Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Zune HD vs iPod Touch - A Apple se rendeu?

Zune HD vs iPod Touch - A Apple se rendeu?

14 anos e meio atrás

A apresentação da Apple ontem trouxe várias novidades, inclusive o iPod Nano com câmera de vídeo e microfone, mas no campo do iPod Touch o que vimos foi uma recauchutada. Ele ganhou Bluetooth, comandos de voz e alto-falante. Continuam faltando:

* Microfone
* GPS
* Bússola
* Câmera

Fora outros detalhes. Ou seja: Temos um iPhone lobotomizado cuja versão de 8GB custa os mesmos US$199,00 de um iPhone 3GS zero-bala.

A estratégia da Apple é clara: O Touch não pode ficar atraente demais para o pessoal que já tem um celular e está satisfeito, do contrário o interesse em migrar para o iPhone deixa de existir. Por outro lado, o mercado de xing-lings está aquecido; os imunosupressores afetam o Campo de Distorção de Realidade, e Steve Jobs precisa de features reais nos iPods. Daí a alavancada nos Nanos.

No campo dos players top, a Microsoft está atacando de todos os lados. O Zune HD vai tocar vídeo HD 720p, com tudo que a Apple fez a saída de vídeo dos iPods não passa de 700x400, ou 400i, e mesmo assim com um cabo de vídeo componente de US$50,00.

Olhando de longe o que percebe-se é uma mudança de foco; o iPod Touch vira o boi-de-piranha; o iPhone é fortalecido, o mercado intermediário de Players é reforçado pela Apple. O grande segredo aqui é que o futuro não está nos players isolados, está no Social. E que coisa mais social do que telefonia, 3G e conectividade permanente?

A Apple sabe que a Microsoft tem muito mais jogo de cintura no mercado de telefonia. Existem dezenas e dezenas de fabricantes de aparelhos Windows Mobile que adorariam uma plataforma Zune HD para brincar, se vier com uma interface intuitiva estilo iPhone.

O diferencial é que enquanto a Apple trabalha com o conceito de experiência isolada, a Microsoft pensa em integração. Imagine seu XBox, seu PC e seu ZuneHD, todos amigos, falando e trocando informações. Agora imagine isso, independente de onde você esteja fisicamente. Na documentação do Zune já falavam em "conectividade com XBox". "boa" coisa não é!

A briga vai ser muito boa.

Acha difícil? Eu também achava impossível a Apple colocar rádio FM nos iPods, e o novo Nano vem com um.

PS: Para fins de transparência meus próximos players serão um iPod Shuffle e um ZuneHD, mesmo que só tenha em Marrom-cocô Ubuntu.

relacionados


Comentários