Canon 6D Mark II — chegou, mas não emocionou

A Canon se encontra em uma sinuca de bico bem interessante. A empresa deixa bem claro o seu posicionamento quanto a filmagem e fotografia. Embora tenha sido a pioneira em colocar vídeo full hd em uma DSLR, faz um tempo que a empresa decidiu que possui uma linha de fotografia (com filmagem full HD) e uma linha voltada para filmagem profissional com vídeos de maior resolução. O principal problema nisso é que outras empresas estão correndo por fora e não levam essa regra à sério. A Sony está colocando vídeos em 4K em suas full frame e o consumidor está migrando justamente por conta dessa característica (e da qualidade geral dos equipamentos). Muita gente migrou para Canon por conta do vídeo Full HD. Essas mesmas pessoas estão indo agora para Sony por conta do vídeo em 4K por valor acessível.

Hoje temos o lançamento da nova 6D Mark II e o que podemos dizer é que a Canon se mantém firme em sua política. A câmera apresenta algumas pequenas novidades. Uma tentativa de mostrar ao público profissional que a câmera pode ser viável neste segmento. Porém, quem tem a primeira 6D não possuí muitos incentivos para atualizar o equipamento.

A 6D foi a primeira câmera full frame de entrada fabricada pela Canon. Sensor grande em um corpo simples, frágil, com pouca velocidade, mas qualidade de imagem interessante. A 6D Mark II chega agora com um sensor CMOS full frame de 26 megapixels e processador DIGIC 7. Agora a câmera entrega sensibilidade ISO de até 40.000 e pode fazer 6,5 fotos por segundo no modo contínuo. Uma boa melhora em relação ao modelo anterior (que fazia apenas 4,5 fotos por segundo). Agora a câmera possui 45 pontos de foco automático (contra 11 do modelo anterior) e todos eles em formato de cruz. Junto a isso temos a tecnologia Dual Pixel CMOS AF que garante um foco automático preciso mesmo no uso do sistema Live View.

Do ponto de vista da filmagem, a câmera pode fazer vídeos em Full HD com 60 quadros por segundo. Características que vão ajudar para quem trabalha com filmagem são o novo sistema de foco, o modo de filmagem em HDR (para garantir detalhes mesmo em zonas de baixa iluminação) e a presença do monitor articulado sensível ao toque com 3 polegadas. Aliás, essa é a primeira câmera full frame da Canon com monitor articulado. Fechando o pacote a câmera é resistente à poeira e água e possui conexões Wi-Fi, NFC, Bluetooth além de GPS.

O 6D Mark II estará disponível a partir do final de julho de 2017 com um preço de US $ 1.999,00 (somente o corpo). Porém, é possível comprar o equipamento junto com a Canon 24-105mm f / 3.5-5.6 IS STM (US$ 2.599,00) ou com a EF 24-105mm f/4 IS L (US$ 3.099,00).

Relacionados: ,

Autor: Gilson Lorenti

Geógrafo de formação e fotógrafo de coração, comecei a fotografar com 18 anos de idade (antes disso nunca tinha pegado uma câmera na mão). Depois de muito estudo veio a carreira profissional que passou por várias modalidades da fotografia até realmente descobrir o que gosto de fazer. Hoje me dedico ao ensino de fotografia, fotografia Fine Art e Books Fotográficos (gestante, moda, sensual). Tomando emprestado as famosas palavras de Ansel Adams "Quando as fotografias não forem mais suficientes, me contentarei com o silêncio".

Compartilhar
  • Erick Moreno

    Gilson, o novo foco, o dual pixel, o visor articulado, o corpo resistente, o novo iso são todos excelentes motivos para um upgrade. Concordo que a falta de 4k vai fazer um monte de videomakers ficarem com o pé atrás, mas é sem dúvida nenhuma um excelente upgrade comparada à 6D original.

    Além disso, vc tem algum exemplo de outra câmera FF que faça vídeo 4K nessa faixa de preço?

    • Gilson Lorenti Fotografia

      será? não nego que são melhorias interessantes, mas não me animaram. Quem já está na full frame de entrada estaria interessado em comprar outra? é uma boa para quem está saindo da APSC mais básica, mas existem outras possibilidades no mercado com o mesmo perfil. Vamos aguardar a opinião do pessoal que está nesse segmento. Se for pensar apenas em vídeo, a Canon não é a opção mais bacana atualmente no mercado. Se for pensar em fotografia então não tem pressa em trocar.

      • João Ribeiro

        Gilson, recentemente peguei uma nex 6 usada e pesquisando lentes me deparei com o adaptador speed booster, é algo que compensa? atualmente tenho a lente do kit + uma 55-210, estava querendo pegar uma fixa de 35 ou 50mm. obrigado!

        • Christian Oliveira

          A 50mm f1,4 é uma puta lente.
          Ou uma de uso mais abrangente 24-70 f2,8.
          Duas lente duca, mas salgadas, mas duca mesmo.

      • Tenho a primeira 6D com uma 24-105mm f/4 e não vejo motivo algum pelo qual compraria a Mark II. Além disso, dizer que a 6D tem apenas “qualidade de imagem interessante” é desmerecer a bichinha. Ela tem a melhor qualidade de imagem nesse segmento e, na época do seu lançamento, o melhor custo benefício. A Canon 6D mudou minha vida digital.

  • Othermind

    Como eu tenho uma t3i essa aí me emocionaria muito fosse minha… rs

  • Anderson Moikô Xikrin Souza

    Tive uma experiência muito mais do que interessante com a 6d, pois antes usava a 5dmk II, amava aquele equipamento, no entanto a 6d com processador mais atualizado, ISO mais do que satisfatório em condições de baixa luminosidade(mesmo se comparando a 5d Mk III, que na época foi uma das minha grandes duvidas ( 6d ou 5d mkIII), porem optei pelo custo beneficio e acima de tudo o ISO, pois trabalho bastante em condições de baixa luminosidade. Diante disso, posso qualificar que, mais do que interessante, é satisfatória a experiência com 6d. e estou empolgado com essa nova atualização, pois alguns fatores me levam novamente a optar entre ela e a 5dmK IV, que são: custo beneficio (6dmk II= $7k, 5d mk IV = $13k), 6,5fps, dual pixel, e o melhor, 45pontos de foco (um dos fatores que me faziam muita falta no modelo anterior). Quanto a gravações em 4k, não me fazem falta e espero que não faça, trabalho somente com fotos e pretendo continuar somente com fotos.

  • Christian Oliveira

    Tem também a t6s, não é FF, mas quebra um puta galho.

  • Paulo Sales

    Gilson, concordo com quase tudo. Só não, com a ideia que sony supre a fotografia. Sony nao é maquina fotográfica, sua enfase é vídeo e, passou a canon no quesito. Sony tem sensor e sistema de foco mirrorless, está na ponta, e não seria inteligente por parte da canon competir tentando forçar com DSLR.

  • Pingback: Canon 6D Mark II – Chegou, mas não emocionou | Notícias Legais()

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis