Chances de uma remasterização do Diablo II são pequenas

diablo-2

Tudo bem, o mercado pode estar entupido de remakes e remasterizações, muitos deles adicionando pouco ou quase nada aos originais e passando a ideia de serem meros caça-níqueis. Porém, existem empresas que tem feitos ótimos trabalhos em resgatar alguns clássicos e isso faz com que os fãs tenham a esperança de ver o retorno de jogos que tanto amam.

Se fizermos uma lista dos títulos mais pedidos para serem refeitos, o Diablo II terá lugar garantido e como recentemente a Blizzard anunciou que remasterizará o StarCraft, muitas pessoas passaram a acreditar que o hack ‘n’ slay seria o próximo a receber tal tratamento. A má notícia é que isso dificilmente acontecerá.

Ao conversar com o podcast do site Diabloii.net, o cofundador da Blizzard North afirmou que a tarefa seria bastante complicada, com chance de a nova versão não agradar os antigos fãs.

Não acredito que muitos dos ativos sobreviveram,” declarou David Brevik. “Acho que as remasterizações são ok, são legais, mas você precisa ser muito cuidadoso com remasterizações… Se você vai fazer uma remasterização, isso soará horrível, parecerei um velho rabugento aqui, mas a molecada de hoje em dia não entende como os jogos eram feitos antigamente. Eles não eram nada parecido como são feitos atualmente. Todo mundo simplesmente faria artes em 3D e colocaria em uma grade 3D que funciona, mas não neste caso. Porque no momento em que você muda a maneira fundamental como interage com o jogo e se move pelo mundo, você muda o jogo.

Brevik então disse que essa dificuldade só pode ser compreendida por programadores que já fizeram isso antes e concluiu afirmando que se eles forem trabalhar numa remasterização do Diablo II, seria muito difícil conseguir fazer com que ela entregasse a mesma sensação que tivemos quando jogamos o original.

Como não possuo conhecimento técnico para tal, não ousarei duvidar das palavras do Sr. Brevik. O que reconforta neste caso é que ao menos ele não eliminou totalmente a possibilidade de um remake e no fundo acho que deve existir alguma maneira de contornar o problema citado na declaração.

Contudo, acho que o Diablo II é um jogo que envelheceu bem, podendo ser aproveitado mesmo tanto tempo depois do seu lançamento e como ele continua funcionando mesmo nos sistemas operacionais mais novos, não acho assim tão ruim não existir uma remasterização para ele.


Diablo3Inc — Diablo Podcast Special #220 – David Brevik Interview

Relacionados: , , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • Julio da Gaita ✔

    quase confundi o nome do co-fundador da Blizzard com o terrorista norueguês lá:

    “- O loco o cara tá fazendo jogo na cadeia?!” rs

  • Marcelo Costa

    Se quer jogar uma bom “sucessor” para Diablo II vá de Path of Exile. Fica a dica. Ps.: A arvore de talentos pode ser um pouco assustadora em um primeiro momento, mas vale apena.

    • O que me desanima nele é não funcionar com controle, mas faz tempo que estou pra começar a jogar.

    • Achei o fato de funcionar somente online bem ruim. O jogo tem lags, é escuro demais.

      Eu ainda acho o Torchlight 2 bem mais agradável. E suporta mods.

      • Daniel

        Eu joguei torchlight 1 é diferente, mas também achei agradável. Entre ele e POE prefiro ele.

    • Belkar

      Sugiro também Grim Dawn
      O gameplay é muito bom, lembra bastante Diablo II. O único porém é a história, que não me prendeu tanto.

      • Daniel

        vou olhar uns gameplay de Grim Dawn, ainda não ouvi falar dele.

    • Anônimo, seu amigo no XXX

      Sugiro também Titan Quest: excelente jogabilidade, permite coop com amigos em rede lan e história utilizando mitologia grega, egipcia e romana (com direito a expansão Immortal Throne).

    • José Carvalho

      Excelente dica!!

    • Jefferson France

      Tenho Diablo III, PoE, Torchlight 2 e Grim Dawn, e com certeza PoE é o melhor disparado. Diablo 3 foi uma decepção, acho que hoje jogo mais o D2 do que o D3.

    • Daniel

      Eu joguei, e não é ruim, mas também não chega a ser como diablo 2, depois de um tempo achei enjoativo, mas pode ser a idade tb, conheci diablo quando era adolescente, foi um dos melhores jogos que ja joguei na vida.

    • Yskar

      Não esqueçamos também do Hellgate London, criado pelos ex funcionário da Blizzard North, inclusive tem um grupo de dança querendo recriar os servidores de multiplayer dele como o conteúdo dá última intervenção online, quando ele virou um MMO.

    • Depois de ignorar o Path of Exile por muito tempo e perder centenas de horas naquela porcaria que se chama Diablo 3, mês passado finalmente comecei a jogar PoE e, cara, que jogo, realmente me dá o mesmo sentimento de jogar Diablo 2. Pena que não tenho mais tempo pra jogar :/

  • GuilhermeMendes

    uma coisa que me incomoda em D2 é que quando você volta em um cenário, os inimigos reaparecem (respawn), diferente do D1, que você consegue “limpar” cada level… se alguém souber de algum mod que altere isso eu vou adorar

    • Yskar

      Boa sorte em tentar moddar isso no D3 que é um MMORPG stanciado sempre online.

      • GuilhermeMendes

        mas eu falei no d2, não gosto de d3

        • Yskar

          Ué, só dá respawn se você mudar de “cidade” ou salvar e carregar o save.
          Se você não fizer isso você pode limpar o mapa, inclusive era o que eu fazia.

          • GuilhermeMendes

            “só dá respawn se você mudar de “cidade” ou salvar e carregar o save” e é exatamente esse que eu queria remover. Gostava demais do meu Diablo 1 que eu podia descer todos os níveis sem achar nenhum monstro pelo caminho

          • Yskar

            Dê uma procurada sobre o ATMA e o comando -SEED do Diablo2.
            Não sei se ele para de respawnar os monstros, mas ao menos ele mantêm o mesmo mapa.

            Eu acho o respawn de monstros BOM pois te dá mais chances de farmar level e equipamentos matando monstros incomuns.

  • José Carvalho

    Diablo II certamente deveria ser continuado, Diablo III não foi um bom successor, nem os Torchlight, que apesar de viciantes, não tinham o “It” do DII. Não sei quanto a remasterização, talvez, tentando com diversas técnicas melhorar aquilo que já era bom, pudesse haver chances de sair uma obra de arte. Difícil é algum estúdio querer fazer uma obra de arte hoje em dia sem a certeza de um grandioso rendimento financeiro… Hoje poucos jogos AAA saem na base do risco..

    • Nilton Pedrett Neto

      Eles poderiam fazer uma nova expansão, usando a mesma lógica do resto do jogo… não aquela coisa horrorosa e sem alma que é DIII. Uma nova classe, um novo mundo, novos Bosses, mas sem mecânicas novas. O bom e velho LoD aproveitando as placas novas.

      • Daniel

        pense em algo que eu compraria sem hesitar…

    • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

      Eu até que gostei de Diablo III, mas falta muito mesmo pra chegar na atmosfera do II. Lembro do medo que era gastar um ponto na skill errada e ter que começar o personagem de novo… Da altíssima especialização, mesmo dentro das tech trees específicas de cada classe… Deu até vontade de jogar de novo…

      • José Carvalho

        Dá muita vontade mesmo… Só o anúncio da remasterização do StarCraft já me fez voltar a jogar aquilo igual a um viciado com direito a ficar com as músicas do jogo na cabeça o dia inteiro… E a notícia relative ao StarCraft deve ter feito subir os downloads na Biblioteca do Coelho, Paulo do próprio Diablo… Distribuam gratuitamente o jogo e vendam serviços, isso mata a pirataria pois torna as coisas mais justas.

  • Artur

    a verdade que eles sabem que o jeito de jogar diablo 2 já passou.

    a evolução natural do diablo era virar tipo um dark souls, so que dark souls já existe….

    já zerei o Diablo 3, e nossa, é muito fraco perto do 1 e do 2.

    • Daniel

      Quando lançou fiquei muito tentado a comprar o 3, mas depois vendo amigos que compraram jogar pouco e parar junto com reviews negativos acabei por deixar de lado, e pelo visto não perdi muita coisa. Outro que cheguei a jogar mas não gostei foi Age of empires 3. Deixou muito a desejar perto do 2.

      • Yskar

        Fora a jogabilidade bosta, a história do D3 chega a ser ofensiva para fama antigos de tão merda.

        • Machado Alencar

          Voce jogou D3 nos últimos 6 meses? O jogo é simplemeste sensacional.

          • Yskar

            A versão de PC deu uma melhoradinha mas ainda é bem meh por que os elementos chaves continuam os mesmos (atributos e skills mutáveis e gráfico limpinho demais).
            Sinto que joguei meu dinheiro no lixo comprando no lançamento e achando que a expansão seria grande coisa… Mas talvez eu volte por causa do Necromante.

            Sei lá, prefiro Hellgate London que Diablo 3, é mais Diablo que Diablo 3.

    • Machado Alencar

      Zerar D3 não é o objetivo do jogo.
      D3 é um jogo de grind. O objetivo é jogar e jogar para conseguir os equipamentos perfeitos e fazer as fendas mais altas.

  • Luiz

    E quem disse que a remasterização precisa ser em 3D?

    • Carlos Ferreira

      Porque é absurdamente caro e demorado fazer jogos em 2d hoje em dia com as resoluções grandes atuais. Por isso Street fighter migrou pro 3d, a jogabilidade é 2d mas o jogo em si é 3d. O mesmo ocorreu com KoF, MK. Simplesmente é mais fácil(é muito mais ‘barato’ )fazer um modelo vetorial 3d e anima-lo do que fazer milhares e milhares de sprites em alta resolução.

  • MichelGames SG

    Ele vai ser feito pra console ou vão refazer o jogo com as mesmas coisas só que com o gráfico e jogabilidade melhor??

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis