Criador do Gran Turismo está insatisfeito com a realidade virtual

Se para justificar a ausência de indies na conferência da Sony na E3 um alto executivo da empresa disse que o foco deles está na realidade virtual, pelo jeito nem todos dentro da companhia estão com toda essa empolgação em relação a tecnologia.

Com o Gran Turismo Sport sendo apontado como um dos principais títulos a receberem suporte ao PlayStation VR, era de se esperar que Kazunori Yamauchi saísse em defesa do HMD para o PS4, mas foi exatamente o contrário que ele fez em uma entrevista recente.

O primeiro head-mounted display foi criado antes de eu nascer, por volta de 1962. Tenho esperado por mais de 50 anos. Depois de todo esse tempo, esperava que fosse algo mais incrível do que temos hoje em dia. Mas fizemos o melhor que podíamos com o que temos disponível,” disse o criador do Gran Turismo, mencionando ainda como este cenário pode mudar. “Quando tivermos 8K duplos, será muito bonito. 8K duplo e uma taxa de cerca de 200 Hz. Talvez daqui a outros 50 anos?

Pois este é justamente o maior problema em relação a realidade virtual: a necessidade do aparelho ter que gerar duas vezes a mesma imagem e quando tivermos um equipamento capaz de produzir algo com a resolução mencionada por Yamauchi, imagina o que ele fará em apenas uma televisão? É uma corrida sem fim e a menos que indústria encontre uma solução para isso, acho que sempre parecerá que a qualidade da RV é inferior.

Outro ponto abordado pelo game designer diz respeito ao enjoo quando jogarmos o Gran Turismo Sport usando o PlayStation VR. Segundo ele, se a pessoa dirigir com cuidado, permanecendo na pista e mantendo o carro sob controle, não ficará enjoada. Porém, caso ela saia da pista ou rode, haverá enjoo, algo que aconteceria na vida real e que eles não seriam capazes de evitar.

O que posso dizer em relação ao PlayStation VR é que o pouco que o testei realmente me incomodou a queda brusca na qualidade da imagem se comparado com o que o videogame nos entrega de forma “normal”. Eu concordo que a imersão proporcionada pelo HMD pode compensar esse problema, mas considero a crítica de Yamauchi totalmente válida e se isso é algo que incomoda alguém com tanto conhecimento e há tanto tempo na Sony, imagino que devamos lhe dar atenção. Só torçamos para que esse problema não faça com que o Gran Turismo Sport seja adiado por digamos,  uns 50 anos.

Fonte: VR Board I/O.

Relacionados: , , , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • Anayran Pinheiro

    Deve ter dito isso após ter jogado project cars no Vive e ficou com invejinha xD

  • Dood!

    Fato que tudo tem um começo: normal que não esteja de acordo com que muitos esperam.

    • O problema é que este não é o começo da RV, como o Yamauchi disse. Estamos apenas numa nova leva da tecnologia. Eu mesmo testei um óculos em 1996 ou 1997.

      • Anayran Pinheiro

        Mas convenhamos que naquela época era bem tosquinho, né? Além da tecnologia não estar nenhum pouco otimizada para outros jogos que não fossem FPS…

        E esse lance dos enjoos vai acontecer independente da geração, ainda mais em jogos de corrida. O corpo vai entender que precisaria ter aquela simulação de velocidade e movimento, e se você não tem, vai obrigatoriamente bugar o cérebro, e aí galera passa mal mesmo. É só jogar o dirt rally pra sentir o drama, heheheh

        • Sim, mas isso não quer dizer que a tecnologia nasceu ontem. Como disse, o poder de processamento será um problema constante para a RV, não sei como resolverão isso.

          • Anayran Pinheiro

            O lance é que o problema não fica só no poder de processamento. O problema é como o corpo humano reage ao RV mesmo. Processamento já temos, APIs para aproveitar o processamento também. Agora é acharem jeitos de formarem telas 4K primeiro para os dispositivos (já que eles rodam a 1080p a 144hz) e ver se será necessário mesmo tal resolução que o criador cita.

            Estamos mais perto do que o game designer imagina.

          • Não existe. Uma 1080 sofre para entregar 60 fps em 4k, imagina fazer isso duas vezes.

          • Anayran Pinheiro

            Quem quer experiência a 4K já usa pelo menos duas, ou uma 1080 Ti. O que não temos é processamento a esse nível a um preço para mortais como nós dois

      • Dood!

        Sim, mas ele se tornou “viável” ao público somente agora. Acho que por isso o acessório teve o efeito wiimote.

        • Isso é verdade, mas como venho dizendo há bastante tempo, tenho minhas dúvidas se será dessa vez que a tecnologia pegará.

          • Dood!

            Acho pouco provável, mesmo com essa viabilidade ainda é um acessório que é salgado pra se custear isso que é diferente de um Wiimote ou um Kinect.

  • DumbSloth87

    Os cara querem VR de qualidade mas usam esses PC low-end que chamam de console, aí fica difícil.

  • Existem artifícios pra “melhorar” a qualidade da imagem, talvez algo pra fazer com que a refresh rate fique mais fluida… sei lá, mas que existem, existem!

    Não creio que demore 50 anos pra isso não…

    • Jaffy

      Como o cara disse.. 200Hz e 8K duplo resolveriam supostamente.
      Mas quando isso vai se tornar viável?
      Mal conseguimos 60FPS 1080p nos consoles atuais…

      • Acho que é algo que vinga melhor em PCs, com desenvolvedores indie (Sony, larga de ser idiota!) e experiências que, aos poucos, moldariam esse mercado… inclusive pra desenvolver as técnicas e melhorias que citei antes… senão ficam poucas mãos e menos cabeças ainda pra chutar a bola pra frente…

  • Convidado

    Espero que no PS4 Pro seja melhor… veremos!

  • RôShrek

    Eu acredito que agora que esse tipo de tecnologia chegou ao público, o desenvolvimento e aprimoramento tende a ser mais rápido.

  • Christian Oliveira

    1080p 60 fps ultra sem RV, 300U$

    Será que apenas os jogadores enchergam isso?

  • Ursinhomalvado

    Quanto à queda dramática de qualidade gráfica no PS VR, a solução já é conhecida de longa data da Poliphony Digital. Assim como permitiam o uso de mais de um Playstation 3 para ampliar a imagem do Gran Turismo para mais de um monitor, podem permitir o uso de dois Playstation 4 para ter a qualidade gráfica e taxa de frames intacta em VR. Parece caro, mas é coisa que os fãs realmente hardcore pagariam sem problema.

  • Diego Marco Trindade

    Comecei a assistir aquele filme filmado em POV (Não aqueles filmes educativos…) de ação chamado “Hardcore”, baseado no clipe de uma banda sei lá da onde (é, digito de cabeça, não procuro no google).

    O filme é bem bacana, mas acho que o mesmo problema de jogar com VR: a desconexão entre os sentidos. Quando a gente está vivendo algo, não basta apenas a visão e audição, há o senso de equilíbrio, aceleração, olfativo, etc, que faz a realidade parecer a realidade. No filme, tudo é muito rápido, o cara fica olhando pra frente e pra trás, rolando e fazendo o caralho a quatro e isso me enjoa tanto quanto Wolfestein (o antigo) me enjoava. Acho que exatamente como por tentar “emular a realidade”, mas com poucos detalhes, que o VR causa esse efeito (da mesma forma que ficar olhando a paisagem enquanto se anda de carro).

    Um dia eu tenho que ir nesses negócios de 4D, 5D (como tinha mp4,mp5,mp30) pra ver como é a sensação, mas acho que já vou ter que ir preparado para enjoar.

  • Eduardo

    Vai chegar em um momento que o olho humano não irá mais diferenciar uma resolução tipo de 20k pra 40k. Aí, com hardware cada vez mais potente, será possível a realidade virtual ser tão boa quanto a imagem da TV.

  • Julio Verner

    Nasci pouco antes da época do óculos 3D do Master System. Vou morrer esperando a “realidade” virtual… De lá pra cá só aumentou o montante de matéria prima desperdiçada na fabricação desses lixos.

  • Saulo Benigno

    Quem está satisfeito?

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis