Cross-platform: Microsoft e Nintendo topam, mas Sony não

Se me fosse concedido o desejo para mudar apenas uma coisa na indústria de games, seria permitir que os jogos aceitassem partidas online entre plataformas. Ao dizer isso, sei que muitos logo pensam que jogos em primeira (e até em terceira) pessoa não funcionariam, pela vantagem da dupla teclado e mouse, mas talvez essas pessoas esquecem que não são apenas esses tipos de jogos que contam com porções online.

Nos últimos meses nós até vimos algumas iniciativas no sentido de unir as plataformas, mas tem sido algo bastante modesto e sem que a Sony aderisse a esta unificação, ficou a sensação de que apenas parte do problema estava resolvido. Pois a situação deverá continuar assim.

O problema é que a fabricante japonesa continua resistindo às investidas da Microsoft para que alguns jogos possam ser jogados por quem estiver tanto no Xbox One quanto no PlayStation 4 e se você acompanhou a E3 este ano, viu um pouco disso. Primeiro foi a conferência da Gigante de Redmond, onde foi dito que o Minecraft passará a aceitar partidas online entre o Xbox One, Switch e PC, mas muitos repararam que o videogame da Sony não aparecia na lista.

De acordo com um porta-voz da Microsoft, eles ainda continuam conversando com a Sony para que isso aconteça e por mais que eles adorariam ter os jogadores PS4 participando do ecossistema que estão criando, por enquanto não possuem nada para revelar.

Logo depois foi a vez da Nintendo anunciar que o extremamente popular Rocket League está chegando ao seu console/portátil e novamente vimos a confirmação de que o título terá partidas entre quem estiver no Switch, no PC e no Xbox One, mas nada do PlayStation 4.

Ao ser questionado pelo site Eurogamer sobre o motivo para continuarem resistindo, o responsável pelo marketing e vendas da Sony, Jim Ryan, deu a seguinte resposta:

Certamente não temos uma profunda posição filosófica contra isso. Já fizemos no passado. Estamos sempre abertos a conversas com qualquer desenvolvedora ou editora que queira falar sobre isso. Infelizmente essa é uma questão comercial entre nós e outros acionistas e não entrarei em detalhes sobre este assunto em particular. E posso ver seus olhos girando.

Como alguém que por diversas vezes deixou de jogar algo online só porque possuía um jogo para determinada plataforma e um amigo em outra, só posso lamentar essa atitude estúpida por parte da Sony, me fazendo desejar até que eles percam dinheiro por causa dessa idiotice. O engraçado é pensar que até a Nintendo, uma empresa tão criticada por ser fechada, já cedeu. É, parece que as vezes liderar uma geração faz com que as empresas acabem fechem os olhos para seus consumidores.


Rocket League – Nintendo Switch Trailer – Nintendo E3 2017

Relacionados: , , , , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • Inquisidor

    cross plataform é dahora, só que certos tipos de jogos eu acho que não deveria ter, tipo o minecraft é perfeito pra isso, mmas um battle Field 1 da vida já daria problema, mouse vs controle, o pessoal do console ia passar raiva, acho que qualquer jogo que precise de velocidade e precisão ficaria ruim.

    • Se tiver opção de escolher a plataforma que quer jogar online seria mais justo para esse tipo de jogo, para outros não seria tão útil

    • Adalio Siqueira

      Faz igual GTA V online, em que se mostra se o usuário está com controle, ou mouse, e é possível limitar as partidas para apenas controle ou apenas t + mouse.

    • Ivan

      O que fico irritado são aquelas controles e mouse com controle de recuo, com aim…

  • Wallacy

    #4theplayers

  • O representante da Sony poderia ter dito que eles têm medo de uma nova invasão à PSN como em 2011. Seria assinar um atestado de incompetência mas ao menos seria mais aceitável. 🙂 😀

    • De novo isso Laguna? Se fosse esse o problema, o PS4 não teria cross-play com o PC. Isso não tem o menor cabimento.

      • *clouds approaches*

      • Daniel Mietto

        “Infelizmente essa é uma questão comercial entre nós e outros acionistas” – Money talks. Eu acho que a Sony, na atual $ituação, quer continuar forçando a venda de PS4, talvez os acionistas achem que o crossplay faça as vendas do PS4 cair…

        • É a única explicação minimamente plausível, embora eu não concorde com essa visão. Falta de segurança não cola.

          • SLCopetti

            Cara, eu nunca li os termos de adesão da live e psn, acho que vai muito também na questão “proteção ao consumidor” A partir do momento que libera o cross plataform, vira casa da mae joana. Alguém do xbox irrita alguém da sony ou vice-versa, ai já vira mimimi e já viu o que ocorre. Essas flamewars irritantes da internet iriam povoar os consoles. Que permaneça como está.
            Além do mais, eu até agora nao vejo motivo para isso, a não ser o benefício de jogar com um AMIGO que tenha outro console. Jogar com desconhecidos já ocorre, então não faria diferença.

          • EmuManíaco

            É só implementar a função de escolher jogar ou nao com outras platformas.

          • SLCopetti

            Por isso eu disse “também na questão proteção ao consumidor”.
            Eu realmente gostaria do cross-plataform, até pq raramente jogo online mas gostaria de jogar com alguns amigos que optaram em comprar determinado jogo em uma plataforma e eu em outra. Rocket League foi um desses casos. Mas se for para virar bagunça, novamente, que fique como está. A sua sugestão do filtro seria uma alternativa.
            De qualquer forma, para nós jogadores seria ótimo, sem mais. Mas uma decisão dessas vai MUITO além de nossa vontade.

          • EmuManíaco

            street fighter 5 e rocket league tem essa opcao. o mesmo vale pro gears of war que vc pode aceitar ou nao jogar com pessoal do pc e seus teclados e mouses

          • Mas é óbvio que ;é para jogar com amigos, embora uma rede unificada não segregaria a comunidade, fazendo assim com que a chance de servidores vazio fossem menor.
            Agora, dizer que é pra não dar briga Está na mesmo nível da justificativa do Laguna. Fosse assim a Sony não permitiria partidas com quem está no PC, ou não existe o risco de dizerem que é master race, blá blá blá?

          • SLCopetti

            Apenas levantei essa possibilidade, que aliás sempre foi desculpa da nintendo para não ter nem voice chat. Talvez vc possa me responder, os jogos de PS4 q tem cross plataform tem algum tipo de chat por voz?
            Lembrando que obviamente sou a favor de unificar tudo, quem não seria? Porém ficar jogando com moleque berrando nas orelhas com flame war não ia ser legal.

          • Não sei dizer, mas se o problema for esse, basta não permitir o chat por voz.

          • Rocket League PS4 joga com PC e vc n consegue falar com eles, nem nas msg padrão que tem no jogo.

          • Concordo, mais fácil a pessoa desistir de jogar com os amigos que não o mesmo console, que comprarem um PS4 só pra poder jogar online, já tendo um Xbox One ou um bom PC.

  • Diego Matias

    A Nintendo tá cedendo porque precisa do suporte dos terceiros e a Sony, por enquanto, não. Esse é o mesmo motivo que permitiu a Ubisoft colocar o Mario em um jogo dela.

    • EmuManíaco

      A Nintendo sempre deixou colocar mario em jogos. Exemplo Mario & sonic.

      • Alexandre Fabian

        Mario foi usado como moeda de troca nos dois casos…

  • DiMais

    Sony/PS4 e Apple/iPhone, muitas vendas e posição de mercado confortável.. qualquer semelhança de arrogância por parte dos seus executivos não é mera coincidência.

  • Alvaro Carneiro

    – “só posso lamentar essa atitude estúpida por parte da Sony, me fazendo desejar até que eles percam dinheiro por causa dessa idiotice”

    Acho que o assunto é bem complexo, a longo prazo pode trazer benefícios ou não para as empresas envolvidas. Acho prematuro dizer que a Sony é estupida por isso.

    • Felipe Lino

      Pse, tem gente que esquece que empresas existem pra gerar lucro e que agradar meia duzia de pessoas nem sempre é a melhor opção pra isso. Claro que eu iria gostar muito de um cross entre PS e Xbox. Mas se isso atrapalhasse de alguma forma as vendas de console/software/serviço no futuro, talvez não seria tão legal assim.

      • Ivan

        Realmente acho que é bom pro consumidor e não para as empresas, se vc ja tem amigos com um console vai preferir comprar o mesmo…

        • Felipe Lino

          Exatamente.

        • SLCopetti

          Optei pelo ps4 no inicio da geração enquanto a maioria dos amigos foram para o One.
          Foi uma decisão errada de minha parte exatamente pelo motivo que você citou.

  • Se eu pudesse mudar uma coisa nessa indústria seria acabar com as DLCs pagas. Jogos só poderiam ser lançados completos, sem essa de capar pra depois monetizar em cima.

    • E assim deixaríamos de ver diversas expansões excelentes que surgiram com o tempo. O problema não é existir DLC paga, são as empresas abusarem do modelo.

      • Ivan

        Bons tempos que saiam expansões e não precisava comprar o jogo parcelado….

      • Que é 99% dos casos. Na situação atual, anuncia-se um jogo já falando em Session Pass e jogos que ainda estão em desenvolvimento, disponibilizados por acesso antecipado, vendendo DLC de expansão.

        Pouquíssimas foram as vezes que DLCs fizeram o serviço de expandir algo que já era completo.

      • Jorge Dondeo

        Concordo.

      • André Lima

        O que devia ser proibido é jogo não lançado, ja ter DLC programado… ou o pior, DLC NO DISCO, NO DISCO PORRA DE STREET FIGHTER CROSS TEKKEN… isso sim é uma falta de respeito (Capcom ta virando a EA do japão)

        • Não acho que deveria ser proibido, acho que as pessoas é que deveriam ser mais inteligentes.

    • SLCopetti

      Eu fiz minha parte, nunca comprei expansão.

    • Dan_Marx

      O jeito que eu arrumei pra contornar essa situação é comprar jogos completos/edição do ano bem depois do lançamento em alguma promoção, pra jogar campanhas solo funciona bem mas no online nem sempre, o que remete ao cross plataforma que poderia aumentar bem a vida de muitos jogos/modos online.

    • Jorge Dondeo

      Se eu pudesse mudar uma seria: Exclusividade, isso só me prejudica.

      • Também acho um saco.

      • Heisenbeck

        É um mal necessário.

      • Isso que vende consoles.

        • Jorge Dondeo

          Discordo. Mas…

          • Se você fosse dono de uma empresa que produzisse consoles, você teria que oferecer um conteúdo diferenciado.

    • PugOfWar

      se o jogo puder ser aproveitado sem a dlc não vejo problema

      • O problema é o quanto pode ser aproveitado.

    • Taylo Henrique

      GTA Online tem um excelente modelo. não precisa vender DLC e nem por isto o jogo acabou o suporte.

    • Infelizmente está na mão das empresas, não é um modelo a ser seguido.
      GTA Online (citado aqui), um jogo lançado há um bom tempo que sempre recebe conteúdo adicional

      • Mas é a melhor muleta, e as empresas gananciosas (coff coff EA coff coff) não medem esforços em utilizá-la.

  • Zack A.

    Aos jovens gafanhotos aí, usuários de PlayStation e fanboys da Sony, é por culpa de vocês que estamos vendo isso acontecer. Não é de hoje que a pior das antipatias no mundo gamer vem da plataforma PlayStation liderada por estes imbecis japoneses que se acham os tal! Mas claro que eles tem q se achar assim! Como poderia ser o contrário né??? Idiotas, parem de ficar dando moral e comprando todos os jogos q lançam, e comprando o próprio console deles MUITAS VEZES POR CAUSA DE UM, EU DISSE 1 JOGO EXCLUSIVO! Usa a cabeça!!!!

    • A Sony só possui um exclusivo? Olha…

      • EmuManíaco

        acho que ele se referiu a gente que compra um console pra jogar apenas 1 game. Como foi o caso do ico 3 pra playstation 3.

      • Zack A.

        A Sony possui o maior número de exclusivos… =) e os melhores títulos são denominados “Minions”, que vocês fanboys sonystas, representam muito bem… No mais, so tem bosta, que só vejo o HZD na lista de mais vendidos… Ora, pq né? (Sempre vi gente comprando consoles pelos exclusivos… Hmmmmmm) 🤔

        • Tá difícil entender alguma coisa aí nesse comentário, hein?

          • Zack A.

            BR? 🤔 Se for pode falar, tenha vergonha não, q eu explico tudo denovo numa linguagem mais básica.

    • Ivan

      Fala mal de fanboy mas é hater, complicado…

      • Zack A.

        Não sou hater, eu sou verdadeiro. Tenho pena de você com sua… simpatia =) acompanhada de muita, muita falsidade. Conheço bem teu tipo.

        • Ivan

          Serto…..

          • uahuahuahuauauh É cada figura que aparece por aqui.

          • E vendo essas peças agindo é que não me sinto com remorso por ter saído da moderação de fóruns de games.

  • OverPower

    Antes disso teriam que acabar com a cobrança de mensalidade para poder jogar online. Eu tenho um Xbox One e ele está encostado. Não vejo vantagem em pagar mensalidade quando o mesmo jogo existe no PC.

    • Daniel Mietto

      todas as plataformas de console, requerem pagamento de uma assinatura em troca da jogatina online… mas pelo menos “ganhamos de volta” alguns jogos, as vezes uma promoção ou outra. Duvido que um dia a Steam nao faça o mesmo, não cobrando para jogar online(isso seria um tiro no pé), mas um modelo de assinatura aonde mes a mes, alguns jogos entrem de graça na sua steam e de quebra alguns descontos exclusivos para vc assinante.

      • OverPower

        Quem sofre com isso são os títulos online Free To Play ou Buy to Play como o Neverwinter e World of Tanks. No PC você baixa eles e joga mas no console precisa de mensalidade. O Steam não me preocuparia pois mesmo que eles cobrassem para jogar online, muitos jogos tem os seus próprios “clients” desvinculados do Steam. O que pode ser preocupante é a Microsoft tornar a instalação de aplicativos e jogos somente pela Windows Store, matando o Steam e forçando a API do DirectX a usar a Live mas aí eu já to viajando demais! 😀

        • No PS4 não precisa pagar a PSN para jogar MMOs f2p.

          • OverPower

            Interessante. Tenho o WoT e o Neverwinter instalados e vou conferir depois se eles rodam no Xbox, posso ter escrito uma bobagem ali em cima.

          • No Xbox precisa pagar a Live para jogar f2p =/

          • OverPower

            Ponto para a PSN então! Se continuar assim e eu tiver vontade de comprar um console novo, vai ser um PlayStation.

        • Felipe Lino

          Viajando d+ ? Acho que não em.

        • EmuManíaco

          Que mundo bom seria se alguma empresa fizesse uma concorrência decente com o Steam no PC. Depois do chilique do Gabe com o Windows 8 eu simplesmente quero que a valve tome uma queda e se ferre o maximo possivel.

          • Ivan

            qual foi a treta?

  • Cortana ✔

    A Sony está ficando cada vez mais arrogante, sabendo que a Microsoft está aos poucos saindo do ramo de consoles, e ela ficará sozinha para dizer o que é bom ou ruim para os jogadores.

  • Flávio

    Jogos, em qualquer plataforma, hoje em dia e para mim se resume a uma forma de encontrar os amigos online e divertir um pouco. Na minha lista de jogos do steam possuo muitos jogos (uns 70), vários deles single player, e estes são os que menos jogo. Perco o interesse facilmente. Comprei até o Wicther 3 no lançamento e joguei até agora umas meia-hora. Jogos multiplayer, mesmo antigos, jogo quase diariamente. Todos no pc.

    O último console que tive foi o PS3. E parei de jogá-lo exatamente por não ter com quem jogar. Eu gostaria muito de ter os consoles da nova geração. Mas ao mesmo tempo não quero ter q comprar os mesmos jogos q tenho no steam. A M$ tá até tentando, ainda que de forma tímida (vide matéria no The Verge de ontem – Why Microsoft didn’t turn Xbox One X into a Windows 10 gaming PC). Eu quero poder escolher em qual plataforma jogar e com todos, não só com quem está na mesma plataforma que eu. Sei que muitos jogos, principalmente os FPS, quem está no console estará em desvantagem. Estes jogos aí poderiam ficar de fora dessa. Mas jogos como FIFA, ou os de corrida, não fazem sentido algum não ser cross-platform. E por isso, por enquanto, vou continuar longe dos consoles.

  • EmuManíaco

    Sony é empresa japonesa e a japonesada tem se mostrado bem usura quando tem a faca e queijo na mão.
    Quando o Ps3 estava quase falindo com a sony correram atras e lançaram a PSplus trazendo otimas vantagens pra quem assinava. Lançou o Ps4 e começou a liderar capou tudo… Crossplay?não. Psplus?toma lixo baratinho. ea acess? nâo. Ou seja so jogou contra sua base. e tem nego que defende.

  • Me espantou a posição da Nintendo, deu mais vontade ainda de comprar o Switch.

  • Dan_Marx

    Li em algum lugar essa mesma declaração por parte do executivo da Sony que além do já citado no texto também dizia sobre a segurança dos usuários e o contrato entre eles, será que procede? e seria essa uma ”desculpa” mais aceitável?

    • EmuManíaco

      sony e segurança não combinam. A empresa enrolou seus clientes por quase 3 meses pra avisar que tiveram seus dados roubados.

      • Flávio Pedroza

        Fora o vazamento dos e-mails e dados de artistas da sony pictures.

      • Dan_Marx

        Um dos motivos de ter escolhido ficar na Live nessa geração foi justamente esse caso.

    • Não, porque se fosse assim eles não aceitariam partidas entre PS4 e PC. Usar segurança como desculpa não cola.

  • Fred

    Sou a favor do cross-platform-CONSOLE. Mas pelo amor de Deus, que o Cross-Platform-Computer seja entre Windows, MacOS e Linux. Não dá pra colocar “teclado e mouse” contra joystick!!!
    Sem falar nos cheaters de M**** do PC.

    • EmuManíaco

      Gears of war tem opcao de jogar apenas consoles, apenas pcs ou ambos juntos.

      • Fred

        Não sabia disso. Aí sim é legal.

    • É mesmo? Jogos de esporte, corrida, luta e mesmo diversos títulos de ação cooperativo. Será que eu com controle levo desvantagem com alguém com teclado e mouse nesses casos? O pior é que citei justamente isso no texto…

      • Fred

        OK, nesses não. Mas continua apanhando pros cheater de m****. Tipo a blogueira que mostraram essa semana ativando cheat no CS achando que o pessoal não podia ver. Até onde sei não tem isso pra console (posso estar enganado, mas nunca vi ninguém reclamar, nunca presenciei, nunca vi matéria sobre e se existir, fica dica para você fazer uma matéria).

        • EmuManíaco

          tem pra ps3 e 360. hoje apareceu uma ferramenta pra xone.
          Alem disso tem sempre aquele retardado que compra acessorio cheater pra console.

          • Fred

            Tem a fonte para eu ver? Não estou duvidando, apenas curiosidade em saber como estão fazendo. Ainda assim, conseguiram apenas agora em plataformas com mais de uma década.
            Que acessórios Cheater? O número que conheço, se é que dá pra considerar cheater, é o cara meter um led no meio da tela pra ter mira sempre….

          • EmuManíaco

            Ps3 e xbox 360 existem a muito tempo. Xone é recente o console so tem 3 anos de vida. controles modificados pra rapid fire, mod pra usar teclado e mouse no ps4, macro e etc.

        • enquanto ocnsole n for debsloqueado, no cheats, após isso, esquece, aliás minto, ja da pra modear o savegame do sp4 e xbox one saiu esses dias.

  • A foto que ilustra a matéria já é o “aguardado” Minecraft em 4K e 60/120FPS?

    =P

    https://uploads.disquscdn.com/images/812ed3d2617a0efc027f8047a94423d8f0b89ba224c25cf6c7411b1660b5f590.jpg

  • RôShrek

    Eu prefiro assim como está. E comercialmente falando seria uma decisão estúpida. A microsoft e a Nintendo precisam desse marketing, a Sony , não.

    • Por favor, me explique porque você prefere essa barreira estúpida, sendo impedido de jogar com alguém, só porque ele está em outra plataforma. Também me explique pq a Sony perderia ao aderir a isso. Você conhece alguém que comprou um PS4 só para poder jogar online com os amigos?

      • RôShrek

        É simples. Primeiro, a barreira não é estúpida. A rede de cada sistema pode agregar valor com features próprias pra vender o console. Segundo, não sou impedido de nada. Eu posso jogar com qualquer pessoa que tem um PS4 e tenha a plus, e isso significa um monte de gente.
        A Sony perderia porque ela tem seu próprio ecossistema e ele vai muito bem obrigado. Pense na Apple, o princípio é o mesmo.
        E sim, quando peguei meu PS3 eu procurei saber em qual sistema eu tinha a maioria dos amigos, e isso foi fator de decisão na compra do aparelho. Se um amigo diz que quer jogar comigo eu digo pra ele pegar um PS4, se ele optar por outro, paciência.

        • “Eu posso jogar com qualquer pessoa que tem um PS4 e tenha a plus, e isso significa um monte de gente.”
          Você reparou que eu disse ser impedido de jogar com amigos que estejam em outra plataforma?
          Querer defender a atitude da Sony porque seu ecossistema vai bem como a Apple, é de uma covardia sem tamanho. Ao dizer isso você falou como consumidor ou acionista de uma das empresas?
          E dizer que seus amigos que se danem porque não escolheram o mesmo console que você, é o mínimo um tremendo egoísmo.
          Desculpe, mas para mim, todas as suas resposta pendem para o puxa-saquismo de uma empresa e por isso não consigo concordar com suas justificativas.

          • RôShrek

            Aonde eu disse que se danem? Eu disse paciência, são coisas diferentes. Se ele tem um Xbox One ele continua tendo um excelente console e um monte de gente pra jogar. A vida inteira foi assim e agora voces resolveram se doer por seja lá qual for o motivo.
            E você pode não concordar comigo, faz parte, mas apesar de eu achar que você faz puxa-saquismo da Nintendo eu nunca debati com você nesse nível. No mais, fica na paz.

          • Você viu o texto que escrevi sobre a conferência da Nintendo? Critico e elogio todas as empresas quando acho que merecem, se fosse puxa-saco da Nintendo não teria optado por um PS4 em detrimento de uma Switch.
            Para mim, todas possuem qualidades e defeitos e ultimamente tenho achado que a Sony tem deixado muito a desejar..
            Peço desculpas por ter sido ríspido nas palavras, relendo aqui realmente me excedi. É que realmente me incomoda saber que alguém apoia uma atitude que claramente não é nada benéfica para o consumidor.
            Quanto a sempre ter sido assim e só agora estarmos nos doendo, vou copiar parte do comentário de um amigo que postou aqui: “O problema é achar que estamos em 2000.” Fala sério, né? Mas, se para você está bom assim, tomara que todos os seus amigos te sigam e nunca tenham problemas para jogar juntos.

  • O problema é achar que estamos em 2000 e que modo online não é algo muito usado.

  • Pingback: Cross-platform: Microsoft e Nintendo topam, mas Sony não | Notícias Legais()

  • Até a Nintendo, que é ultra-conservadora (principalmente com suas IP’s), tem mudado bastante nos últimos anos. Acho que a Sony vive na era do PS2 ainda.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis