Project Scorpio e o curioso painel no kit de desenvolvimento

project-xcorpio

No final deste ano a Microsoft deverá lançar a versão comercial do Project Scorpio, console que funcionará como uma espécie de Xbox One vitaminado. Com isso, algumas pessoas já estão com as mãos no kit de desenvolvimento do aparelho e algo que chamou a atenção de muita gente é um painel localizado na parte da frente.

Como pode ser visto na foto que abre este post, aquela tela pode mostrar a taxa de atualizações de frames que o videogame está alcançando, o que inclusive fez com que algumas pessoas pedissem que o recurso estivesse presente na versão que será enviada aos consumidores. Mas antes de continuar, quero fazer um comentário sobre isso.

Na minha opinião, entregar algo como este contador seria um enorme risco. Penso assim porque isso certamente será utilizado por algumas pessoas para criticar o aparelho, reclamando na internet porque num determinado jogo a taxa de frames oscilou de 60 para 58 ou 57 fps, transformando o aparelho em uma porcaria. Além disso, acho até engraçado os interessados no Scorpio pedirem algo assim, sendo que boa parte deles são justamente os que criticam os jogadores de PC por estarem sempre buscando o framerate mais alto possível.

Enfim, o fato é que de acordo com Robert Penello, que atua como diretor de planejamento de produtos na Microsoft, este é um recurso que não deveríamos esperar ver numa unidade comercial, o que praticamente encerra o assunto. No entanto, uma postagem feita por um desenvolvedor voltou a atiçar a curiosidade dos jogadores.

Através da sua conta no Twitter, Jez Corden mostrou um pouco do tal painel em ação e as muitas possibilidades de configuração que ele permite. É possível alterar a fonte que será mostrada ali e o mais impressionante, até exibir vídeos. Ele mostrou por exemplo alguns golfinhos passando pela tela, sendo que ainda podemos alterar a quantidade de animais.

A evidente pergunta que muitos devem ter começado a se fazer após saber de tamanha liberdade é: porque diabos a Microsoft incluiria algo assim, caso não fosse utilizar na versão comercial do console? Outra dúvida que passou pela minha cabeça foi sobre a real utilidade de um painel deste.

Bom, vamos supor que ele esteja mesmo presente no aparelho que compraremos e que mostrar o framerate não seja uma opção. O que a empresa poderia mostrar ali? Porque eu até entendo que uma tela no controle seja útil, como vimos no Dreamcast ou no Wii U, mas uma lá no console? Quer dizer, muitas vezes o aparelho está bem longe do jogador e se tenho dificuldades para enxergar certas informações numa TV de 46″ a poucos metros de distância, qual a chance de enxergar o que aparecerá nesta telinha?

Com sorte a Microsoft acabará com este e outros mistérios em relação ao Project Scorpio na E3, que acontecerá em poucas semanas, mas confesso estar bastante curioso para saber se eles estão bolando algo para este painel.

Relacionados: , , , , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • Simples, na maioria dos consoles vai ficar piscando 12:00
    Até parece que nunca tiveram um video k7

    • Manoel Jorge Ribeiro Neto

      O vídeo cassete de minha família sempre ficava com a hora certa, pois eu sempre ajustava a hora dele (meu toc não permitia deixar o relógio dele só piscando). Aparentemente, eu era o único de casa que se preocupava com isso.

      Ah, esse vídeo cassete era diferentão, pois ficava piscando 0:00 em vez de 12:00 😛 !

    • SacoCheio

      E a mãe sempre perguntava: quando eu quiser parar de gravar é STOP e POWER né?

  • Depois o pessoal acha ruim quando zoam o console com Videocassete/DVD Player né?

  • Helmut

    Espaço de armazenamento, sinal da wifi, velocidade de internet, carga da bateria dos controles, hora… tem bastante coisa útil pra verificar em uma telinha dessas.

    • Repetindo: estando há metros de distância e talvez até escondido dentro de uma estante? Acho desperdício de função.
      Sem falar que tudo isso pode ser mostrado no menu do console ao apertarmos um botão e, se for só para coisas simples assim, porque entregar uma tela com resolução para mostrar até vídeos?

      • EmuManíaco

        Que tipo de idiota ainda coloca console dentro de estante?

        • Kang Otro ✓

          …? Tá escrito na caixa que não pode colocar dentro de estantes?

          • EmuManíaco

            Sim. Colocar em local fresco e refrigerado.

          • Kang Otro ✓

            Nem toda estante é fechada.

          • Helmut

            Acho que ele estava se referindo à frase do Dori: “escondido dentro de uma estante”.

          • EmuManíaco

            exatamente

        • Sander Manzoli

          EU coloco numa estante meu PS4, rsrsrsrs. MAS tem um belo furo no fundo, para passar cabos e ar, e meu PS4 sempre tem um ventilador USB ligado nele, que sopra o ar do nicho pra fora. Nunca fica quente, uso assim desde a semana de lançamento do PS4 sem superaquecimento. É um nicho razoavelmente grande… caberiam uns 8 PS4 lá dentro.

        • Zalla

          as que se preocupam com decoração? que compram móveis para deixar o console bem protegido e refrigerado, sem pegar poeira, sem criança derrubando?

          • EmuManíaco

            Não se coloca eletrônico dentro de estantes. Os aparelhos são feitos para ficar em local ventilado. Se sua preocupação com decoração é maior do que em acomodar um eletrônico da forma correta então é sim um idiota.

      • Helmut

        Depende da função, depende dos recursos utilizados para exibi-las, depende dos recursos que ela vai fazer o sistema economizar..
        E eu penso que um visor com maior resolução serve justamente para contornar esse problema do aparelho estar distante do usuário.

        O fato é que eu gosto de visores de consulta rápida e poder ter ao menos um diagnóstico simples no próprio console em caso de alguma falha me parece uma boa ideia.

      • e eu coloco consoles dentro de uma gaveta que abre igual porta de fogão, jamais veria nada ja que estão colocados em locais que ficam dentro e refrigerados 😀

  • Pingback: Project Scorpio e o curioso painel no kit de desenvolvimento | Notícias Legais()

  • Wallacy

    Curioso isso… Isso me lembra do caso do Snake Pass! Quando saiu as primeiras imagens para Switch, alguns (inclusive “especialistas”), falaram que era obvio que aquilo era [email protected]… olha as cores, olha o movimento limpo… No PS4, claro que era 4K… tava tudo “magavilhoso”…

    Daí vem a realidade, o jogo mal chega a 720p, nem no PS4 consegue atingir 60 fps (só no Pro), inclusive nem no PS4 é 1080p… O jogo é extremamente pesado em todos os consoles… Mas…

    Continua lindo, e roda super bem em todos eles (joguei só no Switch btw), é um puta de jogo difícil, mas legal, tem muitas coisas ruins no jogo (câmera super mal posicionada), porém é um jogo super bonito, cores vibrantes… A direção artística conseguiu contornar os efeitos da baixa resolução muito bem.

    Mas como não é [email protected] a quantidade de comentários de “unplayable” é enorme… um monte gente falando mal do jogo, como assim um jogo [email protected] em 2017… blá blá blá… O efeito psicológico já estava plantado, sem ninguém saber qual era realmente os dados técnicos, estava maravilhoso, agora que sabiam, era uma bosta completa.

    Pra que diabos você vai querer 60 fps em um jogo onde uma cobra se move mais devagar que deputado indo pro trabalho?

    Concordo com você, essa telinha no produto final seria péssimo, as pessoas iriam parar de jogar pra discutir quedas aleatórias de fps que na pratica ninguém perceberia se não fosse o tal contador.

    Basta ver o tanto de review negativo (user Metacritic) que o Zelda BoTW recebeu por suas quedas de framerate, joguei antes dos patchs, e nada daquilo me atrapalhou nem um segundo, mas para alguns o jogo era “unplayable” e merecia nota zero…

    • gfg

      Eu jogo FPS desde que entrei nesse mundo (e modéstia parte, sou muito bom), e em alguns títulos mais “pesados” só roda a 30 fps, então direto ouço comentários do tipo “Nossa! Como que você consegue jogar a 30 fps?”

      Como se a fluidez do movimento dos personagens fossem melhorar as habilidades da pessoa.

      60 fps é bom? É claro, já que se acontecer um grande numero de eventos na tela, as coisas não costumam a ficar “esquisitas” com um pouco de drop-frame, luxo que jogadores de 30 não tem.

  • EmuManíaco

    Acho um recurso interessante que se implementado direito pode funcionar legal.
    Como por exemplo mostrar as conquistas por mais tempo e dando mais informaçoes..

  • Cristiano Viana Alves

    US$ 100 a mais por isso. Melhor não!

    • EmuManíaco

      se custar U$5 é muito.

  • Microamp

    Como a Microsoft gosta do lado multimídia essa telinha pode ser útil para ouvir musica com a TV desligada, saber o tempo de exibição num filme do Netflix…

    Isso é tão útil quanto o display de um receiver de HT: hoje a maioria tem OSD com muita informação, mas ter um display que mostra o nome da entrada, volume e o tipo de áudio que esta sendo recebido pelo receiver são pequenos detalhes que no meu caso fariam falta. Não quero a tela da TV sendo ocupada quando quiser informações extras…

    O meu decodificador da TV exibe a hora no display, isso é um baita quebra galho. O Xbox mostrando só a hora já vai ser útil pra muita gente.

  • Jorge Dondeo

    Entendo e concordo com tudo que falou o Dori, mas mesmo assim eu queria a telinha marota.

  • Bruno Renostro

    cara esse console ta lindão!Esses botôes e display a mais deu cara de “equipamento” pro console, só faltou uns switches e dial ups ai ficava top!

    • wzwellington

      kkkk, bem retrô

  • “… e as muitas possibilidades de configuração que ele
    permite. É possível alterar a fonte que será mostrada ali e o mais
    impressionante, até exibir vídeos.”

    Ótimo, em vez do anel vermelho da morte, teremos novamente uma tela azul gloriosa quando der pau… =P

  • Manoel Jorge Ribeiro Neto

    A telinha pode servir para… mostrar a hora, oras! Essa seria uma funcionalidade óbvia, além de exibir o nome do jogo que está sendo jogado, framerate, qualidade da conexão, temperatura ambiente etc. Além disso, ao adicionar o suporte a essa telinha no SDK do Xbox One, a imaginação dos desenvolvedores traria várias outras funcionalidades.

    • Thiago Bachi Rehbein

      E quando o console estiver ligado, pode mostrar certos Status como temperatura do console, uso do disco, etc…

  • AHSOliveira

    Se não acrescentar muito no valor final pode ser interessante, usando para alguns “ovos de páscoa” tanto do console como para games, relógio com fonte de grafia mais antiga para hipsters ficarem extasiados, no fim pode se tornar aquele recurso que nem fede nem cheira, mas já que tem pode-se brincar com ele.

    • Manoel Jorge Ribeiro Neto

      Exatamente o que eu acho. É um recurso simples, praticamente inútil, mas que poderia ter algumas utilidades legais e, quem sabe, úteis.

  • Artur

    Fortes emoções….

    enquanto no PS4 tem Horizon e no switch e wii u tem zelda, no xbox pessoal discute uma telinha no console novo, sem jogos.

  • Rodrigo Tracz

    q o cara q escreveu essa materia compre um óculos só isso kkkkkkkk

    • Sim, porque só eu no planeta tenho problemas de visão.

  • Convidado

    Poderia ser algo para exibir no novo controle ou algo assim.
    O desenvolvedor tem uma api de exibição e uma tela de visualização, mas não sabe onde será exibido até divulgarem a novidade.

  • Manoel Jorge Ribeiro Neto

    Outra utilidade é para rodar Doom! Se a Microsoft resolver adicionar essa telinha na versão para usuários, vai ter um monte de gente tentando descobrir como colocar para jogar Doom nessa telinha 😛 !

  • Eric Locatelli Martini

    Ads?

    • wzwellington

      Porr*! não havia pensado nisso!!!

  • Curioso como os dois consoles citados como tendo telas nos controles (SEGA DreamCast e Nintendo WiiU) não são grandes exemplos de consoles bem sucedidos…

  • Cortana ✔

    Microsoft, não faça uma loucura dessa. Essa geração tem TOC.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis