Lightroom é lento — Adobe admite o que todos já sabiam

lightroom_desempenho

Eu utilizo o Adobe Lightroom desde a primeira versão do programa. Como estava acostumado com o Photoshop a migração foi um pouco traumática, mas logo percebi que tudo seria melhor. Além de editar, o software também organizava as milhares de fotos que possuo em uma biblioteca bem simples de entender. O processo de “revelação” de minhas fotos ficou mais ágil e a economia de tempo é uma grande preocupação do fotógrafo profissional na Era Digital.

O programa foi evoluindo, ganhando outros recursos, aprimorando recursos que já existiam, e tudo foi ficando mais completo. Hoje é o Photoshop está quase esquecido aqui em minha máquina. Utilizo apenas quando é necessário uma cirurgia plástica na fotografia. Com a versão 6 do programa tivemos a novidade de que o Lightroom conseguiria utilizar o poder da placa de vídeo do computador para acelerar o processo. Porém, muita gente notou que a nova versão do programa está muito lenta. Sim, quase se arrastando, mesmo utilizando a placa de vídeo. Em algumas tarefas ele simplesmente utiliza quase 100% do poder de processamento e memória. E isso mesmo em computadores parrudos. Ou seja, um programa guloso.

Agora, depois de muita gente reclamando, a Adobe soltou um comunicado em seu blog oficial, onde o Gerente de Produto da Adobe Photo Tom Hogarty admite que a empresa não desconhece o problema de velocidade do Lightroom e que é uma prioridade resolver esse problema. Segundo ele:

Gostaria de abordar as preocupações recentemente expressadas pela nossa comunidade de clientes em torno do desempenho do Lightroom, uma vez que melhorar o desempenho é a nossa principal prioridade atual

Temos uma história, começando com nossa primeira versão beta pública, de trabalhar com nossos clientes para atender às necessidades de fluxo de trabalho e recursos, e gostaríamos de seguir essa mesma abordagem em relação às suas preocupações de desempenho. Nós já entendemos muitos dos pontos de dor atuais em torno da GPU, desempenho de importação, certas tarefas de edição e revisão de fluxos de trabalho e estamos investindo pesadamente na melhoria dessas áreas.”

Para melhorar a comunicação entre a Adobe e os usuários do Lightroom eles estão encorajando aos seus clientes a responder uma pesquisa sobre os problemas de desempenho do programa. Você pode acessar a pesquisa e citar os seus problemas específicos de desempenho em relação ao Lightroom.

Para que um problema em um produto comercial seja resolvido o primeiro passo é que a empresa admita isso (estou olhando para você Nikon). Agora é esperar que tudo isso resulte em um programa mais rápido sem perder todo o seu poder de edição.

Relacionados: , , , ,

Autor: Gilson Lorenti

Geógrafo de formação e fotógrafo de coração, comecei a fotografar com 18 anos de idade (antes disso nunca tinha pegado uma câmera na mão). Depois de muito estudo veio a carreira profissional que passou por várias modalidades da fotografia até realmente descobrir o que gosto de fazer. Hoje me dedico ao ensino de fotografia, fotografia Fine Art e Books Fotográficos (gestante, moda, sensual). Tomando emprestado as famosas palavras de Ansel Adams "Quando as fotografias não forem mais suficientes, me contentarei com o silêncio".

Compartilhar
  • Jean Franco

    Amo o Lightroom, fico feliz em saber que a Adobe está preocupada em aperfeiçoá-lo.

  • CtbaBr©

    Admitir um problema é meio caminho para resolve-lo.

  • Dou uma e se for bom dou mais

    Todo software que só vai acumulando funções sem otimizar acaba ficando lento. Isso é normal em todo programa “comercial” códigos não são revisados, plugins de terceiros são inseridos por acordos comerciais e por ai vai. O software não deixa de ser bom, mas te obriga a ficar sempre com hardware top.

  • Luiz

    “Não descobre o problema” deve ser problema arquitetural, sem causa raiz.

  • notuenmc

    Eu que achava que era problema da minha versão Paulo Coelho.

    • Maximus_Gambiarra

      Eu achava que meu computador era ruim.

    • Gilson Lorenti Fotografia

      eu edito em um I7 com 16GB de RAM e uma Gforce com 2GB e um Lightroom original. Em vários momentos o computador trava dependendo do processo que está rodando.

  • Fabio

    Importar os arquivos Raf da Fuji é um parto, às vezes.

    • Gilson Lorenti Fotografia

      caraca, isso ainda acontece? Quando eu tinha a S200EXR nem a própria Fuji tinha um programa de edição para seus arquivos RAW. No CD da câmera veio apenas um programa para visualização. Um tempo depois saiu um programinha que permitia converter os RAF para JPEG ou TIFF sem edição. Uma grande frustração.

      • Fabio

        Acontece, mas pelo que percebo é mais um problema da Adobe, que não otimiza a decodificação do raw xtrans do que da Fuji. No Camera Raw vai de boa, principalmente na última versão. O LR tem alguns problemas em áreas com padrões, folhagem, etc. Mas mesmo assim, ainda não me sinto tentado a sair da Fuji. No trabalho, uso a D610 pra estúdio e Xt1 em externas.

  • Andre Luis

    Ainda utilizo mas bem pouco, depois que fui para o capture one fica dificil voltar para o lightroom, o desempenho em tudo e a qualidade de processamento dos arquivos em raw é muito superior.

  • Tiago Alves

    Gilson, não sei se você já chegou a utilizar, mas tem alguma opinião sobre o Aperture?
    Uso bastante ele no Mac, e como o Windows não possui, fui testar o lightroom, mas não consegui me acostumar com a forma em que ele é organizado, e o menu também é bastante bagunçado.
    Pena o Aperture ter sido descontinuado, sei que o Lr é mais parrudo, mas eu sinceramente não sentia muita falta das ferramentas usando o Aperture, quando precisava de algo mais complexo, recorria ao PS.
    Hoje em dia o Aperture pra mim virou uma pasta de fotos, tenho todas elas lá pela simplicidade, no Lr eu me perdia um pouco (fora que eu uma vez tentei copiar uma foto pra dentro do software, e quando exclui a original, ela sumiu do Lr também, mesmo criando uma cópia independente.

    • Gilson Lorenti Fotografia

      todo mundo que utilizava o Aperture gostava muito. Nunca tive a experiência de utilizar o software. Então, eu já estou muito acostumado ao ambiente do Lightroom. Para mim a organização dele é muito boa. Mas, isso é questão de costume. Eu já utilizei Canon e Nikon e sempre digo que a Canon é muito mais amigável com o usuário em relação aos menus da câmera. Mas, quem sempre usou Nikon nunca concorda com isso. As pessoas se adaptam aos aos mais diferentes tipos de ambientes 🙂

  • O PS 2017 está um Scania com motor de Fusca…. até mesmo nos SSD ele anda terrível de pesado…. agora fui obrigado a usar uma versão 2015 (que foi a melhor pra mim)…. destoando do resto do pacote….

    Quem tem TOC sabe do que falo….

    • jacob

      Pra eu que trabalho com desenvolvimento web, o Dreamweaver 2017 também tá uma bela porcaria.

      • É algo que pretendo me enveredar…. (me matam se fizer algo no PS pra site!)

      • Dreamweaver nunca foi bom mano 🙂

        • jacob

          Bom ou não, nunca consegui me acostumar com os outros editores que o pessoal usa.

    • Ramona Katcheika Paloschi

      Sei bem. Não estou nada feliz com a família Adobe.

      • Não consigo instalar nada num Windows 7, por exemplo… só versões antigas… e alternativas….

        Sou Veguista… não gosto do Premiere, mas coisas como o After, Illustrator e o Photoshop nao consigo substituir… os padrões já estão consolidados…

    • Danilo

      Já experimentou o Affinity Photo? tô gostando bastante!

  • Alguém usa o One Capture?

  • Fabio Resende

    Eu tenho tido inúmeros problemas com o Lightroom e o driver de video da AMD, eu mudo pro modo Develop e o LR fecha. Mesmo usando a versão antiga (como indicado no site da Adobe), o problema ainda acontece

  • Pingback: Lightroom é lento — Adobe admite o que todos já sabiam | Notícias Legais()

  • Monstro Medieval

    Admito que depois que passei a usar o mesmo PC para jogos com o Lightroom CC eu não tenho problemas com ele, mas também, o PC é sobredimensionado e não sei se a lentidão se aplica ao CC.

  • Rodrigo Santos

    Eles tem q melhorar também o reconhecimento facial, mesmo com uma amostragem alta ele ainda se confunde e muito.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis