Cansado de esperar o futuro, sujeito criou uma Cortana Holográfica em casa

cotana-soplay-by-david-love-photography-kristen-lanae-uk

A Cortana foi a grande sacada da Microsoft para criar uma identidade para sua assistente pessoal. Ao contrário da Apple, que teve que começar a Siri do zero, a Cortana tem toda uma bagagem junto a uma geração que cresceu jogando Halo.

Claro, todos esses assistentes, inclusive o impessoal do Google ainda estão em sua infância, e são ainda muito, muito burros, principalmente por não guardarem NADA sobre as conversas: esses peixes dourados não conseguem encadear 3 frases no mesmo contexto.

Mesmo assim a promessa é enorme e todo mundo quer ver como será o futuro, por mais que ele se pareça com o que o R2D2 fazia em 1977. Um sujeito chamado Jarem Archer não teve paciência de esperar, e resolveu construir uma Cortana 3D.

O projeto em parte é conceito ainda, já que usa animações pré-programadas, renderizadas em Unity 5, usando captura de movimentos gravada com dois Kinects e colaboração da patroa.

Rodando em Windows 10, o hardware utilizado muito provavelmente é um LattePanda, um computador Windows 10 inteiro em uma micro-placa, que vem ainda com um Arduíno integrado, que é usado para controlar a faixa de LEDs do gabinete.

Três telas projetam a imagem da Cortana no vidro. Uma câmera acompanha a posição dos olhos do usuário, e modificam a posição do avatar, para realçar o efeito 3D. Usando a API da Microsoft as perguntas e respostas são transmitidas para a Cortana “de verdade”.

O resultado final ficou muito, muito legal:


untitled network — Holographic Cortana Appliance

Em seu blog ele detalha a construção do protótipo, inclusive algumas macumbarias tecnológicas para contornar a API engessada a Microsoft. Coisa fina, de True Hacker.

Fonte: The Verge.

Leia também:

Relacionados: , , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz e Calcinhas no Espaço.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis