Veja como um filtro polarizador funciona

polarizador-cpl-2-634x422

A fotografia digital matou a maior parte dos filtros de efeito que utilizávamos na fotografia. A quase totalidade dos efeitos destes filtros é possível reproduzir via Photoshop ou outros programas de edição de imagem. Porém, existem dois tipos de filtros que não conseguimos reproduzir os efeitos digitalmente. O primeiro deles é o filtro de Densidade Neutra, ou o famoso filtro ND. Já fiz um pequeno tutorial aqui sobre os efeitos do filtro ND. Vale a pena dar uma olhada.

O segundo filtro que ainda é essencial na fotografia é o Polarizador. Esse filtro, basicamente, barra a luz que vem de locais indesejados. Explicando. Quando fotografamos a luz vem de diversos locais até atingir a nossa lente. Temos a luz refletida do objeto que estamos fotografando, temos a luz do sol, temos a luz refletida de diversos objetos que, não necessariamente, vão estar na foto. O filtro polarizador deixa passar a luz em apenas uma direção, reduzindo brilhos indesejados em nossa fotografia.

E qual o efeito prático disso? Ele vai diminuir o reflexo de superfícies não metálicas (vidro e água) e aumentar o contraste da cena. Para fotografia de paisagem você pode esperar um aumento da saturação das cores (muito bem vinda nesse tipo de fotografia). Outro efeito é que você vai perder um pouco de luz, já que o efeito do filtro é barrar luz de algumas direções. A perda é de 1 ou 2 EVs (não sabe o que é um EV? então aguarde a próxima aula de nosso curso no youtube que está saindo nos próximos dias).

polarizador-cpl

O filtro que utilizamos em nossas câmeras é o filtro polarizador circular (CPL). Ele é formado por dois anéis onde o primeiro você pode controlar o ângulo da luz que vai adentrar na câmera. Também existe o filtro em formato Cokin.

Para exemplificar esses efeitos nada melhor do que ver o vídeo do Christopher Frost Photography onde ele mostra o efeito do filtro polarizador em várias situações. Uma coisa impressionante para quem nunca viu um brinquedo desses funcionando. Assista o vídeo a partir dos 35 segundos para ir direto na parte das experimentações.


Christopher Frost Photography — Photo101: Polarizing filters, why they’re so neat…and how to use them

Relacionados: , , , , ,

Autor: Gilson Lorenti

Geógrafo de formação e fotógrafo de coração, comecei a fotografar com 18 anos de idade (antes disso nunca tinha pegado uma câmera na mão). Depois de muito estudo veio a carreira profissional que passou por várias modalidades da fotografia até realmente descobrir o que gosto de fazer. Hoje me dedico ao ensino de fotografia, fotografia Fine Art e Books Fotográficos (gestante, moda, sensual). Tomando emprestado as famosas palavras de Ansel Adams “Quando as fotografias não forem mais suficientes, me contentarei com o silêncio”.

Compartilhar
  • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

    Meu óculos de sol é polarizado, se eu viro o meu celular de lado não enxergo nada na tela, é um saco hahahah

    • Já dá pra usar esse óculos pra fazer algumas fotos diferentes!

    • Felisberto

      Eu uso óculos de lentes polarizadas para dirigir: bloqueia o reflexo do painel no pára brisas, reflexos oriundos dos carros, estrada e poças de água… Se tornou indispensável para dirigir de dia.

      • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

        Realmente a diferença é grande para dirigir

      • Felipe Braz

        Eu queria mesmo um óculos que pudesse dirigir de noite, minha vista é muito sensível a claridade, qualquer farol desregulado já me dói a vista, até o espelho retrovisor interno (tem nome específico?) deixo sempre no filtro escuro.

        • No caso dos espelhos o retrovisor fotocrômico resolve seu problema !

          ***retrovisor eletrocrômico

          • Felipe Braz

            fala “xará”! =P
            Como funcionam esses retrovisores?

          • A denominação correta é “retrovisor electrocrômico”. É o retrovisor interno do veículo que escurece sozinho quando a luz do farol que vem atrás o atinge. Atrás da lente do espelho há um pigmento fotossensível que, percorrido por corrente elétrica, reage quimicamente com a presença de luz, analogamente às lentes de óculos do tipo “transitions”. A diferença é que o escurecimento do espelho cessa na falta de luz ou com a interrupção da corrente elétrica.

            – Copiei da net por preguiça de escrever, e descobri que eu usava a denominação incorreta ! hehe.

        • Bruno

          Já usei oculos de lente amarelada pra dirigir a noite e achei bom (me roubaram esse oculos, uma pena). Mas não tenho tanta sensibilidade a luz…

          • Felipe Braz

            No meu caso é efeito colateral do escitalopram =T

          • Bruno

            Saquei. Tem várias lentes pra dirigir a noite, principalmente em óculos “para ciclistas”. Nem são tão caros se vc comprar no ML ou direto da china, dá pra pegar uns pra testar, ou mesmo alguns já vem com várias lentes que dá pra trocar.

          • Zalla

            AmberVision

    • Maximus_Gambiarra

      Tirando o efeito colateral de não conseguir usar o caixa eletrônico, essas lentes polarizadas são uma maravilha.

  • Marco Gesteira

    Fala Gilson, é possível usar um filtro desses em uma Superzoom? Tenho uma H300 da Sony e sou fotógrafo bem amador mesmo, só uso pra registrar eventos e viagens que faço. Tive muita dificuldade de fazer fotos no último Salão do Automóvel por causa dos reflexos de luz em diversos objetos.

    • Fabio

      Desde que sua câmera tenha rosca para filtro, da pra usar sim. Só precisa tomar cuidado porque o polarizador rouba ~1 stop de luz, então se você vai usar num ambiente interno não muito bem iluminado, vai precisar de velocidades menores, aberturas maiores ou isos mais altos, sendo esses últimos mais críticos nas superzoom.

      • Marco Gesteira

        Obrigado pela resposta, irei procurar os modelos! =D

    • Gilson Lorenti Fotografia

      isso mesmo, algumas ultrazoons possuem a rosca de filtro na lente. se tiver é só comprar um do diâmetro de sua lente.

  • Gostei da matéria, sempre tive curiosidade em saber como essa coisa de polarização funciona. Em tempo, o autor saberia explicar como funcionam os óculos para daltônicos da Enchroma? Pelo que entendi também mudam a polarização das cores ou algo assim.

  • cesar m

    Não sou fotógrafo, mas, sempre me lembro de quando eu era molecão do tal filtro que na filmadora sony diziam que deixava ver por baixo da roupa da mulherada.. a sony eu tenho ainda só nunca tive o tal filtro kkkkk

    • Fabio

      Ligando o nightvision junto com o filtro, não é? se não me engano a Sony até retirou esse feature de algumas filmadoras, por causa disso. Mas a imagem é bem tosca, só sendo muito tarado pra abstrair alguma sensualidade do resultado verde que dá.

    • Gilson Lorenti Fotografia

      o que acontece nesses equipamentos é que a câmera dispara raios infravermelhos e o sensor é capacitado a captar esses raios quando refletidos de volta. A sacada é que alguns tecidos são atravessados pelos raios IR dando a impressão de poder ver através da roupa. Alguns equipamentos da sony lançavam o IR tão forte que era possível ver através da roupa de algumas pessoas. A Sony logo tirou esses produtos do mercado quando percebeu a treta. As filmadoras com nightvision possuem sensores preparados para captar o IR. As câmeras fotográficas possuem filtros sobre o sensor para impedir a captação do IR. Para fotografar em IR você deve remover o filtro (em uma manutenção) e comprar um filtro fotográfico para a lente que deixa passar apenas o IR. No Japão, por exemplo, é proibido fotografar com filtro IR nas praias (sim, lá tem muito tarado). Veja nesse vídeo como a coisa funciona.
      https://www.youtube.com/watch?v=RdtJlHVDcmM

      • cesar m

        Esse vídeo é muito bacana. Sobre nudes eu penso o seguinte, o dia que liberarem geral programas de montagem e modelagem de fotos e vídeos para esse fim (hoje ainda nenhuma empresa teve coragem e Photoshop não é fácil e nem especifico) aí vai acabar esse trauma de fotos e vídeos de nudes que “caem na net” já que ninguém vai saber mais o que é verdade ou o que é montagem. Hoje por exemplo é tanto Photoshop que ninguém da bola ao ver uma foto do Willian boner com cara de drogado ou da Fátima Bernardes pelada, só falta massificar aí vai ser qualquer um.

    • Gilson Lorenti Fotografia

      em 2008 escrevi um texto sobre isso

      http://meiobit.com/20543/fotografia-infravermelha/

      • cesar m

        Eu me lembro desse texto, li novamente, que arrependimento de não ter sido fotógrafo.. isso é voyeurismo com classe, com sutileza, vê apenas o que está lá para ser visto, e ainda assim de forma mitigada e não intrusiva, apenas curvas e realces, não essas excrescências de enfiar camera debaixo de saia que vemos hoje. Apesar que defender qualquer voyeurismo é complicado né.

  • Pingback: Veja como um filtro polarizador funciona | Notícias Legais()

  • Como eu nunca soube que o efeito do filtro varia dependendo do tanto que você enrosca ele na lente?!

  • Christian Oliveira

    Obrigado!

    encontrei exatamente o filtro da matéria Kenzo CPL para Canon 58mm, por “apenas” 40R$.

    Usei a cam com tudo no automático (canon t5), apenas tomei o cuidado de girar a posição do filtro. https://uploads.disquscdn.com/images/ab096765a2749a5348ed735b098c1e4635651303845eb2931d9936a3a32a7563.jpg

    O resultado é simplesmente esbugalhador de olhos.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis