Warren Spector fala sobre o legado deixado pelo Deus Ex

deus-ex

É bastante comum pensarmos no sucesso ou fracasso de um jogo levando-se em consideração as vendas que ele teve ou as notas que recebeu por parte da imprensa. Porém, quando se trata do Deus Ex, um dos jogos mais respeitados de todos os tempos, Warren Spector revelou que nenhum desses dois fatores são mais importantes do que o legado deixado pelo FPS.

Eu não poderia me importar menos com as vendas. Eu não me importo muito com reviews, não leio reviews. A influência é muito importante para mim. Agora estou velho o suficiente para que a palavra legado signifique algo para mim… mas deixar algo para trás é algo muito importante para mim.

 

A coisa mais importante é o que ouvi e continuo ouvindo dos jogadores. Toda a ideia de que o Deus Ex era sobre recriar o sentimento de jogar Dungeons & Dragons e contar histórias com seus amigos — não sobre histórias serem contadas, mas contar histórias com seus amigos e com um dungeon master.

Segundo o game designer, com aquele game ele e sua equipe foram capazes de criar o esqueleto de uma história e permitir que os jogadores percorressem o caminho da maneira como quisessem. Isso permitiu por exemplo que cada um chegasse ao final da campanha vivendo uma experiência única, realizando ações que não sabiam serem possíveis num jogo eletrônico.

Contudo, para o bem ou para o mal, o tempo costuma ser implacável com alguns clássicos e se você quiser descobrir se o Deus Ex é merecedor de tantos elogios, poderá ficar um pouco decepcionado. Por sorte existem alguns projetos que tentam revitalizar o jogo, como por exemplo um que chegou gratuitamente ao Steam há alguns anos ou o GMDX. Com sua versão tendo sido lançada nos últimos dias, esse mod se autointitula como a experiência definitiva do game, sendo portanto mais uma boa maneira de conhecermos a criação de Spector.

Confesso que nunca avancei muito na campanha do Deus Ex, mas isso é algo que ainda pretendo fazer. Eu só preciso descobrir como aumentar algumas horas no meu dia, mas pelo jeito ainda não existe mod que solucione esse problema.


GMDXv9.0 Release Trailer

Fonte: IGN.

Relacionados: , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • MarcJP

    Ta aí um título que nunca joguei, mas não por falta de tempo. Nunca entendi o que tanto tem nesse jogo para ter esse legado. Acho que só jogando mesmo.

    • major505

      DA série só joguei o Human Evolution. Um jogo muito bom por sinal. Terminei várias vezes e só não consegui ainda uma das conquistas que é o Pacifista (tem que terminar o jogo sem matar ninguém).

    • Dou uma e se for bom dou mais

      Cara o Original envelheceu mal… mas a história ainda é muito foda. Imagina um Fallout NV sem o mundo aberto e com tema de conspirações e espionagem.

    • Meganegão

      Estou na mesma situação. Depois de jogar daikatana parece que fiquei com aversão da ion storm.

  • Dou uma e se for bom dou mais

    Saco, lá vou eu reinstalar o jogo de novo…

  • Felipe Lino

    To na vontade de jogar o ultimo, preciso ter jogando os anteriores ?

  • Zalla

    taí, ahco que vou dar uma olhada nessa franquia

  • Pingback: Warren Spector fala sobre o legado deixado pelo Deus Ex | Notícias Legais()

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis