Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Um fotógrafo, um casal, um contato via telefone e um grande desencontro

Um fotógrafo, um casal, um contato via telefone e um grande desencontro

Fotógrafo fotografa casal errado durante pedido de casamento e agora inicia campanha de financiamento coletivo para reparar o erro.

7 anos atrás

Quem trabalha com fotografia profissional sabe que o contato com os clientes é uma das atividades mais cruciais do negócio. Uma palavra errada e todo o entendimento do serviço a ser prestado pode ir para o buraco. Por isso que fazemos tantas reuniões e contatos com nossos clientes. Não é frescura. É apenas um modo de tudo ficar acertado e não acontecerem situações equivocadas. Porém, dentro disso tudo existe uma regra de ouro. Nunca acerte nada exclusivamente via telefone ou e-mail. Nem orçamentos devem ser enviados por e-mail ou outro meio que não seja um contato pessoal. É assim que evitamos erros e efetivamos uma venda de sucesso.

Não foi isso que fez o fotógrafo Jacob Peters (o fato de ter apenas facebook já diz muito sobre o seu trabalho profissional), que foi contratado por um sujeito de Wisconsin para fazer fotos de seu pedido surpresa de casamento para sua namorada. O local do pedido seria no Hawksbill Crag, no Ozark National Forest, ao nascer do sol. As fotos seriam de longe, pegando a vista panorâmica característica do local. O contrato foi fechado totalmente por telefone e o fotógrafo não pediu nem uma foto do rapaz para poder reconhecê-lo no dia da sessão.

Jacob acordou as 2 horas da manhã, dirigiu até  o parque, encarou 01 hora de caminhada no escuro até o local marcado e, às 6:00h da manhã (horário do nascer do sol), estava no lugar combinado. Nesse momento um casal se aproxima, sobem até a ponta do penhasco para ver o nascer do sol, o rapaz tira algo do bolso e se ajoelha. Jacob não teve dúvidas e começou a fotografar loucamente. Depois de terminar a sessão, e com o sentimento de dever cumprido, ele pegou seu carro e foi embora.

Ao chegar em casa ele mandou um SMS para o cliente parabenizando pelo noivado. A resposta foi constrangedora. O cliente disse que chegou muito atrasado e não conseguiu ligar pelo fato de não ter sinal de celular no parque. E que ele deveria ter fotografado outro casal. Isso mesmo crianças, outro casal, no mesmo local, no mesmo horário e com um pedido de casamento surpresa. Peters ficou sem o cliente e com um monte de fotos de um casal desconhecido. Através de uma postagem em sua página no Facebook ele achou o casal que fotografou e passou as fotos gratuitamente.

Porém, agora vem a melhor parte. Jacob diz que não consegue ficar bem com sua própria consciência em relação ao casal que não teve o seu momento importante registrado e decidiu fazer uma sessão fotográfica com eles. Porém, no único final de semana que ele está livre o casal vai estar em Miami. E qual a solução? Ele iniciou uma campanha de financiamento coletivo para levantar US$ 800,00 e ir até o encontro do casal para realizar o ensaio fotográfico.

Com tanta coisa errada nessa história eu nem sei por onde começar. Fechar contrato por telefone é uma delas. Não saber como é seu cliente é outro erro. Porém, o mais importante, quando você pisa na bola tem que assumir os seus erros, e não jogar para a coletividade junto com uma história triste. Se não consegue reparar seu erro por sua conta então senta e aguente as consequências. Um cliente feliz indica seu trabalho para 3 ou 4 pessoas. Um cliente insatisfeito vai queimar seu filme com 15 pessoas. Mas, são essas coisas que nos fazem aprender e crescer como profissionais. Duvido ele cometer esse conjunto de erros novamente.

Fonte: DIY Photography

relacionados


Comentários