STF decidirá em breve o destino final do WhatsApp no Brasil

whatsapp

Os ministros do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin e Rosa Weber encerraram nesta segunda-feira (05) a audiência pública sobre o destino final do WhatsApp no Brasil, tendo em vista os constantes bloqueios impostos pela justiça nos últimos anos por não cooperar com investigações criminais. Foram dois dias de depoimentos, inclusive do co-fundador da plataforma Brian Acton e a decisão “correta e justa” a ser tomada poderá permitir sua operação no país ou bloqueá-lo de vez.

E o cenário não é bom para o app.

A defesa de Acton sobre a criptografia do WhatsApp, o principal motivo de toda essa celeuma é a mesma que o Facebook vem alegando há tempos: o método tirou da empresa os meios necessários para identificar os usuários e coletar as conversas e mesmo se quisesse, não pode fazer nada para cumprir mandados judiciais e entregar dados que não possui. Num dos casos, entretanto foi solicitado explicitamente que o WhatsApp removesse a criptografia do app, ou fornecesse os meios necessários para que as autoridades pudessem realizar a coleta de dados. Como o Facebook obrou e se locomover para as exigências, ele foi várias vezes bloqueado em todo o território nacional.

Tal discussão é pertinente até mesmo pelo momento crítico da política global, com atentados terroristas sendo atribuídos à internet e apps de mensagens instantâneas. A primeira-ministra do Reino Unido Theresa May chegou diretamente a responsabilizar a internet e inteira e redes sociais pelo último ataque, batendo novamente na tecla de uma regulação global da web e a derrubada de todos os sistemas de critpografia, ou ao menos a criação de backdoors para a polícia e agências de inteligência. NSA e FBI trabalham há tempos tentando quebrar a segurança da Apple e Google no iOS e Android respectivamente, mas há uma crescente vertente política para tomar a mesma decisão nos EUA e derrubar a proteção na base da canetada.

No Brasil isso não é diferente. O procurador da República Vladimir Alves entende que a criptografia privilegia mais os criminosos do que a população em geral, e que o Poder Público deve atuar firmemente para regular sistemas e apps e impedir o mau uso:

Nós não podemos imaginar que criaríamos aqui no Brasil um paraíso digital em que criminosos desse tipo pudessem cometer ilícitos digitais que ameaçam direitos fundamentais tão importantes quanto o direito à privacidade.”

Já a procuradora Fernanda Teixeira Souza Domingos, do núcleo do combate a crimes cibernéticos do Ministério Público Federal colocou em dúvida o próprio método de criptografia ponta a ponta, pois “como não foi possível auditar os sistemas do WhatsApp” (óbvio) não é possível precisar se ele funciona. Ela sugeriu que um ataque man-in-the-middle poderia fazer o truque e coletar os dados necessários, o que especialistas acreditam ser uma tentativa inócua e facilmente identificável pelo usuário-alvo.

Por outro lado, Weber e Fachin se interessaram por uma vulnerabilidade no protocolo SS7, utilizado pelas operadoras para troca de informações que permitiria clonar um número e controlar a conta do usuário através de outro aparelho. No entanto o entendimento geral do STF é de que o WhatsApp deva ser obrigado a desabilitar a criptografia ponta a ponta em todo o país, ou sofrer um bloqueio final e definitivo.

A preocupação de Acton, que é a mesma do Facebook é se caso ela quebre sua camada de segurança, a maioria dos 120 milhões de usuários brasileiros acabarão migrando para concorrentes como o Telegram. O que o executivo não considera, no entanto é que se o app de mensagens perder a preferência para outra solução, esta passará a ser o alvo da justiça e sofrerá as mesmas sanções que o WhatsApp sofre hoje. Em última análise, dependendo da decisão do STF o Brasil poderá a curto prazo acabar com poucas opções de mensageiros instantâneos operando no país e os que permanecerem não terão proteção alguma. Basta uma mudança na legislação.

Enfim… a decisão do STF pode demorar um pouco, mas o destino do WhatsApp de fato abrirá um precedente para adequação de todos os apps de mensagens instantâneas no Brasil. Se para o bem ou para o mal, ainda é cedo para dizer.

Fontes: Folha e EBC.

Relacionados: , , , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Ninguém nunca se importou muito por ligações telefônicas não serem criptografadas. Essas necessidades modernas das tias fofocarem com chaves de 128 bits é impressionante!

    • Alexandre

      Se você abre mão da liberdade por “segurança”, não merece nem segurança nem liberdade.
      No mais, se o Estado depende dessas quebras para investigações, tem algo muito errado está acontecendo.
      Existem muitas outras formas de investigação e coleta de informações que o Estado pode usar, e a privacidade garantida das informações é uma das poucas defesas do cidadão. Hoje são os terroristas e outros bandidos em geral. Mas e amanhã? O importante é entender que a quebra da criptografia desses mensageiros representa de ganho de poder ainda maior para o Estado. E se amanhã nos tornamos uma Venezuela ou Cuba ou Coréia do Norte, onde a mera ação de discordar do governo pode representar até mesmo ameaça à vida? Entende que a criptografia é garantida de segurança (verdadeira) contra o maior dos adversários, que é o próprio Estado?

      • Gui

        É este o ponto.

      • Neto

        Não é para tanto também. Antes de existir a criptografia desses mensageiros nós não nos tornamos ou eramos a Coréia do Norte e todo mundo vivia feliz da vida.

      • Deve ser bem triste ter o Estado como maior adversário.

        • Ivan

          Vc não deve morar no Brasil né?

          • Olha pode não parecer, mas eu moro. Tenho vários adjetivos pro Estado. É burocratico, corrupto, ineficiente, injusto, inchado e por ai vai. Não me faltam críticas.

            Mas ainda assim não é meu adversário. Pelo contrário, apesar de todos os problemas esse estado, que tá longe de ser o que eu gostaria, ainda me ajuda em muita coisa, inclusive na minha formação, na minha saúde, e até o asfalto esburacado que tem aqui na frente de casa. Afinal melhor esse asfalto ruim que sei lá, morar numa oca de palha numa tribo indígena qualquer.

            E mesmo que eu quisesse mudar de país eu ainda ia preciso do estado pra emitir meu passaporte.

            E uma dica, se você acha que o Estado é o adversário, preste mais atenção naqueles que querem deturpá-lo, pilhá-lo ou corrompe-lo.

          • Danilo

            Eu entendo seu ponto de vista, mas para mim, estamos nadando pro Norte, com braçadas fortes e sem descanso, enquanto o Estado está usando um motor de 5000hp com destino ao Sul!

            Acho que quanto menor o Estado, melhor seria minha vida… Não vejo uma solução real para o crise do SUS (quanto mais dinheiro você coloca no sistema, mais ele consegue gastar)

            Sobre ruas esburacadas e a fins… isso é típico do Brasil… fazemos ruas ruins para poder ‘consertar’ depois (e superfaturar a obra).

          • Estado menor é diferente de nenhum Estado. É um ponto de vista interessante, mas é bem diferente de “O maior adversário de todos” ¯_(ツ)_/¯

          • Ivan

            E qual seria?

            Tenta abrir uma empresa o Estado vai dificultar o maximo possivel, ok vc conseguiu os documentos depois de meses de arduo trabalho, pagando taxas e mais taxas, indo em diversos orgãos conseguir todos os papeis, agora vc tem uma tonelada de impostos diferentes para pagar, precisa contratar um contador ou se ferre quando esqueceu de pagar um imposto, depois tem toda a legislação trabalhista trabalhando contra vc.

            http://g1.globo.com/economia/noticia/brasil-supera-apenas-venezuela-e-mongolia-em-ranking-de-competitividade.ghtml
            http://g1.globo.com/economia/blog/thais-heredia/post/brasil-e-o-2-de-94-paises-em-ranking-de-complexidade-financeira.html

            Imagina se o maior inimigo fosse realmente o Estado?

          • Petrus Augusto

            Empresa no Brasil é foda!!
            O Estado brasileiro ODEIA o micro/pequeno empresário enquanto que ao mesmo tempo, IDOLATRA os grandes empresários.

            E sabemos o pq né? Empresa pequena não tem dinheiro para pagar propi… ops, quis dizer, “agilizar” os processos.

            E para completar a desgraça, muitos pequenos empresários caem na lábia dos grandes (esses, não querem que você cresça) e cobram o discurso deles, sem ver que o discurso deles favorecem eles (os grandes) e não os pequenos.

          • Ivan

            Ou vc paga pra ter licenças ou nem abre.

          • “depois tem toda a legislação trabalhista trabalhando contra vc”

            Porque? Sua intenção é explorar o seus empregados?

            Dá pra entender porque tem gente que quer que tudo seja a moda caralha, pra poder sacanear os outros sem ninguém encher o saco. No mais, se odeia tanto assim o Estado, você pode fazer uma daquelas comunidades hippies tipo a do Gabriel Dredd. Costuma ter quase nenhum estado lá, boa sorte!

          • Ivan

            Serio? Hoje o cara sai do emprego a primeira coisa que faz é colocar o patrão na justiça, não importa ele tem boas chances de ganhar mesmo que não tenha motivos para ganhar.

          • Ivan

            Não tenha chances, quero dizer.

          • Don Scopel

            Agora você chegou num ponto interessante: o Estado é apenas um reflexo da sociedade, o Estado só é aproveitador porque as pessoas são aproveitadoras, tire o Estado da equação e você ainda vai ter uma sociedade com as mesmas características
            Usando o exemplo que você deu (o link) ali em cima: vc não acha que teve gente q tocou o f***-se pra construção da ponte mas que usa todo dia agora?

          • Ivan

            Claro que está usando, a ponte foi feita, quem estava precisando é quis pagar pode usar assim como quem não pagou, tenta cobrar pedágio pra vc ver onde vc vai parar…

          • Ivan

            Olha os links que postei, Brasil sempre nos ultimos lugares de empreendorismo, facilidade de abrir uma empresa, em facilidade em pagar tributos, ainda tem coragem de falar que o Estado não é o vilão?

          • Ah nos outros países que tão na frente do Brasil não tem estado, é só aqui, entendi sua lógica!

          • Ivan

            Tem um estado não intervencionista, um Estado menor, mais eficiente, um que não trata empresário como vilão.

          • Alexandre Machado

            OS EUA quebram empresas muito grandes em duas ou mais pra evitar dominância do mercado, por isso lá não existe uma empresa de comunicação do tipo Globo. E faz isso desde sempre, vide o que houve com os barões das ferrovias e petróleo.

          • Ivan

            Pra evitar monopólio em teoria, já aqui o governo torna as empresas em monopólios, tirando os monopólios estatais

          • bruno torrente

            Concordo, é sempre algo bom, para acontecer bastaria ele determinar o lógico ele não pode ser monopólio de nada, com o tempo as próprias pessoas se resolviam.

          • bruno torrente

            Opa então vc é aquele chato que fica inventando argumentacao idiota apenas para tentar distorcer boas conversas.
            Sério não seja esse cara poxa aqui não é G1.

            Imposto é roubo, sonegar e belo e moral, não querer participar dessa quadrilha é um mínimo ético e por fim o nome dado a esses grupos de pessoas querendo viver fora dessa Matrix de ditadores normalmente atende pelo nome de ancapistão.

          • bruno torrente

            A e não se trata de inexistência de estado ou algo do tipo, mas a frequência e força que ele intervem na vida de seus escravos, ou mesmo essa besteira de que alguém tem desejos de explorar outro pura balela sem lógica, ancaps ou libertários em geral acreditam em PNA, ou seja não é libertinagem, apenas desejam ter o direito de usar alternativas onde todas as partes concordam e não seja contra PNA.

            Quer apontar falhas em idéias ancaps, seja mais criativo.

          • Alexandre

            Explorar empregados é MUITO diferente de ter uma legislação trabalhista arcaica, paternalista, de inspiração fascista (“Carta del Lavoro”).
            Aqui, mesmo que o empreendedor faça tudo certo, sempre tem uma brecha na legislação para o funcionário que é sacana processar e conseguir arrancar, no mínimo, um “acordo”, que é imposto pelo juiz trabalhista, que muitas vezes não está lá para julgar de acordo com a (já sacana e assimétrica) lei trabalhista, mas sim para fazer “justiça social”.
            Aliás, pensando em dados objetivos, por que não vemos Americanos fugindo para o México ou para o Brasil em busca de legislação trabalhista protetora, mas o contrário acontece o tempo todo?

          • Danilo

            Eu não falei nada sobre Anarquia (nenhum Estado). Eu acho sim que o Estado é um adversário (também acho que bem diferente de “O maior adversário de todos”), pq ele fica com grande parte do que eu e você ganhamos, em troca de… banana? Pq não é em troca de infraestrutura, nem saude, nem educação!

            Sua vida seria melhor se os carros tivessem a mesma tributação que nos EUA? Se converter os 18700 dolares pra real, nos EUA, você pagaria 61467,20 reais.. aqui no Brasil, o carro sai por 90 mil reais, pq o governo brasileiro arrecada 49% em cada carro, e não dá nada em troca.

            Se o Brasil fosse sério, esse Estado grande talvez funcionasse, mas pra combater a corrupção em sua raiz, é só tirar o dinheiro da Federação, na forma de menos tributos. E transformar o governo numa máquina eficiente, pq vai ter menos dinheiro pra ROUBAR!

          • mr_rune

            Imposto é roubo, sonegar é legítima defesa e o Estado é o criminoso.

          • Ivan

            Tem um problema nesse seu pensamento, é pensar que sem o Estado quem faria as coisas para você? Seria a iniciativa privada, só ver rodovias privadas, vai me falar que sem o Estado quem forneceria um local pra vc comprar as coisas? Existe mercado pra isso, sem depender do Estado,

            Vc usa o SUS? realmente acha que se não fosse a Prefeitura vc não teria rua asfaltada? Não imagina juntar a galera e pagar por um asfalto de qualidade? Já que sem o Estado vc teria mais dinheiro.

          • Que bonitinho, um anarcocapitalista!

          • Ivan

            Pode parecer mas não chego a ser, de um jeito ou de outro terá um “Estado” problema quando esse Estado quer se meter em tudo, não custa nada demonstrar que existe outras possibilidades de ter as coisas sem ser “dado” pelo Estado.

          • Ivan

            Sim cara o Estado é o adversario e quem corrompe, quem deturpa e quem pilha é parte do Estado, não pense que politicos e Estado são coisas distintas, são a mesma coisa, politicos não são nada menos que ferramentas do Estado pra te fuder.

          • Sua argumentação tem um erro crasso ao afirmar que Estado e políticos/Governo são a mesma coisa.

          • Ivan

            E pq está errado?

          • Políticas de Estado IS NOT Políticas de Governo.
            Por exemplo, a) políticos controlam verbas para construir uma ou outra rodovia em seu curral eleitoral, mesmo sem necessidade. Dinheiro público é usado de forma espúria. b) existência de impostos para financiar, entre outras coisas, estudantes de alto desempenho na pós-graduação lato sensu, isso é política de Estado, que deve não apenas existir, mas expandir.

            Governos/políticos corrompem o Estado, que deve sim existir, com maior ou menor atuação,a depender da área.

          • Ivan

            Bem, não explicou pq politicos não são ferramentas do Estado.

          • Thiago Cururu

            O Estado que é a ferramenta dos gananciosos, que através de cargos políticos, vão te foder.

          • Ivan

            https://spotniks.com/via-publica-fica-fechada-por-meses-e-ingles-resolve-construir-estrada-privada/

            https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2016/06/14/rj-em-mutirao-moradores-constroem-com-r-5000-ponte-orcada-em-r-270-mil.htm

          • Cássio Amaral

            Você deveria agradecer aos contribuintes, e não ao Estado. E como não ver o Estado como inimigo, quando você paga impostos de Suécia e recebe serviços de Senegal?

        • Alexandre

          Sim, é muito triste! Veja os presos políticos na Venezuela. Veja os enviados para “campos de reeducação” da Coréia do Norte… Veja as prisões dos críticos ao governo na Turquia…

      • Zalla

        Eu acho errado existir uma ferramenta de facil acesso onde traficantes e politicos podem usar a vontade, sigilos telefonicos e bancários são quebrados, pq não haveria de se quebrar um sigilo de um app de mensagens quando a justiça solicitasse?

        • Ivan

          E quando sair um app criado por um grupo de pessoas anonimas que vc pode conversar privado sem ninguem descobrir, vai pedir pra quem tirar a criptografia?

          • Zalla

            proibe o app

          • Ivan

            Vai da serto.

        • Gui

          O problema é definir limites: até quando a quebra de sigilo realmente pode ser feito e a partir de onde começam as arbitrariedades? Já imaginou uma ferramenta dessas nas mãos de algum grupo de viés autoritário que venha a ter controle do governo?

          • Ricardo Braga

            A Constituição já prevê o limite: apenas por ordem judicial em processo de investigação criminal.

          • Petrus Augusto

            A mesma constituição que diz que Dilma não poderia ser eleita por 8 anos? A mesma que diz que não podemos grampear presidentes?

            É… A constituição é tããããoo repeitada.

          • Ricardo Braga

            Acho que você está lendo a Constituição da Melhor Coréia… Inelegibilidade não é efeito automático de impeachment, inabilitação sim. Quanto à “grampear” presidentes, o vício é de competência, não de “possibilidade”: é o respeito ao due process of law. No mais, seu “argumento” está desviando o foco do debate. Aqui, em resumo, discute-se a possibilidade de uma empresa continuar operando desrespeitando a Lei (marco civil regulatório da internet) e ordens judiciais corriqueiramente.

          • Ivan

            É sim, automatico sofreu impeachment perde os direitos.

          • Ricardo Braga

            Há diferença técnica entre inabilitação e inelegibilidade e há suspensão, não perda.

          • Zalla

            sim…esse foi um belo Golpe

        • Petrus Augusto

          Eu acho errado existir uma ferramenta de facil acesso onde traficantes e politicos podem usar a vontade
          Verdade!!

          Vamos fechar a internet no Brasil!! Onde já se viu, permitir algo que qualquer pessoa pode usar. ¬¬

          • Maximus_Gambiarra

            As ruas e estradas também? E os restaurantes e hotéis onde trocam malas de dinheiro? Os gabinetes de governo!

          • Zalla

            e pra que vc precisa de uma criptografia dessas…eu certamente não preciso

          • Petrus Augusto

            Não?? Humm…
            Eu + WiFi (pode ser publica, pode ser vc usando na minha casa, hotel, whatever) + Notebook = Sniffer = Session Hijacking.

            Tipo assim, desativa (não sei se dá ainda) o uso de SSL do Facebook e sai usando, ou do email, sei lá…

            A um tempo atrás (antes do hotmail obrigar a todos a usarem SSL) eu capturei a sessão de uma conta no Shopping… Era de uma mulher. Marquei com um cara lá qualquer em ir na casa (dela) as 23 para transar. 🙂

          • Petrus Augusto

            Whatsapp sem criptografia + WiFi + Eu + Notebook = Sniffer 🙂

            Isso me lembrou de uma caso.. A um tempinho atrás, antes do hotmail forçar o SSL para todos.

            Eu estava no Shopping, sniffando a rede (sim, não tinha absolutamente nada para fazer), roubei a sessão de hotmail de uma mulher lá.

            Marquei com um cara na lista de chat dela para ele ir na casa dela as 23 horas para ‘tirar o atraso’, 🙂 O cara ficou todo animado! hahahaha Até hoje me pergunto como foi o encontro. 😛

        • Armas não matam pessoas, pessoas matam pessoas.
          Tiraram armas na França e os terroristas atropelaram uma galera de caminhão, se proibirem o caminhão vão usar carriola e por aí vai….

        • Alexandre

          E os metadados, que podem ser obtidos hoje, não podem ajudar a uma investigação? A grande questão é que o Estado já detém muito poder, e a proteção à privacidade diminui um pouco os efeitos desse desequilíbrio de forças. É de fato louvável poder ter o máximo de ferramentas para combater terroristas, traficantes, assassinos… Mas se quem pensa diferente passar a ser considerado terrorista pelo governo de plantão? Coréia do Norte, Cuba, Venezuela, China, Arábia Saudita… A lista é longa! Além dos “Paraísos Comunistas” e suas bem conhecidas políticas de caça a opositores, imagine uma mulher que quer se rebelar na Arábia Saudita pelo absurdo direito de ter igualdade aos homens… Criptografia é algo que pode ajudar um pouco na assimetria de poder com o Estado.
          A grande questão não são as boas intenções de uma medida de quebra de criptografia, mas sim os efeitos indesejáveis.

      • Me diz uma coisa: o WhatsApp depende de chave criptográfica QUE NÃO FICA no seu aparelho, vc NÃO SABE qual é, nem onde fica e muito menos quem controla. Quem está lhe garantindo a criptografia? Yo?

        Eu fiz uma reserva num hotel para um fim de semana.Tratei tudo via email. Assim que fechei o negócio e recebi a confirmação (tudo por email) PLIM! Meu Google Agenda foi atualizado com TODAS as informações de check in/out, local, informações de mapa etc

        Criptografia? Privacidade? Faz me rir! Vai acreditando que WhatsApp é criptografado, vai.

        • Zalla

          sao os metadados que tem a msg toda.ehhee

        • Alexandre

          Mas nos termos de uso do seu Google agenda está explícito que faz isso…

      • Meganegão

        Quem foi o cara que falou isso mesmo? Agora sempre que se fala em segurança ou liberdade vem alguém falar isso. Frase da moda?

        • Alexandre

          Frase antiga. Algum pensador liberal. Já vi a citação dentro do contexto e significava exatamente isso. Se eu achar, volto aqui e dou a referência.
          Uma frase no mesmo sentido, de abrir mão de um princípio fundamental em troca de algo, levando a algo que se queria, no início, evitar, é a de Churchil quando do tratado de paz da Inglaterra com a Alemanha nazista antes da segunda grande guerra: “Entre a desonra e a guerra, escolheram a desonra. E terão a guerra”.

  • Vinicius Zucareli

    Quando você abre mão da sua privacidade pela segurança, acaba sem nenhum dos dois.

    Afinal, a inteligência britânica possuía fotos e registros dos últimos terroristas e nada fez. Além disso eles recebiam programas sociais do governo.

    O governo não só não fez nada como financiou o terrorismo. Ele vai mesmo te garantir segurança?

    • Convidado

      Excelente ponto

    • Gui

      “O governo não só não fez nada como financiou o terrorismo. Ele vai mesmo te garantir segurança?”

      Não se esquecendo também que os ditos “parceiros” árabes dos países ocidentais no combate ao terror islâmico são os mesmos que fornecem apoio aos grupos que supostamente estão ajudando a combater, seja financeiro, ideológico ou por conivência.

      • Gui

        E ainda tem aquela batidíssima lenga-lenga de “isso não tem nada a ver com o Islã”, “os sujeitos não representam o Islã” e similares.

    • Raposão do Ártico 🦊

      Patético. O maluco até apareceu na TV numa matéria onde demonstrava extremismo. Teve gente que alertou a polícia sobre ele.

      Mas a culpa é da Internet.

      Às vezes parece tudo um grande teatro pro governo e voce-sabe-quem aumentarem a vigilância.

    • O politicamente correto está destruindo o planeta mais rapidamente do que o efeito estufa…. ou até mesmo do que uma hipotética guerra nuclear….

      • Culpa dos repitiliânus que adentraram as esferas de poder e as mídias sociais…

    • Diogo

      O que você sugere?

      • Petrus Augusto

        Sei lá, tipo… Trabalhar melhor, obter provas matérias e etc.

        Tipo, sei que é uma ideia ousada, pedir para um servidor publico trabalhar, mas… Quem sabe. né?

        • Arthur Santos

          Como ousa?…

        • Leonardo

          ” pedir para um servidor publico trabalhar”
          nossa cara, como vc diz uma coisa dessas em um site aberto assim, pelo watsapp blz pq nao da pra outra pessoa ler mas dizer uma atrocidade dessas aqui é arriscado para vc…

        • pedir para um servidor publico trabalhar

          Porra, peraí, pra tudo tem limites, cara!

          • Petrus Augusto

            Eu sei que exagerei, sei disso, mas… Cara, eu sou uma pessoa boa, mas entenda, nesses momentos difíceis, temos que sujar as mãos também!

      • Ivan

        Se der pra fechar a sua rua e colocar guarita vai fundo.

    • gfg

      Praticamente TODAS as policias de países de primeiro mundo estão negligenciando denuncias de terrorismo tudo culpa da:
      https://www.youtube.com/watch?v=6_GYLxe3Vuk

      • Rapaz, que vídeo!! Obrigado, gostei do canal.

      • Gui

        Depois os caras ficam lamentando e se questionando por que pessoas como LePen, Trump e eventos como o Brexit se tornam proeminentes.

      • alvaro lordelo

        So racist! Anyways now isn’t the time to regret, move forward and fix the mistakes and misleads.

      • José Carvalho

        Não é uma questão de negligenciar, é praticamente impossível prever um ataque terrorista como os que ocorrem hoje. Terrorismo é o aproveitamento táctico, politico e midiático de um evento, e o que os serviços secretos e policias hoje tentam evitar são os ataques coordenados e os orientados a grandes públicos e áreas turísticas. Os conflitos assimetricos estão evoluindo cada vez mais, causando semelhantes estados de espanto e comoção, com menos recursos e vítimas. Quase todos saem a ganhar, os media tem notícias, os politicos favorecem-se de novos inimigos e aumentos nos orçamentos secretos, a indústria militar continua a alimentar-se de guerras distantes, os terroristas se aproveitam, sem gastar quase um tostão do medo gerado, o suicida se mata,… a sociedade como um todo perde… as vítimas perdem…

    • Marcvs Antonivs

      E olha que vc está falando de um país de primeiro mundo, com séculos de anos de história, com uma democracia que vem de séculos já e com séculos de evolução do seu judiciário!!

    • Patrícia Yasmin

      Concordo

  • Lestha

    Maldita criptografia do whatsapp! Antes dela todos os crimes eram solucionados…

    • Ivan

      Ainda mais no Brasil, agora a resolução de crimes está abaixo de 10% pois não conseguem ler msg do “zap zap”….

    • Jorge Dondeo

      Verdade.

    • Maldito Whatsapp, não fosse ele eu ainda teria minha bicicleta…

    • ANTONIO CARLOS BREGENSK DO NAS

      Entendi sua ironia e cabe bem. Culpar a criptografia pela incompetência estatal (E PRIVADA também) em resolver a questão da criminalidade é desculpa esfarrapada pra ter o direito de ficar fuçando cidadãos por interesses políticos. Eu aposto que mesmo que a criptografia caia, os crimes permanecerão ocorrendo…

    • Marcvs Antonivs

      Sim!!! Bendito judiciário brasileiro! Tão mais justo e eficiente que o judiciário dos EUA, por exemplo (e apenas pra ficar num país só)!

    • José Maria Paz

      Igual a Lei do Desarmamento.
      Acabaram os latrocínios!!!
      Conforme últimas pesquisas, agora só morre um a cada 10 minutos por arma de fogo. ufa, que maravilha!!!

      • Washington Cruz

        Boa!

      • Yskar

        Comparação magnífica.

      • Tejobr

        Quando todas as armas forem de propriedade do governo [e dos bandidos]…

    • Que crimes? Antes dessa criptografia do demônio isso aqui era uma Suiça!!

    • Lito Di Santi

      Perfeito!

  • Germano

    Bah… vai dar em nada. Afinal aposto com qualquer que se esses politicos já não dependem do whatsapp como todos nós, o que já é muito improvável, se eles causarem o fechamento definitivo vão ser massacrados (para usar um termo ameno) pelos parentes.

    • Ivan

      Se for o STF tão pouco se ferrando, não precisam de votos.

  • ²He

    “Obrou e se locomoveu”

    não locomover ^^

  • Sinceramente?

    Não acredito que o Faceburguer tenha pago 19 bilhões (somando t-u-d-o) pra não ter acesso a nada, exceto metadados.

    É muito dinheiro por tão pouco, provavelmente há (de alguma forma meio maluca) um jeito de fazer um data mining fervoroso entre os serviços deles.

    • Zalla

      não interessa acessar a mensagem, os metadados é exatamente o que vale

      • Com I.As cada vez mais inteligentes, em breve as mensagens começam a valer ouro.

        Imagina eu conversando com um amigo, falo que preciso de um tênis, vou no “Feice” e lá está a propaganda de um tênis. Mais assertivo que isso, impossível!

        • Petrus Augusto

          E ganhar um processinho? Não, acho meio difícil eles fazerem isso.

          • Só se descobrirem…

          • Flávio Pedroza

            Procura no google: escândalo da volkswagen.

          • Petrus Augusto

            O lance dos poluentes adulterados? E ai, esse lance terminou em que?
            Já sei, ‘nothing’

          • Flávio Pedroza

            Multa de bilhões, ações caíram, algumas cabeças rolaram, mas a vida continua…

        • Para isso já tem o Allo.

        • Ivan

          Já tem relatos disso.

          • Flávio Pedroza

            Aconteceu comigo (e por acaso foi um tênis tb).

  • ²He

    Forçam o whatsapp tirar a criptografia, ele tira.
    Em todas as conversas suspeitas que estão sendo monitoradas pelo whatsapp aparece o seguinte dialogo:
    ” – vamos para o telegram
    – ok”

    • Arthur Santos

      -Episódio 2-
      Forçam o Telegram tirar a criptografia, ele tira…………….

      • Episódio 4, vamos para uma das 10 alternativas como o viber cada grupo terrorista para um aplicativo diferente.

        Episódio 5, vamos pra deepweb.

        Episódio 6, Sheik árabe lança um satélite próprio e monta sua versão alternativa à internet que vai ser 100% criptografado e apenas os terroristas e agentes do próprio governo vão ter acesso.

        E a história se repete até usarem pendrives escondidos no reto.

  • Diogo

    Toda essa situação só me faz lembrar dessa charge do Maurício Ricardo sobre o assunto:

    https://charges.uol.com.br/2016/07/20/chefes-do-trafico-cantam-funk-do-markao/

  • Ivan

    Alguem ai pediu mais Estado?

    • Petrus Augusto

      O brasileiro merdio adora estado cara!!! Isso é fato.
      Só reclama quando esse interfere no preço do iWhatever dele, fora isso, brasileiro ama um estado inchado.

      • Ivan

        Aos poucos isso está mundando, só ver a brincadeira de fechar tudo e governar o pais pelo whats,

        • Petrus Augusto

          Ai você se engana… Já já, se cria o Ministério do ZapZap.

          • Petrus Augusto

            E lembre-se, estamos falando de um lugar onde os “gênios” que foram eleitos por outros “gênios”, estavam querendo multar empresas aéreas baseadas no índice de turbulências no voou.

            Você realmente duvida da capacidade desse povo?

          • Ivan

            Meu zeus é serio isso?

          • Petrus Augusto

            Sim, é sim.. postei um link mas não foi liberado ainda, cata no google:
            ‘avioes e musicas deputados multa turbulencia’
            Deve ser a primeira ou segunda ocorrência, lá tem um texto comentando sobre essa atrocidade.

          • Ivan

            coloca com sem os espaços que posta link.

          • Zalla

            kkkk..sério isso????
            Envia a multa pra S. PEdro

          • mr_rune

            Com uma pequena contribuição sobre mensagens trocadas.

          • Petrus Augusto

            E de quebra, assim como faz com o ministério da ciência e tecnologia… irão colocar como ministro, uma pessoa que nem smartphone tem.

          • Ivan

            Já colocaram um comunista que é contra inovação no ministerio da ciencia e tecnologia.

    • Diogo

      A semelhança entre o Estado e o Estado Islâmico além do nome é que ambos são terroristas…

  • Maom

    Essa semana eu pensei se apagava o Telegram do celular ou não… Prevejo algumas liminares inúteis liberando e proibindo o whatsapp no horizonte… Deixa o telegram.

    • alvaro lordelo

      Signal, viber, Google allo.. E por aí vai

  • Léo Simas

    Isso apenas incentivará apps que utilizam o protocolo p2p, deixando impossível qualquer rastreio.

  • major505

    É uma piada essa história da Tereza May.

    Todos os atentados passados foram feitos por pessoas que já estavam em listas de suspeitos. O cara no show da Ariana Grande conseguiu entrar e sair do país, ir para a merda da Libia que é terreno fértil para terrorismo sem ser questionado, conseguir os materiais para fazer uma bomba, tudo quando o cara já era suspeito.

    Os malucos que decaptaram o padre na frança já tinham sido detidos interrogados por suspeita de ligação com Al Quaida.

    O idiota que entrou atirando na boate gay em Orlando foi detido e interrogado pelo FBI…. duas vezes.

    O fato é que eles nem conseguem lidar com as informações que tem disponível e depois de imensa incompetência das autoridades, eles procuram um bode espiatório apra acabar com nossas liberdades individuais e que possamos abrir mão de nossa privaciade em nome da “segurança”.

    Eu digo uma coisa, foda-se o supremo e foda-se a Tereza May. Se whats não estiver mais operando por aqui eu simplesmente vou trocar minha comunicação por outra coisa que seja criptografada.

    • Perfeito comentário.

    • Zé Carioca

      Eta, achei que no final tu ia concluir que se não tivesse mais o whats ia decapitar um político, entrar atirando no senado, explodir um tribunal, etc etc etc

  • Corvo

    Não sei pra que a justiça quer tanto saber o que os criminosos conversam se não existe punição, deveriam começar em primeiro lugar a reformular as leis para de fato punir quem merece..
    Mas convenhamos que isso nunca vai acontecer, afinal os maiores criminosos são os que comandam o sistema.

  • mr_rune

    Se fizessem esse bloqueio, o Telegram assumiria ? Eles tem servidor aqui ?

    • Ivan

      Sua pergunta não faz sentido.

  • O tema é bastante complexo e as opiniões simplistas não ajudam em nada.

  • Realmente correto, um país que abre todas as correspondências enviadas para prevenir delitos, onde todos os crimes são solucionados e julgados, condenando os meliantes a penas rigorosíssimas é mais do que justo bloquear o WhatsApp.
    Não….. pera…..

  • Além do Telegram, qual outra alternativa criptografada temos?

    • gfg

      Dezenas, só googlar.
      Edit: E como a maioria é open source, qualquer um pode criar seu próprio app com criptografia, já vi uma meia duzia de telegrams modificados.

  • SomeReader

    Tomara que bloqueie! Quero ver polêmica!

    (Não, brincadeira. Eu uso uns grupos que são bem importantes!)

  • Fernando Ferreira

    Por mim pode tirar a criptografia. O povo só manda mensagem de bom dia e pornografia mesmo.

  • Gaius Baltar

    A solução está no próprio texto: “clonar um número e controlar a conta do usuário através de outro aparelho”. É só contratar um pilantra que clona celular e colocar pra descobrir os zaps dos suspeitos. O cara ganha uma chance de trabalhar na legalidade e a polícia ganha mão de obra qualificada. Tipo Di Caprio em Catch Me If You Can. 😂😂😂

    • James Ocelot

      Não funcionaria 100% pq vc só receberia as novas mensagens e o backup no google drivre ou Icloud! (o whatsapp não tem um sistema onde não pode ter dois celulares não podem ficar ativos com o mesmo numero?)

  • Firmo

    Não vai acontecer nada, quanto mimimi.

  • N0ob_

    pq quem deve ser condenado é o fabricante da faca e não quem usa ela pra matar

    • Ivan

      Por isso proibiram andar com facas no Rio de Janeiro

  • andi oliver

    So mais uma palhaçada do governo brasileiro querendo mostrar alguma coisa para nós desacreditados desse país de merda! Com ou sem whpp no Brasil vai continuar a mesma merda de sempre! Porque não fazem Multirao e colocam os políticos juízes e demais figuras públicas q só nos roubam? Porq nao comecam fazendo um limpa na câmara? Porque não tiram a criptografia bandida do PT e demais partidos de ladrões… Porque não se preocupam com aquele doente q está sem médico porque a saúde tá um lixo? Ou a nossa educação q tá uma merda? Vsf STF

  • Daniel Tavares

    Isso, podem bloquear o whatsapp mesmo, assim passaremos a usar o telegram que tem criptografia muito melhor ! Dai até bloquearem o telegram, vamos achar outro e outro e outro …

    • Meganegão

      Teremos dicks maiores e melhores!

  • Meganegão

    Tem que bloquear mesmo. To cansado de estar sozinho no telegram.

  • Denilson

    Quem é o STF para empresas Americanas?

  • José Roberto Batista

    Proibir o aplicativo. Ainda tem gente que pensa que vive em uma república. Está ficando pior que a tal “Ditadura” militar.

  • Matheus O.P.

    E o STF legisla agora ?

  • Gavião arqueiro

    Sou a favor da criptografia… afinal todo mundo deve ter a sua privacidade preservada…

    • Zalla

      até a justiça solicitar que seja quebrada, se todos tivessem 100% da privacidade garantida a justiça nunca obteria provas de nada..
      Vc quer privacidade maior ser rompida do que um mandato de busca e apreensão na sua casa???

  • EmuManíaco

    O que eu acho mais interessante de tudo isso é ver como a “inteligencia” não quer mais fazer o seu trabalho.

    Em vez de investigar, pegar o celular do acusado, destravar e colher informações preferem esperar sentados toda a investigação pronta e detalhada pelas mãos de whatsapp e similares.

    • Zalla

      vc pega o celular e não consegue destravar…sabe que ele tem whatsapp e não pode investigar…
      essa é a polemica…

      • EmuManíaco

        Não pode investigar pq é incapaz. Se um hacker sem dinheiro consegue pq a psudo inteligencia não?

  • Nicolas Justino

    Vai tomar no cu.!!! Esse procurando da república que tá o cu! “Tirando o direito à privacidade” seu cu. Deveria para de tentar bloquear o whatsapp. O telegram “um dos app mais seguro” sei, só se for pra roubar informações do usuário. os militares deveria ter mais treinamento o ronda nem se falar, pouco treinamento. mais ainda bem que tem outros​ como raio que é bem melhor do que o “ronda”. Além de não os serviços adequado a população, ainda por cima eles nem respeita os cidadãos. Eles abusam do poder de autoridade. Vocês​ deveria inverter na educação e na saúde!! E não gastar o tempo tentando bloquear um app!!!!! 🖕🖕🖕🖕🖕

  • Adriana Pesseti

    São uns pilantras mesmo segurança de que querem e favorecer estas empresas de telefonia que ganhavam bilhões antes destes apps

  • cesar m

    Aí nesse mato tem dois coelhos: 1º o Estado ineficiente que não quer investigar sem sair da escrivaninha da delegacia; 2º as empresas de telefonia que estão bancando essa tese de que o culpado (pela ineficiência do Estado) é um app gratuito, na torcida para melar os wattsap da vida. Eu como advogado do watt defenderia o seguinte: Ou vocês decidem que todos os apps iguais terão que tirar a cripto ou essa decisão só vai funcionar pra quebrar o watt, e os bandidos (e todo mundo que preza privacidade) simplesmente baixarão outro app com cripto e continuarão normalmente. Agora se vocês decidirem que todos devem tirar a cripto fiquem sabendo que ainda vai existir o cydia e várias plataformas que não irão obedecer a decisão, portanto de qualquer maneira a melhor alternativa é o Estado começar a trabalhar de verdade já que toma metade do PIB do povo todo ano.

  • Pingback: Acontecendo agora: STF decidirá em breve o destino final do WhatsApp no Brasil via /r/brasil | alinegarciadias()

  • Marco Aurélio Souza Alves

    Infelizmente o poder judiciário no Brasil é defasado agora a culpa é do Whatsapp não tem competência para fazer uma investigação sobre os crimes no Brasil.E outra temos coisas mais importante para resolver no Brasil por exemplo a nossa Saúde precária porque não faz audiência pública para resolver de vez a saúde pública no Brasil fica preocupado em desativa o WhatSapp no Brasil.E outra muitas empresas usa o App para vender seus produtos muitos vão fica no prejuízo.

  • Yskar

    Tomara que matem essa porcaria no nosso território (por outros motivos, claro), se todas as pessoas soubessem as coisas que existem no Telegram e que não são possíveis no Whatsapp mudariam.

    Telegram é quase uma shadownet de tanto conteúdo que tem nele!

  • José Carvalho

    Apesar de eu ter amado os comentários irônicos, é necessário observar com seriedade a questão. Compras online, autenticação de assinaturas pessoais e empresariais, comunicações, tudo isso, hoje, depende de criptografia, sem ela, voltamos ao meio dos anos 90, quando criptografia era coisa de militar (eles e seus caderninhos de códigos), espiões e hackers. A comparação com a Lei do Desarmamento não tem muito a ver, apesar de parecer que tem, o ponto comum está longe de ser a lei, mas sua execução.
    Querem transformar o Ferro em elemento proibido no Brasil para evitar que as pessoas tranquem as portas. E ai de nós se trancarmos a porta com outro metal.
    O foco de nossa seriedade e total atenção deve estar na capacidade técnica que deixamos ter:
    a) Os politicos;
    b) Nos, nossos filhos, parentes e amigos;

    Nosso Sistema educacional (agora um ponto comum interessante ao contrário do exemplo do Desarmamento dado por um comentarista em outro comentario) não privilegia NINGUÉM (ricos e pobres) no entendimento de relações sociais e suas tecnologias, então da mesma forma que um magistrado de educação privilegiada desde tenra origem, o Pedro Pedreiro que parou na 4ª série, não faz ideia de que a criptografia está diretamente relacionado com a garantia de seus direitos, desde à identidade (que futuramente deve ser assegurada via encriptação) ao direito à privacidade. Enfim…

    • Zalla

      existem coisas que dependem de criptografia, outras não…

  • Carlos Marin

    Será ótimo bloquearem o whatsapp, assim esse bando de retardado que o usa será obrigado a usar um aplicativo melhor, ou não!

  • É o sonho molhado do Gogoni socialista.

  • Ariel

    Criminosos de verdade sabem burlar bloqueios, usar novas criptografias e aplicativos obscuros. E hu3 sempre dá algum jeito. É triste tentarem criar tantos problemas para tais aplicativos. PS: eu tenho whatsapp, skype, telegram, ICQ (ainda com o mesmo número de anos atrás) e viber. Posso sobreviver mais algumas semanas 😛

    • Zalla

      os de verdade, os nossos enviam email sem criptografia..ou apelam pro velho rascunho de email, como a nossa presidanta

  • Robson Morais

    Aposto que assim que quebrarem a criptografia de ponta a ponta os políticos não vão conseguir roubar milhões da gente nunca mais.
    Tenho certeza que todos os crimes serão solucionados e que os bandidos vão buscar trabalhos honestos e dignos.
    País tá assim e é tudo culpa do whatsapp!!!

  • jessica

    Já estar mais que na hora de o Brasil mostra aos estrangeiros quem manda. o problema é que assim bandidos tera acessos a informações pessoal de potenciais vítimas!

  • Jacira Silva Costa

    Desculpas para culpar a tecnologia, se não sabem trabalhar. CSI’s nunca precisou de Zap.

    • Zalla

      imagina decretarem que o corpo não pode ser violado…que viola a privacidade do falecido, daí sem autopsia, o CSI afunda.eheh

  • Alves moura

    Terrorismo maior é o que os governos fazem com a população… depois da-se uma desculpa que precisa ter acesso as informações contidas,pois eles são os primeiros a cometerem os seus crimes. Saqueiam o povo,desviam verbas, não administram o dinheiro público,legislam em causa própria…enfim querem derrubar meios de comunicação pra que as pessoas não se manifestem…

  • Cássio Amaral

    Aumentar a taxa de solução de casos de homícidio no Brasil, que da última vez que consultei era de 5%, ninguém quer, né? Pronto, agora as autoridades vão usar o WhatsApp como desculpa para justificar porque não conseguem reduzir a criminalidade.

  • Tejobr

    É a situação da ponte: de um lado um leão de outro um tigre. Derrubemos a ponte e voltemos aos tempos das cavernas, ou da “reserva de mercado”.

  • Pingback: FBI ajuda polícia da Flórida a hackear Iphone de suspeitos de extorsão | My New WordPress Site()

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis