Usando filtros ND na prática

filtrond

Semana passada escrevi um texto falando dos filtros ND em resposta a uma pergunta enviada por um leitor via twitter. Resumidamente, os filtros ND são acessórios que acoplamos em frente às nossas lentes para diminuir a entrada de luz. Eles possuem graduações (ND2, ND4, ND8) e quanto maior essa graduação, menor é a quantidade de luz que eles deixam passar. Eles são muito úteis para fazer longas exposições durante o dia e para trabalhar com grandes aberturas de diafragma (e, consequentemente, baixa profundidade de campo) em situações com muita iluminação.

Esse assunto é particularmente interessante para mim, pois depois de anos protelando, finalmente tirei o escorpião do bolso e comprei um filtro ND graduado para fazer umas brincadeiras. Ele aina não chegou, mas é certeza que teremos um vídeo no canal do MeioBit. Enquanto isso, fico muito feliz em encontrar no Petapixel um vídeo do fotógrafo Craig Roberts, especialista em fotografia de paisagem e viagem, fazendo um pequeno tutorial sobre a utilização dos filtros ND.

Craig começa o vídeo falando algo que pouca gente comenta. Os filtros polarizadores podem ser utilizados como um filtro ND básico. Todo filtro, por melhor que seja, vai tirar um pouco da luminosidade que entra pela lente. Os polarizadores realmente tiram uma boa quantidade de luz. Depois o fotógrafo mostra os filtro ND com impedância de 3, 6, 10 e 15 f/stops. Cada um utilizado para um tipo de fotografia.

O ND pode ser um filtro que você vai utilizar apenas uma vez por ano, mas ele proporciona várias possibilidades criativas. O vídeo está em inglês, mas é tranquilo de ser entendido, ainda mais com as legendas explicando as configurações de cada foto.


e6 Vlogs — ND Filters & Long Exposures – The Definitive Guide

Fonte: Petapixel.

Relacionados: , , , , , ,

Autor: Gilson Lorenti

Geógrafo de formação e fotógrafo de coração, comecei a fotografar com 18 anos de idade (antes disso nunca tinha pegado uma câmera na mão). Depois de muito estudo veio a carreira profissional que passou por várias modalidades da fotografia até realmente descobrir o que gosto de fazer. Hoje me dedico ao ensino de fotografia, fotografia Fine Art e Books Fotográficos (gestante, moda, sensual). Tomando emprestado as famosas palavras de Ansel Adams “Quando as fotografias não forem mais suficientes, me contentarei com o silêncio”.

Compartilhar
  • Pingback: Usando filtros ND na prática | Notícias Legais()

  • Henrik Chaves

    Depois da última matéria fiquei MUITO na pira de adquirir um desses. Não tenho uma DSLR (como a fotografia é hobby e saio bem pouco com essa finalidade exclusiva ainda não tive coragem de investir tanto), mas mesmo assim acho que dá para brincar. E um dos problemas da minha câmera (SX30) é exatamente a dificuldade de fazer longa exposição com luz do dia. Sempre fica fora do “envelope” de uso do equipamento.

    • Maximus_Gambiarra

      Acho que longa exposição de dia você não vai conseguir com câmera alguma. Eu tinha uma A610 e existia um tubo que encaixa à frente da lente para usar filtros. Fiz coisas legais com ela. Provavelmente há esse adaptador para sua câmera também.

      • Leandro Tonetto

        Maximus, a pouco tempo adquiri uma Canon T5i, estou entrando aos poucos nesse mundo maravilhoso da fotografia, qual filtro poderia comprar para começar a brincar?

        • Maximus_Gambiarra

          Eu nunca me arrependi de ter comprado um tripé e um flash externo, dos que permitem apontar a luz para o teto branco. É mais fácil encontrar um ambiente com pouca luz que com excesso. No tripé, tente tirar fotos com a câmera no manual, testando vários tempos de exposição, ISO e aberturas. Aquelas fotos noturnas em que a luz dos carros vira um risco, sabe? Se você adorar isso e quiser fazer fotos desse tipo de dia, aí estará na hora de comprar um filtro ND. O meu filtro eu acho que era o mais barato disponível no diâmetro da lente.

          • Leandro Tonetto

            vlw pelas dicas

  • Monstro Medieval

    Alguém já tentou usar radiografias como filtro?

    • Maximus_Gambiarra

      Acho que radiografia é escura demais e a câmera não vai conseguir foco. Pense em algo mais transparente. Não é preciso ir direto ao extremo.

      • Monstro Medieval

        Mas aí você focaliza sem o filtro e depois coloca.

        • Maximus_Gambiarra

          Sim. Talvez funcione. Mas ainda acho que compensa testar algo mais transparente, ou pagar R$70,00 de um filtro ND chinês. O meu ND é variável e nunca uso no extremo.

          • Monstro Medieval

            Fui fazer a experiência e ainda não deu muito certo. Estou pensando em usar as partes claras também e ver se faz algum efeito. Não custa nada mesmo rsrsrs.

          • Monstro Medieval

            https://uploads.disquscdn.com/images/89ed325b84a0df6d013f003b6cd22143523ef433d76cb763ba026ff08df69a70.jpg Só pra te atualizar, eu experimentei e o problema nem foi o foco, mas a qualidade. Radiografia não é vidro, né, a imagem ficou uma porcaria, só serve como um visual vintage talvez.
            Aqui o que eu fiz usando a parte clara da radiografia.

          • Maximus_Gambiarra

            Eheh! O importante é que o diagnóstico tenha sido bem feito quando essa radiografia foi tirada. E com uma vista dessas, pra que filtro?

          • Monstro Medieval

            Hehehe!
            Estava tentando usar longa exposição na água, experimentando. Esse dia nem precisava de HDR.

          • Maximus_Gambiarra

            Tente faze uma foto HDR desse lugar.

  • Claudio Roberto Cussuol

    Pergunta off-topic:
    O Meio Bit ganha pra exibir esses anúncios ridículos, ou só se a gente clicar neles?
    Eu quero evitar o AdBlock pra poder remunerar o site, mas a chance de eu me interessar por um esquema pra eliminar celulite ou procurar saber qual ex-BBB perdeu 20 quilos é zero.
    Eu entendo que o site faz um ótimo trabalho. De forma que, se alguém paga pra mostrar isso, eu vou deixar mostrando… mas a vontade é de passar o rodo.

  • Leandro Tonetto

    Foda é morar no Brasil (no meu caso SP) e ter receio de sair com sua câmera assim, na Rua, para tirar fotos.

    • Zalla

      se afilie a clubes, curta paginas no face de clubes de fotografia, eles marcam passeios fotográficos, daí sai uma galerinha junta e fica mais segura, mas nunca tive medo de sair para fotografar não, a regra é nunca ir sozinho e se for ir para lugares “seguros’….
      Sempre fotografei em parques na cidade de nunca tive problemas…apesar que meu tamanho desestimula alguém tentar pegar meu equipamento sem que esteja devidamente armado.

      Mas é válido ir com alguém para evitar que voce fique distraído e alguém roube sua mochila, etc…

      • Leandro Tonetto

        Gostei da ideia de clubes, vou procurar no face deve ter esse tipo de coisa com pessoas que estão aprendendo, que é o meu caso.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis