IA da Microsoft agora é melhor que humanos jogando Ms Pac-Man

pac-man-pixels

Desde Wargames que sabemos que jogos são usados para ensinar computadores a pensar. E eles têm aprendido, ao menos em áreas específicas. A cada dia novos jogos são dominados por eles. Xadrez, já era. Go, idem, Tetris, nunca consegui vencer a máquina. O mais novo a perder a supremacia humana é… Ms Pac-Man.

O feito foi obra da Maluuba, uma start-up de Deep Learning adquirida recentemente pela Microsoft. Eles escolheram o Ms Pac-Man por ser um jogo até então impossível de ser zerado por humanos. Ninguém até então havia conseguido chegar à pontuação máxima de 999.900, no Atari 2600.

A estratégia deles foi literalmente dividir e conquistar. Em vez de instruir um programa para jogar Pac-Man como um todo, eles criaram 150 agentes inteligentes independentes, cada um focado em um determinado objetivo, seja escapar dos fantasmas, seja comer os pontinhos, seja comer os power-ups e ir atrás dos fantasmas.

Cada um dos 150 agentes contribuía com um peso para a decisão do movimento e da estratégia da Ms Pac-Man. Faz sentido. Se cada parte cumpre sua função corretamente as coisas funcionam melhor do que se alguém tenta micro-gerenciar cada movimento de cada peça do tabuleiro.


Divide and conquer: How Microsoft researchers used AI to master Ms. Pac-Man

A pesquisa, claro, não foi feita por causa do Pac-Man, mas para testar o modelo de decisão distribuída, e resultou no paper Hybrid Reward Architecture for Reinforcement Learning. Isso tem aplicações em incontáveis áreas, de planejamento urbano a controle de drones e mercado financeiro.

Fonte: Microsoft.

Relacionados: , , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples