Meio Bit » Arquivo » Indústria » Fuji comprando a Nikon? Calma, entenda esse rolo

Fuji comprando a Nikon? Calma, entenda esse rolo

Segundo relatório publicado em uma revista japonesa, o governo nipônico estaria “encorajando” empresas nacionais a socorrerem financeiramente a Nikon. Entenda esse boato e como a coisa se espalhou.

7 anos atrás

O mundo da fotografia acordou com essa tijolada na cabeça. E claro que tudo pode ser apenas um boato maluco como tantos outros que já correram pela internet. E claro, não inventei essa notícia, estou apenas repassando o que já está correndo pelos sites gringos (por favor Nikon, segura o processinho).

Todos nós sabemos que a Nikon está passando por graves problemas financeiros. O último relatório anual da empresa mostra um prejuízo de US$ 485 milhões e o resultado imediato disso foi o cancelamento de toda uma linha de novas câmeras, uma reestruturação administrativa na empresa e a demissão de mil trabalhadores. Agora temos a parte que realmente importa.

A respeitada revista Sentaku no Japão teria publicado um relatório onde informa que o governo japonês, através do Ministério da Economia, Comércio e Indústria, estaria incentivando empresas japonesas a ajudarem a Nikon através de compras de ações da companhia. Porém, o boato fica mais estranho, pois a indicação de que a principal empresa a ser “incentivada” a realizar essa compra seria a Fuji. Não é uma fusão, não é uma compra completa, apenas a participação nas ações da Nikon.

E qual o objetivo de tudo isso?

Impedir que empresas chinesas, coreanas ou taiwanesas comecem a comprar essas ações por conta da queda na bolsa de valores. Ou seja, evitar que a empresa possa cair em mãos estrangeiras.

Problemas nessa notícia: tudo é muito nebuloso. A primeira fonte da notícia foi um blog japonês sem nenhuma credibilidade. A revista Sentaku não possui uma versão online com acesso gratuito para os textos. Apenas uma pequena nota foi publicada no site da revista que, segundo alguns sites, daria veracidade para a notícia.

Sites como o Nikon Rumors estão extremamente céticos em relação à notícia e já citaram outros boatos de compras que surgiram no passado e se mostraram falsos. Já o Fuji Rumors está fazendo uma cobertura completa e com atualizações do texto. O resto da mídia, como Petapixel e DIYPhotography estão esperando para ver no que vai dar, e o Dpreview nem escreveu nada sobre isso.

O problema é que a notícia faria todo sentido. As ações da Nikon realmente estão em baixa e uma ajuda de capital seria muito interessante para a empresa. A Fuji é uma empresa muito mais sólida financeiramente e as duas companhias já tiveram parcerias no passado (as primeiras câmeras reflex da Fuji foram totalmente baseadas em modelos da Nikon utilizando, inclusive, o encaixe Nikon para as lentes). Agora, se a Fuji está interessada em botar a mão neste poço sem fundo é outra história.

Assim que informações mais seguras sobre o caso aparecerem esse texto será atualizado.

relacionados


Comentários