Fãs criam jogo do Mega Man no estilo do Super Mario Maker

mega-maker

Ao longo dos anos temos visto o surgimento de diversos jogos do Mega Man que foram feitos por fãs, mas esta semana deverá ser lançado um dos mais promissores dele, o Mega Maker. Como o próprio nome sugere, a ideia do projeto é entregar um título nos moldes do Super Mario Maker, permitindo assim que qualquer pessoa crie e compartilhe seus estágios e sinceramente, como não nos empolgarmos com isso?

Usando recursos dos seis primeiros jogos da franquia, a oferta de itens para serem usados é imensa, conforme podemos ver na seguinte descrição presente no site oficial:

O construtor de estágios lhe permitirá escolher entre 46 inimigos, 29 objetos de fase, 12 chefes, 24 armas especiais, 40 cenários, 129 tilesets, 63 músicas e mais! Além disso, existe um tutorial interativo para te ajudar a prosseguir, vários níveis de exemplo com suas qualidades verificadas, customização para o seu perfil no jogo, a habilidade de avaliar as fases de outras pessoas, suporte a controles e vários outros recursos para serem descobertos.

O grande problema aqui é que apesar dos criadores fazerem questão de informar que a franquia é propriedade da Capcom, isso não significa que a empresa japonesa não acionará seus advogados para exigir que o projeto seja cancelado. É bem verdade que a editora tem um histórico de permitir e até apoiar esse tipo de homenagem, mas saiba que recentemente eles pediram o fim da tradução de um capítulo da série Ace Attorney.

Sendo assim, por enquanto fica a esperança de que o projeto possa seguir e que ele consiga nos entregar tudo o que os envolvidos estão prometendo. A previsão é de que o Mega Maker seja lançado já no próximo sábado (15), então pelo menos na teoria não precisaremos esperar muito para ter essas respostas.

Por fim, eu gostaria de revelar minha inocência ao dizer que não consigo entender porque a Capcom não contrata esses caras e transforma o Mega Maker em algo comercial. Já que a muito tempo eles não lançam um novo jogo do Bombardeiro Azul, porque não aproveitar esses ótimos trabalhos feitos por fãs, repassar uma parte das vendas para eles? Penso até que mais do que tirar uns trocados com esses jogos, os japoneses poderiam conseguir algo até maior, que é saciar a vontade daqueles que há décadas adoram a franquia.


WreckingPrograms — Mega Maker – Create your own Mega Man levels! – Official trailer

Relacionados: , , , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • Inquisidor

    eu chuto que vai sair do ar em 7 dias +/-

    • Germano

      Provavel, infelizmente.

    • Yskar

      Capcom não tem dessas, e não tem por que a Nintendo processar por que ela não pode patentear ideias.

  • Rodrigo M

    Eu não entendo as empresas que não se aproveitam destas oportunidades. A Dice fez o certo e contratou os caras do mod Desert Combat para ajudar no Battlefield 2.

    Claro que eles podiam ter feito sem ajuda, mas era claro o potencial dos caras que criaram o mod de maior sucesso do bf42

    • Esses caras que fazem mod só podem sofrer muito preconceito, é a única explicação, devem ser os funcionários mordendo a testa de inveja e fazem pressão pra eles serem calados, ou os advogados que não entendem porra nenhuma e apenas trabalham em modo automático, ou a empresa teria projetos similares, mas além de nunca lançarem não querem que outro lance também, coisa de gente estúpida mesmo

      • Rodrigo M

        Acho que é falta de visão da empresa. Mod amplia muito a vida util de um jogo.

        Algumas empresas que pensam fora da caixa:
        1. Tripwire Interactive. A empresa nasceu de um mod (Red Orchestra), que ganhou um prêmio da epic, que dava direito a utilizar a engine do unreal em um jogo comercial. Então eles transformaram o mod em um jogo e empresa nasceu. Eles dão destaque aos mods de RO e inclusive funcionários da empresa chegaram ajudar em alguns mods.

        2. DICE, Battlefield 1942 era um jogo com uma engine que suportava mods e uma comunidade surgiu. Com battlefield 2, eles foram além criando ferramentas oficiais para ajudar os modders (em bf1942 muita gente da comunidade criou ferramentas usando engenharia reversa)

        3. Valve. Talvez o maior mod de todos os tempos tenha sido Counter Strike e a Valve continua dando destaque aos mods de HL1 e HL2 no Steam.
        Um caso curioso foi o mod Black Mensa, que visava refazer Hl1 na engine de HL2. Muitas empresas iam enviar um processinho, mas em vez disso Black Mensa virou um jogo vendido na Steam

        • É esse tipo de coisa que me faz ter esperança na humanidade

    • Yskar

      E ainda tem um monte de jogador de console idiota que acha que mods são só coisas bizarras como Thomas o trem no Skyrim guspindo fogo! “ainnn nunca vô usá modi”

  • Dou uma e se for bom dou mais

    Sobre o canal do Youtube que foi tirado do ar é que eles não estavam traduzindo o JOGO e sim vídeos da jogatina que eles exibiam no youtube. Sendo assim não são duas coisas relacionadas.

  • EmuManíaco

    Por mais que eu seja nostálgico tem coisas que eu não consigo rejogar. Megaman de NES foi ótimo na epoca do NES. Não tem como jogar isso hoje.

  • Germano

    Se por um lado a Capcom deixou o personagem de lado, fãs tem feito coisas muito legais. Como aquele Megaman 2.5D que saiu já faz um tempo, e agora este.

  • Ele TEM que apoiar o projeto, seria um tiro de calibre 12 no pé se a CAPCOM proibisse eles, imagina esse jogo comercial em várias plataformas, seria o ouro, eu comprava, e olha que não sou de comprar jogo caro

  • Júlio Fioretto

    Velho ficou muito phodah! Esses fãs deveriam ser contratados pelas desenvolvedoras isso sim! Ctz que um título desse faria muito sucesso entre nostálgicos como eu. Essas obras de arte que nos fazem pensar no potencial que nossos consoles da infância poderiam ter, apenas pela criatividade de quem põe a mão na massa pra criar essas lindezas. Isso é mágico pra mim!

  • Eu lembrei do Street Fighter VS Mega Man que a Capcom pegou pra lançar como algo oficial e fez de grátis, acho que ela nem deu moral a quem criou aquilo.

  • Claurio Silva Neves

    Já pensou se a Capcom contrata eles pra chefiar a expansão desse jogo… Já imagino um visual 8-bits, um visual 16-bits Wily Wars, um visual 16-bits Megaman 7, um visual 32 bits Megaman 8 e um visual com o estilo inspirado no modelo 3D usado pela Nintendo no Super Smash Bros.

  • Felipe Braz

    Quando comecei a “jogar” super mario maker um dos meus primeiros pensamentos foi: “Kra imagina que f*da um megaman maker, porque diabos a crapcom não faz algo assim”.
    Kra, pqp vou contar os dias pra poder baixar e orar pro meu senhor e salvador monstro espaguete voador para que a capcom não invoque os poderes do processinho!

  • Pingback: Fãs criam jogo do Mega Man no estilo do Super Mario Maker | Notícias Legais()

  • Pingback: Quando surge um Super Mario 64 Maker - Notícias do Brasil()

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis