Teclado HyperX Alloy FPS — Review

alloy-fps2

Quando você pensa em adquirir um teclado para jogos ou mesmo para o dia-a-dia, o que lhe vem primeiro à cabeça? Um periférico cheio de firulas e recursos que dificilmente utilizará, ou algo simples, mas extremamente eficiente e confortável? Pois se a resposta foi a segunda opção, lhe apresento o Alloy FPS, da divisão HyperX da Kingston.

Visando expandir sua linha gamer ao oferecer mais um produto de alta qualidade, este é o primeiro teclado mecânico da marca e aposta numa ideia que não costuma ser muita vista em outros produtos assim: a portabilidade. Com um tamanho bastante reduzido, o teclado mede apenas 44 × 13 × 3,5 cm, sendo ideal para quem participa de competições ou gosta de levar seus acessórios para jogar na casa de amigos. Ele inclusive vem com uma bela bolsa para transporte e o seu cabo de 1,8 m pode ser desconectado facilmente.

Além disso, ter um teclado compacto é ideal para quem quer mais espaço na mesa, mas ainda assim sem abrir mão de bom espaçamento entre as teclas. Por lado, essa compactação faz com que o Alloy FPS  não conte com descanso para as mãos, teclas especiais multimídia ou dedicadas a macro. Outro detalhe que alguns podem considerar um problema é o seu peso, pouco mais de 1 kg!

alloy-fps-teclasPor falar em teclas, o Alloy FPS conta com a tecnologia Cherry MX e o modelo que recebi veio com switches na cor vermelha, ideais para quem procura uma resposta rápida e sem fazer muito barulho. Segundo a fabricante, o teclado ainda pode ser adquirido com switches marrons ou azuis, sendo que o primeiro oferece maior precisão, enquanto que o  outro é para aqueles que não precisar digitar rapidamente. Logo, o ideal é que a pessoa escolha qual melhor se adapta às suas necessidades.

Ainda sobre as teclas, é importante dizer que todas elas são iluminadas e apenas na cor vermelha. O interessante no entanto é que o usuário pode escolher o tipo de iluminação que será utilizada, como por exemplo acender apenas a tecla que apertamos por último, optar por algumas para ficarem acesas constantemente ou mesmo piscando em diversos padrões.

Outro ponto bastante interessante sobre este periférico é que ele nos permite trocar facilmente suas teclas, sendo que o pacote traz variações na cor vermelha das que vão do número 1 até 4 e das W, A, S, D; tradicionalmente muito utilizadas pelos apaixonados por FPS. Além disso, essas últimas ainda contam com uma textura para diferenciá-las das demais e ficar mais fácil de identificá-las mesmo sem olharmos.

Embora eu não tenha muita experiência com outros teclados mecânicos, tendo utilizado-os apenas rapidamente, gostei muito do conforto oferecido pelas teclas do Alloy FPS e minha única reclamação em relação a elas é seguir o padrão americano. Como há muito tempo utilizava um teclado ABNT 2, tenho sofrido um pouco para me adaptar a este, mas isso é apenas uma questão de tempo e costume.

alloy-fps

Vale notar também que o Alloy FPS não possui um software de configuração. Isso permite que o teclado possa ser utilizado em qualquer computador sem dificuldades, inclusive com a configuração da iluminação podendo ser feita apenas ao segurarmos a tecla Function e clicarmos nas setas.

Já para quem está interessado no teclado pensando principalmente nos jogos, uma boa notícia é que ele nos permite desativar a tecla do Windows apenas ao apertarmos a combinação Fn + F12, mas apesar de a HyperX tratar isso como um modo gamer, saiba que não ganharemos nenhuma outra função, como por exemplo suporte a macros. Outra característica importante é o sistema Anti-Ghosting, que impede que comandos sejam perdidos ao clicarmos em várias teclas rapidamente ou ao mesmo tempo.

Com um acabamento muito bom e com a face de metal localizada na parte superior dando a impressão de ser bastante resistente, o Alloy FPS é um teclado mecânico que consegue entregar com maestria aquilo a que se propõe, que é um produto sem frescuras e capaz de proporcionar uma utilização confortável e precisa. O único grande problema pode ser investir em sua compra aqui no Brasil, já que o preço dele gira na casa dos R$ 700.


HyperX Alloy FPS Mechanical Gaming Keyboard with Cherry MX Switches and Backlit Keys

PS: o produto nos foi gentilmente cedido pela fabricante para que pudéssemos fazer a análise.

Relacionados: , , , , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • Lucas Ambrosio

    Eu sei que não tem nada a ver, ou bem pouco a ver com o tema mas vamos lá pode ajudar a galera kkk.
    Estive pesquisando para comprar um teclado mecânico, encontrei um Razer bem em conta na Game7, fui enganado e estou há 3 meses sem recebê-lo e sem o estorno do valor kkk
    Fica dica, não comprem na Game7, só olhar o reclame aqui e a lista negra do PROCON (sim, fui burro e esqueci de pesquisar antes de comprar).

    • João Ribeiro

      pagou no cartão? se sim liga pro 0800 e fala que não reconhece a compra.

      • Macedo

        sabe que isso pode ser interpretado como fraude certo?

        • João Ribeiro

          deixa eu reformular. Liga e fala que comprou e nunca recebeu o pedido, a loja não atende nem retorna o contato. vão pedir todos os emails que tentou entrar em contato, um print da pagina da compra, o telefone da loja, em uns 15-20 dias eles resolvem isso para você (no caso se o seu banco for o bradesco)

          +edit: antes de tudo faz um BO, ai evita que alguém interprete por fraude, já que se for você vai e foder também.

          • Lucas Ambrosio

            Po, já passou tanto tempo que acho que essa tatica não vale mais, mas bom saber para a próxima merda hahaha

            Já entrei no PROCON e estou entrando na justiça comum agora :B

  • Lucas Ambrosio

    Sobre teclados mecânicos, é fácil encontrar vários teclados da Razer ou outras marcas consolidadas na área por valores bem abaixo desse teclado da HyperX, será que vale a pena arriscar?
    Fica no ar aí..

    • Lincoln

      Acho que não são mecânicos esses que você viu por preços bem mais baixos. Consegui comprar um por R$ 600,00 há um ano e meio atras, e tive que procurar bastante.

      • O (ex)Datilógrafo da AEB

        Ck104 custa uns 300 temers, melhor CxB nessa faixa de preço.

        • Lincoln

          Bom saber que tá tendo uns preços desses. Esses teclados valem a pena.

        • Lucas Souza

          Importei o mesmo pelo Gearbest por 135 reais, Switch Red Otemu.

          • O (ex)Datilógrafo da AEB

            Sim, melhor lugar pra comprar.

    • Marco Gesteira

      Eu comprei o QuickFire TK da Cooler Master por uns 500 reais e sou bem feliz com ele. Sem firulas e cumpre o que promete. Bem acabado e material de alta qualidade. Procura sobre o Guia do Teclado Mecânico que o Wetto postou no forum do Adrenaline que vai te ajudar bastante. 😉

      • Jhonatas

        Caramba, já tá por 500? Comprei ele em 2014 por 360. Se n me engano ele saiu de linha por um problema na pintura das teclas, é bem difícil encontrar à venda por ai.

        É um excelente teclado, mas me assusta o preço q andam cobrando por aí, por n ser um teclado full.

        O Wetto anda publicando excelentes reviews na home de lá, recomendo dar uma olhada.

    • Helmut

      Eu recomendo uma leitura aprofundada sobre teclados mecânicos para entender melhor as diferenças entre os tipos switches, fabricantes (de switch, não do teclado), etc.. A partir daí fica mais fácil entender essa diferença de preço.

      Spoiler: você não vai querer Razer.

    • O (ex)Datilógrafo da AEB

      Razer = lixo.

      • jacob

        Palavras do datilógrafo!

    • OverlordBR

      Tem teclados mecânicos antigos da IBM em vários lixões de eletrônico por aí. 🙂

    • Marcelo Eiras

      Os teclados mecânicos da Razer são uma porcaria com switches da marca Kailh que tem baixa qualidade e durabilidade.

      Já tive que trocar 3 switches do meu blackwidow ultimate.

      Razer é uma espécie de CCE com marketing.

      • Helmut

        1 Blackwidow chroma com 4 switches zoados e uns 5 com leds queimados aqui.
        Depois desse comprei um Corsair K70 e não consegui me acostumar com os Cherry Red, agora encontrei um Ducky One com Browns e eu acho que é amor.

  • Breno Fernandes

    Problema desse carinha ai é só o preço que é meio caro, mas vez ou outra aparecem umas promos muito boas.

  • Lincoln

    “mas isso é apenas uma questão de tempo e costume” isso mesmo! eu já só compro teclados no padrão Estados Unidos, prefiro esses, mesmo no trabalho as vezes tendo que usar o padrão brasileiro.

  • ditom

    Também estou profundamente acostumado ao ABNT 2. Só que, ao contrário do autor, não abro mão do layout. Assim, por melhor que seja, se o teclado não é no padrão brasileiro, me recuso a comprar…

    • Claudio Roberto Cussuol

      Meu caso é o contrário.
      Eu uso notebooks com teclados americanos faz tempo. Comprar note caro no BR, nem pensar.
      Antes eu usava o mesmo notebook no escritório e nos clientes (tempo dividido meio a meio).
      Mês passado eu fui aos EUA e decidi trazer um PC pro escritório (peças) e como teclado é barato e volumoso na bagagem eu deixei pra comprar no BR.
      Só aí é que eu fui perceber como é difícil achar um teclado bom e básico (tipo Microsoft ou Logitech) com layout americano no Brasil. Faz sentido, o varejo não tem pra vender porque ninguém compra.
      Comprei um Microsoft ABNT pensando em me acostumar com o padrão. O problema é que quando eu já estou quase acostumado no PC eu viajo e uso o note, ou vice-versa.

      Moral da história: ontem eu entrei no eBay e encomendei um Logitech americano. O frete ficou mais caro que o teclado e ainda corro sério risco de ser tributado. Da próxima eu planejo melhor antes de viajar.

  • Pingback: Teclado Kingston HyperX Alloy FPS — Review | Notícias Legais()

  • Julio da Gaita ✔

    ótima análise Dori, faltou só comparar com outros modelos…

    • É que como disse, não tenho muita experiência com esse tipo de teclado.

  • Fernando Oliveira

    Eu tenho um teclado 60% (vortex pok3er III). É realmente muito pequeno (e como uso vim, não sinto falta das teclas de função).

  • Cássio Amaral

    Surreal preço de teclado mecânico no Brasil, e ainda por cima, nem ABNT2 é. Pior que se for importar para pagar mais barato, não conheço nenhum modelo ABNT2. Por isso se fosse procurar um teclado gamer, iria procurar um de membrana mesmo, como os da A4Tech, que costumam ter bom CxB.

    • Fábio Schneider da Silva

      Eu tenho um CM masterkeys pro m cherry blue abnt2 que é uma maravilha. Depois que vc experimenta um teclado mecânico vc não volta atrás.

      • Germano

        CM Storm QuickFire TK aqui, cherry brown, ABNT2. É chato achar em um bom preço, mas de fato depois de experimentar nunca mais quer outro – e nesse ínterim, talvez nem seja tanto se você pensar que vai usar o mesmo teclado mesmo depois de trocar o computador umas 4X.

  • Marcelo Eiras

    Ou o teclado é compacto ou é confortável, são coisas mutuamente exclusivas.
    A falta de suporte para as mãos é pedir para ter tendinite.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples