IA da Microsoft agora é melhor que humanos jogando Ms Pac-Man

pac-man-pixels

Desde Wargames que sabemos que jogos são usados para ensinar computadores a pensar. E eles têm aprendido, ao menos em áreas específicas. A cada dia novos jogos são dominados por eles. Xadrez, já era. Go, idem, Tetris, nunca consegui vencer a máquina. O mais novo a perder a supremacia humana é… Ms Pac-Man.

O feito foi obra da Maluuba, uma start-up de Deep Learning adquirida recentemente pela Microsoft. Eles escolheram o Ms Pac-Man por ser um jogo até então impossível de ser zerado por humanos. Ninguém até então havia conseguido chegar à pontuação máxima de 999.900, no Atari 2600.

A estratégia deles foi literalmente dividir e conquistar. Em vez de instruir um programa para jogar Pac-Man como um todo, eles criaram 150 agentes inteligentes independentes, cada um focado em um determinado objetivo, seja escapar dos fantasmas, seja comer os pontinhos, seja comer os power-ups e ir atrás dos fantasmas.

Cada um dos 150 agentes contribuía com um peso para a decisão do movimento e da estratégia da Ms Pac-Man. Faz sentido. Se cada parte cumpre sua função corretamente as coisas funcionam melhor do que se alguém tenta micro-gerenciar cada movimento de cada peça do tabuleiro.


Divide and conquer: How Microsoft researchers used AI to master Ms. Pac-Man

A pesquisa, claro, não foi feita por causa do Pac-Man, mas para testar o modelo de decisão distribuída, e resultou no paper Hybrid Reward Architecture for Reinforcement Learning. Isso tem aplicações em incontáveis áreas, de planejamento urbano a controle de drones e mercado financeiro.

Fonte: Microsoft.

Relacionados: , , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz e Calcinhas no Espaço.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis