Microsoft quase fez dos Lumias 950 e 950 XL dois Surface Phones

Não há mais como colocar de outra forma, a linha de smartphones Microsoft agoniza na praia. Lá fora o investimento é mínimo, a própria companhia não acredita mais no Windows 10 Mobile e aqui no Brasil, bem… os modelos foram retirados do site oficial e os próximos updates não chegarão aqui.

Basicamente a linha MÓR-REU: foi passaralho atrás de passaralho, uma série de desenvolvedores pulando fora do barco e um total reestruturação no setor para em teoria dar espaço ao suposto Surface Phone, que já virou lenda urbana. O curioso é que agora sabemos que ele quase existiu, na forma dos mais recentes Lumias 950 e 950 XL.

Eis a ideia por trás do Surface Phone: fornecer dispositivos de ponta para usuários corporativos que suportassem funções mais poderosas do Windows 10 Mobile, como o uso de uma stylus, suporte a smart covers e gestos nas bordas da tela, além de um sensor adicional para reconhecer quando você os pegasse na mão e assim já exibir informações. Os Lumia 950 e 950 XL a princípio teriam tudo isso, aliados a funcionalidades mantidas como Continuum, Cortana e Windows Hello, via reconhecimento de íris.

O conceito apresentado foi descartado, o modelo dos aparelhos foi levemente alterado mas tudo indica que o software estava em estágio avançado de desenvolvimento, o que explica ambos os modelos terem chegado às lojas com uma série de problemas e recursos a menos. A Microsoft teria remendado o Windows 10 Mobile neles às pressas de modo a vendê-los logo e deu no que deu.

Créditos: Windows Central.

A Microsoft pretendia fazer com que ambos os dispositivos fossem totalmente independentes de um desktop, trabalhando como soluções completas e com muito mais recursos que os atuais dispositivos Windows 10 Mobile mas por algum motivo, desistiu. Restaram apenas as fotos e o vídeo do conceito, que você confere abaixo:


Windows Central — This is Microsoft’s ORIGINAL Lumia 950 vision

A Microsoft pagou caro por perder o bonde da história. Ela chegou atrasada, quando não havia mais espaço para um terceiro ecossistema móvel e mesmo que teha apresentado boas soluções, ela nunca deu mais do que ponto de audiência e foi massacrada por iOS e Android. No entanto, fico pensando como a história se desenrolaria caso a empresa realmente tivesse lançado ambos os Lumias da forma como foram inicialmente planejados.

Fonte: Windows Central.

Relacionados: , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Artur

    Não foi somente ter chegado tarde… ela conseguiu o impossível, FRAGMENTAR a plataforma que ela sozinha fazia o software o hardware.

    imagine a apple chegando e falando “olha, a gente mentiu, o Iphone 6 não vai ter update para o IOS como a gente prometeu antes.”

    • Rodrigo de Melo

      Eu não acho que tenha sido o caso. Aparelhos populares como o 520 morreram no 8.1, mas eles eram fracos demais. Os que tinham pelo menos 1 GB de RAM foram atualizados. O problema na verdade foi a falta de sucessores pra eles.

      • Artur

        então cara, a MS fabricava o software e o hardware, igual a Apple.

        eles não planejam a plataforma a longo prazo?

        e o Lumia 920 tem 1GB de ram e não foi atualizado.

        • Rodrigo de Melo

          Ele nao recebeu o primeiro update de forma oficial? Então me acostumei com o pessoal fazendo entrando no branch estável do programa insider.

          Eles tinham varios aparelhos planejados, mas cancelaram, pq ser uma Apple era a ideia do Ballmer. O Nadella quer manter a ideia de ser provedor da plataforma, então assim nao fazia sentido continuar como a maior fabricante de aparelhos com o sistema como eles se tornaram com a parte da Nokia que compraram. Por isso eles recuaram, como eles mesmos admitiram. A ideia era dar espaço para as parceiras preencherem, só que tirando a HP com o Elite, tão voltado ao mercado corporativo que nem eh vendido no varejo, nenhuma outra grande fabricante entrou nessa. Aí chegamos na situação de hoje.

      • Don Scopel

        estou usando o 520 até hoje, não é ruim desde q vc não queira usar nada pesado
        como so uso basicamente pra e-mail, whats, mapas e Instagram (software terceiro) quebra bem o galho

  • jairo

    Caso lançassem conforme o planejado não teria mudado absolutamente nada , morreriam na praia do mesmo jeito , a MS desde o WM 6,0 ,comete os mesmos erros básicos , falta de continuidade.

    • Artur

      Eles conseguiram o impossível, fragmentar uma plataforma que eles fabricavam AMBOS o hardware e o software.

      é de uma incompetência sem tamanho…. eles tem o toque de merdas ao contrario, e pode aguardar, o proximo é o xbox se o escorpião não fizer eles voltarem a vender mais que o Playstation PELO MENOS no EUA.

    • Rodrigo de Melo

      Exatamente. WP 7 Series (o Series saiu do nome no lançamento, mas não esqueçamos mais uma hagada de marketing da MS) foi uma ruptura com todo o legado do Windows Mobile. Aí chegou a versão 8 e trocou o kernel e jogou o Silverlight (que era a base de todo o WP7) no lixo. Com tantas mudanças não houveram mudanças significativas pro usuário. O 8.1 chegou bem atrasado, pra sincronizar com o 8.1 do PC. Trouxe uma quase unificação da API da WinRT entre pc e mobile (o que so aconteceu de fato no Win10) e muitas coisas que o sistema demorou demais a ter, como a central de notificações. Então chega o Windows 10 e muda tudo novamente. E o que vem se desenhando no horizonte desde os últimos rumores é que vai tudo ser jogado fora pela quarta vez, vão tentar modularizar a shell do Windows desktop e lançar em aparelhos móveis. Se isso acontecer mesmo, vai ser mais uma aposta do zero, e as pessoas já estão muito acomodadas com seus Androis e iPhones pra dar chance a mais uma aposta.

  • “Mataram” (sim, eu sei, mas olhe as aspas, eu usei aspas) a Nokia, pegaram suas patentes e projetos e não saiu nada dali… Nunca, mas nunca mais confiem na MS a respeito de smartphones…. Ouviu Cardoso?

    • Artur

      nunca confie em nada da MS, a não ser que ela tinha o monopólio e vc não tenha escolha (win office), ou seja de graça (OneDrive)

      quem comprou o xbox one nos três primeiros meses de lançamento pagou 100 USD por um camera inutil que nem no proprio SO do Xone suporta mais.

      • Cara, a coisa que e mais admiro na MS é o Excel. Se tem algo que beira a perfeição, é ele. De resto existem concorrentes equivalentes a tudo, mas nada supera o Excel. Não me venha com LibreOffice, OpenOffice, Google Docs, etc… Não tem concorrência digna

        • Artur

          Eu ainda digo que o office é melhor em tudo por ser mais usado e por isso “mais padrão”.

          Não que, tirando o excel, a concorrência não iguale, mas apenas pelo fator massificação o office ganha em tudo.

          • Sim, é superior em tudo, mas você consegue viver muito bem sem Word, Powerpoint, Outlook, etc… Mas sem Excel e suas macros + VBA, não tem como…

        • Claudio Roberto Cussuol

          Sql Server é ótimo.
          Também não tenho do que reclamar do Visual Studio e da plataforma .net em geral.

          • Até pode ser bom, mas prefiro o Oracle… Quanto a .NET, nunca trabalhei, por isso não posso opinar.

          • Rafael Rodrigues

            Oracle é 3x mais caro e oferece 10% mais. Faço coro com o @claudiorobertocussuol:disqus , SQL Server! Melhor banco pago em termos de custo/benefício.

        • Cocainum

          Tem muito hardware de qualidade também. Outro dia dei para meu filho um headset Lifechat LX-3000 e o mizeravi agora ficou surdo! O isolamento acústico é tão bom que para pedir para ele fazer alguma coisa, tipo arrumar a mesa para o almoço, só chegando do lado dele e gritando, hehehe.

          • Ele é o melhor na relação custo/benefício. Todo podcaster começa com ele antes de pular para equipamentos mais profissionais.

      • abraaocaldas

        Como não funciona? O meu continua funcionando perfeitamente, principalmente os comandos de voz.

        • Artur

          E como vc pluga ele no Xbox One S?

          E como vc navega na Dash usando gestos?

          • abraaocaldas

            Não faz sentido sua frase, no xbox one original que eu comprei com o kinect continua funciona normalmente.
            Nunca usei a navegação por gestos na dash, então whatever.
            Xbox one S é outra coisa.

          • Artur

            faz sim, já capou o suporte.

        • Don Scopel

          O controle da minha TV não muda mais o volume, se não fosse a Cortana eu ia ter q levantar do sofá toda vez q precisasse aumentar ou baixar o som rs

  • AHSOliveira

    Lumia 930 foi um dos melhores aparelhos que tive em alguns aspectos, mas de longe o mais problemático, tive um aparelho trocado e o reposto foi mais duas vezes para autorizada, hoje uso como GPS, media player e Celular do ladrão.

    • Artur

      Eu vendi o meu 930, 420 reais.

      E nos ultimos tempos, estava bem sofrível… travamentos, lentidão, bugs…

      • AHSOliveira

        idem

  • Breno

    Por enquanto o sistema mobile é para o nicho corporativo. Mas vamos aguardar novidades para o segundo semestre e a Keynote de outubro.

  • Ainda usando o L820… indefinidamente… porque jogar dinheiro fora em celular é foda…

    • Maom

      Mas vc ja jogou dinheiro fora quando comprou esse lumia. Larga a mão de ser hipócrita.

      • O que ele funcionava na época, valia a pena…. foi meu primeiro smartphone…. hoje decerto não consigo comprar outro que custe mais do que 400 reais, portanto não comprarei outro depois que o meu for em definitivo… back to tecladinho….

        ….mais ainda porque não sobra pra comprar outro….

        • Maom

          Lenovo Zuk z2 por 580 reias no bangood. Um top com snap 820 por preço de moto E.
          Não conheço a personalização do sistema da Lenovo, mas vc vai ter um android, ou seja, aplicativos de redes sociais além do finado Orkut que tem no WM e lançamentos de jogos. Porém, vai perder campo minado.

          • Tô usando o Whatsapp pra comunicação paterna, e só…. o resto é no Telegram, que uso no desktop….

            Esse roda FLAC, já é 80% do meu uso dum smartphone….

            ….mas como já disse, não tenho previsão de “sobra financeira”….

          • Maom

            Sim, foi apenas uma recomendação mesmo caso necessite. Celular com mais de 2 anos é tipo avô com mais de 80. Um dia ta todo maroto brincando com a gente no dia seguinte… 🙁
            Tb acho desnecessário trocar de smart hj em dia toda hora. Desde 2013 que a coisa ficou bem estagnada em matéria de necessidade de mais specs. Tudo é desenvolvido hj em dia pra rodar em qualquer xingling com meio mb de ram.

          • Comprei o 820 quando lançou porque não dava pra pegar o 920. Penso sempre em comprar o melhor possível pra durar, pois além de “jogar dinheiro fora” comprando o tempo todo, há também o fator de lixo eletrônico, que é uma merda…

            Talvez no final do ano eu o faça…. talvez…. e então deixarei meu WP como “telefone fixo” em casa… um friends with benefits….

          • Maom

            Eu tenho sempre um velho aposentado em prontidão em caso de guerra. Como quando vou a um lugar que a probabilidade de eu ser assaltado é superior ao normal no Brasil que hj está em 70% de chance. Ou quando o titular foi pro hospital ou coisa do gênero.
            No geral eu vendo meu celular antigo quando vejo uma boa oferta por aí com intuito de quase fazer um upgrade sem gastar quase nada. Mas as vezes um ou outro ficam por mais tempo que o esperado e perdem valor quase total de revenda. Meu estepe anterior era o iphone 4 que quebrou de vez faz uns 3 meses e agora é meu xperia z3 que não vou vender pq ta com umas manchas na tela pq entrou água. Então vai ser meu estepe de luxo. Sou ciumento demais pra expor o pobrezinho e levar desaforo de gente má querendo depreciar os defeitos dele pra baratear.

          • Meu Nokia 5800 já tá fazendo um ano de morte…

            🙁

          • Anayran Pinheiro

            Zuk só não dá pra considerar top por causa da câmera REALMENTE boqueta! D=

            Porém é sim um excelente aparelho, não tem custo-benefício melhor (e coloca mais 200 foratemers de tributação aí, champs)!

      • Eita, que porrada… ashuASHUAShuAShuASHUSAHUs

  • Ouvi dizer que se à meia-noite entrar no banheiro escuro, chutar a privada três vezes e falar Nadella três vezes pro espelho, uma loira com algodão nas narinas aparecerá e oferecerá um Surface Phone em troca da sua alma….

    • Manoel Guedes

      Ela oferece o Windows Phone para deixar de ser alma penada…

      • …não, acho que confundi, esse era o Jobs, e ainda vivo… em troca da alma E um rim….

        • Mas o gadget acompanha um pote de purpurina né?

          • B4klaudio

            Que são suas próprias cinzas…

  • Meiobit por acaso irá falar na nova Rosquinha Tecnológica Wifi do momento, feita pela Asus?

  • Germano

    Windows CE, Windows Mobile, Windows Phone… Quero ver quem ainda aposta uma única ficha no tal Surface.

  • Rodrigo Primon Savazzi

    Eu uso um Lumia 640 XL já tem um ano e meio, em par com uma Microsoft Band 2. Gosto muito de ambos, principalmente em viagens, já que a tela de 5,7″ é excelente para ver um filme no Netflix e usar o Office. Gosto muito também no navegador GPS e da facilidade de baixar mapas para usar offline. Mas, infelizmente, o abandono da plataforma, tanto pela MS quanto pelos desenvolvedores, é desolador. Antes desse aparelho já tive Lumia 630, Lumia 1520, Lumia 800 (ainda na época do WP7) e até mesmo um BLU Win HD, mas duvido muito que meu próximo telefone seja um WP. Gostaria muito de ver a MS surgir com um Surface Phone realmente competitivo no mercado, seria bom até para quem não usa, afinal um terceiro player de peso aumentaria a concorrência.

    • José Carvalho

      Tirando o fato de que tira EXCELENTES fotos, dá pra se ter um excelente controle da câmera e, não menos importante, uma duração da bateria FANTASTICA… O 640XL foi o segundo telefone pelo qual me apaixonei, primeiro foi o Moto G da segunda geração. Tenho também um Huawei P8Lite que eu to louco pra me desfazer. E já ia me esquecendo, tem um desempenho aceitável, boa construção externa (apesar de ser muito prástico)… Acho que foi o que a Nokia deixou de melhor na Microsoft, ainda mais pelo preço que ele era ofertado.

      • Fabio_Galdino

        Cara, não consigo tirar fotos boas com meu 640XL…
        Tem alguma dica????

        • José Carvalho

          A M$ atualizou o aplicativo da camera e as fotos estão saindo boas novamente, já saiu o Creators Update aí no brasil para o 640XL?
          Caso não, tem o 4Blend HDR na Store que é muito bom…

  • major505

    Eu não engulo essa que não existe espaço para um terceiro player.

    HOje maioria dos apps estão sendo feitos em coisas como Ionic e Xamarin. Por isso, desenvolvendo em uma das duas 2 plataformas logo as outrs no mercado são agraciadas, com excessões a jogos e aplicativos first party.

    A questão é que a microsoft administrou muito mal a linha da Lumia.

    Fez a cagada de prometer update para windows 10 para todo mundo para cortar no final 3/4 da linha para atualizações.

    Lançou o conceito super legal de transformar o Lumia 950 num mini desktop, mas cortou o ótimo lumia 930 que tinha especificações mais que suficientes para isso desse recurso.

    Também falhou em primover uma interação insuficiente com o próprio OS no desktop. Poderia ter enchido de recursos como contorle do smartphone pelo computador, e de maneira geral uma integração maior. Mas ai vc recebia SMS e recebia 200 notificações em todos dispositivos, ai invés de fazer isso só no computador que vc estivesse usando.

    PEquenos detalhes que foram deixados de fora. A Blackberry esta no mesmo bonde.

    Se tivesse prestado mais atenção ao mercado, e não resistido tanto a mudança, BB10 ainda seria relevante ao mercado.

    • Artur

      Também acho que foi incompetência da MS.

      quem lembra aqui do MSN Messeger, que a MS monopolizava as msgs instantâneas?

      ai o negocio acabou e no lugar apareceu o whatsapp…

      tem um caminhão de coisas que a MS faz de cagadas em todos os mercados dela, mas como ela ta sentada em cima de dois monopolios, não vai falir tão cedo.

  • Ernani Lanes

    Como eu sou burro mesmo, troquei meu 930 com 3 anos de uso (minha esposa, destruidora de telefones, conseguiu trincar um pedaço da tela) por um 950xl. Acho que sou muito burro mesmo rsrsrs.

    • Ernani Lanes

      Ah, como ela conseguiu destruir de novo a tela do Moto G que eu tinha acabado de trocar, só de castigo eu a coloquei para usar o 930, que ainda funciona…

  • Manoel Jorge Ribeiro Neto

    Eu tenho aqui um Luma 535. Já faz 1 ano e 8 meses e o bichinho está funcionando muito bem, com Windows 10 Mobile instalado. É um modelo básico, mas que roda tudo ok nele (só o app do Facebook é meio pesado, mas roda até bem). O Windows Phone/Mobile é um bom sistema, mas só não “vingou” por causa da própria M$, que não divulgou corretamente seu sistema para usuários e desenvolvedores, além do boicote de grandes desenvolvedores, como o Google, que simplesmente ignorou o sistema desde o começo.

    Com relação ao Google, os únicos aplicativos do Google para Windows Phone são apenas atalhos para a sua página e para a versão mobile do Youtube. Além disso, o Waze para Windows Phone estava em dias com as versões para Android e iOS, mas desde que o Google comprou-o, simplesmente parou no tempo!

    • Don Scopel

      Você se lembra do App do YouTube? A MS fez ele por conta própria e funcionou muito bem… por uns 2 dias, ai o Google cortou o acesso alegando que não estava nos conformes legais

      • Joao Luis Vefago Teixeira

        o Youtube dos Lumia era melhor que o original.

  • Fabio_Galdino

    Estou com uma preocupação daquelas. Precisarei trocar de telefone logo mais. Uso um 640XL.
    Todas minhas aplicações são baseadas na Microsoft: Calendário, Hotmail, One Drive e não quero ter que migrar documentos e fotos para o Gmail.
    Alguém sabe me dizer se com o Android eu consigo utilizar tudo isso?
    Alguma dica???

    • Odilon Costa Neto

      Optando por um Android. O calendário o melhor mesmo seria transferir para o do Google. Já hotmail e onedrive é de boas, tem app para os dois.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis