric 1987
    9. Van Halen – 1984
    10. Extreme – Waiting for the Punchline 1995

    • Tiago Alves

      Curti, tem umas 3 bandas aí que não conheço. Darei uma conferida depois.

  • Daniel Tiecher

    Grande lista! Só acho que no caso do Dream Theater outros álbuns como o Images and Words ou o Scenes from a Memory (meu preferido!) poderiam ter sido escolhidos.

    • Daniel Belini

      Mas o Dream Theater só tem um disco com uma única música, apenas dividiram ele em várias partes porque não cabe a música toda num só, por ser muito longa.

  • Márcio Chaves

    1. GG Allin – You’ll Never Tame Me
    2. Discharge – Never Again
    3. Anal Cunt – 40 More Reasons to Hate Us
    4. Negative Approach – Tied Down
    5. Anti-Cimex – Absolut Country of Sweden
    6. Poison Idea – War All the Time
    7. Suicidal Tendencies – Join the Army
    8. Biohazard – Urban Discipline
    9. Prostitute Disfigurement – Deeds Of Derangement
    10. Disrupt – Unrest

    Enjoy…

  • Angelo Vale

    Também tenho minha lista (sem ordem de preferência):

    The dark side of the moon (1973)
    Pablo Honey (1998)
    Heathen (2002)
    Piece of Mind (1983)
    Strangeways, Here We Come (1987)
    Reveal (2001)
    Led Zeppelin IV (1971)
    Abbey Road (1969)
    Fly by Night (1975)
    Joshua Tree (1987)

  • Dou uma e se for bom dou mais

    “Despois” daquela presepada do Laguna com Despacito no post me sinto novamente revigorado.

  • Gilson, onde tem espaço para assinar sua lista embaixo?

    Talvez só incluiria mais algumas coisas, como Metropolis pt.2 do Dream Theater, que acho um álbum também fantástico, outro dos que devem ser ouvidos no escuro

  • Reinaldo Matos

    TOCA RAUUUULLLL

  • Tiago Alves

    1. The clash – London Calling
    2. Radiohead – ok computer
    3. Smashing Pumpkins – mellon collie and the infinite sadness
    4. Descendents – Everything Sucks
    5. The Cure – Greatest Hits
    6. Rise Against – The suffer and the witness
    7. Bad religion – No control
    8. The birthday massacre – walking with stranges
    9. Blink 182 – The enema of the state
    10. Less than jake – anthem

    Pra todos os gêneros. Não coloquei outras bandas conhecidas por ter álbuns muito espalhados. Evitei colocar Greatest Hits.
    Também evitei colocar bandas que com certeza serão citadas aqui como offspring, red hot, e Nirvana. E todas essas bandas influenciaram outras bandas (ou estão influenciando), então mesmo que você não concorde com a lista, tem um motivo pra essas bandas estarem aí.

  • Marcoscs

    minha listenha:
    1-the dark side of the moon (pink floyd)
    2- the number of the beast (iron maiden)
    3-seventh son of a seventh son (iron maiden)
    4-ace of spades (motorhead)
    5- the wall (pink floyd)
    6- nevermind (nirvana)
    7-permanent waves (rush)
    8- roots (sepultura)
    9- vivid (living colours)
    10-toxicity (system of a down)

  • Adalio Siqueira

    Obrigado por me apresentar In This Moment

  • Adalio Siqueira

    A minha:
    Viza – Made In Chernobyl
    System of a Down – Mezmerise
    Metallica – Hardwired…To Self-Destruct
    The Strokes – First Impressions of Earth
    Kings of Leon – Only by the Night
    Muse – The 2nd Law
    GnR – Chinese Democracy (me julguem)
    Linkin Park – Minutes to Midnight
    Leaves Eyes – Vinland Saga
    Iron – Dance of Death

    • … ai que modernete…..

      Mas do Muse o melhor é o Absolution…. muita influência de Queen nos vocais…

  • Theuer

    Nunca fui conhecedor nem “ouvidor” de Metal, aí aconteceu o seguinte:
    Meus amigos tinham bandas de Metal
    Fiz a fotografia do Brasil Heavy Metal, o filme.
    Fiz dois clipes do Korzus
    Acabei de fazer dois clipes do Armored Dawn que estão em edição.
    O único blog nacional que leio, tem um cara que escreve sobre fotografia e as vezes, quando é música, fala sobre Metal. 🙂

    Metal é só coisa de nicho! Hehehe

    • Gilson Lorenti Fotografia

      você é meu heróis 🙂

    • No começo dos anos 90 meu pai foi promotor de shows… Korzus, Dorsal, The Exploited, Viper, Ratos…. todos esses caras já passaram em casa quando era moleque….

      Uma vez, com o Exploited, fomos a um restaurante chinês (que depois descobri ser da máfia) onde os caras da banda iniciaram uma burlesca guerra de comida entre eles…. foi divertido….

  • gfg

    Um pouco atrasado mas deixarei na minha contribuição(?) de bandas/discos mais novos.

    Heroes(2014) – Sabaton: Músicas com um pouco um ritmo diferente das habituais, entretanto excelentes.

    Abra Kadavar(2013) – Kadavar: Uma verdadeira viajem aos anos 70 ao melhor estilo de Black Sabbath.

    Mein Rasend Herz(2005) – In Extremo: Folk metal germânico fantástico e viciante.

    7th Symphony(2010) – Apocalyptica: Metal sinfônico belíssimo.

    Slash(2010) – Slash: Slash slashando(sim foi ruim, mas o album é ótimo).

    Igreja Universal do Reino do Rock(2006) – Motorocker: Banda brasileira que poucos conhecem fazendo o bom e velho Rock n’ Roll.

  • Bruno do Acre – (Etevaldo)

    ROCK NÃO É SÓ METAL……

    • Gilson Lorenti Fotografia

      como coloquei no começo do texto a lista reflete apenas minha opinião. Você viu? Por isso pedi para os leitores fazerem suas próprias listas, para termos uma visão mais ampla de todos os gostos.

      • Bruno do Acre – (Etevaldo)

        Eu vi, mas o meu comentário não foi desmerecendo a lista ( que alias eu gosto de boa parte das bandas que voce citou ), eu só quis fazer um comentário de zoeira…só faltou uns grunges

  • The Chemical Weeding não entra?

    Por causa desse disco fundei uma banda-tributo à carreira solo do Bruce

  • Galadriel

    Recomendo “My Love is Cool” da banda Wolf Alice.

  • NestorBendo

    Bancar o retardado é pra quem posta Chiclete com Banana em listas de Rock ‘n Roll. Aqui é só recomendação:

    Coisas velhas (’90 pra trás):

    Iron Maiden – Piece of Mind
    Metallica – The Black Album
    Soundgarden – Down on the upside
    Led Zeppelin – Houses of the Holy
    Nirvana – Nevermind
    Kyuss – Welcome to Sky Valley
    Rage Against the Machine – The Battle of Los Angeles
    The Offspring – Smash
    Fu Manchu – California Crossing
    Pearl Jam – Ten

    Coisas novas (’00 e além):

    Audioslave – Revelations
    Brant Bjork – Punk Rock Guilt
    Disturbed – Believe
    Karma to Burn – Cat got our tongue EP
    Mastodon – Leviathan
    Drowning Pool – Sinner
    Queens of the Stone Age – Songs for the Deaf
    Red Hot Chili Peppers – By the way
    System of a Down – Hypnotize
    The Atomic Bitchwax – Spit Blood EP
    Them Crooked Vultures – Them Crooked Vultures
    Truckfighters – Gravity X
    Stoned Jesus – Seven Thunders Roar
    1000mods – Super Van Vacation
    Unida – The Great Divide
    Clutch – Earth Rocker
    Orange Goblin – Time travelling blues
    Colour Haze – CO2
    Kings of Leon – Because of the times
    Matanza – Odiosa natureza humana (pra não dizer que só tem internacional)

    E, sim: tem MUITA coisa nova que é boa. Só tem que garimpar, porque a enchente de chorume é grande.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis