Gerenciador de Tarefas do Windows 10 vai passar a exibir dados da GPU

gpu

Usuários Windows que possuem máquinas potentes precisam ficar de olho em como seu sistema se comporta, como cada componente está consumindo recursos e o Gerenciador de Tarefas é a ferramenta nativa para isso, entregando uma série de informações minimamente pertinentes. E em breve a ferramenta passará a cobrir também como sua GPU se comporta, dispensando o uso de softwares de terceiros.

A novidade foi incluída na Build 16226 do  Windows 10, disponível para Insiders no sistema de atualizações rápidas. Esses usuários serão os primeiros a ter acesso a informações mais detalhadas quanto ao consumo de memória de sua placa gráfica, qual está instalada, a versão do driver e a aba Detalhes inclui informações como consumo de recursos da GPU por processo, algo muito útil para monitorar quanto um programa pesado ou um game exige da placa ou para facilitar testes de temperatura.

windows-10-task-manager

É fato que a maioria dos usuários avançados do Windows já possuem programas de terceiros para monitorar como suas GPUs se comportam e em alguns casos isso é essencial (como aqueles que usam mais de uma placa), mas a ideia da Microsoft é oferecer uma ferramenta de diagnóstico nativa que todo mundo terá acesso, desde a PC Gamer Master Race ao consumidor intermediário, o que cogita trocar sua GPU embarcada por uma dedicada ou substituir a antiga de menor rendimento. Uma opção a mais não é ruim no fim das contas.

A Microsoft informa que o recurso ainda está em fase de construção, portanto os Insiders devem esperar por uma série de bugs e informações não tão fidedignas num primeiro momento e é importante, ao menos agora compara-lo com programas de monitoramento de outras companhias e enviar feedbacks para preparar o Gerenciador de Tarefas para o lançamento aos demais usuários, através do Feedback Hub em Desktop Environment -> Task Manager.

Fonte: Digital Trends.

Relacionados: , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Henrique Silveira Steinmetz

    Acho que a principal falha do gerenciador de tarefas é não monitorar temperatura, algo tmb bastante importante para quem tem computadores mais potentes…

    • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

      Use o speedfan, monitora todos sensores de temperatura, coolers, voltagens, etc etc

      • Henrique Silveira Steinmetz

        Sim, mas o que falta é o gerenciador de tarefas fazer isso nativamente.

    • gbitte

      Não acho que vai acontecer. Toda empresa tem que pensar em processos antes de implementar recursos e se eles colocarem isso tem uma porrada de juiz que vai achar que a MS é responsável se o seu computaddor fritar, porque o recurso não evitou o dano.

      • Henrique Silveira Steinmetz

        Não acho que alguém iria processar a MS por causa disso, já que ele não avisa quando o processamento ou o HD ta em 100%, e nunca ouvi falar de processos por causa disso…

        • gbitte

          Ele Avisa quando o HD está perto do 100% mas isso até pode inutilizar temporariamente o PC mas não definitivamente como Temperatura pode. É só um juiz achar que uma empresa deu espectativa razoável de de tomar conta de um problema que ela pode se tornar responsável. O problema é muitos juízes não são razoáveis.

          • leoncral

            Se um componente esquenta de mais o pc desliga. E isso ja vem desde o xp. Ja tive cooler de vga queimado e o pc desligou. O sistema pode ate não te mostrar as coisas mas isso não significa que ele não monitore.

          • tuneman

            isso é o proprio PC que faz. se o cooler não funciona você nem precisa dar boot no sistema operacional para o PC desligar-se.

          • Luiz

            É por isto que as coisas são uma merda.

            Provavelmente a Microsoft gasta mais tempo com estas futilidades de lei do que escrevendo software, por isto que software é uma merda.

          • leoncral

            Mas no que o Windows é uma merda. Uso a anos e nunca me separei com essa problemática toda. Foi um pergunta séria. Vc ta falando para algum uso específico?

          • Alice Woodstock

            Tive a experiência com o windows 10 também, a paca de vídeo desligou quando chegou a mais de 80C e a CPU já tinha chegado a 80 antes de eu investir num water cooler. O PC continou ligado mas sem vídeo. Obs: não sei se é a simplificação do PhysX no port pra linux mas o jogo testado na época foi borderlands 2 CPU a 60C no linux e 80C no windows)

    • Cocainum

      A temperatura interna das CPUs e das GPUs, acho que até daria, assim como dos HDs, que podem ser obtidas via S.M.A.R.T., mas do chipset e do socket, duvido, pois existe uma infinidade de tipos de sensores, que são acessador diretamente, sem um “driver” que simplifique o processo.

      O Speedfan, por exemplo, depois de anos de estrada, ainda não consegue pegar todas as temperaturas e ele também não consegue dizer qual leitura é do que. Muitas vezes ele mostra “Temp1”, “Temp2”, “Temp3” e cabe ao usuário adivinhar o que é socket, e o que é chipset.

      • Henrique Silveira Steinmetz

        Mas os dados bases de temperatura de CPU, HD e GPU poderiam ser mostrados…

      • Tom

        Minha placa até hoje não descobri de aonde é cada sensor

    • Tejobr

      Isso é mágica e a MS ainda não sabe fazer. Deve ser porque não dá para cobrar CAL por isso.

  • Cocainum

    Nada melhor do que ver “ao vivo”, durante o jogo, o consumo de GPU, CPU, RAM e memória de vídeo (além, é claro, dos FPS). Para isso eu uso o MSI Afterburner.

    • Henrique Silveira Steinmetz

      Como será que o MSI Afterburner se comporta com uma EVGA 750 TI? kk

      • Cocainum

        Funciona com qualquer placa. Já usei com 9500GT, 9800GT, HD 5750, HD 5770, GTX 285, GTX 750TI, GTX 1050TI… De diversos fabricantes diferentes.

        • Henrique Silveira Steinmetz

          Testar a noite pra ver então

  • DumbSloth87

    Essa screenshot me deixou confuso, 12GB de RAM? então não tá em dual/quad channel, performance diminuída, Disco C e Disco E? cade o D?? aaah!! 3 placas de rede?? SLI de GTX 950??? qual o problema desse sujeito?!?!

    • Cocainum

      Dual Channel assimétrico. Faz tempo que CPUs/Chipsets permitem isso.

      PS: Isso se for com dois slots. Com 4, dá pra fazer DC simétrico (4 + 2 + 4 + 2).

      • DumbSloth87

        dual channel assimétrico é pouca coisa melhor que single channel.

        • Cocainum

          Como eu disse, com 4 slots dá pra fazer simétrico. Como a placa mãe deve ser uma ATX (e não mATX), já que tem duas placas de vídeo, a probabilidade de ter 4 slots de memória é bem grande.

          De qualquer forma, em aplicações do mundo real, como jogos, por exemplo, a diferença entre dual channel simétrico ou assimétrico, ou mesmo single channel, é virtualmente imperceptível.

          • Tom

            Pode ser a integrada e a dedicada

          • Cocainum

            É possível. Sem saber exatamente a configuração, só dá para especular.

    • ochateador

      d: = leitor de CD/DVD/BD.

  • Tejobr

    A Microsoft estava precisando aprender a fazer isso. Bem como simplificar relatórios de logs de produtos server. Clicar em um usuário no domínio e saber tudo sobre o seu login, sem começar a se sentir em um Linux. Quem sabe um dia.

    • Luiz

      se fizerem isto, como é que vão vender o system center?

  • Pingback: Gerenciador de Tarefas do Windows 10 vai passar a exibir dados da GPU | Notícias Legais()

  • Luiz

    ProcesXP ultrajado!

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis