Teste bem-sucedido: THAAD intercepta IRBM no Alaska

missile-command

As últimas estimativas do míssil nuclear que a Melhor Coréia lançou são sinistras. Há quem calcule o alcance do míssil em 9.500 km, suficiente para atingir a Costa Leste dos EUA, mas esse não é o único risco que o Grande Líder apresenta contra os aliados dos EUA. Japão e Coréia estão ao alcance dos IRBMs de Pyongyang.

A principal defesa contra esses mísseis balísticos de alcance intermediário é o THAAD — Terminal High Altitude Area Defense — um descendente dos Patriot da Guerra do Golfo, e é uma espécie de míssil-kamikaze (tecnicamente todos são). Ele não leva ogiva explosiva, com um míssil balístico se movendo a 6 km/s, ou Mach 17, explosivos seriam inúteis.

Você poderia detonar uma carga de TNT a 1 mm atrás do míssil, ele estaria se movendo mais rápido que a onda de choque da explosão. É o mesmo que tentar alcançar o Senna com um Rubinho.

Por isso o THAAD se baseia em precisão. Sua trajetória é continuamente calculada para interceptar o alvo e colidir com ele. A mera energia cinética é mais que suficiente para vaporizar o que quer que seja. Em essência é igual Missile Command, mas em 3 dimensões. Em um cenário com milhares de quilômetros. Com o alvo se movendo 20× mais rápido que uma bala.

No teste dessa semana um míssil foi lançado do oceano e corretamente interceptado por um THAAD baseado o Alaska. O míssil de 900 kg interceptou o inimigo, indicando que, sim, há chance de que os EUA e seus aliados possam se defender de um eventual ataque da Melhor Coréia.

Também é uma boa notícia para a população de Pyongyang, pois quando o Grande Líder surtar de vez e tentar atacar Tóquio, se seu míssil for interceptado, há boas chances que o bom-senso prevaleça e os EUA não respondam pulverizando a capital da Melhor Coréia, transformando a cidade em um grande rinque de patinação de vidro derretido.

O vídeo do teste:


Missile Defense Advocacy Alliance — FTT 18 THAAD Flight Test Video

Relacionados: , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples