Meio Bit » Arquivo » Filmes e séries » Studio Ghibli vai abrir um parque temático no Japão a tempo das Olimpíadas

Studio Ghibli vai abrir um parque temático no Japão a tempo das Olimpíadas

Studio Ghibli anuncia a construção de parque temático na província de Aichi, com suas principais personagens, a ser inaugurado antes dos jogos olímpicos Tóquio 2020.

7 anos atrás

Hayao Miyazaki é um animador japonês que conseguiu a proeza de se destacar muito além da produção industrial da categoria, se focando exclusivamente no cinema e compondo obras atemporais. Por causa disso o Studio Ghibli se especializou em criar poesias em forma de longas animados, sejam mais lúdicos como Meu Amigo Totoro, O Castelo Animado e Serviço de Entregas da Kiki, como mais críticos e realistas como O Túmulo dos Vagalumes e Princesa Mononoke. Mesmo Nausicaä do Vale do Vento e Porco Rosso, embora mais leves trazem poderosas mensagens anti-guerra e de proteção ao meio-ambiente.

O Studio Ghibli sempre foi comparado à Disney pela qualidade de suas produções, mas a produtora japonesa perdia por um fator bem simples: ela não conta com um parque temático inspirado em seus personagens e locações. O que existe é um museu em Tóquio, da mesma forma que Osamu Tezuka, o pai do mangá moderno e pioneiro dos animes possui um em sua homenagem e às suas obras; entretanto nada de Miyazaki ou de outros responsáveis pelo estúdio darem um passo além e fazer algo semelhante à sua contraparte ocidental.

O máximo que existe hoje é a casa da Satsuki e da Mei, personagens de Meu Amigo Totoro que foi aberta em 2005 na província de Aichi, nas dependências do Moricoro Park. Só que isso está para mudar: a organização do parque, o atual governador de Aichi Hideaki Ōmura e o produtor da Ghibli Toshio Suzuki fecharam uma parceria para expandir a exposição permanente baseada no filme em questão, para uma área de 200 hectares a ser transformada enfim em um parque temático.

A ideia é recriar todo o universo do filme no parque e não focar em outras produções do estúdio, para desapontamento dos fãs das demais produções de Miyazaki e seus associados. Os responsáveis tomarão todo o cuidado para que as obras não causem danos à natureza e o prazo para a entrega do parque já foi definido: início de 2020, a tempo das Olimpíadas de Tóquio para principalmente atender o grande fluxo de turistas que chegarão ao país para os jogos. Como a Nintendo, o Studio Ghibli está de olho nos lucros que o período trará ao país. Nada mais justo que aproveitar, e no final todos sairão ganhando.

Portanto, se você pretende mesmo visitar o Japão para ver os Jogos Olímpicos é bom reservar uma boa grana; afinal ir até Osaka visitar o Super Nintendo World e Aichi para conhecer o parque onde o Totoro mora se tornaram atrações imperdíveis.

Fonte: Chunichi Web via Anime News Network.

relacionados


Comentários