SpaceX prestes a completar 3 lançamentos em 9 dias

bulgaria

Dessa vez quase que não foi, e quase que não foi duas vezes. A SpaceX resolveu recuperar o tempo perdido e esta lançando foguetes quase em salvas. Em 2017 já foram nove, todos bem-sucedidos. Há mais 17 lançamentos planejados, inclusive do Falcon Heavy.

No dia 23 foi lançado da Flórida o BulgariaSat-1, com 3,6 toneladas de peso, exigiu muito do Falcon 9 e ele teve que pousar na balsa, fazendo uma manobra em alta velocidade usando três motores em vez de um. Elon Musk avisou que havia boas chances de não dar certo, e o bicho realmente veio com tudo.

Uma rajada de vento tirou o Falcon de rota perto do final da descida, se fossem capazes os programas de navegação arrancariam cabelos gritando desesperados enquanto usavam jatos de N2, o propulsor manobrável e as X-Wings para manter o curso. Ele chamuscou a lateral da balsa, pousou fora de centro, mas pousou:


VideoFromSpace — Reused SpaceX Rocket Lands on Drone Ship After BulgariaSat-1 Launch

Foi complicado, segundo Musk ele usou quase todo o amortecedor de emergência, uma peça em colméia dentro dos trens de pouso, que se compacta, deforma e absorve a energia do pouso, como último recurso.

Dois dias depois foi a vez de uma constelação de 10 satélites da Iridium, decolando da Base Aérea de Vandenberg, na Califórnia. 9,6 toneladas de satélites, o tempo estava BEM ruim, mar agitado, ninguém botou fé, até os programas de navegação foram embora e deixaram o Pac-Man tomando conta, mas eis que…


Space Videos — SpaceX Land 13th Falcon 9 First Stage after Iridium NEXT Flight 2 Mission

ESSE eu não acreditava que conseguiria, o mar estava bem feio e a balsa balançava mais de um metro na vertical, isso é… ruim. Significa que seu foguete cairá de 1 m de altura OU acertará a balsa 1 metro antes de desligar os motores. Não bom.

Agora a SpaceX fará OUTRO lançamento: o satélite Intelsat 35e, com 6 toneladas e como vai para órbita geoestacionária, precisa de mais velocidade, o que significa que não sobrará nada nos tanques, então esse Falcon 9 será perdido caindo no mar.

Sim, eu sei, é estranho e parece errado, mas lembre-se: essa é a REGRA, fora a SpaceX todo e qualquer foguete do planeta é perdido após a primeira e única viagem. Elon Musk é que nos acostumou mal.

O lançamento será domingo, dia 2/7 às 21:36, como sempre o streaming via YouTube pode ser achado no site da SpaceX.

A equipe do Fantástico já está de prontidão caso Elon deseje pedir música.

Relacionados: , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples