Nintendo descarta lançar jogos para PC

Os consoles mostraram nos últimos anos que estão longe de morrer, mas isso nem de longe significa que o PC tenha perdido força quando se trata de jogos. Um ótimo exemplo disso foi dado por Tatsumi Kimishima, presidente da Nintendo que durante um encontro com acionistas reconheceu a importância da plataforma, mas descartou levar seu títulos para ela.

Estamos cientes que muitos consumidores jogam games para PC. Contudo, acreditamos que o negócio de hardware e software integrado é o melhor caminho para oferecermos as surpresas e novas experiências de jogabilidade que queremos alcançar.

 

Acreditamos que podemos expandir nosso negócio de hardware e software integrado ao oferecer software em dispositivos inteligentes e aumentar o número de consumidores que experimentam nossas propriedades intelectuais.

Na mesma reunião Shigeru Miyamoto ainda afirmou que o ecossistema do PC não é tão lucrativo e usou a E3 para ilustra sua opinião. Segundo ele, se nas edições anteriores da feira tínhamos vários exibidores da plataforma, neste ano o número caiu consideravelmente, com o mesmo tendo acontecido com os criadores de jogos para realidade virtual.

Essa postura por parte da BigN não chega a ser surpreende, afinal levar seus jogos para os computadores muito provavelmente prejudicaria as vendas de seus aparelhos. Porém, não podemos esquecer que há alguns anos seria impensável vermos um Super Mario, um Pokémon ou um Fire Emblem nos celulares e é justamente o que temos hoje.

Isso quer dizer que eu tenho esperança de ver o mesmo acontecer no PC? Na verdade não e mesmo se por acaso acontecer, não acredito que eles terão coragem de levar para a plataforma uma adaptação de um Super Mario Odyssey ou um The Legend of Zelda: Breath of the Wild (o que sim, seria fantástico!).

Contudo, acho que a Nintendo poderia aproveitar sua enorme biblioteca para lucrar com a venda de jogos antigos para PC, assim como a SEGA tem feito há alguma tempo. Mas pelo jeito eles não estão dispostos a serem tão liberais.

Fonte: Gamasutra.

Relacionados: , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • Marcelo Eiras

    Nintendo lançar jogos para PC ou outros consoles não seria nem tiro no pé, seria tiro na cabeça, seria suicídio.

    • Diego Marco Trindade

      A nintendo já tem jogos para PC, mas parece que não sabe… NO$GBA e etc…

      • Inquisidor

        dolphin

    • E o mesmo que esperar que a Sony abrisse mão dos seus exclusivos e lançasse multiplataforma.

    • Yskar

      A questão é que os jogos dela JÁ rodam no PC, até os do WiiU, TUDO que a Nintendo já fabricou JÁ RODA no PC.
      Os mais antigos estão rodando até em celulares E ATÉ MESMO no Xbox One!

      E pode ter certeza que em algum momento próximo até os do Switch vão rodar também (aliás é mais fácil até que os de WiiU por causa do controle-tela).

  • Pedro Noronha

    Acredito que o lançamento dos jogos da Nintendo para PC só vai acontecer quando a crise ficar feia dentro da Big N, coisa que anunciam a 20 anos e até hoje não chegou. Mas seria muito bom poder jogar as franquias principais da Nintendo sem necessariamente ter que comprar um console da mesma.

  • EmuManíaco

    Eu durante muito tempo parei de comprar consoles da nintendo devido a sua politica de vender Hardware Legado com preço de console topo de linha (DS,3ds,Wii e wiiu). A unica forma que tinha de rodar esses jogos era através de emulação. Hoje penso em comprar um Switch pois finalmente vendem um hardware ponta (portatil). Vou esperar apenas o console ficar mais acessivel e com uma biblioteca melhor. Até lá aproveito pra jogar alguns crossgen wiiu-Switch no emulador mesmo.

  • Danilo

    Acho que a Nintendo faria muita grana no PC, porém ela teria que limitar a experiência ou vender controles com sensor de movimento pra Master Race. Ela poderia também usar NFC tag e deixar os Amiibo compatíveis com PC (máquina de imprimir dinheiro?), e poderia criar um nicho Nintendo dentro do PC (com um “Steam” da Nintendo, que precise usar controle de movimento da Nintendo e outros acessórios da Nintendo, já que ela adora acessórios haha)

    Mas a Nintendo ainda se vê como nos anos 90, em que todos seus jogos custam caro (mesmo os bem antigos nos Virtual Console), que faz NES Classic mas não consegue suprir a demanda, idem pra Switch. Eles tem uma máquina de imprimir dinheiro em software e mesmo assim não conseguem dar conta de fabricar HW suficiente.

    • EmuManíaco

      NES e SNES classic não foram feitos pra suprir demanda. Foram feitos pra gerar BUZZ e com isso conseguir marketing facil e valorização de suas marcas. É basicamente um console para colecionadores… Se fosse com disponibilidade poderia ate dar prejuizo já que muita gente iria postergar…postergar..postergar…

    • Marcelo Eiras

      Ela não precisava fazer nada, no dia seguinte já ia ter adaptador USB para seus gamepads na China.

  • EmuManíaco

    Nintendo poderia lançar um virtual console pra PC e muita gente iria comprar. Mas fazer o que gosta de se fechar em uma bolha.

    • Diego Marco Trindade

      Concordo com você e com o comentário do último parágrafo do Dori.

      A Nintendo poderia fazer um “Emulador” e lançar via loja virtual, vendendo jogos com DRM e o caraio (como a Steam).

      As pessoas já jogam coisas da Nintendo no PC, só ela que parece não saber. Todos os Pokemon, Front Mission, Ogre Battle, Secret of Mana ou Final Fantasy que joguei, apesar de ter tido um console SNES, joguei em emulador, pois não tinha acesso aos jogos. E como ela ainda tá enrolando a volta ao Brazil, vou continuar assim por um bom tempo.

      • Inquisidor

        de tempos em tempo eu jogo um metroid prime aqui

    • Eu acho que a maioria iria continuar emulando mesmo. Apenas com jogos novos teriam vendas. Mas acredito que com os jogos da nintendo em um PC, a maioria não compraria um console, tirando o 3DS.

      • EmuManíaco

        poderia apenas lançar jogos legados. por exemplo jogos de nes, snes e gamecube.

        • Diego Marco Trindade

          E vender acessórios como Wii Mote e etc e assim permitir tb jogar Wii. O WiiU já era tb, bota jogos de WiiU pra capitalizar.

          • Ela vai lançar eles pro Switch, e só ver o portfólio dos games. Eles estão portando aos poucos.

      • Yskar

        Eu até concordaria com você, até ver o que a SEGA lançou no Steam para rodar os jogos de Mega drive.
        youtube. com/watch?v=bR5MskVofvM

  • Germano

    Mas que novidade! Ela lucra com venda de consoles né…. dããã……..

    • E a Microsoft e Sony não lucram? Porque enquanto a Microsoft acabou com os exclusivos para o Xbox One, a Sony passou a disponibilizar por streaming jogos da família PlayStation para PC.

      • Jaffy

        Não foi em outra matéria que tu comentou que os PlayStations eram vendidos no prejuízo? @[email protected]

        • EmuManíaco

          ps2/ps3 e xbox original e 360 tinham subsidio.

        • Acho que não fui eu, mas mesmo que seja o caso, empresas não fabricam consoles para lucrar diretamente com cada unidade e sim com os royalties que as desenvolvedoras pagam por cada cópia de game que vendem.
          O que as fabricantes ganham com cada console é irrisório, a grana vem mesmo da venda de games.

          • Yskar

            Sim, e a Nintendo é famosa por não subsidiar mais seus consoles.

      • Germano

        Lucram. Mas se não lucrassem, podem se apoiar nos outros mercados que atuam, e alias já precisaram pois já tiveram prejuízo algumas vezes com seus consoles.
        Ja a Nintendo precisa lucrar com os seus consoles pois é o pão da padaria dela. Tá certo que ela ganha em outras frentes como o licenciamento das marcas dela, Mario se duvidar é mais popular que Mickey Mouse e imagino que ela tenha levado uma fatia do bolo toda vez que o Mac Donalds deu os personagens dela no Mac Lanche Feliz. Mas mesmo isso gira indiretamente em torno dos videogames dela e como esta no texto:
        “Essa postura por parte da BigN não chega a ser surpreende, afinal levar seus jogos para os computadores muito provavelmente prejudicaria as vendas de seus aparelhos. “

        • Sim, a questão é que isso também vale para smartphones e a há alguns anos muitos diziam (inclusive a própria Nintendo) que nunca veríamos um jogo da Nintendo neles.

          • Germano

            Também aprovaria ela começar a lançar seus jogos (principais) para smartphones, afinal neles sobra capacidade de processamento se comparados ao hardware da Nintendo e aí eu não teria que comprar o hardware da Nintendo…que é o que a Nintendo não quer que eu possa fazer certo? =)
            E lançar jogos de verdade é o que ela teria que fazer no PC já que lá´eu tenho minhas duvidas que endless runner com skin de Mario ia vender muito para os consumidores dessa plataforma, sem mencionar o incomodo que seria sair correndo por ai com um laptop porque esta jogando Pokemon Go.

          • Yskar

            Ah mas pode ter certeza que os jogos que ela vende no virtual console venderiam também muito bem no PC, especialmente se ela fizesse um hub nostálgico interativo como a Sega fez pros jogos de Mega drive no Steam.

          • Germano

            E… isso talvez, afinal acabei de pesquiser e parece que os jogos da Sega venderam bem mesmo sendo muito facil emula-los sem pagar um tostão por isso. E também esses talvez não representassem concorrência significativa contra o próprio console dela já que acho eu ninguém vai comprar um Switch para jogar Mario do Nes.

  • Guilherme

    O objetivo da Nintendo em lançar jogos para mobile é chamar atenção para suas ips (se ganhar um bom dinheirinho extra, melhor). Tanto é que nenhum dos jogos lançados são “completos” em experiência como os dos consoles. O Mario é uma versão simplificada, o Fire Emblem não é como as versões de consoles, é bem mais simples. A Nintendo quer que as pessoas comprem seus consoles e joguem neles.

  • L.G. Quélhas

    Essas discussões são sempre curiosas, afinal todos os games são criados em PCs. Ou seja, a versão original de todos os games são em PC, sejam eles Uncharteds ou Marios. Apenas jamais veremos esses códigos originais.

    • Julio da Gaita ✔

      cara esse comentário é de uma genialidade incrível ou uma bobeira total. Acho que é o segundo caso não é mesmo?! Os devs usam programas sim em PC’s para desenvolverem o jogo e roda em um kit dev para desenvolver de forma plena, haja visto que mesmo emuladores de VG’s tem seus problemas no caso das gerações mais recentes.

      Mesmo com o “código original” não é possível joga-lo em um PC abiguinho, são plataformas completamente diferentes em nível de hardware e software embora suas arquiteturas possam ter similaridades.

      • EmuManíaco

        Depende. Um belo exemplo são placas x86 pra arcades e mesmo assim os jogos não eram portados pra PC. Aí um cracker ia lá e quebrava a proteção do arcade e rodava nativamente no windows.

        • Julio da Gaita ✔

          Os devs usam programas sim em PC’s para desenvolverem o jogo e roda em um kit dev para desenvolver de forma plena, haja visto que mesmo emuladores de VG’s tem seus problemas no caso das gerações mais recentes.

      • Inquisidor

        no caso do xbox acho que falta pouca coisa para rodar num pc, já no ps4 que usa um freebsd mexido acho que seria um trabalho maior, mas a dor de cabeça seria na parte da ram do pc vs a do ps4, provavelmente teriam que reescrever essa parte do codigo, e não deve ser algo muito legal.
        já vi varios makingoff de jogos e os caras rodam no pc sim, mas fechado dentro de algum programa , nunca é compilado para .exes da vida.
        mas para rodar num windows é só ter boa vontade do produtor ou grana.

        • Julio da Gaita ✔

          ou seja, não, não rodam no PC assim nativamente, até porque se fosse assim não ia ter nego reclamando dos PORT’s porcos que ja rolaram console/PC.

          Mas não amigo, o Xbox One não é um quase PC, a MS tenta aproximar com os apps universais e tal, mas não roda assim não, são conceitos totalmente diferentes…

  • Clésio Etílico

    Seria interessante(Talvez não pra Nintendo) se tivessem uma plataforma como a Steam ou Gog paras as Ips da Nintendo, não os mesmo jogos dos consoles atuais, exemplo: um mmo de Pokemon FireRed, ou uma versão exclusiva de Mario Maker, Mario Kart Pc edition como já tem para arcades e etc.

  • DiGamer80

    Decisão questionável. Eu não vou comprar nenhum console da Nintendo, mas compraria vários jogos deles pra PC. Vão ficar sem vender esse console e os jogos, simples.. e o tio Phil agradece.

  • Adalio Siqueira

    Pra mim, não faz falta nenhuma.

    • Yskar

      Para mim também, emuladores existem para isso!

  • SacoCheio

    Ela viu o óbvio: os emuladores estão aí há séculos e ninguém dá mais a mínima.
    Já o celular é o novo eldorado.

    • EmuManíaco

      Não é bem assim. Sega e SNK fazem uma bela grana com esses jogos.

  • Inquisidor

    realidade virtual é muito massa, mas 2k num oculos é tenso, se fosse uns 500-700 até ia

    • Yskar

      Fora o PC parrudo para poder jogar com qualidade, e ainda tem o problema que não temos software de qualidade para fazer valer o custo alto.

  • Mr.Death

    Se ao menos os jogos para mobile fossem bons…

  • Saulo Benigno

    O que vocês acham daqueles raspberry que são montados cheio de jogos (caixinha de emulação) e vendidos no ML?

    Presta? Estou pensando em comprar um.

    • Yskar

      Sim, presta (e muito), mas não compre pelo ML já pronto, por que é fácil de fazer.
      Mas se você quiser rodar O MESMO SISTEMA no seu notebook e ligar ele na TV dá o mesmo resultado (ou melhor), o sistema se chama BATOCERA Linux e é bem simples de usar.

      youtu. be/uq2Ow2h1c6M

      Qualquer dúvida tamos aí.

  • Othermind

    Jogo da nintendo pra PC já tem faz tempo… A diferença é que ela nao ganha nada com isso (nem da pra impedir).. entao seria melhor abraçar o mercado..

  • Bardock542

    Sendo que no pc, Breath of the Wild ta rodando no Cemu a 4k

  • Pingback: Nintendo descarta lançar jogos para PC | Notícias Legais()

  • Yskar

    O erro estratégico da Nintendo é que os jogos antigos dela JÁ estão rodando no PC, e de graça!
    E até pelo NAVEGADOR!

  • Matheus

    Particularmente, acho a postura da Nintendo correta. Lançar os jogos principais para PC faria com que as vendas de consoles fossem menores – e a empresa vive SÓ de vender hardware e software de jogos. Mas eu acho que lançar apps para PC seria mais eficiente, como ela faz com os smartphones. Sei lá, alguém que comprou o Super Mario Maker, por exemplo, ter uma opção de fazer as fases no computador e mandar pro console? Algo assim, só uma opção pra quem tem o jogo.

  • O único jogo da Nintendo que seria interessante nos PCs é o Splatoon justamente por ela querer que o jogo emplaque como e-sport.

    É um jogo que eu pensaria seriamente em portar para o PC afim de popularidade.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis