Novo Backup and Sync do Google vai salvar qualquer arquivo do seu computador

winchester

Hoje o Google possui duas ferramentas de backup distintas, o Fotos e o Drive, este último voltado a manter disponíveis offline arquivos importantes e ao mesmo tempo oferecer uma cópia na nuvem. O problema é que ele só funciona com uma pasta específica de seu computador.

Só que essa limitação tem data para acabar: no dia 28 de junho o Google Drive será atualizado e permitirá que você salve qualquer arquivo de seu PC Windows ou Mac. Até ele inteiro, se tiver vontade e espaço disponível.

Hoje o Google oferece dois clientes desktop separados para o Drive e o Fotos, só que a nova ferramenta Backup ands Sync vai mudar isso. A princípio o novo app vai funcionar normalmente com as configurações já definidas pelo usuário assim que ele for atualizado, mas oferecerá novos recursos: a imagem compartilhada dá a ideia de que não apenas será possível manter os arquivos da pasta padrão na nuvem, como também sua galeria de fotos e arquivos em seu desktop e pasta de documentos.

Adicionalmente no entanto o usuário poderá apontar quais pastas poderão ser salvas, dando a possibilidade de se fazer um backup completo de seu computador no Google Drive. Claro que isso implica quanto espaço você tem disponível e qual sua velocidade de upload, mas é uma opção deveras interessante principalmente para quem é paranoico ao oferecer mais uma opção.

Embora o anúncio do novo Backup and Sync tenha sido feito no blog do G Suite, ferramenta corporativa do Google que oferece serviços de e-mail e armazenamento, a companhia alerta que a novidade é dedicada ao usuário final e que empresas deverão utilizar o Drive File System para backup. Por outro lado, colaboradores de companhias que tenham acesso ao Drive receberão o update normalmente.

A intenção do Google é claramente competir com grandes clientes de backup, ao mesmo tempo que visa incomodar a Apple com a recente atualização dos planos do iCloud: hoje 2 TB de espaço custam US$ 9,99 ao mês, embora a oferta gratuita ainda permaneça em 5 GB. Nã há informações sobre se o Google pretende alterar seus planos, embora esta seria uma novidade bem-vinda até para prover mais comodidade para armazenar grandes quantidade de arquivos com o Backup and Sync.

Fonte: G Suite Updates.

Relacionados: , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • A Amazon nos avisou que não terá mais o plano ilimitado…. tava bom demais pra ser verdade….

    • Alvaro Carneiro

      Como diz Russo na canção “Por Enquanto”:

      – Sem saber que o “ilimitado” sempre acaba

      Russo era um poeta e visionário.

  • Anderson Fraga

    “PC windows e MAC” – né

  • Allan da Rosa

    Só falta disponibilizarem uma opção para excluírem fotos repetidas. Sinto muito falta disso.

    • E parar de ocupar o espaço que você paga pra ter?

      • Luiz

        e ainda usam dedup, aquela foto que vazou e 50 pessoas tem uma copia, só gasta espaço 1 vez

  • Mario Neis

    é.. até isso aí tiver 100% fiável, continuo usando link simbólico pra dentro do drive e sigo a vida ( melhor forma que achei de fazer backups de saves de jogos antigos e usar o mesmo save no note e no desk)

    • Paulo Teixeira

      ele salva o arquivo e não o link ? isso é novidade para mim

      • Juliano Teichmann

        Acho que é ao contrário. O Mário cria um link na pasta do jogo apontando pro Google Drive, aí o próprio jogo salva as informações no Drive.

        • Mario Neis

          isso! e depois quando instalo o drive ( ou qqer outro) no outro pc que tenho o jogo, eu crio o link do drive pra pasta, para manter a sincronia.. se mexe sempre no mesmo arquivo, que está dentro do drive 🙂

      • Mario Neis

        por exemplo, quando jogo StarDew Valley no meu note em casa e quero continuar jogando com meu save no meu pc antigo na casa da minha mãe.

        (no meu note) MKLINK /D “C:Usersmario.neisGoogle DriveStarDew” “C:Usersmario.neisAppDataRoamingStardewValley”

        (no pc da minha mae) MKLINK /D “C:UsersusuarioAppDataRoamingStardewValleySaves” “C:UsersusuarioDropboxStarDewSaves”

        • Nem sabia que a Microsoft tinha copiado o symlink do Linux!

          • Manoel Jorge Ribeiro Neto

            Apesar do utilitário mklink existir desde o Windows Vista e Server 2008, é bem pouco divulgado mesmo. Eu mesmo só soube há uns dois anos disso :/ .

          • Mario Neis

            cara, eu uso desde o XP, havia menos opções nas ‘/’ é verdade, mas já tinha uma versão

            sempre usei muito ele para scripts de inicialização, agora onde trabalho temos algumas coisas que se tornaram impreteriveis que se usem eles ( Kaspersky, tou olhando pra você, carniça!) hehehe

          • Manoel Jorge Ribeiro Neto

            Exato, é possível criar links simbólicos no Windows desde o Windows 2000. No entanto, o utilitário mklink, com mais opções, foi incluído a partir dos Windows Vista e Server 2008.

          • Paulo Cavalcanti

            Até o bash eles vão portar, o que dirá symlinks.

          • Luiz

            O NTFS tem isto desde sempre. NTFS sempre foi melhor que ext3 e 4, só não é melhor que BRTFS.

          • Aí forçou a barra dizendo que é melhor que o ext4.

          • Luiz

            tá legal, o EXT4 é ligeiramente melhor

  • Juliano Teichmann

    Muito bom esta opção, não precisamos nos preocupar em salvar coisas específicas na pasta do Google Drive. Embora eu também utilize o Google Drive para fins de compartilhamento, para salvar meus dados acabo utilizando o oneDrive, uma vez que na assinatura do Office 365 ele me dá 1TB de espaço no OneDrive.

    Considerando-se que o Office 365, na black friday, custa 99 temers, me dá licença para 5 usuários instalarem o Office, cada um com 1TB de armazenagem mais 60 minutos de skype, acho difícil algo ser mais barato que isso. Faz 3 anos que consigo renovar minha licença na blackfriday por 99 temers, espero que este ano se repita.

    • Cortana ✔

      Quando encontrar promoções, faça como eu e compre mais de uma, elas são cumulativas.

  • Rosenfeld Matias

    Todo cuidado é pouco. Lembrem-se que o mais importante é guardar o essencial e que não possa te comprometer posteriormente, coisas da casualidade, etc.

  • Cássio Amaral

    Boa notícia. É como diz o ditado, quem tem X backups, na verdade tem apenas X-1. Agora só me falta contratar uma conexão de internet que tenha mais que mísero 1 Mb/s de upload…

  • Manoel Jorge Ribeiro Neto

    Se o upload de nossas conexões residenciais fosse minimamente decente, seria uma boa mesmo.

    Outra coisa com o Google Drive é criar um cliente oficial para Linux! Quem usa Linux como SO principal (ou trabalha com múltiplos sistemas) sente falta de um suporte oficial do Google Drive para o sistema, tendo que recorrer a “gambiarras” ou a clientes de terceiros para usá-lo.

  • Felipe Braz

    Posso não ser nem um pouco fã da Microsoft em diversos pontos, mas em termos de armazenamento, o onedrive é o melhor que achei até o momento.
    1TB + Licença do Office por 25 temers, ou conta familiar com 5 contas de 1TB e 5 licenças por 29 temers ta valendo muito.

    Em tempo: Uso o rclone pra fazer backup dos meus servidores lá =P

    • Por hora, tenho a versão “mais barata” lá. Pago menos de 5 reais por mês (já contando o imposto).

  • Não desperdiçando espaço mandando pra nuvem a pasta System32 tá ótimo, todo mundo sabe que essa pasta é inútil e o pc fica mais rápido se excluí-la…

    • Luiz

      Na verdade se usarem o dedup, não vai fazer tanta diferença, todo mundo tem quase os mesmo arquivos no system32.

  • Sinceridade

    E esse upload brasileiro de quem não tem internet de fibra? Vivo/gvt fibra nem chega no meu bairro 🙁 backup só em outro hd fisico mesmo

    • O backup é feito em segundo plano, então só tem que se preocupar com sua memória e processador, rs. Depois que estiver tudo sincronizado ele só vai verificar se houve mudança.

      • Sinceridade

        Pior que eu sei, mas por exemplo e uso o google photos e quando comecei a utilizar basicamente teve que fazer backup de uns bons gigas. resumindo, como o upload é uma desgraça (vivo/gvt), levou 1 mês e ainda conseguia atrapalhar a navegação dos outros que fossem utilizar a internet

  • Luiz

    Google querendo indexar o conteudo offline dos computadores.

  • Rafael de Moura

    Veio na melhora hora! acabei de ganhar uma conta com drive ilimitado do G Suite.

  • Pudim de Cana

    Foi só baixar o suite do Google que o Baidu notificou como arquivo suspeito.. Tá certo isso produção?

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis