Meio Bit » Arquivo » Games » IA da Microsoft agora é melhor que humanos jogando Ms Pac-Man

IA da Microsoft agora é melhor que humanos jogando Ms Pac-Man

Agentes Inteligentes também se divertem. E em grupo. A Microsoft conseguiu zerar Ms Pac-Man, um feito nunca conseguido antes, graças a um mutirão de Agentes, em uma cena digna de Matrix.

7 anos atrás

pac-man-pixels

Desde Wargames que sabemos que jogos são usados para ensinar computadores a pensar. E eles têm aprendido, ao menos em áreas específicas. A cada dia novos jogos são dominados por eles. Xadrez, já era. Go, idem, Tetris, nunca consegui vencer a máquina. O mais novo a perder a supremacia humana é… Ms Pac-Man.

O feito foi obra da Maluuba, uma start-up de Deep Learning adquirida recentemente pela Microsoft. Eles escolheram o Ms Pac-Man por ser um jogo até então impossível de ser zerado por humanos. Ninguém até então havia conseguido chegar à pontuação máxima de 999.900, no Atari 2600.

A estratégia deles foi literalmente dividir e conquistar. Em vez de instruir um programa para jogar Pac-Man como um todo, eles criaram 150 agentes inteligentes independentes, cada um focado em um determinado objetivo, seja escapar dos fantasmas, seja comer os pontinhos, seja comer os power-ups e ir atrás dos fantasmas.

Cada um dos 150 agentes contribuía com um peso para a decisão do movimento e da estratégia da Ms Pac-Man. Faz sentido. Se cada parte cumpre sua função corretamente as coisas funcionam melhor do que se alguém tenta micro-gerenciar cada movimento de cada peça do tabuleiro.


Divide and conquer: How Microsoft researchers used AI to master Ms. Pac-Man

A pesquisa, claro, não foi feita por causa do Pac-Man, mas para testar o modelo de decisão distribuída, e resultou no paper Hybrid Reward Architecture for Reinforcement Learning. Isso tem aplicações em incontáveis áreas, de planejamento urbano a controle de drones e mercado financeiro.

Fonte: Microsoft.

relacionados


Comentários