Um dia com o Presidente Underwood

Para quem não sabe, existe na Casa Branca o cargo de Fotógrafo Oficial da Presidência. Não é uma obrigação, mas é uma tradição muito forte. Cada presidente, nos últimos anos, teve o seu fotógrafo oficial e estes profissionais produziram um acervo vasto e detalhado sobre o dia a dia dos presidentes. O fotógrafo oficial da gestão Obama foi Pete Souza e ele fez aproximadamente 2 milhões de fotos em 8 anos da administração. Ter acesso irrestrito ao presidente dos Estados Unidos transformou o profissional em um dos mais conhecidos do mundo e rendeu para ele 1,3 milhão de seguidores no Instagram. Um número expressivo para um fotógrafo profissional.

Nesse fim de semana, Pete Souza, foi convocado a voltar ao mundo da política e registrar o dia de outro presidente. Só que não estamos falando de Donald Trump e sim de Frank Underwood. Como parte de uma campanha publicitária para divulgar a nova temporada de House of Cards, o fotógrafo se juntou a Kevin Spacey como Presidente Underwood e Michael Kelly como Chefe do Estado-Maior Doug Stamper para uma brincadeira em Washington DC. A série com 6 fotografias é basicamente o retrato de uma visita presidencial. Muito bacana chamar um fotógrafo que entende do conceito e que também é uma máquina publicitária com tantos seguidores.

E a campanha publicitária funcionou? Totalmente. Fora os seguidores do fotógrafo que fizeram um grande estardalhaço nas mídias sociais, praticamente todos os meios de comunicação (especializados ou não em entretenimento ou fotografia) noticiaram a campanha. Uma boa peça de marketing que não deve ter custado uma grana alta. Pete Souza tem utilizado sua conta no Instagram para fazer críticas à nova administração e já tem uma boa noção de como fazer trocadilhos interessantes com suas imagens. Por exemplo, na imagem em que o Presidente Underwood está em uma estação do metrô a legenda é “Um empurrão na direção certa”. Só quem assiste à série vai entender.

Gostou da brincadeira? Você pode seguir o Instagram de Souza para ver todas as fotos e ficar por dentro do que acontece com o fotógrafo e aguardar ansiosamente pela estréia da 5º temporada de House of Cards no dia 30 de maio.

Relacionados: , , , ,

Autor: Gilson Lorenti

Geógrafo de formação e fotógrafo de coração, comecei a fotografar com 18 anos de idade (antes disso nunca tinha pegado uma câmera na mão). Depois de muito estudo veio a carreira profissional que passou por várias modalidades da fotografia até realmente descobrir o que gosto de fazer. Hoje me dedico ao ensino de fotografia, fotografia Fine Art e Books Fotográficos (gestante, moda, sensual). Tomando emprestado as famosas palavras de Ansel Adams "Quando as fotografias não forem mais suficientes, me contentarei com o silêncio".

Compartilhar
  • Pingback: Um dia com o Presidente Underwood | Notícias Legais()

  • JuNioR

    Bela jogada!

  • Lorena Krauss

    8 anos x 365 dias = 2920 dias. 2 milhões de fotos / 2920 dias = 684 fotos/dia.

    • Manoel Guedes

      Se ele tira folga durante a semana ou ferias uma vez ao ano?
      Mesmo 684 fotos/dia fica complicado de escolher e catalogar…

      • Anayran Pinheiro

        Lightroom + macros fazem isso fácil por ti, hahahaha!

        Agora, selecionar as que prestam é outra história.

    • Gilson Lorenti Fotografia

      Como deve ser a agenda de um Presidente dos Estados Unidos? Quantos compromissos e visitas por dia? O fotógrafo presidencial tem acesso a todos esses compromissos e fica grudado no Presidente. Claro que boa parte dessas fotos são repetitivas, mas vai tudo para o acervo. Em eventos pequenos a gente chega a fazer 500 ou 600 fotos em 3 horas. Imagina junto com o Obama diariamente. Eventos gigantes terão muito mais fotos que isso.

    • Anayran Pinheiro

      700 fotos/dia não é algo difícil de se conseguir quando se está ao lado de um presidente badalado como Obama era…

  • Manoel Guedes

    House of Cards é uma excelente série, a quarta temporada foi um pouco parada, estou marcando os segundos para o dia 30.

    Aqui no bananal a série Casa da moças que trocam favores por dinheiro continua eletrizante…

  • Christian Oliveira

    Netflix é phoda.

    O fotografo também, belas fotos diga-se de passagem.

  • Manoel Guedes

    O número de 2 milhões de fotos foi tirado de quantidade pública ou só de disparo da câmera?

    • Gilson Lorenti Fotografia

      O fotógrafo estima que essa é a quantidade de fotos que ele possui em seu acervo. Ele não especifica se já fez uma triagem. O flickr oficial da gestão Obama tem 6.668 fotos.

  • Zalla

    Esse ano não preciso assistir, acompanhar a politica no Brasil já é entretenimento o suficiente

    • Josué Silveira dos Santos

      A política no Brasil está mais emocionante.

  • Luciano Rocha

    Penúltima foto: #medo

  • Monstro Medieval

    Ação publicitária que uniu fotografia, entretenimento e política perfeitamente.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis