Veja como um filtro polarizador funciona

polarizador-cpl-2-634x422

A fotografia digital matou a maior parte dos filtros de efeito que utilizávamos na fotografia. A quase totalidade dos efeitos destes filtros é possível reproduzir via Photoshop ou outros programas de edição de imagem. Porém, existem dois tipos de filtros que não conseguimos reproduzir os efeitos digitalmente. O primeiro deles é o filtro de Densidade Neutra, ou o famoso filtro ND. Já fiz um pequeno tutorial aqui sobre os efeitos do filtro ND. Vale a pena dar uma olhada.

O segundo filtro que ainda é essencial na fotografia é o Polarizador. Esse filtro, basicamente, barra a luz que vem de locais indesejados. Explicando. Quando fotografamos a luz vem de diversos locais até atingir a nossa lente. Temos a luz refletida do objeto que estamos fotografando, temos a luz do sol, temos a luz refletida de diversos objetos que, não necessariamente, vão estar na foto. O filtro polarizador deixa passar a luz em apenas uma direção, reduzindo brilhos indesejados em nossa fotografia.

E qual o efeito prático disso? Ele vai diminuir o reflexo de superfícies não metálicas (vidro e água) e aumentar o contraste da cena. Para fotografia de paisagem você pode esperar um aumento da saturação das cores (muito bem vinda nesse tipo de fotografia). Outro efeito é que você vai perder um pouco de luz, já que o efeito do filtro é barrar luz de algumas direções. A perda é de 1 ou 2 EVs (não sabe o que é um EV? então aguarde a próxima aula de nosso curso no youtube que está saindo nos próximos dias).

polarizador-cpl

O filtro que utilizamos em nossas câmeras é o filtro polarizador circular (CPL). Ele é formado por dois anéis onde o primeiro você pode controlar o ângulo da luz que vai adentrar na câmera. Também existe o filtro em formato Cokin.

Para exemplificar esses efeitos nada melhor do que ver o vídeo do Christopher Frost Photography onde ele mostra o efeito do filtro polarizador em várias situações. Uma coisa impressionante para quem nunca viu um brinquedo desses funcionando. Assista o vídeo a partir dos 35 segundos para ir direto na parte das experimentações.


Christopher Frost Photography — Photo101: Polarizing filters, why they’re so neat…and how to use them

Relacionados: , , , , ,

Autor: Gilson Lorenti

Geógrafo de formação e fotógrafo de coração, comecei a fotografar com 18 anos de idade (antes disso nunca tinha pegado uma câmera na mão). Depois de muito estudo veio a carreira profissional que passou por várias modalidades da fotografia até realmente descobrir o que gosto de fazer. Hoje me dedico ao ensino de fotografia, fotografia Fine Art e Books Fotográficos (gestante, moda, sensual). Tomando emprestado as famosas palavras de Ansel Adams "Quando as fotografias não forem mais suficientes, me contentarei com o silêncio".

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis