Meio Bit » Arquivo » Ciência » Operação Titanic. Apesar do nome, deu certo.

Operação Titanic. Apesar do nome, deu certo.

Como você garante que a maior operação anfíbia da História será bem-sucedida? Primeiro de tudo, engane o inimigo. Foi o objetivo da Operação Titanic, que em pleno Dia D infernizou a vida de comandantes alemães, atacando-os com… bonecos. E nem era o Chucky.

7 anos atrás

image006

Enganação e teatralidade são poderosos agentes para os não-iniciados. Na guerra você vence se fizer o inimigo atirar no que não existe, se o enganar, fizer com que ele se distraia e se disperse. Esse foi o objetivo da Operação Titanic, em meio ao Dia D.

Os alemães tinham tropas por toda a Europa, principalmente na costa da França, mas espalhadas mais ou menos uniformemente. Era essencial que elas não migrassem para a Normandia. O melhor jeito de fazer isso? Convencer que estavam sendo atacadas. Surgia aí o objetivo da Operação Titanic.

Uma série de ações navais e aéreas convenceria os alemães de uma invasão. No total seriam lançados 500 paraquedistas em território inimigo, o que apavoraria os chucrutes, mas como não podiam usar soldados, que seriam massacrados pelos nazistas, nem estagiários, pois iriam fazer alguma besteira, usaram… bonecos.

130724_01_36_265

Experimentos comprovaram que sem ter como comparar escalas um boneco era indistinguível de um paraquedista no céu. Os bonecos, chamados de Rupert, também tinham dispositivos pirotécnicos para simular tiros de fuzil. Soldados (de verdade) de tropas especiais complementavam o ataque falso com bombas, explosões de fumaça e até agentes químicos para amplificar o cheiro de munição.

Quando o Rupert chegava ao chão ele explodia, deixando apenas o paraquedas, para confundir os inimigos de que um soldado havia realmente invadido o local.

No final da história dois aviões foram perdidos e oito soldados não voltaram. Os 500 Ruperts foram lançados em vários locais da França ocupada, alguns generais alemães perceberam o plano, outros não. Von Rundstedt mobilizou uma divisão de panzers inteira para lidar com a “invasão” em seu território. Outro pedia ajuda desesperado dizendo que estava sendo atacado, que não tinha como enviar tropas para as praias, e tudo que havia em seu caminho — o idiota não sabia — eram Ruperts.


CitizenXYZ — Declassified OSS Film of WWII Decoy Paratrooper 1943

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários