Blizzard deixa o recado: faça a coisa certa!

Imagine a seguinte situação: certo dia você está navegando pelo eBay e se depara com uma pessoa vendendo um lote com diversos produtos da Blizzard. Mesmo sem saber exatamente o que há naquelas caixas, decide arriscar e quando a encomenda chega na sua casa, percebe que pode ter tirado a sorte grande. Entre diversos itens sem muita importância está um “Gold Master Source Code” do StarCraft, ou em outras palavras, um disco original com o código fonte de um dos mais adorados jogos de todos os tempos.

Como questionar o que você faria nesta situação me parece um tanto indelicado, vou apenas especular que a maioria das pessoas tentariam faturar o máximo possível com esse tesouro, mas não foi isso o que fez um usuário do Reddit conhecido como Khemist49.

Sem saber exatamente qual destino dar a aquele disco, o sujeito recorreu ao popular site para contar sua história, o que evidentemente fez com que muitos pedissem para que ele subisse o conteúdo para a internet. Porém, conforme a história começou a se espalhar, uma equipe da Blizzard entrou em contato com o rapaz e alegando se tratar de material com propriedade intelectual da empresa, pediu que ele devolvesse o objeto.

Mesmo um tanto decepcionado por achar que não havia feito nada de errado ao comprar o CD, Khemist49 preferiu não causar a ira do departamento jurídico de uma gigante e enviou o disco, achando que a história havia acabado por ali. O que ele não sabia era que a empresa queria retribuir o medo a boa ação do sujeito e isso foi feito lhe dando diversos presentes.

Primeiro ele recebeu uma cópia do Overwatch e US$ 250 de crédito na loja da companhia, mas o melhor ainda estava por vir. Após um funcionário da Blizzard entrar em contato com o sortudo, ele foi convidado a visitar a BlizCon, famoso evento dedicado aos jogos da desenvolvedora. Além disso, como ele mora na costa leste dos Estados Unidos, terá todos os custos da viagem para a Califórnia pagos pela empresa. Por fim, o rapaz ainda recebeu uma caixa cheia de produtos, incluindo um mousepad, um mouse, um headphone e um teclado Razer Blackwidow Chroma tendo o Overwatch como tema.

Apesar de a ameaça de um enorme processo certamente ter ajudado Khemist49 a tomar sua decisão, a postura da Blizzard serve para mostrar que numa situação como esta o melhor é não tentar tirar vantagem da situação. Os presentinhos que eles deram para o rapaz também servem para termos uma noção do pote de ouro que ele tinha nas mãos, mas tenho certeza que tem muitas empresas por aí que na melhor das hipóteses mandariam um cartão de muito obrigado, ou até acionariam o cara na justiça mesmo tendo recebido o disco de volta.

Ponto para a Blizzard.

Fonte: The Escapsit.

Relacionados: , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • Marcio Ferreira

    E o cara não fez uma cópia do disco?

    • Tom

      Não (oficialmente)

    • Se aparecer o fonte vazado por aí, não é difícil descobrir e prender o responsável. Lá no hemisfério norte as pessoas são presas por cometerem crimes, o que é impensável para nós.

      • Exatamente.

      • kenji

        Depende… será que acharam o cara que pegou e vendeu esse disco? E se esse cara já fez uma cópia?

        • Dá pra rastrear. Lembra que prenderam aquele cara que vazou o X-Men Origins?

          Mas sabe o que eu estava pensando? Com quase 20 anos de patchs, esse código fonte do game deve estar bem desatualizado. Não serviria pra muita coisa.

          • grande_dino_2

            Serviria mais como documento histórico, mostrando como o jogo foi programado e dando uma visão de como eram as rotinas e tudo mais da empresa na época.

          • Felipe Braz

            Dependendo de como o kra fizer pra compartilhar acho difícil chegar a fonte.
            Pelo menos em teoria, como nunca compartilhei algo desse porte, não posso afirmar com certeza UahuAHU

      • Julio da Gaita ✔

        Aqui a quase certeza da impunidade, a noção comum de “tirar vantagem” em qualquer situação ainda é bem ampla e as vezes até socialmente aceita.

        Mas nem tudo é nego passando a perna, já fui surpreendido por vendedores honestos mesmo no mercado livre, pessoas devolvendo dinheiro, carteira ou eletrônicos encontrados.

        Meu lema de vida é; “Tentar não ser um completo cuzão diariamente”

        • Diego Marco Trindade

          O meu é parecido, “Não seja babaca”.

          • Julio da Gaita ✔

            é tipo nego que abre igreja com um outro “ministério”, mesmo nome mas muda o finalzinho, abre outra não broder, bora dividir o dizimo ,]

      • Como assim, tem lugar que prende criminosos?

        Quer dizer que só no Brasil eles são condecorados? 😱

        • As vezes até eleitos… Ou esqueceu que na copa vergonha tivemos a ilustre presença teve o presidente Narcotraficante do Suriname?

          O queeeeeeee.. acharam que eu ia falar de nosso ilustre corrupto de 9 dedos ou seu fantoche terrorista de saia? Ahhhhh … xD

        • Alexandre

          Só no Brasil são vítimas da sociedade ou guerreiros do povo brasileiro.

  • EmuManíaco

    Eu faria backups e guardaria pra liberar daqui uns 18 anos. E devolveria o GM pra blizzard.
    Saudades de empresas como a ID que liberavam o codigo do game e não eram tão glutonas relativo a jogos antigos. Um monte de jogo fantastico se perdeu ou perderam a chance de serem relançados graças a incompetencia das mesmas em manter seus codigos guardados.

    • Daniel Belini

      Isso não é o caso da Blizzard com o Starcraft, visto que recentemente liberaram uma atualização para o 1 com a expansão junto.

    • Mas a Blizzard liberou o Starcraft gratuitamente. Então ela não é glutona também.

      • EmuManíaco

        liberar de graça não ajuda no aprendizado de ninguem , não mantem backup do codigo pra ser relançado em outras plataformas não oficialmente. Fora que compatibilidade com sistema uma hora acaba.

        • Como é um game ativo, eles não vão liberar o código. Mas não duvido que no futuro isso ocorra.

    • Inquisidor

      tem muita gente que joga esse jogo la na koreia, acho que a blizzard estava com medo do povo usar o codigo para criar bots, virus, trapaças seila.

      • Gesonel o Mestre dos Disfarces

        Sem falar que ele foi relançado gratuitamente agora, se rolasse os hacks poderia matar o competitivo online.

  • Pingback: Blizzard deixa o recado: faça a coisa certa! | Notícias Legais()

  • Alvaro Carneiro

    A Blizzard é bipolar.

    Uma hora morde, outra hora assopra (diferente do morde-assopra).

    Muito bonito isso aí, mas já vi algumas cagadas da Blizzard também. Houve o famoso caso no WoW onde durante uma transferencia de servidor o sistema da Blizzard perdeu alguns itens de um jogador.

    O jogador abriu chamado, explicou, e a Blizzard disse que não poderia identificar os items que haviam sido perdidos e que portanto deu a ele vários items legais, bons, para compensar – bastando ele abrir o inventário dele para encontrar os items.

    Beleza, o cara abriu o inventário e tinham várias coisas, entre elas um item NIVEL 1, uma simples camisa. Um item cosmético. Até que ele observou que o item tinha uma ação: “matar todos os inimigos em um raio de X metros” e salvo engano só podia ser usado 10 vezes.

    Entao beleza, o cara foi lá e começou a usar, como nao era muito burro, usou em raids para matar boss.

    A historia espalhou dentro da guilda dele, espalhou para o resto do servidor e a blizzard entao apareceu dizendo que foi um erro do funcionário em dar aquele item, MAS que a culpa era do jogador em ter usado o item e portanto BANIU a conta do cara para todo o sempre. Suspendeu ainda por várias semanas todos os outros jogadores que se beneficiaram do item (isso sim ela consegue rastrear com precisão cirúrgica).

    O cara perde items, reclama, a blizzard dá items, dá um item errado, o cara usa e é banido porque ele nao deveria ter usado o item.

    SIM, muitos vao alegar que ele DEVERIA saber que foi um erro da blizzard e que nao deveria usar o item. MAS também não é impossível dizer que o cara achou que realmente se tratasse de um presente legitimo, já que perderam items dele. Como o cara ia imaginar que um funcionário da blizzard iria dar um item tao poderoso para ele por engano?

    As vezes a Blizzard é sem noção.

    • Nilson Morais

      Todo mundo sabe que para derrubar boss de raid você é obrigado a matar da forma convencional, sem o uso de nenhum exploit do jogo, isso inclui até itens que o jogador ganhou em outro momentos, como trinkets bugados de expansões passadas.

      A Blizzard é sempre muito categorica com quem tenta matar boss de raid usando de outras técnicas.

      E outra, nos dois atos que você citou, isso provavelmente foi a ação de um GM diferente, e cabeça de GM é que nem cabeça de Juiz, só Deus sabe o que vai fazer.

    • Russo

      Se tem uma coisa que eu me amarro é nas histórias das presepadas da Blizzard dentro do WoW, como foi a do Corrupted Blood.

      • JuNioR

        Poderiam escrever um livro só contando essas paradas! (Já existe algum?)

    • Nem mesmo a Blizzard é imune a GMs sem noção. As vezes a gente perde né?

      • Lucas Simioni

        hahahaha manda um ticket reclamando de um erro deles e vê, ainda nao achei esse tal GM com noçao que vc alega existir.

  • Jefferson Daniel

    Eu iria pelo menos olhar pra ver se tem um comentário engraçado.

  • Renato

    Com certeza ele deve ter feito uma cópia.

  • Germano

    Mas que é que garante que ele não fez um backup…. e quem garante o que ele vai fazer com esse backup “por baixo dos panos”? E não podem nem atribuir a culpa para ele se o fonte reaparecer mais tarde em outros lugares, pois se a Blizzard perdeu esse disco, pode não ter perdido somente esse disco.
    Se o cara fosse um santo teria avisado a Blizzard antes de procurar o Reddit, e como o artigo deixa implicito, muito provavelmente ele se sentiu intimidado.
    Não estou fazendo julgamentos morais ou defendendo a melhor ação no caso, só analisando friamente os fatos.

    • Thiago Cururu

      starcraft-source-code.iso

    • Thiago Leal

      Você leu o texto?

      “Mesmo um tanto decepcionado por achar que não havia feito nada de errado ao comprar o CD, Khemist49 preferiu não causar a ira do departamento jurídico de uma gigante e enviou o disco…” m

      • Felipe Braz

        Esse trecho não invalida a hipótese de ele ter feito o backup.

        • Thiago Leal

          você percebeu que eu não comentei nada sobre backup né?

      • Lucas Simioni

        filho… vc disse oq ta escrito e perguntou se leu o texto… nao tem vidente aqui pra enteder oq vc quis dizer filhao

    • Lucas Simioni

      eu to… a blizzard ameaçou o cara e para nao ficar ruim na foto fez isso… pra transformar absurdo em coisa bonitinha… eu tenho opiniao e cá esta

  • DiGamer80

    Os presentinhos foram pra que ele ficasse de coração mole e não vendesse depois aquela cópia marota que ele com certeza fez =] Eu faria. Quem não faria?

  • RandomUser

    Mas tem algo errado nisto né!?
    O cara compra um CD aleatoriamente e vem o código fonte… é meio óbvio que outras pessoas também tem acesso ao código fonte! Fora que nada impede dele ter feito uma cópia…

    Mas ok!

  • Já o Facebook, censura peitinhos, libera gore e sangue, e denúncia os denunciadores de “material sensível e ilegal infantil”…

    Blizzard tá de parabéns….

    Acho que nem a Nintendo faria tamanha propaganda assim.

  • Julio Verner

    Fica a duvida… Fez ou não a ISO? Se não fez é no mínimo burro que se vende por lixo chinês. O código renderia muito mais que brinquedos chineses.

  • Rin Tezuka

    Deus ta vendo vcs dizendo q fariam uma cópia.

  • CLARO que ele deve ter copiado o CD

  • SiouxBR

    Imagina você brasileiro ganhando esse monte de presentes da Blizzard e tendo que pagar uma fortuna para a receita federal para poder recebê-los aqui no Brasil… 🙁

    • Lucas Simioni

      entao… gift passava antes de boa pra burla imposto.. agora ta tenso, mas com averiguaçao acho que ainda vem sem taxaçao ou taxaçao da empresa q enviou

  • Bruno Costa

    E ia processá-lo pelo que? Fazer uma compra no e-bay? Gente, parem de ver processo em todo lugar.

  • Lucas Simioni

    ta de sacanagem neh? a blizz eh idiota, soh deu presente pra fica bonita na foto… um cara, isso nem faz cocegas no balanço da empresa… eles podiam ter se fudido grandao e ameaçaram o cara sobre falso pretexto… nunca que iam ganhar o processo. o cara nao espionou, ele simplesmente comprouCOOOOOOOOMPROU um cd…

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis