Meio Bit » Arquivo » Internet » Blog do Planalto estreia. Lento, quase parando, mas estreia

Blog do Planalto estreia. Lento, quase parando, mas estreia

15 anos atrás

Seguindo os passos do companheiro Obama (com um pouco de atraso, é verdade), hoje foi lançado o Blog do Planalto, o blog da Presidência da República. Trata-se de mais um canal de comunicação entre o Planalto e a população brasileira, e promete, segundo palavras escritas no mesmo, “o uso de textos, fotos, vídeos, áudios e infográficos para ilustrar nossas mensagens”.

O endereço é , mas antes de se aventurar pelo novo blog, prepare-se: é necessária uma dose cavalar de paciência para conseguir o simples feito de abrir o blog. Ele está muito, mas muito lento. A hospedagem, provida pela Dataprev, parece mais coisa da Dreamhost/Bluehost/[insira aqui seu servidor podreira]…

Eles usam WordPress, mas… ei, cadê a menção ao WordPress? Nada. Nadica de nada. Não custava nada um link para o site do sistema, né? Abrindo o código-fonte, notamos que o buraco é mais embaixo. O blog foi produzido pelas secretarias de imprensa e de comunicação social do Governo Federal, e basta uma rápida olhada para ver que, no mínimo, faltou um pouco de tato no uso do WordPress por quem quer que tenha produzido o blog. A empolgação com os plugins do WordPress levou a inacreditáveis QUATROCENTAS E SETENTA LINHAS no cabeçalho. 470. O Meio Bit tem 700 linhas. No blog inteiro. Meu blog pessoal, 300. E olha que nem citei o punhado de JavaScript no rodapé do Blog do Planalto.

Com esse problema, aposto que tem muita gente vendo o tema simplista e público do Fatos e Dados, blog da Petrobrás, com outros olhos.

Querendo ou não, esse monte de código, somado a uma natural sobrecarga em dia de estreia, deixaram o site lento e praticamente inacessível. Só consegui, à custa de muito F5, acessar a home do blog. E, quando consegui isso, a primeira impressão do conteúdo foi boa. Temos Obama Lula comentando a estreia do blog via vídeo no YouTube (confira abaixo), um histórico bacana do petróleo no Brasil mostrado através de um infográficos, notícias do pré-sal, e uso intensivo de serviços web, como, além do próprio YouTube, Google Maps e SlideShare.

A equipe responsável pelo blog é composta por oito pessoas, e além do Presidente Lula, também integra o time Franklin Martins, Ministro da Comunicação Social. Veja uma foto do pessoal:

equipe_blog_planalto

Ainda é cedo para dizer se o Blog do Planalto fará o que se propõe a fazer. Com um início conturbado tecnicamente falando, mas interessante do ponto de vista do conteúdo, é bom ficarmos de olho. Assine o feed, e acompanhe os posts do Planalto.

relacionados


Comentários