Apple ARKit vai dar muito trabalho para Google Tango e Microsoft Hololens

apple-arkit

O Google e a Microsoft têm no Tango e no Hololens seu poderosos projetos para Realidade Aumentada, mas enquanto o primeiro engatinha para tornar-se um produto para o consumidor final, o segundo vai demorar e muito para chegar nessa marca. Só que a Apple, como sempre não quer esperar e com o ARKit, apresentado na WWDC 2017 ela introduz um SDK tão poderoso quanto o de seus concorrentes.

Na verdade mais, já que ele não exige hardware especializado e entrega resultados muito bons, como os desenvolvedores podem atestar.

Atualmente o Google Tango passa por uma série de percalços para se tornar popular. O Google depende das OEMs parceiras que desejem lançar dispositivos compatíveis, geralmente com um kit de câmeras duplo e sensores específicos para mapeamento de ambientes que permitam a reprodução de construtos virtuais. Atualmente apenas o Lenovo Phab 2 Pro, lançado em 2016 é compatível com a tecnologia e o Zenfone AR, anunciado na CES 2017 ainda não deu o ar de sua graça.

A Microsoft, por sua vez está totalmente focada em fazer do HoloLens uma solução para profissionais, desenvolvedores de ponta e clientes corporativos que possam pagar US$ 3 mil, e mesmo assim precisam apresentar projetos realmente relevantes para a plataforma. A culpa é o trauma que Redmond sofreu com o Kinect, onde fizeram tudo errado e por pouco não repetiram a dose com seu HMD; um golpe de realidade de seus parceiros comerciais de grande porte levou a companhia a redirecionar todo o projeto, e talvez um dia ele seja lançado para o consumidor final. Só que isso vai demorar, e muito.

A Apple se aproveitou da cautela de seus rivais e queimou a largada, apresentando um kit de desenvolvimento verdadeiramente poderoso: o ARKit não é muito diferente das soluções de RA do Google e da Microsoft, mas possui uma diferença crucial em sua filosofia, ele resolve tudo por software e não depende de hardware específico para mapeamento de ambientes. Isso nem chega a ser uma surpresa, entra ano, sai ano e a câmera presente no iPhone figura entre as mais poderosas incluídas em smartphones, perdendo de leve paras presentes nas linhas S e Note da Samsung. E vale mencionar que em ambos os casos temos conjuntos simples e não duplos.

O resultado é que os desenvolvedores estão desde já brincando com o ARKit, utilizando os iGadgets disponíveis para implementar suas criações em Realidade Aumentada sem a necessidade de utilizar um conjunto mais elaborado de hardware. Qualquer iPhone ou iPad pode participar da brincadeira, e os resultados são muito bons como se pode atestar nos vídeos abaixo.

Por exemplo, que tal controlar o pouso da Falcon 9 no seu quintal com seu iPhone? Com o SDK é possível:

Tomás García — Falcon 9 landing at the ASDS / ARkit Demo

Você pode jogar Minecraft em tempo real…

MatthewHallberg — Apple ArKit Augmented Reality MINECRAFT

Ou ter algo muito útil no dia a dia sempre à mão, uma trena em RA:

laanlabs — AR Measure App Demo – Augmented reality tape measure

[Dica nos comentários] este demo poderia muito bem ser utilizado nas escolas para ensinar astronomia, apresentando os planetas em escala de tamanho e distância (thanks Shimatai):

Kru M — Basic SceneKit application with ARKit demo Part 2

O site Made With ARKit já compila uma série de criações dos desenvolvedores, não deixe de conferir. Basicamente os devs estão adorando o novo brinquedo, e quando o iOS 11 é certeza que teremos uma enorme quantidade de apps compatíveis disponíveis logo de cara, rodando em iGadgets novos e antigos.

Isso significa que o Tango e o HoloLens estão com os dias contados? Nada disso. O ARKit, dependendo da capacidade de hardware dos próximos iPhones e iPads vai forçar Google e Microsoft a se coçarem e correrem atrás do prejuízo (a primeira principalmente, Redmond não tem tanta pressa e seu foco está em outro lugar), forçando o desenvolvimento de melhores tecnologias para RA de modo a não ficar para trás e perder público para a maçã. No fim poderemos ver um Tango mais refinado e uma maior variedade de produtos disponíveis no mercado, o que será bom para todo mundo.

Fonte: 9to5Google.

Relacionados: , , , , , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples