Google admite que Nik Collection está morta

nik_collection

Eu me lembro que antes de 2012 eu estava em um congresso de fotografia de casamento em São Paulo e alguns dos palestrantes internacionais tinham algo em comum: Eles eram patrocinados pela Nik Software e utilizaram suas palestras para falar muito bem da empresa e das incríveis possibilidades de seus produtos. A empresa produzia alguns aplicativos bem interessantes que funcionavam como plugins do Photoshop ou do Lightroom. Você podia aplicar alguns filtros artísticos, trabalhar a nitidez, fazer uma conversão para o preto e branco com várias possibilidades de tonalidades, criar um HDR ou simplesmente simular o efeito de um filme fotográfico em suas fotos digitais. Nesse mesmo congresso de fotografia de casamento a empresa tinha um estande  e vendia seus produtos por uma quantia de dinheiro salgada.

Era bacana? Sim, claro, mas nunca curti muito ficar aplicando essas perfumarias nas fotos (embora tenha gostado do efeito Dark Contrasts do Color Efex Pro 4). Porém, tudo muda e em uma jogada que ninguém esperava o Google comprou a Nik Software em 2012 e, para maior surpresa ainda, liberou a Nik Collection para download gratuito. Festa para muitos que não tinham acesso aos programas, mas uma fonte de preocupação para quem era fã dos plugins e temia pela sua continuidade. E por fim o pior aconteceu. A página americana da Nik Collection amanheceu ontem com um aviso de que o Google não mais iria trabalhar pela continuidade e manutenção da suite de aplicativos.

nik_collection2

E agora? Bem, o problema mais grave nem é a questão de não termos novos produtos ou atualizações dos aplicativos já existentes, mas o simples fato de que não existe a preocupação de que eles sejam compatíveis com novas versões de produtos da Abobe ou sistemas operacionais. A página do Nik Collection aponta compatibilidade com Mac OS X 10.7 a 10.10, Windows Vista, 7 e 8, Adobe Photoshop CS4 a CS6 e CC2015 e Lightroom 3 a 6 / CC. Embora o Windows 10 não seja listado, os aplicativos estão funcionando bem nesse sistema operacional e com o Photoshop CC/2017. Por enquanto.

Um triste fim para uma empreitada que ganhou muitos fãs, movimentou muita grana e no final teve sua morte decretada por uma das gigantes da tecnologia. Se você se interessou pelos aplicativos é possível baixar todos eles nesta página.

Fonte: DIY Photography

Relacionados: , , , , , ,

Autor: Gilson Lorenti

Geógrafo de formação e fotógrafo de coração, comecei a fotografar com 18 anos de idade (antes disso nunca tinha pegado uma câmera na mão). Depois de muito estudo veio a carreira profissional que passou por várias modalidades da fotografia até realmente descobrir o que gosto de fazer. Hoje me dedico ao ensino de fotografia, fotografia Fine Art e Books Fotográficos (gestante, moda, sensual). Tomando emprestado as famosas palavras de Ansel Adams "Quando as fotografias não forem mais suficientes, me contentarei com o silêncio".

Compartilhar
  • Rodrigo Dias Javornik

    Alguma possibilidade de abertura do código fonte?

    • Imagina exportar para o Gimp

    • seria unica forma de manter treco vivo para futuro suporte.

    • Yskar

      Seria um fim de vida digno, mas duvido muito que o google faça isso, vide o excelente google wave que eles mataram.

  • Era uns plugins bem legaizinhos, nunca fui muito fã mas teve uma época que eram febre. E isso me lembra uma vez que fui palestrante num congresso de Photoshop

    Me botaram pra falar do Lightroom/Camera RAW depois do cara da Nik. Por uma (in)feliz coincidência, boa parte do que eu tinha preparado eram coisas muito parecidas com o que o software da Nik fazia, claro, na mão, mas o resultado final era equivalente.

    No meio da palestra alguém perguntou “Mas isso que você tá mostrando não é o que o negócio da Nik faz?” Não querendo furar o olho mandei “É, mais ou menos” O cara retrucou “Pelo que você tá mostrando pra gente, não tem porque comprar aquilo”

    Fiz um ¯_(ツ)_/¯ e segue o baile…

    • Gilson Lorenti Fotografia

      eles pegavam pesado em marketing e propaganda, inclusive patrocinando eventos e fotógrafos.

  • SacoCheio

    Eu outro dia estava procurando um editor de fotos e fui na loja do Windows, só porcaria. Esqueci completamente do Nik, de grátis!!!

    Obrigado Google por matar o Nik, assim ele ressurgiu nas manchetes e eu lembrei dele!!!
    [surreal, mas true story.]

    • Yskar

      Loja do windows só tem lixo, finja que aquilo lá existe, quanto mais a MS quer forçar essa porcaria só me faz ver o “Anno Linux” chegando mais e mais perto.
      Vá de gimp mesmo que tá ótimo, ou quem sabe um Krita, Paint dot net ou LazPaint.

      • Rodrigo Dias Javornik

        Não conhecia o Krita. Obrigado!

      • Mirai Densetsu

        Bom, o Anno Linux só fica mais distante quando acontece um evento em particular, chamado “Reveillon”. Fora isso, é sempre mais próximo.

        • Yskar

          Um dia chega, ou ele ou o Ragnarök!

      • SacoCheio

        Vou ver esse krita e lazpaint que não conheço, valeu

  • Eu uso o CS2 🙁

  • K9s10
  • Fred

    Com o perdão da ignorância (não sou editor de imagens), mas será que não vão incorporar tudo no Google Fotos?

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis